ETIAS: o novo cadastro eletrônico que será obrigatório para entrada na Europa

Troca de informações sobre destinos na Europa.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qui Jun 07, 2018 6:02 pm
Imagem

O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, também conhecido como ETIAS, é um cadastro eletrônico obrigatório para autorização da entrada na Europa. O sistema foi criado pela Comissão Europeia com o objetivo de aumentar a segurança das fronteiras do Espaço Schengen e, assim, combater o terrorismo. O ETIAS será válido para todos os viajantes de países que previamente podiam entrar na Europa sem visto, como os brasileiros. A previsão é que o sistema já esteja em funcionamento pleno até 2021.

Confira a declaração da Comissão Europeia na íntegra aqui.

Teoricamente, o ETIAS não é um visto, mas a burocracia é muito similar. Para garantir a entrada na Europa, todos os turistas, entre 18 e 70 anos, precisarão realizar um cadastro com dados pessoais no site oficial do ETIAS e pagar uma taxa de 7 euros por aplicação.

As informações fornecidas serão automaticamente processadas com bases de dados da União Europeia e da Interpol. Se não forem detectados dados conflitantes, o ETIAS será emitido automaticamente pouco tempo depois. Caso haja alguma informação a ser analisada com mais cautela, o formulário será processado manualmente por autoridades europeias, adiando a aprovação ou negação da autorização de viagem.

Uma vez aprovado, o cadastro terá validade de três anos ou até a data de expiração do passaporte usado no cadastro – das duas datas, vale a mais próxima. A autorização de viagem será apresentada junto ao passaporte em transportes aéreos ou marítimos, assim como acontece com os vistos. O ETIAS também não garante a sua entrada nos países europeus. A palavra final é sempre da polícia de fronteira. O tempo permitido para estadia de turistas segue o mesmo: até 90 dias a cada 180 dias.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Jun 08, 2018 8:25 am
Será que o pessoal da Agência Européia de Segurança espera encontrar um terrorista sincero, verdadeiro e que não minta e que na hora de preencher o formulário para obter autorização de entrada responda a pergunta abaixo desta forma:

- O visitante pretende ingressar na Comunidade Européia para cometer atentados terroristas ? ( X ) SIM ( ) NÃO

Será ???? :lol:

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Sex Jun 08, 2018 1:56 pm
Quanto a isso não são só eles @zardox, você se recorda do formulário de visto dos USA?

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Jun 08, 2018 2:01 pm
Sim... DS-160...
Com certeza aquelas perguntas foram colocadas lá após o histórico "11 de setembro"...
Tanto que depois disso, os terroristas que marcaram "X" na pergunta se estavam indo para os EUA para cometerem crimes, não entraram no país e não rolaram mais atentados, né nom ???

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Sex Jun 08, 2018 2:05 pm
Viu que funciona?

Snacht Mensagens: 329
Ter Jun 19, 2018 10:18 pm
A matério do FDV informa que o sistema deve estar em funcionamento pleno até 2021.

Entretanto, não explicita se já está funcionando ao menos parcialmente.

Assim, pergunto: Já temos que realizar algum tipo de cadastro prévio nas idas à Europa? Já está funcionando alguma etapa deste processo de autorização de entrada?

apalaches Mensagens: 265
Seg Jul 08, 2019 5:19 pm
@zardox e @LMBJR

Eu acredito que estas perguntas "sem noção" possam estar relacionadas ao agravo do crime (ex. falou que não iria fazer mas fez, aí terá mais um crime para responder), mas como não sou advogado eu não me arrisco a dar certeza.

Mas que são engraçadas, isso são.

Para quem não conhece as perguntas do ESTA, aqui está o link (em PT), acredito que será bem parecido:

https://oficial-esta.pt/informa%C3%A7%C3%A3o-esta/what-are-the-esta-eligibility-questions/" onclick="window.open(this.href);return false;

@JulianaMagalhaes,

Realmente, é muito burocrático (ESTA dos EUA), são diversas perguntas e dados da viagem, onde trabalha, etc. Eu demoro horas para preencher com medo de ser negado, mas até agora deu tudo certo.

JoaoOlive Mensagens: 2
Qua Abr 29, 2020 2:00 pm
@Snatch adiaram uma vez mais, agora para o final de 2022, a princípio.

Mas não, de momento não há necessidade de fazer nenhum cadastro prévio. Nenhuma etapa está funcional até agora.

O jeito é ficar acompanhando as notícias mesmo.

Realmente, é um processo burocrático a mais, porém também de mais segurança, principalmente quanto ao terrorismo, que é uma realidade muito presente na Europa. Talvez, por não termos isto tão presente aqui no Brasil, não levamos tão a sério, mas lá é um problema constante.

E pelo que diz ser, não acho que será nada demorado ou complexo. Además de poder ser feito 100% online. Quem quiser saber mais, este artigo está bem completo:





Booking.com

Voltar para “Destinos - Europa”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio