O Falando de Viagem procura sempre mostrar os inúmeros benefícios oferecidos pelos cartões de crédito durante as viagens. Eles são ótimos companheiros de viagem, pois a tornam mais confortável. Uma das formas de economizar ao alugar um carro nos Estados Unidos ou qualquer outro destino internacional é usar o seguro oferecido pelo cartão de crédito. Ele cobre qualquer dano que aconteça com seu carro. Na teoria é ótimo, mas felizmente nunca precisamos usar para descobrir como ele funciona na prática.
Um de nossos leitores precisou acionar o seguro e fez um relato completo e detalhado de todos os procedimentos, que reproduzimos na íntegra abaixo.
Onde alugar um carro?Olá,
Vou tentar fazer um relato sobre o que aconteceu comigo, para servir de experiência para todos que viajam e alugam carro.
Já fui umas 7 vezes para Orlando e Miami e em todas as vezes que viajei aluguei um carro com a Alamo. Nas primeiras vezes pedia todos os tipos de seguros, depois fui contratando somente o EP (contra terceiros), visto que de tanta propaganda sobre as coberturas que os cartões de crédito cobrem, eu passei a recusar cobertura LDW (sobre o carro alugado).
Viajei dia 6 setembro de 2012 com minha esposa, meu filho de 7 anos e um casal de amigos com um filho de 3 anos. Aluguei uma perua Town Country da Chrysler que se encaixava na categoria minivan.
O acidente aconteceu volta de Orlando pra Miami, em Davie, perto de Fort Lauderdale. A rodovia estava em obras e das 4 pistas só 2 estavam disponíveis. O trânsito vinha fluindo, todo mundo andando a pelo menos 70/80 milhas, quando de repente o trânsito parou. Eu, por estar um pouco desatento, fui olhar para o lado para falar com meu amigo e quando olhei pra frente o trânsito estava completamente parado e só deu tempo de falar: Vai bater.
Consegui frear, mas o carro arrastou por uns 8 metros e não conseguiu parar. Bati na traseira do carro da frente e o da frente em mais dois. Foi um susto enorme, meu carro abriu todos os airbags, mas graças a Deus ninguém sofreu um arranhão, nem no meu carro nem nos outros.
Foram só danos materiais. Quando desci do meu carro e vi que ninguém tinha se machucado me acalmei um pouco. Rapidamente a polícia estava encostando atrás, pois acho que ele estava parado por ali ou estava na rodovia bem atrás de mim, pois não deu nem 10 segundos pra ele chegar depois da batida.
O policial viu que todo mundo estava bem, pediu os documentos de todos, entrou em seu carro e começou a fazer o relatório policial (nosso B.O.). Que diferença! No carro da polícia tem um notebook com Internet e impressora. Ele preencheu os dados de todo mundo e imprimiu. Cada um já saiu com sua cópia na hora.
Enquanto ele preenchia os papéis liguei para a Alamo para ver os procedimentos. Consegui pedir um atendente que falasse português com a ajuda da pessoa do carro da frente em que eu bati. Apesar do prejuízo que causei todos foram prestativos comigo.
O atendente da Alamo disse que era pra eu ficar sossegado com os danos a terceiros, pois eu tinha o seguro, mas que precisava entrar em contato com a central do cartão de crédito para abrir um chamado. Com esse número de chamado do cartão me dirigir até uma loja Alamo para seguir os procedimentos.
Liguei na central do cartão MasterCard Platinum e fui muito bem atendido em português. Demorou um pouco para passar todos os dados que eles precisam, mas consegui abrir o chamado e pegar esse número que a Alamo precisava. Enquanto isso chegaram os quatro guinchos para rebocar os carros. O policial ainda me deu uma multa de US$165 por eu ter dirigido mal. Ele explicou como eu poderia pagá-la (Internet ou telefone). Não falo inglês, mas o policial falava espanhol e deu pra entender tudo. O guincho nos levou junto com o carro batido para o pátio. Chegando lá tiramos tudo do carro e fomos pedir um táxi para nos levar até Miami.
Fui à Alamo do aeroporto de Miami e ao explicar ao atendente o ocorrido ele fez uma cara de poucos amigos comigo. Ficou meio bravo, mas nem liguei.
Ele pegou os papéis que eu tinha (relatório, multa e contrato locação) e me disse que não poderia me dar outro carro, pois na multa constava que eu estava dirigindo mal e pelas normas da Alamo eu não tinha direito a outro carro. Meu contrato se encerrava ali naquele momento. Como eu tinha mais uma semana de aluguel ele estornou os valores correspondentes ao que eu não usei e me disse que eu não poderia mais alugar carro na locadora (lista negra, algo assim). Falou ainda que talvez quando tudo estivesse resolvido eles poderiam me aceitar de volta.
Depois de uma hora esperando o preenchimento de papéis tudo terminou. Fui então alugar carro em outra locadora, pois ainda tinha uma semana de viagem pela frente e precisava de um carro. Aluguei na Hertz, onde nunca havia alugado. Ela é um pouco mais cara, mas não tenho do que reclamar.
Chegamos ao Brasil e fui correr atrás pra resolver as pendências. Paguei a multa pela Internet (muito fácil) e comecei a entrar em contato com o cartão. Sempre fui muito bem atendido. Tudo é resolvido pela MasterCard dos Estados Unidos. Tive que assinar alguns papéis, tipo uma procuração, para eles me representarem por lá e para resolverem em meu nome.
A Alamo passou o orçamento do carro de US$10.742. Nesse valor mais ou menos US$9.000 eram pelo conserto e o resto eles falavam que era pela desvalorização do carro, mais umas taxas administrativas. A MasterCard negociou diretamente com eles e conseguiu descontar essas taxas, então só tive que pagar US$104 referente ao guincho que levou do pátio para a oficina. O guincho do local do acidente para o pátio a MasterCard pagou.
Em 12/12/2012 conseguimos finalizar tudo e estou mais tranquilo.
Espero ter contribuído e qualquer dúvida podem perguntar. O conselho que dou para evitar qualquer dor de cabeça é aceitar os dois seguros oferecidos.
Como o próprio atendente da Alamo me disse, você largava o carro no local e não tinha que dar nenhuma explicação. Aliás, esqueci de comentar, o seguro de terceiro que eu tinha contratado só me ligou uma vez para eu dar a minha versão sobre o acidente e mais nada, nenhuma dor de cabeça, foi perfeito.
O serviço oferecido pela Mastercard também foi perfeito. Meu cartão é emitido pelo Itaú Personnalité.
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Boa viagem!
E você, já precisou acionar o seguro do seu cartão de crédito? Como foi o processo? Ficou satisfeito com o resultado? Conte para nós a sua experiência!