Meios de transporte na Europa: avião, helicóptero, carro, ônibus e trem

Troca de informações sobre meio de transporte na Europa.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qui Nov 12, 2015 12:06 pm
Imagem

Ao viajar para Europa você provavelmente chegará de avião, mas depois poderá usar vários outros meios de transporte, como helicóptero, carro, ônibus e trem. Não há certo ou errado, mas sim o melhor custo-benefício, que dependerá para onde você deseja ir.

Avião

É a melhor forma de chegar à Europa e há várias companhias aéreas com voos diretos. Entretanto para se locomover internamente o avião pode nem sempre ser uma boa opção pelos seguintes motivos:
- Alto preço da passagem aérea em reais;
- Franquia de bagagem limitada;
- Horários ruins;
- Ausência de voos diretos.

As companhias aéreas low cost cobram preços atrativos, mas você paga por todos os extras. Se estiver com pouca bagagem é uma opção interessante, mas se estiver com malas grandes, poderá sair mais barato comprar a passagem aérea em uma companhia aérea convencional, que ofereça bagagem sem custos extras. Voar para as principais cidades europeias é fácil, mas se quiser ir para cidades menores as opções são mais complicadas.

Leia também: Comparativo de companhias aéreas low cost | Ryanair, easyJet ou Eurowings?

Helicóptero

Alguns deslocamentos na Europa podem ser realizados de helicóptero, mesmo com malas grandes. É o caso de Mônaco, onde há voos regulares de Nice, que duram 7 minutos. Quanto maior a distância, mais caro será o voo. Esse é o meio de transporte mais caro na Europa.

Carro

O aluguel do carro é a melhor opção de locomoção quando você quer explorar tudo ao máximo, principalmente o interior dos países. Em alguns locais você só chegará de carro, então não há o que pensar. Para evitar a alta taxa de devolução cobrada ao retirar em um país e devolver em outro o ideal é fazer um roteiro circular, retirando e devolvendo no mesmo país. A economia será grande! Clique aqui para mais informações.

Na Europa, a maioria dos carros usam câmbio manual e o combustível é o diesel, que é muito econômico. Há pedágios, que são caros em reais, mas não há como evitá-los.Com um GPS você dificilmente se perderá e, no geral, as estradas são ótimas e bem sinalizadas. Nas grandes cidades europeias geralmente o carro não é necessário.

Leia também: Aluguel de carro na Europa com a Auto Europe

Ônibus

Esse é provavelmente o meio de transporte mais barato na Europa, mas também o mais demorado. Se você precisar sair de um país para o outro é uma opção interessante, para evitar pagar caro pela drop fee ao alugar o carro. Você pode dividir a locação do automóvel em duas partes e usar o ônibus para se locomover entre os países. Em geral os ônibus são confortáveis, baratos, tem espaço para malas grandes e oferecem Wi-Fi e tomadas.

Viajamos de Gênova até Nice com a empresa OUIBUS, em um trajeto de 3 horas, em um ônibus bem confortável, moderno, com Wi-Fi funcionando, tomadas em todos os assentos e porta USB. Não havia banheiro, o que achamos ruim, principalmente por só haver uma parada no caminho. Em compensação, o preço da passagem foi de apenas 9 euros.

Trem

Viajar pela Europa de trem pode ser uma experiência muito interessante e os preços cobrados são convidativos. Há várias opções de empresas e rotas, facilitando os deslocamentos. A vantagem é a velocidade dos trens e o conforto oferecido, que geralmente é maior do que um avião. Os melhores trens oferecem Wi-Fi e serviço de bordo aos passageiros. Alguns são direto e outros são parador.

Leia também:
- Eurail Pass: a melhor e mais prática forma de se locomover pela Europa
- Viagem de trem na Europa com a Trenitalia

Conclusão

Há vários meios de se locomover na Europa e não há certo ou errado. Basicamente você precisa checar o melhor preço, tempo de deslocamento e o que é oferecido. Se você quer economizar, talvez seja mais válido optar por um transporte que seja barato, mas não tão rápido.

Planejar um roteiro é importante para maximizar e organizar a viagem. Primeiro defina as cidades que deseja visitar e depois as opções de transporte disponíveis.

Boa viagem!

E você, conhece a Europa? Quais meios de transporte já utilizou? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

leandroqueiroz Mensagens: 2
Qui Nov 12, 2015 12:09 pm
Olá pessoal,

Vocês poderiam dar opiniões sobre roteiro e meios de transporte para cada destino? Estou com viagem comprada para Roma e retornando por Paris por 20 dias em maio/2016.

Baseado em algumas pesquisas e algumas opiniões sobre roteiro, rascunhei o seguinte itinerário:

Pretendo conhecer Roma - Florença e proximidades (Pisa, Siena, San Gimignano) - Veneza - Milão e Torino (tenho um amigo lá), depois ir para Alemanha - Penso em Munique, Fussen (famoso castelo) e cidades próximas e depois terminar em Paris e cidades próximas, onde pego o voo para retornar ao Brasil.

Minhas dúvidas são:

- Quantos dias em cada cidade eu passaria? Pretendo conhecer bem cada cidade sem estar correndo, por isso optei somente 3 países. Meu interesse é conhecer bem a Itália. Almejo muito conhecer pelo menos os principais pontos turísticos na Alemanha e na França.

- Quais meios de transporte eu pegaria da Itália para Alemanha e Paris e de quais cidades? Já pesquisei e vi que tem promoções recente onde o low cost está mais em conta do que passagem de trem, mas em compensação no trem economizamos a diária de hotéis.

Também sei que tem a questão das malas no low cost. Baseado no exposto, o que me indicariam?

Agradeço a atenção!

Leandro.

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Nov 13, 2015 3:01 pm
Olá leandroqueiroz,

Como você pode ler na matéria, há vários os meios de transportes disponíveis, então você precisa analisar qual é a sua necessidade e quanto quer gastar nos deslocamentos.

Para conhecer bem a Itália o melhor meio de transporte é o carro. Você pode pesquisar preços na Auto Europe: https://fdv.im/LinkCarroNovo" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Nov 13, 2015 3:07 pm
Não há uma resposta exata. Eu, por exemplo, englobei todas as opções citadas na mesma viagem!

leandroqueiroz Mensagens: 2
Sex Nov 13, 2015 4:03 pm
Olá Ajudante,

Obrigado pela resposta. Respondendo sua indagação, pretendo economizar nas passagens ou via trem ou avião. Perguntei, um ou outro, pois vi relatos que a viagem de trem pode ser mais demorada (claro), mas você economiza em diária e tempo, pois pode passar a noite viajando. E a avião ainda tem o lance dos custos das malas. Baseado nisso, o que me sugeriria? De um destino para outro...

Obrigado novamente!

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Nov 13, 2015 4:09 pm
Olá leandroqueiroz,

Avião geralmente não é o mais barato. Fazer o trajeto de trem à noite é interessante, pois assim você economiza a diária de um hotel.

Cada companhia aérea low cost tem suas tarifas e regras, então é preciso simular. Veja também se os horários são convenientes, pois muitas vezes não são.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Nov 13, 2015 4:21 pm
E tem também o bonde (tram), nas cidades maiores.

"Maiores" para o padrão europeu, como Zurique, que tem 400.000 habitantes.

https://en.wikipedia.org/wiki/Tram" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Sex Nov 13, 2015 9:03 pm
Já experimentei todos esses meio e difícil chegar a uma conclusão pois tudo depende de para onde se vai, se precisa chegar rápido ou não, se tem budget para investir em determinada coisa ou não, enfim... mas uma coisa é certa: todos os meio têm seu lado interessante. Fui de trem e adorei a experiência, porém o trem que peguei ia parando toda hora e isso incomodou um pouco, ee também já fui de ônibus, com wifi e somente uma parada e foi super rápido, que nem senti o trajeto.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Nov 14, 2015 2:40 pm
Eu soh faria uma correcao. Eh possivel se deslocar pela Europa de carro evitando os pedagios. Basta seguir pelas vias regionais de mao dupla que cortam as cidades.

Voce perde mais tempo, mas o visual eh ateh mais agradavel.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sáb Nov 14, 2015 6:47 pm
Muito legal e instrutiva essa matéria!
Tudo depende do intuito: gastar menor, ir mais rápido, com mais conforto, pelas paisagens mais bonitas...





Booking.com

Voltar para “Transporte na Europa”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio