Vantagens e desvantagens de viajar com um passaporte europeu

Troca de informações sobre destinos na Europa.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Sáb Fev 22, 2020 6:00 am
Imagem

Muitos brasileiros garantiram a dupla nacionalidade apenas para obter um passaporte europeu. Mas qual é realmente a diferença para o passaporte brasileiro? A verdade é que há prós e contras a serem considerados, mas que muitas pessoas desconhecem por simplesmente acreditarem que viajar com o passaporte europeu é "mais fácil". Para te ajudar e acabar com os mitos de uma vez por todas, o Falando de Viagem irá destrinchar todas as vantagens e desvantagens de viajar com passaporte europeu.

Vale lembrar que brasileiros não precisam de visto para entrar como turistas na Europa. E tanto brasileiros, como europeus precisam de visto para entrar nos Estados Unidos. A vantagem do passaporte europeu, no entanto, é poder solicitar eletronicamente a permissão de viagem, a ESTA.

Também é importante ressaltar que o processo de emissão da dupla cidadania pode ser bastante caro. É preciso analisar se os prós são tão interessantes a ponto de passar por toda a burocracia e gastar bastante dinheiro.

Leia também: Documentos exigidos para entrar na Europa

Viajar com dois passaportes

Antigamente, era necessário viajar com dois passaportes, usando o brasileiro para sair e entrar do País, mas atualmente isso não é necessário. Mesmo sendo brasileiro, você pode entrar e sair do país sem problema. É recomendável, entretanto, levar um passaporte antigo, mesmo que vencido, ou o RG, para provar a nacionalidade brasileira no retorno em caso de exigência da Polícia Federal.

Se viajar com apenas um passaporte já exige um hiper cuidado na hora de sair de casa para o aeroporto e ao guardá-lo durante a viagem, essa tensão dobra ao levar o seu documento mais importante em dobro. Por outro lado, pode ser um alívio, porque se você perder um passaporte durante a viagem, ainda terá o outro para garantir a sua volta para casa. O mesmo tópico tem prós e contras dentro dele.

O passaporte europeu já foi o mais poderoso do mundo, mas atualmente está em terceiro lugar, com França e Alemanha empatadas.

Tax Free

Sem o passaporte brasileiro, você não pode garantir aqueles preciosos euros de volta na hora de voltar para casa. Afinal, todo o motivo do Tax Free existir é o pensamento de "como turistas não vão desfrutar do uso dos impostos, eles não devem os pagar". E se você for um cidadão europeu - mesmo morando no Brasil -, teoricamente, você desfrutaria das políticas públicas feitas a partir dos impostos. Portanto, na hora de fazer compras na sua viagem para Europa, sempre leve o passaporte brasileiro com você.

Leia também: Compras na Europa | Quanto receberei de reembolso pelo Tax Free?

Além do turismo

A maior vantagem de ter um passaporte europeu é não precisar emitir vistos de residente, estudante ou de trabalho, caso o seu desejo seja o de fazer uma viagem para além do turismo. E este benefício pode ser ampliado para toda a família. A dupla cidadania pode ser solicitada pelo cônjuge e filhos. Portanto, mesmo que você não tenha planos de morar na Europa, pode querer garantir que seus filhos tenham a oportunidade de estudar lá, por exemplo. Sem dúvidas, este é, de longe, o maior pró da lista.

Leia também: Intercâmbio de língua na Espanha | Como escolher o curso e economizar?

Filas

Outro aspecto que é um detalhe, mas não deixa de ser uma pequena vantagem é conseguir fugir das filas gigantes e entrevista na hora da imigração. É sempre cansativo encarar aquela fila enorme logo após ficar horas voando. Com o passaporte europeu, você não será turista. Portanto, usará a fila de cidadãos, que é sempre menor.

Leia também: 8 perguntas que a imigração na Europa poderá lhe fazer

Boa viagem!

E você, tem um passaporte europeu? Quais aspectos acha que são vantagens e desvantagens? Faltou algum em nossa lista? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

wEaSeL Mensagens: 868
Sáb Fev 22, 2020 6:47 pm
Isso do tax free não é verdade. Tenho passaporte português e viajei em dezembro/2018 e janeiro/2019 para Londres e Paris. Voltei por Paris e recebi todos os impostos do Tax free dos produtos comprados tanto em Londres quanto em Paris, sem qualquer problema.

wEaSeL Mensagens: 868
Sáb Fev 22, 2020 6:47 pm
Esqueci do detalhe: há anos não tenho mais o passaporte brasileiro.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sáb Fev 22, 2020 8:00 pm
-vantagem de ter nacionalidade portuguesa europeia ORIGINÁRIA: meus filhos tb receberam esse tipo de nacionalidade e transmitirao aos seus descendentes. A nacionalidade deles eu consegui em 3 meses diretamente em Portugal.. muito simples e rápido... meu filho por ter menos de 14 anos foi sem taxa... minha esposa está recebendo nacionalidade derivada... o bom de ter uma é poder morar, trabalhar na comunidade européia... então esse custo "..nao tem preço.. "
- outra vantagem de ter nacionalidade portuguesa: minha irmã para ir visitar o filho na Austrália, recebeu autorização quase imediata porque o sistema australiano detectou que ela era portuguesa..
- desvantagem do Passaporte português: custa quase 500 reais e só tem validade de 5 anos... o brasileiro custa R$ 290.00 e dura 10 anos ( e agora não tem aquele MERCOSUL horrível )...mas isso se contrapõe um pouco ao fato de vc ñ precisar gastar os US$ 160.00 do visto americano...
Eu tenho os dois passaportes... o brasileiro vai vencer em 01/março e vou tirar um novo, porque meu visto americano vale até 2025...
E uma historinha que eu ouvi algumas vezes, mas que não consegui confirmar se eh verdade ou lenda urbana: o brasileiro com US$ 500 mil de investimentos nos EUA consegue visto permanente ... ja o português só precisaria de US$ 125 mil... se isso for verdade poderia ser bom para quem deseja morar lá...

trustbr Mensagens: 211
Dom Fev 23, 2020 6:29 pm
Zardox também já li em outros lugares a informação que Europeu precisa de menos dinheiro investido nos EUA para obter residência permanente. Havia lido que eram U$ 250 mil.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Fev 23, 2020 8:18 pm
Também já li sobre essa diferença no investimento exigido, mas no site do Department of State não há essa distinção entre países.

https://travel.state.gov/content/travel/en/us-visas/immigrate/immigrant-investor-visas.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Fev 25, 2020 10:14 am
“A dupla cidadania pode ser solicitada pelo cônjuge e filhos”.

Depende do país! Cada um tem suas regras.

A cidadania polonesa, por exemplo, só pode ser solicitada pelo cônjuge depois de X anos residindo na Polônia (acho que são 5 anos, mas não tenho certeza). Obviamente não é o caso de quem vive no Brasil.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Fev 28, 2020 11:21 am
Verdade, Baran! Meu marido tem passaporte polonês e eu não posso ter, somente nossa filha. Ou nesse caso que falou, morando lá.





Booking.com

Voltar para “Destinos - Europa”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio