Dicas de viagem

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Pesquisar hotéis

Data de entrada

calendar

Data de saída

calendar



  NEWSLETTER
Novidades, promoções de passagens aéreas, hospedagem, pacotes turísticos e muito mais.

 








Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  »

 Página 1 de 8 [ 78 mensagens ] 
 
 Título: O que não colocar na mala que será despachada
Mensagem não lidaEnviado: Dom Jan 29, 2012 6:57 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 19560
Administrador
O que não colocar na mala que será despachada

Imagem

A hora de arrumar as malas, principalmente na volta para casa, é uma das partes mais complicadas, principalmente quando a viagem é para os Estados Unidos. Mas, qualquer que seja seu destino, é preciso tomar cuidado na hora da arrumação, para evitar problemas futuros.

Há anos fala-se sobre furto de itens na mala, mas mesmo assim parece que os viajantes arriscam ou não pensam na hora da arrumação. Cansamos de ler relatos de furto de relógios, iPads, iPods, notebooks e outros itens de valor que foram colocados nas malas despachadas. E por que isso acontece? Todos sabemos que pessoas desonestas existem em qualquer lugar, então o erro é do viajante que não previu isto. É loucura colocar itens de alto valor nas malas que serão despachadas.

Atualmente há cadeados e os famosos plásticos protetores. Podem ser úteis? Sim, podem. Mas o plástico é retirado facilmente em 10 segundos, com ajuda de uma faca ou tesoura. E cadeados são facilmente estourados. Há ainda técnicas onde é possível abrir a mala, sem estragar o cadeado. Veja no vídeo abaixo.



Sua mala passará por pelo menos dois aeroportos. Nunca haverá como saber quem irá manuseá-la e onde o furto pode ocorrer.

Acabamos sempre achando que o furto acontece no Brasil, pois a segurança aqui ainda é precária e não há câmeras em todos os locais. Em alguns aeroportos, mesmo com câmeras, há pontos cegos, o que facilita a vida de pessoas má intencionadas.

Esses são alguns dos itens que você NUNCA deve despachar junto com sua mala.

- Notebook, de qualquer tamanho ou valor.
- Câmera digital.
- iPods ou qualquer dispositivo do gênero.
- iPads ou outros tablets.
- Telefones celulares.
- Relógios.
- Videogames.
- GPS.
- HD externo.
- Sapatos de alto valor.
- Bolsas de alto valor.
- Jóias de alto valor.

TODOS esses itens acima PODEM e DEVEM ir na mala de mão. A maioria das companhias aéreas permite que você leve para dentro do avião dois itens. Pode ser uma mala de mão e uma bolsa ou mochila. Sendo assim, espaço é o que não vai faltar. Mas não compre uma mala de mão grande, senão a mesma poderá ser barrada e você terá que despachá-la.

Ao levar dois itens, coloque um deles no compartimento de bagagem e o outro abaixo do assento a sua frente. Isto é o correto.

Com esses cuidados você já evitará grande parte dos problemas. São esses itens caros que são procurados.

Mas e se mesmo assim você tiver tido itens furtados? Cada companhia aérea tem uma regra. As duas principais companhias aéreas nacionais, TAM e GOL, tem uma política digamos estranha: Você precisa pesar sua mala ao recebê-la. Se houver uma diferença significativa, pode ser aberta uma reclamação.

A TAM, por exemplo, só abre a reclamação se a diferença for de pelo menos um quilo. Se algum item de alto valor e pequeno peso for furtado, você terá problemas. Isso sem contar que a calibragem da balança pode ser diferente do aeroporto de origem.

Depois de uma longa viagem, imigração, espera da bagagem na esteira e free shop tudo que qualquer viajante quer é ir embora do aeroporto. Ter que se preocupar em pesar mala é algo que não passa pela cabeça de ninguém, principalmente se aparentemente a mala estiver normal.

Já a American Airlines aceita reclamações com até 24 horas a partir da chegada do voo. Você tem tempo de chegar em casa, descansar, desarrumar as malas e checar se tudo está correto.

Sugerimos a leitura: Problemas com bagagem voando American Airlines

Não temos informações sobre os procedimentos em outras companhias aéreas. Na dúvida, informe-se antes da viagem diretamente com a central de atendimento.

Para evitar essas regras das companhias aéreas o ideal é sempre levar os itens de valor na bagagem de mão. Caso o item seja pesado demais, declare-o antes de despachar, pois assim você estará respaldado no caso de um furto.

Recomendamos o uso do Space Bag, que acaba dando um pouco mais sde segurança aos seus objetos.

Sugerimos a leitura: Space Bag

Não dê chance ao azar. Faça sua parte e minimize a chance de problemas!

E você, onde coloca seus itens de valor? Já teve itens roubados? Conseguiu receber indenização? Conte para nós a sua experiência!





 Título: Re: O que não colocar na mala que será despachada
Mensagem não lidaEnviado: Dom Jan 29, 2012 9:18 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 105Canoas, RS
falandodeviagem escreveu:
Acabamos sempre achando que o furto acontece no Brasil, pois a segurança aqui ainda é precária e não há câmeras em todos os locais. Em alguns aeroportos, mesmo com câmeras, há pontos cegos, o que facilita a vida de pessoas má intencionadas.


Eu diria que a realidade é bem diferente. Por incrível que pareça eu só tive itens roubados das minhas malas nos EUA até hoje. Dizem que Ezeiza também é complicado. Da primeira vez que eu fui para os EUA deixei a maioria dos objetos na bagagem de mão, mas para não ter que ficar carregando muita coisa coloquei outras na mala despachada mesmo. Nesta mala, tinham uns 7 ou 8 DVDs de jogos de PS3 que meu enteado tinha pedido para trazer. Assim que peguei a mala em GRU (partiu do JFK) abri para conferir e notei 2 jogos (os mais novos, que tinham sido lançados há 3 dias nos EUA) 'subtraídos' da mala.

O complicado nos EUA é que ninguém pode trancar as malas, a não ser com cadeados aprovados pelo TSA, para que eles possam abrir na fiscalização. Há um número enorme de furtos por conta disto, na maioria dos grandes aeroportos americanos. Vários empregados desta agência já foram presos por roubo de itens dos passageiros, um deles roubou mais de 50 mil dólares em eletrônicos:

http://mashable.com/2011/07/08/tsa-agen ... ectronics/
http://articles.cnn.com/2011-07-07/trav ... =PM:TRAVEL

Este em particular anuciava os itens roubados no Ebay, e foi pego por ter anunciado uma câmera profissional de um reporter, que era de um modelo sob-medida bem particular e por isso foi identificado, mas muitos mais podem estar a solta.

No meu caso o meu vôo JFK-GRU foi pela Delta, e eu submeti um formulário de violação de bagagem à companhia. O processo é bem burocrático e levou uns 2 a 3 meses até a resolução, e tive que enviar um fax para a sede da empresa em Atlanta (não aceitavam e-mail), com a nota fiscal de compra dos dois jogos que me foram roubados. Eles pediram desculpas e no final dos 3 meses recebi um cheque no valor dos jogos pelos correios.

Depois dessa, na próxima viagem aos EUA comprei um arsenal de cadeados para malas (todos com trava para abertura pela TSA) e tranco rotineiramente as malas sempre que as despacho. Não é uma garantia tão grande, pois como o vídeo que você postou mostra é trivial abrir a mala sem deixar vestígios, porém a sempre o risco de que o zíper se danifique ou eles não consigam fechar exatamente da mesma maneira. Pensando pela ótica do criminoso: se ele tem várias malas a disposição sem cadeado e algumas com cadeado, se ele quiser menos dor de cabeça ele vai primeiro nas que não tem os cadeados.

Pela mesma ótica: os plásticos e baggage-wraps podem parecer uma proteção inofensiva mas na verdade atingem o mesmo fim. Quando estou trazendo mais coisas nas malas e quero uma proteção extra, coloco os cadeados em todos os bolsos, e por cima faço o baggage-wrap, que de quebra ainda dá um seguro extra em caso de extravio da mala. Novamente pensando pela ótica do criminoso: se ele quer furtar algo com menos dor de cabeça, ele terá várias opções de malas sem cadeados e wrap para se servir. Se ele violar o plástico de uma mala já ficará evidente para o passageiro quando ele receber a mala no aeroporto final.

Outra precaução que eu recomendo é evitar fazer o check-in muito cedo no aeroporto (e assim deixar as malas por muito no tempo dando sopa no aeroporto). Quando fui roubado no JFK havia acontecido um conjunto de todos estes fatores: cheguei MUITO cedo no aerporto (quase 5 horas antes do vôo), já fiz check-in e despachei as malas, e elas estavam sem cadeado e sem bag-wrap. Ou seja, ficaram lá expostas no aeroporto por um bom tempo e sem proteção nenhuma.

Se você usa cadeados e outras proteções, e não despacha a mala com muita antecedência, reduz muito os riscos. E é claro, sempre que estiver despachando algo mais sensível, pode usar malas rígidas, sem zíper, com fecho de chave (a Samsonite tem alguns modelos assim). Eu tenho uma mala dessa que 'herdei' do meu avô que é praticamente inviolável a não ser com um massarico.

Outra dica, se você tiver que despachar algo de valor, é informar que está despachando isto para a companhia aérea e preencher um formulário adequado, informando valor, NF do produto, etc. Você terá que pagar uma taxa por isto mas a cia aérea irá garantir que este item chegará ao destino final. Se não chegar vão ter que te reembolsar.

Por fim, tem ficado cada vez mais difícil concentrar coisas nas bagagens de mão. Essa semana fui para o SDU e tive que reorganizar as malas de última hora porque a Infrarero apertou muito o cerco no que se pode levar como bagagem de mão. Para conseguir ficar dentro dos 5kgs e não ter que carregar muito peso (pois a carry on que sempre levava na mão não me deixaram levar...) tive que remover as baterias dos laptops meu e da minha esposa e despachá-las junto com as roupas.

Pelo menos vi que a regra está sendo cumprida a risca, pois nos outros três vôos domésticos que peguei nesta semana que passou os bagageiros para bagagem de mão estavam MUITO mais vazios do que o normal. Era cena frequente você ver passageiros se degladiando para estufar os bagageiros com malas até o talo. Um vôo CWB-CGH uma vez que peguei atrasou uns 20 min por conta dos bagageiros não fecharem por excesso de bagagem...

Por conta disto estou tendo que rever minha estratégia de malas para viagem e despachando coisas que antigamente não despachava. Esta semana por exemplo despachei as baterias do laptop, carregadores e gps. Tudo devidamente trancado com cadeado e despachado pouco antes da saída do vôo. Chegou tudo em ordem em todos os trechos da viagem.




 Título: Re: O que não colocar na mala que será despachada
Mensagem não lidaEnviado: Dom Jan 29, 2012 9:23 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 105Canoas, RS
falandodeviagem escreveu:
Já a American Airlines aceita reclamações com até 24 horas a partir da chegada do voo. Você tem tempo de chegar em casa, descansar, desarrumar as malas e checar se tudo está correto.


Na Delta eu abri a reclamação 2 semanas depois da chegada do vôo e não tive problemas. A passagem era em classe executiva, não sei dizer se houve algum tratamento diferenciado por conta disto.




 Título: Re: O que não colocar na mala que será despachada
Mensagem não lidaEnviado: Dom Jan 29, 2012 9:39 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 7284
Havia um erro no texto. Eu não disse que acontecem aqui, pois é praticamente impossível ter certeza disso. Mas por causa da falta de câmeras, há mais chances. Praticamente em todas as minhas viagens recebo cartinha da TSA dizendo que foi aberta, mas todo o conteúdo está ok. Mas os itens de valor vão sempre comigo, nem que minha mala de mão tenha que pesar 15 quilos.
Não sabia que nos voos domésticos a fiscalização estava tão grande. Deveriam se focar em outro tipo de fiscalização.




 Título: Re: O que não colocar na mala que será despachada
Mensagem não lidaEnviado: Dom Jan 29, 2012 11:31 pm 
Mensagens: 1708Rio de Janeiro
fernandohrosa escreveu:
Outra dica, se você tiver que despachar algo de valor, é informar que está despachando isto para a companhia aérea e preencher um formulário adequado, informando valor, NF do produto, etc. Você terá que pagar uma taxa por isto mas a cia aérea irá garantir que este item chegará ao destino final. Se não chegar vão ter que te reembolsar.


Você tem idéia de quanto é essa taxa e de como se chama esse formulário ?




 Título: Re: O que não colocar na mala que será despachada
Mensagem não lidaEnviado: Seg Jan 30, 2012 1:07 am 
Mensagens: 4145
Boa pergunta, Nishan. Vamos checar com a AA.




 Título: Re: O que não colocar na mala que será despachada
Mensagem não lidaEnviado: Seg Jan 30, 2012 10:29 am 
Mensagens: 203
Eu tive problemas com a TANTAN , passei em Guarulhos no freeshop , fiz uma compra significativa , deu uma caixa padrão...
claro que tive que despachar , e pagar excesso de volumes... no trecho GRU->CWB a mesma foi violada , tentei acordo , etc... mas nada
foi parar no juizado de pequenas causa , onde recebi o valor + danos morais !!!




 Título: Re: O que não colocar na mala que será despachada
Mensagem não lidaEnviado: Seg Jan 30, 2012 11:12 am 
Mensagens: 348
Interessante seu relato paulotze. Voava em qual classe?




 Título: Re: O que não colocar na mala que será despachada
Mensagem não lidaEnviado: Seg Jan 30, 2012 10:35 pm 
Mensagens: 8
Viajei no final de dezembro para os EUA e fiu roubado varias vezes no aeroportos... Perdi 400 usd (acho que esse foi no hotel), carregador de iphone, relógio e camisas... Nem fui atrás para devolução de dinheiro. Tinha vontade de colocar uma camera na minha mala!!!!




 Título: Re: O que não colocar na mala que será despachada
Mensagem não lidaEnviado: Seg Jan 30, 2012 10:36 pm 
Mensagens: 4145
Seja bem-vindo ao Falando de Viagem, proteusbr!

Você despachou o relógio na mala? Qual foi a companhia aérea?



Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  »

 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Como trazer com segurança um tênis, sapato ou chinelo na mala despachada?

em Malas de viagem

Última mensagem Qua Jun 18, 2014 10:16 am Juliana Ver última mensagem

 

6

Será que as lojas de Orlando estarão sem produtos?

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Dúvidas gerais

Última mensagem Seg Fev 03, 2014 3:12 am guilhermerecife Ver última mensagem

 

18

Será que a passagem aérea vai aumentar de preço?

[ Ir para página: 1, 2, 3 ]

em Companhias aéreas

Última mensagem Seg Jun 02, 2014 9:51 pm r0tiv Ver última mensagem

 

22

Será que a etiqueta de prioridade da bagagem chama atenção?

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Coluna do Gabriel Dias

Última mensagem Sáb Jan 04, 2014 5:00 pm zardox Ver última mensagem

 

12

Cota do Duty Free Dufry será aumentada de US$500 para US$1.200

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Informações para viagens

Última mensagem Dom Mai 25, 2014 6:32 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

17

 

Dicas de viagem

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

 

Twitter


Siga o FDV

Facebook


Curtir o FDV

YouTube


Siga o FDV

Google +


Siga o FDV

Instagram


Siga o FDV

| Fale conosco | Divulgue sua empresa | 2010 - 2014 © Falando de Viagem - Tudo para você viajar mais e melhor!
O Falando de Viagem não é agente de reservas, não cobra taxa de serviços para os usuários do site e não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.
Proibida qualquer reprodução (total ou parcial) de conteúdo sem expressa autorização, mesmo citando fonte.