Mercados de Natal na Europa

Troca de informações sobre destinos na Europa.
Adriana Mensagens: 2231
Ter Out 08, 2013 7:41 pm
Mercados de Natal na Europa

Imagem

Dezembro na Europa é sinônimo de frio, dias mais curtos e possibilidade de neve em algumas regiões. Mas dezembro também é sinônimo de Natal, e na Europa os Mercados de Natal são atrações à parte, agradáveis e imperdíveis para quem viajar para o velho continente nesta época.

Os Mercados de Natal são muito tradicionais na Áustria, Suíça, França e Alemanha, onde existem registros do primeiro mercado de Natal no século XIV na cidade de Dresden, mas nos outros países europeus também estão presentes.

Seus nomes variam entre Mercado de Natal, Mercado do Menino Jesus, Mercado de Noel, Mercado do Advento, são montados em sua maioria nos centros históricos das cidades, nas praças das catedrais ou nos pátios de castelos e fortalezas, o que os torna ainda mais charmosos.

A visita a estes mercados é marcada pelas lindas decorações natalinas, pelas luzes enfeitando barracas, árvores e prédios históricos, pelo perfume das velas aromáticas, pelo aroma dos biscoitos (manteiga, canela, gengibre, baunilha, laranja e etc.) feitos em todos os formatos possíveis e pelo sabor das guloseimas locais, típicas desta época do ano: castanhas assadas, pão de mel, crepes, churros, tortas ou salsichas na Alemanha (tradicional o ano inteiro, não somente nos mercados de natal), vinho quente (também chamado quentão em alguns lugares do Brasil) para os adultos ou suco de maçã quente para as crianças.

Presentes, artesanatos e decorações de Natal de todos os tipos e materiais são oferecidos nas diversas barracas. Em alguns mercados as bolas decorativas de vidro são sopradas na hora, você pode escolher a cor, o formato e etc. A tradição de montar um presépio é levada a sério e todo ano uma nova peça deve ser adicionada, por isso existem inúmeras barracas com as figuras tradicionais: a sagrada família e os reis magos, mas também tudo o mais que pode pertencer ao presépio, desde animais a poços, baldes, cercas, etc.

Dependendo da cidade, os mercados variam de 2 a 30 dias, podendo iniciar no final de novembro ou inicio de Dezembro e ir até a véspera do Natal, ou com algumas exceções indo até Janeiro. Em sua maioria funcionam das 11:00h às 22:00h.

Vale a pena conferir a programação dos mercados para assistir a apresentações de teatro, dança, coros e bandas.

Muito raramente é cobrada entrada para os mercados, mas quando existe, o preço é 1 Euro, valor que é revertido para projetos sociais de ajuda a desabrigados e moradores de rua durante o período do inverno. Crianças não pagam.

Visitando os mercados com crianças

O ideal é ir no período da tarde, por causa do frio, e também porque à noite os mercados costumam ser mais cheios, eles viram o local de Happy Hour.

Existe sempre uma área para entreter as crianças, com posto de correio para o envio de cartinhas, brinquedos como carrossel, barracas de jogos ou minicozinhas para eles assarem seus próprios biscoitos de natal, e alguns têm, inclusive, pista de patinação no gelo.

Os mercados têm sempre um presépio, em sua maioria com ovelhas e burros, onde as crianças podem passar a mão nos animais. Além de Papai Noel, anjos e duendes, conforme a tradição do país.

Data* e local de alguns dos mercados europeus mais tradicionais e famosos**:

Alemanha:

Berlin - Gendarmenmarkt - 25/11 a 31/12/2013
Dresden - Striezelmarkt - 27/11 a 24/12/2013
Munique - Marienplatz - 25/11 a 24/12/2013
Nuremberg - Hauptmarkt - 29/11 a 24/12/2013

Áustria:
Viena - Rathausplatz - 16/11 a 24/12/2013

Bélgica:
Bruxelas - Grand-Place e Place St Catherine - 29/11/2013 a 05/01/2014

França:
Paris - Avenue Des Champs-Elysees - 19/11/2013 a 02/01/2014
Strassburgo (o mais antigo da França) - Place de la Cathédrale - 30/11 a 31/12/2013

Inglaterra:
Londres - Southbank Centre SE1 8XX - 16/11 a 24/12/2013

Itália:
Roma - Piazza Navona - 23/11/2013 a 06/01/2014
Florença - Piazza Santa Croce - 28/11 a 16/12/2013

Republica Tcheca:
Praga - Staromestské námestí (Praça da Cidade Velha) - 30/11/2013 a 05/01/2014

Suíça:
Bern- Münsterplatz - 30/11 a 24/12/2013
Zurich - Hauptbahnhof Platz - 21/11 a 24/12/2013

* As datas foram retiradas dos sites das cidades, podendo haver alterações.
** Em algumas cidades existem mais de um Mercado de Natal, listamos aqui o mais tradicional ou antigo.

Então basta estar preparado com bota, jaqueta, cachecol, luvas, gorro e apreciar esta época mágica na Europa. Uma experiência que com certeza fica gravada na memória dos brasileiros.

Seguem algumas fotos:

Mercado de Natal de Munique.

Imagem

Imagem

Imagem

Mercado de Natal - Nuremberg - Alemanha.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Os animais e os presépios fazem sucesso com as crianças.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Iluminação de Prédios históricos perto do Mercado de Natal - Genebra - Suíça.

Imagem

Exposição durante o Mercado de Natal em Evian - França.

Imagem

Decoração a venda nos Mercados de Natal.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nas cidades pequenas também tem Mercado de Natal - aqui Biberach an der Riss - Alemanha.

Imagem

Crianças na pista de patinação no gelo no Mercado de Natal de Stuttgart - Alemanha.

Imagem

Imagem

Guloseimas em loja ao lado de um Mercado de Natal.

Imagem

Vinho Quente e caneca para levar para casa como souvenir.

Imagem

E vocês, já visitaram algum Mercado de Natal na Europa? Gostaram? Conhecem mais algum que vale a pena visitar? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Ter Out 08, 2013 10:16 pm
Adoro essa época ;)

Tenho amigas que estarão na Europa em dezembro e vou enviar as suas dicas para elas.

dpalma Mensagens: 1891
Qua Out 09, 2013 3:57 am
Delícia de post. Cada feira dessa no fornece 2000 calorias rsrsrs.

Nunca fui em uma feira dessas.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
Adriana Mensagens: 2231
Qua Out 09, 2013 7:13 am
Gabriel, Obrigada!
Beatriz, indique sim, quem sabe na cidade onde elas estarão haverá um Mercado de Natal também, em quase toda cidade tem, apenas em algumas são poucos dias.
Dpalma, com certeza muitas calorias, dependendo do que você comer para acompanhar o vinho quente.

Avatar do usuário
luizaferrari Mensagens: 3
Sex Nov 29, 2013 5:59 pm
Ano passado eu fui a Colônia, na Alemanha. Dizem que esse é um dos mais tradicionais da Europa e por isso eu resolvi passar meu Natal em 2012 lá.
São vários mercadinhos pela cidade, mas o maior e mais visitado é o que fica na Catedral (e o que eu mais amei é o de Altstadt, que tem a decoração toda roxa e cheia de corações nas árvores. Lindo demais!).
Depois fui para Praga e o mercadinho de lá é realmente lindo. Na verdade a Old Town Square é maravilhosa e o clima da cidade fica ainda mais gostoso no Natal.
Esse ano vou conhecer os mercadinhos da Bélgica (Antuérpia, Bruxelas, Gent e Bruges) e de Amsterdam e mal posso esperar! Pra mim, a melhor época do ano pra se viajar pela Europa é essa. Adoro ver as cidades enfeitadas :)

Adriana Mensagens: 2231
Sex Nov 29, 2013 6:52 pm
Que legal Luiza, também adoro, espero que você goste dos outros também.
Venha me contar depois o que achou, ok?
Acho q esse ano conseguirei ir novamente ao de Nürnberg. Vamos ver!

EricArthurBlair Mensagens: 169
Seg Dez 02, 2013 11:32 am
Esse ano conheci o de Bruxelas. Muito bacana!
E é literalmente impossível não comer um monte (Bruxelas tem cheiro de chocolate...).
A Grand Place fica ainda mais bonita e a câmara municipal de Bruxelas recebe iluminação diferente, que se modifica conforme a música tocada. Este ano era o quebra-nozes. Impossível não associar com a Disney.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Dez 03, 2013 4:58 am
Que máximo EricArthurBlair!
A Grand Place já é linda normalmente, imagino que agora com decoração de Natal e música, ela esteja ainda mais deslumbrante.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Dez 03, 2013 9:15 pm
A de Paris esta linda!

Fica bem no comeco da Champs Elysees.

Ontem comprei alguns queijos da Savoia e embutidos da Alsacia. O tipo de coisa que nao temos como conseguir com frequencia.





Booking.com

Voltar para “Destinos - Europa”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio