Destinos - Europa

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Ir para página 1, 2  »

 Página 1 de 2 [ 11 mensagens ] 
 
 Título: 10 dicas para quem quer fazer um mochilão pela Europa
Mensagem não lidaEnviado: Seg Fev 13, 2017 10:52 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 581
10 dicas para quem quer fazer um mochilão pela Europa

Imagem

Fazer um mochilão na Europa é um sonho de muita gente e realmente é uma experiência incrível. Eu diria inclusive que é uma experiência necessária na sua vida de viajante. As pessoas que você conhece no caminho e toda a cultura que você adquire não tem preço. Se você pensa em fazer, continue firme na ideia, e comece a planejar, porque com certeza será uma das melhores viagens da sua vida!

Vamos às dicas para que você aproveite ao máximo essa oportunidade e economize ao máximo também:

1) Leve carteirinha de estudante

Na Europa, a maioria das atrações turísticas oferecem algum tipo de desconto nos ingressos dos estudantes e algumas até isentam o pagamento. Não é necessário que a carteirinha seja internacional, basta levar a sua da faculdade, escola ou curso que eles aceitam sem o menor problema. Isso ajudou a economizar muito!

2) Leve pouca roupa

Essa foi uma das coisas que eu mais errei no meu mochilão. Levei dois casacos, várias blusas, 4 calças e não tinha necessidade de nada disso. Mas ser friorenta e fazer uma eurotrip no inverno me assustou um pouco e eu acabei exagerando. Para o frio, não precisa levar muita coisa, precisa levar as roupas certas. Minha mochila ficou com 15 quilos e muito grande, porque roupa de inverno é volumosa. Não foi difícil de carregar, porque eu investi em uma mochila ótima, muito confortável que comprei na Decathlon. O único problema foi ter que despachar a mochila em todos os voos, se ela estivesse menor, eu poderia ter passado como mala de mão (como eu tinha planejado). Então a dica é levar pouca coisa e preferir roupas pouco volumosas, pois as dimensões da mala de mão não podem exceder 55x40x20 cm e 10 quilos. Caso você opte por viajar apenas de ônibus ou trem não terá essa preocupação.

3) Faça tudo pela internet

Se você pretende voar por companhias low cost faça o check-in pela internet. Se decidir despachar bagagem, também pague por isso na internet. Eu entrei no site da Vueling para fazer o check-in e vi que o despacho de uma mala custava 15 euros e pensei “Ah, tudo bem 15 euros eu pago, vou deixar para pagar na hora”, mas cheguei ao aeroporto e lá o preço era 35 euros. Então fiquem atentos! Também é válido comprar pela internet atrações muito concorridas, como A Casa da Anne Frank, em Amsterdã, e Casa Batlló, em Barcelona, para que você não perca tempo em filas intermináveis.

4) Se locomova entre os países à noite

Optar por ônibus ou trens noturnos te economizam uma diária de hospedagem, consequentemente um dinheiro considerável. Mas, para que você consiga descansar e chegar ao seu destino pronto para mais um dia exaustivo, vale muito a pena escolher apenas trajetos diretos. Eu peguei um trem noturno com aproximadamente 5 "conexões", em cada uma tinha que saltar no meio da madrugada, ficar em uma estação muitas vezes sem estrutura - lugar para se esquentar, comer, ir ao banheiro - e ainda ficar meia hora esperando no frio e com sono. Sem contar que a conexão é como se fosse uma parada em uma estação qualquer, então não dá para dormir muito relaxado, tem que botar despertador e ficar ligado para não perder e descer na errada.

5) Leve adaptador de tomada

Em um mochilão economizar qualquer centavo já é lucro, então não deixe para comprar um adaptador lá. A tomada da Europa é a de dois pinos redondos e vários carregadores do Brasil já vem com esse formato (antes de inventarem o de 3 pinos). Mas, caso você não tenha um carregador de dois pinos, é melhor comprar aqui e economizar lá.

6) Coma as comidas locais fora das áreas turísticas

Cada cidade tem as suas comidas típicas, que em sua maioria são deliciosas. Na minha opinião, conhecer a gastronomia local é parte fundamental de qualquer viagem. É tanta cultura quanto ir a museus e passear nas ruas. Tenho orgulho de dizer que em 30 dias de mochilão, com o orçamento apertado, não fiz disso uma desculpa para comer em fast foods que já estamos cansados de conhecer. Me recuso. Uma dica interessante é procurar as comidas típicas fora das zonas turísticas, elas serão mais baratas e muitas vezes mais caseiras e saborosas.

7) Garanta que o seu hotel/hostel tenha lugar para guardar mochila

Na maioria dos hotéis da Europa o check-in é as 16:00 e o check-out ao meio dia. Como eu ia de um país para o outro à noite, sempre chegava bem cedo ao destino. É fundamental garantir que o seu hotel possa guardar sua mochila ou que o seu hostel tenha um armário. Todos os hotéis em que me hospedei cuidavam da mochila sem problemas. Em hostels, esse serviço geralmente é pago, e você bota a mochila em um armário que custa em torno de 2 euros. Eu deixava a mochila na recepção tanto no dia da chegada quanto no da saída, para poder começar a passear mais cedo e sem carregar peso – muitos museus não permitem a entrada com a mochila e não possuem armários grandes o suficiente para ela.

8) Beba água da pia

Assim como me recuso a comer fast food, também me recuso a pagar por água, rs. Não comprei nem uma garrafa sequer e levei uma que ganhei no avião de ida. Na maioria dos países europeus, a água da pia é própria para o consumo, o que é um ótimo incentivo para você estar sempre bebendo água. Um mochilão é uma viagem cansativa e ninguém quer ter problemas por desidratação, né? Os países e estados em que é seguro beber água da pia são: Espanha, Andorra, Portugal, Alemanha, Liechtenstein, Macedónia, Áustria, Bélgica, República Checa, Grécia, Dinamarca, Finlândia, Gibraltar, Islândia, Holanda, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, França, Malta, Mónaco, Noruega, San Marino, Eslovénia, Suécia, Suíça, Reino Unido, Vaticano e Polônia. Além disso, há várias fontes de água potável nas mais diversas praças onde você pode encher sua garrafinha. Nesses casos há uma indicação dizendo se é própria para o consumo ou não. As águas que não são destinadas ao consumo são as de trens, ônibus e aviões.

9) Sempre pague e valide as passagens dos transportes públicos internos

Em alguns países, para andar de trem, metrô e ônibus não há catracas ou qualquer outro tipo de fiscalização imediata. O que pode fazer pensar, em um primeiro momento que o transporte público é de graça, mas ele não é. Tem que comprar a passagem sim e validá-la na máquina. Não tente dar uma de espertinho, porque apesar de não ter controle na entrada, às vezes quando você já está no transporte aparece um homem jovem, com roupas normais e pede em tom de voz baixo para você mostrar sua passagem. Caso você não tenha comprado ou validado a multa pode ser de até 100 euros! Para um mochileiro 100 euros é dinheiro para vários dias. Não vale a pena arriscar!

10) Tenha um chip de celular

Devo o sucesso dessa eurotrip ao Google Maps, rs. Ter um chip de celular com internet ilimitada tornou a viagem bem mais simples, por permitir que eu acessasse o Google Maps a qualquer hora, para qualquer lugar que eu fosse. Ele mostra as melhores rotas de transporte público e também serve como GPS até para trajetos a pé. Muitos hotéis em que me hospedei não tinham Wi-Fi no quarto, então com o chip consegui fazer o check-in dos voos, comprar os ingressos das atrações, me comunicar com a família e amigos e, claro, postar muitas fotos. Eu viajei com o chip da Easysim4U e achei ótimo. O chip funciona em todos os países e reconhece quando você muda de país, não é preciso nem reiniciar o celular!

É isso, pessoal! Espero que com essas dicas vocês animem e viagem ainda mais preparados para essa aventura maravilhosa que é mochilar na Europa! Todo mochilão é feito de erros e acertos e fico feliz de poder compartilhar os meus com vocês! Se você ainda não começou a planejar o seu, confira as dicas de planejamento que eu dei nessa matéria aqui.

Boa viagem!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

_________________
http://fdv.im/MarySimoes


 Título: Re: 10 dicas para quem quer fazer um mochilão pela Europa
Mensagem não lidaEnviado: Seg Fev 13, 2017 3:29 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 4399
Dicas valiosas! Nada como uma experiência né...

Eu nunca fiz mochilão mas sei que teria dificuldades com as roupas! Sempre exagero um pouco!
3 perguntas, Maria:
- você precisou lavar roupas?
- os gastos foram dentro do planejado?
- Você não fez NENHUMA compra?

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Título: Re: 10 dicas para quem quer fazer um mochilão pela Europa
Mensagem não lidaEnviado: Seg Fev 13, 2017 4:41 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 8787Rio de Janeiro- RJ
Otimo guia.

Eu nunca fiz mochilao, mas faria numa boa. O importante eh viajar!

_________________
http://fdv.im/FabioMacedo


 Título: Re: 10 dicas para quem quer fazer um mochilão pela Europa
Mensagem não lidaEnviado: Seg Fev 13, 2017 11:16 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 581
@JulianaMagalhaes,

Então ju, eu sou meio cheirosa por natureza, daí nenhuma roupa minha fica com cheiro ruim kkkk. Só lavei meias e calcinhas. Mas meu namorado, por outro lado, teve que lavar também a segunda pele e algumas blusas.
Como ficamos 7 dias com os pais do meu namorado, nesses dias não gastamos nada. Além disso, em Lisboa ficamos hospedados na casa de uma amiga da família que pagou diversas refeições para a gente, então acabou que sobrou dinheiro. Quando me vi com dinheiro sobrando e apenas mais alguns dias de viagem, resolvi comprar uma paleta de contorno de 15 euros, um pó de 17 euros e um casaco de neve de 89 euros. (Só comprei porque eu não tinha o meu próprio, sempre que viajava tinha que pegar emprestado). E ainda voltei com 65 euros, rs. A gente poupou muuuuito enquanto estávamos sozinhos, até me arrependi de ter sido tão pão dura em algumas situações... Mas fica como aprendizado! E, claro, comprei um copinho de shot de cada cidade, aumentei muito a coleção! :)

_________________
http://fdv.im/MarySimoes


 Título: Re: 10 dicas para quem quer fazer um mochilão pela Europa
Mensagem não lidaEnviado: Ter Fev 14, 2017 6:01 am 
Mensagens: 1613
Ótimas dicas.
Nunca fiz mochilao, somente "mochilinha" não foram tantos dias como vocês.
Mas minha irmã e eu nos divertimos muito. Foi uma experiência bem legal.

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Título: Re: 10 dicas para quem quer fazer um mochilão pela Europa
Mensagem não lidaEnviado: Ter Fev 14, 2017 3:59 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 32147
Agora ficou fácil fazer um mochilão pela Europa. Me animei :D

_________________
http://fdv.im/GabrielDias


 Título: Re: 10 dicas para quem quer fazer um mochilão pela Europa
Mensagem não lidaEnviado: Ter Fev 14, 2017 4:35 pm 
Mensagens: 12937
Onde se hospedar em um mochilão pela Europa viewtopic.php?f=10&t=14449

_________________
Compre seu ingresso em até 10 vezes sem juros: http://fdv.im/seuingresso


 Título: Re: 10 dicas para quem quer fazer um mochilão pela Europa
Mensagem não lidaEnviado: Qua Fev 15, 2017 11:09 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 1454
Adorei as dicas!

_________________
http://fdv.im/BeatrizSoares


 Título: Re: 10 dicas para quem quer fazer um mochilão pela Europa
Mensagem não lidaEnviado: Ter Fev 21, 2017 1:18 pm 
Mensagens: 12937
Como se proteger do frio em um mochilão pela Europa no inverno? viewtopic.php?f=10&t=14470

_________________
Compre seu ingresso em até 10 vezes sem juros: http://fdv.im/seuingresso


 Título: Re: 10 dicas para quem quer fazer um mochilão pela Europa
Mensagem não lidaEnviado: Sex Fev 24, 2017 11:12 am 
Mensagens: 12937
Vídeo: Mochilão pela Europa 2017 viewtopic.php?f=10&t=14484

_________________
Compre seu ingresso em até 10 vezes sem juros: http://fdv.im/seuingresso


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Vídeo: Mochilão pela Europa 2017

em Destinos - Europa

Última mensagem Seg Mar 20, 2017 10:09 am AdrianoV Ver última mensagem

 

6

Onde se hospedar em um mochilão pela Europa

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Destinos - Europa

Última mensagem Seg Mar 20, 2017 10:15 am AdrianoV Ver última mensagem

 

13

Como se proteger do frio em um mochilão pela Europa no inverno?

em Destinos - Europa

Última mensagem Sex Fev 24, 2017 11:12 am Ajudante Ver última mensagem

 

3

Mochilão na Europa | Como começar a planejar sua viagem

[ Ir para página: 1, 2, 3, 4, 5 ]

em Destinos - Europa

Última mensagem Sex Ago 04, 2017 12:01 pm danpp Ver última mensagem

 

40

Está em Vancouver e quer fazer esportes de neve? Conheça a Cypress Mountain

em Vancouver

Última mensagem Seg Set 04, 2017 5:09 am GPTWRLD Ver última mensagem

 

5

 

Destinos - Europa

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante