Berlim ou Londres?

Troca de informações sobre destinos na Europa.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Set 27, 2018 8:57 am
Imagem

Ao planejar uma viagem, vemos que nem sempre podemos fazer tudo que estava na nossa lista de desejos. Escolhas difíceis precisam ser tomadas, principalmente em férias de multidestinos, como é muito comum em viagens para a Europa. Afinal, o continente tem vários países incríveis e muito bem conectados entre si.

Berlim e Londres são cidades muito diferentes, mas com algumas similaridades: são grandes metrópoles que todos desejam conhecer; misturam história com modernidade e tem muitas atrações para oferecer. É claro que o ideal é que você conheça ambas, mas se você precisar decidir entre viajar para apenas uma das duas, preparamos um comparativo para te ajudar nesta escolha.

Leia também: Madrid ou Barcelona?

Conheça as características de cada cidade e entenda qual mais combina com você:

Berlim

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/5Alemanha.jpg]Portão de Brandemburgo, o principal cartão-postal de Berlim

Berlim é uma cidade que impressiona pelos extremos. De um lado, uma das histórias mais tristes e poderosas do mundo estampada em cada esquina. De outro, uma cena alternativa para lá de interessante, que abrange desde jovens até idosos - não se impressione ao ver uma vovó de cabelo roxo e jaqueta de couro caminhando por aí. Berlim é um prato cheio para os viajantes que amam destinos que transbordam história e cultura. Andar pelas ruas da capital alemã é observar de perto rastros de acontecimentos que moldaram a história da humanidade para sempre, como as duas guerras mundiais e o regime nazista. Sabe-se que monumentos históricos e museus são características presentes em todas as grandes metrópoles europeias, mas garantimos que Berlim é diferente de tudo que você vai conhecer na vida. A cidade tem uma atmosfera completamente diferente de qualquer outra cidade. É impossível não se impressionar com o destino.

Leia também:
- Berlim: uma cidade vibrante e repleta de atrações
- Onde é possível ver o Muro de Berlim atualmente
- Berlin TV Tower: uma visita de 360° na incrível Torre de Televisão
- Park Tiergarten: um parque para passear e relaxar em Berlim

Londres

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/10Londres.jpg]A roda-gigante London Eye

Todos amam Londres. A capital britânica é pulsante e agrada todos os tipos de turistas, por ser uma fusão do clássico com o moderno. Ao mesmo tempo que a monarquia dá à cidade um ar mais refinado e histórico, a atmosfera cool dos mercados de rua, pubs e dos próprios londrinos adiciona o tom mais moderno para Londres. Muitos dizem que a capital britânica é uma Nova York europeia e acreditamos sim que este é um paralelo justo, porque apesar das duas cidades serem muito diferentes, ambas compartilham deste clima vibrante de um lugar que não dorme, e onde tudo acontece. Em Londres, o ritmo é corrido e o tempo passa rápido, porque há muitas atrações para conhecer. É o tipo de lugar que você pode voltar infinitas vezes e conhecer coisas diferentes toda vez. Londres não cansa, não enjoa e sempre deixa os visitantes com sede por mais.

Leia também:
- Londres: uma cidade que encanta em todos os seus detalhes
- 10 atrações que você precisa conhecer em Londres
- Camden Town: o bairro mais descolado de Londres
- Conheça os museus de Londres que oferecem entrada gratuita

Onde a gastronomia é melhor?

Londres. Exatamente por a cidade ser tão moderna e uma das fontes de tendências mundiais, ela oferece um leque muito extenso de opções incríveis de onde comer. Lá, você encontra vários restaurantes com estrela Michelin e cozinhas assinadas por muitos dos melhores chefes do mundo. Na terra da rainha, você terá a possibilidade de comer nos restaurantes mais tradicionais e refinados, mas também poderá frequentar restaurantes badalados e jovens - muitos destes, inclusive, se transformam em boates muito animadas após certo horário. Também não deixe de comer em mercados de rua, como o Camden e Borough Market.

A cena gastronômica de Berlim não deixa a desejar, mas enquanto Londres oferece uma cozinha mais internacional, Berlim é mais regional. O interessante é que este regional não diz apenas sobre a comida alemã. Para a surpresa de muitos, o que mais se encontra em Berlim é restaurantes árabes e indianos. É claro que você pode comer muito bem na cidade, mas em comparação ao impressionante leque de opções de Londres, fica difícil competir.

Qual cidade é mais barata?

Berlim é, definitivamente, muito mais barata que Londres. O primeiro motivo é o óbvio: euro é mais barato que libra. O outro fator é o custo dos passeios, que é um grande diferencial de Berlim. Muitas das atrações da capital alemã são monumentos históricos à céu aberto, portanto, sem custo algum, como o Portão de Brandemburgo e o Muro de Berlim. E mesmos os museus e visitas pagas são muito mais baratos que os ingressos das atrações de Londres, que são alguns dos mais caros de toda a Europa.

Um dos principais motivos que faz da capital britânica uma das cidades mais caras do mundo é que absolutamente tudo que você queira fazer, é pago. Há sim museus de entrada gratuita, mas dentro deles, as exposições temporárias são pagas, por exemplo. As entradas das atrações pagas custam, em média, de 20 a 25 libras, o que é um valor altíssimo, considerando que um ritmo mais turístico pede a visita de, em média, três passeios por dia.

Quais são as principais atrações?

As cinco principais atrações turísticas de Berlim são:
- Portão de Brandemburgo: o principal ponto turístico da cidade;
- East Side Gallery: um dos locais onde é possível ver o Muro de Berlim;
- Memorial do Holocausto: monumento em homenagem aos judeus;
- Tiergarten: o principal parque da cidade e o maior de toda a Alemanha;
- Torre de TV: proporciona uma das vistas mais bonitas da cidade.

As cinco principais atrações turísticas de Londres são:
- Tower Bridge: a principal e mais icônica torre da cidade;
- Palácio de Buckingham: entre todos os palácios presentes na cidade, este é o mais famoso, onde acontece a troca de guardas diariamente;
- Tower of London: outra torre icônica da cidade, que oferece tours em seus interiores;
- London Eye: a roda-gigante mais famosa do mundo;
- National Gallery: Londres é repleta de museus imperdíveis, e o National Gallery é um dos mais importantes de toda a Europa.

Onde há mais natureza?

Em ambas as cidades, a natureza só está presente nos parques. O lado positivo é que os dois destinos possuem alguns dos maiores parques da Europa. Entretanto, os parques de Berlim têm uma natureza mais viva e mais bonita do que os londrinos, que muitas vezes têm apenas uma grama rala e lagos.

Onde é melhor de fazer compras?

Londres. Apesar da libra ser mais cara que o euro, a cidade é uma das maiores capitais da moda do mundo, junto com Paris e Nova York. As fashionistas amam Londres porque lá você encontra todas as novidades das maiores grifes do mundo. O local mais famoso para se fazer compras é na Oxford Street, uma rua lotada de lojas de grifes e também de fast-fashions.

Berlim também oferece a maioria das lojas presentes em Londres, mas a atmosfera é menos propícia às compras. Um dos poucos pontos que concentram lojas mais acessíveis é a Alexanderplatz, uma praça lotada de turistas e, na nossa opinião, bem feia e sem graça.

Outro aspecto interessante é que andar por ambas as cidades é presenciar um desfile de street fashion em cada esquina. Os moradores das duas capitais são extremamente estilosos - em Berlim, o povo é mais punk-rock e usa couro em pleno verão. Já os londrinos, são mais high low e conseguem fazer um jeans com camiseta parecer um look muito descolado. As duas cidades dão um show de moda fora das lojas, o que consideramos um aspecto muito interessante e positivo.

Conclusão

As duas cidades são incríveis e únicas, mas há diferenças bem marcantes que podem te ajudar a decidir qual mais combina com a sua personalidade. Visitar Berlim é respirar história pura. Se você não se interessa muito por este tipo de turismo, você não irá aproveitar o melhor que a cidade tem para oferecer. Também acreditamos que Berlim não é uma cidade muito propícia para crianças. Um aspecto muito positivo da capital alemã é que a maioria das atrações são gratuitas e a céu aberto. É claro que há muitos museus, mas eles servem mais como complementos dos rastros históricos que você vê pelas ruas. Esta característica é comparável à Roma, onde as principais atrações estão localizadas no meio da rua, e não dentro de museus, o que achamos que dá um ar muito rico ao destino.

Londres é um destino mais democrático, tanto em questão de interesses, como de idade. As atrações são mais diversas em questão de temática - há museus, mas também há torres, lojas e palácios. Diferente de Berlim, a imensa maioria destas atrações são pagas, e por mais que as construções estejam localizadas no meio do centro, você precisa entrar nelas e fazer um tour para conhecê-las. Isso serve para museus, mas também para os palácios e torres. Portanto, espere demorar mais em cada passeio.

Se você busca se aprofundar o máximo na história local, vá para Berlim. Se você prefere um destino mais plural, vá para Londres.

Boa viagem!

E você, já conhece Berlim? E Londres? Qual gostou mais? Gostou das dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Set 27, 2018 11:21 am
Os preços de hotéis em Londres são bem "mórdicos" isto é, eles mordem seu bolso... ;)
Se tivesse que escolher entre as duas cidades, não pensava duas vezes: Londres... mesmo sendo uma cidade mais cara...

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Set 28, 2018 1:25 pm
Eu realmente não saberia escolher. Eu já sabia que ia amar Londres, mas Berlim me surpreendeu MUITO e eu saí de lá completamente apaixonada. Duas cidades absolutamente incríveis! Mas, com certeza, pessoas que não são interessadas por história não merecem ir pra Berlim. Seria um desperdício.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Out 02, 2018 8:32 am
Duas cidades incríveis, duas metrópoles com estilos diferentes, melhor não ter que escolher e visitar as duas.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Out 08, 2018 3:19 pm
Não conheço Berlim e já fui para Londres algumas vezes! Mas tendo a achar que vou preferir Londres! heheh

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Out 08, 2018 3:32 pm
Tem opções que são verdadeiras "escolha de Sofia"...
Londres x Berlim é uma delas..
Mas.. com tudo isso.. tb preferiria ir para Londres... muito embora os museus de Berlim sejam uma tentação...
Ou podemos fazer como na piada do Marechal tcheco, Broz Tito...quando ele recebeu Leonid Brejnev e Jimmy Carter...
Sentaram os 3 no banco de trás do carro... Tito no centro, Brejnev à sua esquerda, Carter à direita..
No primeiro cruzamento, o motorista perguntou: " e aí marechal, pra que lado eu viro ???"
Ele respondeu: "vira pra direita..."... o Carter abriu um sorriso e o Brejnev fechou a cara..
Chegando no próximo cruzamento, o motorista perguntou de novo.. e ele respondeu: ".. vira pra esquerda"..
Dessa vez Brjenev sorriu e Carter ficou p---...
Logo adiante, no outro cruzamento, o motorista fez a mesma pergunta: "e agora marechal, o que faço ???"
Já impaciente com os convidados, ele respondeu: "... joga seta pra esquerda e entra pra direita...."
Podemos fazer o mesmo diante desse impasse:
Emitimos ida e volta para Londres, e fazemos um bate/volta pra Berlim...(ou vice-versa).... ;)

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mai 02, 2020 5:13 pm
Londres SEMPRE! Não sou fã da Alemanha. Ano passado, estive na Alemanha pela primeira vez, mas apenas para embarcar em um navio de cruzeiro. Nunca me animei em viajar pelo país.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Mai 03, 2020 1:14 am
Apesar de Londres ter mais paisagens familiares aos nossos olhos, voto em Berlim. Gostei mais do ambiente. Alem disso, acho o alemao bem mais simpatico que o ingles.





Booking.com

Voltar para “Destinos - Europa”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio