Viagem de trem pela Europa usando o Eurail Pass

Troca de informações sobre meio de transporte na Europa.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Ter Jun 06, 2017 10:38 am
Viagem de trem pela Europa usando o Eurail Pass

Imagem

Site: http://fdv.im/EurailPass

Visão geral

A extensa rede ferroviária da Europa conecta todo o velho continente, desde as capitais mundialmente famosas aos pequenos vilarejos isolados. Os trens são o meio de transporte mais utilizado tanto para deslocamentos pequenos dentro das cidades, quanto para ir de um país ao outro. Basta escolher o tipo de trem que melhor se adapta aos seus planos de viagem: regional, de alta velocidade, panorâmico ou noturno. Clique aqui e conheça todos os tipos de trens disponíveis.

Obtendo um passe, você não precisará comprar cada bilhete individualmente, e irá economizar. Com um único Eurail Pass você pode viajar por até 28 países, desembarcando ao longo do caminho para conhecer as cidades que desejar e sem precisar se preocupar com limite de bagagens, além de dormir confortavelmente em longas distâncias e aproveitar as belíssimas paisagens.

Você deve escolher o Eurail Pass mais conveniente para o seu itinerário. Para isso, basta consultar o site da empresa e procurar o bilhete ideal, podendo optar por passes com viagens ilimitadas dentro de determinados países, escolher o passe pelo número de dias que pretende viajar (não necessariamente dias consecutivos, pois você pode viajar por 20 dias e escolher o passe de 4 dias, por exemplo, caso tenha se organizado para viajar apenas nestes 4 dias) ou até mesmo obter um Global Pass, no qual você fica à vontade para embarcar em quantos trens desejar (de acordo com o número de dias escolhido) entre os 28 países participantes.

Você pode fazer viagens em trens domésticos, balsa e demais transportes públicos dentro dos países onde o seu Eurail Pass for válido. É muito fácil descobrir quais são as empresas participantes realizando o download do App da Eurail e digitando o trecho e a data.

Na hora de escolher seu bilhete, fique atendo ao tipo de cabine desejada, de primeira ou segunda classe e, quando fizer o roteiro, confira se o trem desejado necessita ou não de reserva. O serviço de reservas é pago separadamente e você deve fazê-la no App, na própria estação de trem ou pelo telefone.

Compre o Eurail Pass com antecedência e receba o seu kit ainda no Brasil, com direito a todas as informações detalhadas em português, mapa e o bilhete.

Quanto custa?

Os valores variam bastante, de acordo com a modalidade e o número de dias escolhidos. A princípio, os valores podem parecer mais onerosos do que viagens de avião, mas deve-se levar em conta alguns fatores:
- Em trens, as bagagens são ilimitadas, bastando que você consiga carregá-las e acomodá-las. Em companhias aéreas low cost, por exemplo, as bagagens são cobradas separadamente e, dependendo do peso das suas malas, a taxa extra pode ser ainda mais cara do que a própria passagem;
- As estações ferroviárias são próximas aos centros das cidades e sempre conectadas por trens urbanos e metrôs, não havendo a necessidade de pagar caro por corridas de táxi, como geralmente acontece nos aeroportos;
- Na pior das hipóteses, caso você perca um trem, você poderá embarcar no próximo ou fazer um caminho alternativo com baldeações sem precisar pagar nada;
- Como os bilhetes são comprados de acordo com o número de dias (válidos por 24 horas), você pode fazer viagens de bate e volta à vontade, bastando escolher um ponto central para se hospedar e conhecer tudo ao seu redor. Por exemplo, hospedando-se na Basileia, você pode ir e voltar no mesmo dia para cidades como Lucerna, Estrasburgo e Colmar, sem ter que se preocupar em carregar malas ou trocar de hotel;
- Economia de tempo também deve ser considerada, pois além de ser raríssimo um trem atrasar, eles não são cancelados por tempo ruim, como aviões e ônibus;
- Para embarcar, mesmo que seja para uma longa de viagem internacional, basta chegar poucos minutos antes do horário marcado, pois quase sempre você não passará pela imigração, alfândega ou controle de bagagens;

A título de curiosidade, no roteiro entre Itália, Áustria, Hungria, sul da Alemanha e Suíça pegamos apenas um trem com reserva obrigatória - a reserva foi feita através do aplicativo e custou apenas 7 euros.

Como são as estações?

Algumas estações, como a de Zurique, são verdadeiros shopping centers, com diversas lojas e restaurantes (alguns deles 24 horas, coisa rara na Europa). Já outras são simples e contam apenas com a venda de bilhetes, local para você aguardar o trem e banheiro (geralmente cobrados).

Quase todas as estações possuem armários, então caso você decida parar em alguma cidade por apenas algumas horas, ou precise fazer check-out cedo, você pode guardar as suas malas com conforto e praticidade. Geralmente você mesmo acomoda a bagagem no armário, cria uma senha e paga na volta, de acordo com o tempo que utilizou o serviço.

Todas as estações que passamos entre Itália, Áustria, Hungria, sul da Alemanha e Suíça possuíam escadas rolantes e/ou elevadores.

Fotos das estações de trem na Europa

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como são os trens?

O interior dos trens varia bastante, dependendo do tipo de trem (regional, de alta velocidade, panorâmico ou noturno) e da classe (primeira ou segunda). A maioria deles possui internet Wi-Fi gratuita, e serviço de bordo com venda de comidas e bebidas. Alguns contam até mesmo com vagão restaurante, onde você pode sentar e fazer refeições confortavelmente em mesas de verdade. Todos os trens contam com banheiros.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Conclusão

Viajar de trem é uma experiência incrível! É muito fácil planejar a viagem com o Eurail Pass, bastando digitar o trecho e a data desejada que rapidamente você terá em suas mãos todas as opções de trajeto.

Caso você precise fazer baldeações, será especificado onde serão as trocas e quanto tempo você terá para embarcar no próximo trem. As características de cada trem também são muito bem explicadas: se possuem restaurante, cabine privativa, vagão especial para bicicletas e se precisam ou não de reserva antecipada.

No aplicativo você fica sabendo exatamente em quais estações o trem irá parar, podendo descer em qualquer uma delas, acomodar a sua bagagem no locker, conhecer lugares incríveis por algumas horas e embarcar no próximo trem. Para evitar transtornos, vale consultar anteriormente na internet quais estações oferecem o serviço de armário e o cronograma completo dos trens.

A tranquilidade de ter estações próximas aos centros das cidades e o fato de não precisar chegar com muita antecedência devem ser levados em conta na hora de escolher o meio de transporte, afinal, ninguém quer perder tempo ou dinheiro, além, é claro, das paisagens incríveis e do conforto dos trens.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Bruna Moc.

E você, já viajou de trem pela Europa? Utilizou o Eurail Pass? Em qual modalidade? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

LucasJacobus Mensagens: 176
Ter Jun 06, 2017 11:10 am
O Eurail Pass vale a pena para quem quer fazer muitos deslocamentos, mas está longe de ser o que já foi. Hoje em dia, se o itinerário está bem planejado e há alguma antecedência, vale mais a pena comprar diretamente no site da companhia de trem, como a Renfe, Trenitalia, etc...

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jun 06, 2017 3:51 pm
Adoro os trens da Europa para distâncias curtas e médias. São uma forma rápida e fácil de se locomover.

Para os locais mais distantes, ainda prefiro o avião.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jun 07, 2017 1:54 pm
Nao eh forma mais barata de viajar pela Europa, mas eh disparado a mais agradavel.

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Qua Jun 07, 2017 2:42 pm
O Eurail vale para quem tem cidadania europeia, que paga quase a metade do preço. Fiz uma eurotrip agora e fiz apenas um trajeto de trem, e não gostei. Foi muito desconfortável.

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Jun 09, 2017 1:02 am
Viajei apenas uma vez de trem pela Europa e adorei!
Concordo com o Fabio: nem sempre é a forma mais barata, mas sem dúvidas é a mais agradável! Vale pela experiência!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jun 16, 2017 2:46 pm
Acho que pode ser uma boa opção, mas sempre é preciso analisar as alternativas. Já teve viagem em que fiz deslocamentos de carro, ônibus, trem e helicóptero, hahahaha.





Booking.com

Voltar para “Transporte na Europa”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio