Destinos - Europa

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Ir para página 1, 2, 3, 4  »

Página 1 de 4 [ 31 mensagens ] 

Título: Eurail Pass: A melhor e mais prática forma de se locomover pela Europa
Mensagem não lidaEnviado: Qua Jun 04, 2014 11:30 am 
Administrador
Eurail Pass: A melhor e mais prática forma de se locomover pela Europa

Imagem

Site: http://pt.eurail.com

Visão geral

A Europa é um lindo continente e quem vai para lá dificilmente visitará apenas uma cidade. Muitas vezes nossos roteiros nos levam não apenas a muitas cidades, mas muitos países. A tentação é muito grande e para efetuar esse deslocamento existem basicamente 4 meios de transporte: Avião, carro, ônibus ou trem.

Consideramos que para nos deslocarmos, principalmente entre as grandes cidades, o trem é a melhor forma. Os aeroportos europeus costumam ser distantes dos grandes centros, é necessário chegar com antecedência para os procedimentos de check-in e segurança e os aviões são apertados. Os ônibus são lentos e não muito confortáveis. A locação de veículos é cara na Europa, assim como o combustível, o estacionamento e os pedágios.

Além disso, o trânsito nas grandes cidades pode ser caótico e tirar seu bom humor bem nas suas férias. Já os trens europeus são rápidos, confortáveis e incrivelmente pontuais. Enquanto que para um voo é preciso chegar com uma ou duas horas de antecedência, além de considerar a distância do aeroporto até seu hotel, para um trem chegar com 15 minutos de antecedência na estação é mais que suficiente, pois você levará sua bagagem consigo. Não existe o risco de extravio e nem demora na restituição.

A grande maioria das estações ferroviárias europeias nas grandes metrópoles pode ser alcançada em menos de 20 minutos por transporte público. Perde-se bem menos tempo.

Nas pequenas cidades às vezes são apenas 5 minutos de táxi.

Caso seu roteiro inclua diversas cidades a melhor maneira de aproveitar toda essa praticidade sem gastar muito é adquirindo o Eurail Pass.

O Eurail Pass é um passe de trem vendido em diversas modalidades que permite utilizar o sistema ferroviário de até 27 países por um determinado período contratado.

Aqui você pode ver quais os países fazem parte do sistema Eurail: http://pt.eurail.com/trains-europe

Aqui você pode ver as modalidades de passes existentes: http://pt.eurail.com/eurail-passes

Escolha aquela que mais se encaixe no perfil da sua viagem.

Nós viajamos pela Europa utilizando um Eurail Global Pass, que nos permitia utilizar o sistema ferroviário por até 10 dias a nossa escolha dentro de um período de 2 meses. Com ele nós percorremos 5 países.

Como comprar

A compra pode ser feita no próprio site. Basta escolher o passe que mais tenha o perfil de sua viagem, selecionar a quantidade de passes e inserir o número de seu cartão de crédito. Crianças abaixo de 4 anos viajam gratuitamente.

O envio para o Brasil é gratuito e em poucos dias você estará recebendo seu kit via Fedex.

Ele é composto de um mapa ferroviário, um manual de utilização, a fatura de compra e o passe propriamente dito. Uma grande vantagem é que você pode solicitar seu guia de utilização em português.

Conheça o kit através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como programar sua viagem

No próprio site Eurail existe uma tabela de horários de todos os trens que fazem parte do sistema. É muito simples utilizar. Basta inserir a data, origem e destino e as opções de trajeto são imediatamente mostradas. Com isso fica muito fácil planejar seu deslocamento com antecedência.

Veja aqui a tabela de horários: http://pt.eurail.com/plan-your-trip/timetables

A próprio sistema explica o tipo de trem e quais comodidades possuem, como vagão restaurante. Ele indica também se o trem precisa ou não de reserva prévia.

Como utilizar o passe

Antes de utilizar o passe é preciso prestar atenção a detalhes importantes.

- Valide seu passe em um guichê de qualquer estação ferroviária dos países signatários.
- Preencha seus dados pessoais na capa do passe.
- Antes de embarcar em qualquer trem, preencha a data da utilização no campo específico.
- Antes de embarcar em qualquer trem, preencha a origem, destino e horário do trem que irá utilizar.

A não obediência a esses procedimentos pode ensejar multa na hora da conferência das passagens.

Após esses procedimentos, embarque no trem sem qualquer burocracia. Caso haja alguma conferência de passagens, essa será feita a bordo com o trem já em viagem.

Alguns trens, como o TGV e Thalys, exigem reserva prévia. Ela pode ser feita em qualquer estação ferroviária signatária mediante o pagamento de uma taxa de reserva que irá variar de acordo com o percurso e classe utilizados.

Como são os trens

Existem diversas variedades de trens no sistema Eurail, mas podemos resumir nos três principais tipos.

- Os trens de alta velocidade, como o TGV, Thalys e ICE. São muito velozes, confortáveis e contam com vagão bar. Quem estiver viajando em primeira classe no TGV Lyria, por exemplo, terá direito a um serviço de bordo semelhante ao de uma companhia aérea em classe econômica.

Veja algumas fotos do TGV Lyria.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

- Os trens convencionais, como o IC. Não são tão rápidos como os de alta velocidade, mas ainda assim viajam a uma velocidade média superior a 160 km/h. São mais espaçosos e confortáveis que os de alta velocidade. A grande maioria está equipada com vagão restaurante completo. Os ICs operados pela empresa austríaca OBB, por exemplo, oferecem Wi-Fi gratuito.

Conheça o interior de um trem InterCity.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

- Os trens regionais, como o TER. São um pouco mais lentos, mas usados para ligar cidades pequenas aos hubs em percursos inferiores a uma hora, em geral.

Veja a foto de um TER.

Imagem

Conclusão

Adoramos atravessar a Europa de trem. Foi uma excepcional oportunidade de ver paisagens belíssimas enquanto nos deslocávamos entre as cidades de nosso roteiro. O conforto era tão grande que mesmo após horas de viagem não chegávamos cansados.

Vale muito a pena optar pelo trem para conhecer a Europa. Como o Eurail Pass o custo deste deslocamento ficará bem mais razoável.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Fabio Macedo.

O Falando de Viagem viajou pela Europa com o apoio de Eurail.

E você, já viajou de trem pela Europa? Utilizou o Eurail Pass? Em qual modalidade? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Título: Re: Eurail Pass: A melhor e mais prática forma de se locomover pela Europa
Mensagem não lidaEnviado: Qua Jun 04, 2014 11:51 am 
Sac------ Fábio... eu pensando que ia andar de Maria Fumaça na Europa... com aquele cheirinho de lenha e o apito fiuiiiii quando, depois de 275 horas de viagem, entre Paris / Roma....
Aí tu me vens que este tópico de trem bala....
Quem mora no Rio treme de medo de qualquer coisa que tenha "bala" no nome... :lol: :lol:
Show a reportagem, perfeita.. parabéns..
Vai me ajudar em muito no meu planejamento para o ano que vem... ;)

Título: Re: Eurail Pass: A melhor e mais prática forma de se locomover pela Europa
Mensagem não lidaEnviado: Qua Jun 04, 2014 11:57 am 
Dúvidas:
O passe que vc comprou, 10 dias, no período de 2 meses...
- Se eu saio de uma cidade à noite e chego noutra no dia seguinte, tendo a viagem durado apenas 8 horas... eles vão considerar 2 dias (saída num dia, chegada noutro) ou apenas 1 dia (8 horas, são menos que 24 horas ) ???
- O número de países deste teu passe é ilimitado ???
- Dentro do mesmo dia, eu posso viajar por várias cidades, tipo chegar em Roma num dia e neste mesmo dia partir para Veneza (se em Veneza for servida por estes trens) e eles vão considerar 1 dia apenas ???

Mensagem não lidaEnviado: Qua Jun 04, 2014 12:00 pm 
Eu ainda não viajei de trem pela Europa, mas cada vez tenho mais vontade. Ficou bem completa a matéria!

Mensagem não lidaEnviado: Qui Jun 05, 2014 12:02 am 
Sou frustrada por ainda n ter tido a experiência de viajar de trem pela Europa!

Achei um mááááááximo esse! outro nível em....

Mensagem não lidaEnviado: Qui Jun 05, 2014 1:12 am 
Zardox, respondendo suas perguntas.

- O que vale eh o horario de partida. Se voce saiu as 23:59 de 5/6 deve marcar 5/6 e isso valera ate o fim daquele trecho. Mas se voce for fazer uma conexao para prosseguir viagem tera que marcar 6/6 ao pegar o trem seguinte.

-Existem diversas modalidades de combinacao de paises. No meu caso a limitacao era de 10 dias em um periodo de 2 meses, mas sem limite de paises.

-Ao marcar 5/6 voce podera usar quantos trens desejar naquela data. Para ir de Munique a Annecy eu tive que pegar 4 trens.

Mensagem não lidaEnviado: Qui Jun 05, 2014 9:12 am 
Vlw Fábio...
Parabéns pelo tópico... trabalho de profissional...
Eu tentando conciliar as férias da família para ver se em jul/ago do ano que vem nós façamos uma turnê pela Europa...
A "pesquisa de opinião" com as 5 pessoas da família, estava em 4 x 1, sendo o 1 meu voto por viajar de avião...
Mas.. a sua reportagem está me fazendo refletir melhor.. de repente, trajetos noturnos, inter países, nós consigamos maximizar os dias da viagem... deve ser uma coisa maravilhosa vc começar o seu primeiro gole de café da manhã num país, e terminar o último em outro.. com a paisagem ao fundo...
Só uma última dúvida: os trens balançam por causa da velocidade ou rolam suave ???

Mensagem não lidaEnviado: Qui Jun 05, 2014 10:16 am 
Obrigado Zardox .

Eu acho melhor optar por um roteiro entre paises contiguos e nao precisar passar a noite em trem. Se voce elaborar um roteiro inteligente passara poucas horas por dia em um trem. No meu caso, meu roteiro era determinado pelas parcerias que precisavam ser visitadas e por isso alguns trajetos longos demais.

Exemplos de distancia:

Paris - Bruxelas : pouco mais de uma hora
Munique- Zurich : 3 horas
Budapeste - Viena : 2 horas
Geneve - Paris : 3 horas

E isso eh distancia de centro a centro. Voce embarca e desembarca em regioes centrais das cidades.

Quanto ao balanco, em algumas curvas eh possivel sentir algum balanca, mas em 99% do tempo eh bem estavel e nunca vi caso de pessoas enjoando.

Mensagem não lidaEnviado: Qui Jun 05, 2014 10:38 am 
Vlw..

Mensagem não lidaEnviado: Qui Jun 05, 2014 11:02 am 
No tempo em que morei na Suíça viajava de trem praticamente todo final de semana.

É uma viagem gostosa de fazer. Além do conforto, que é maior que em um avião, pode-se apreciar a paisagem.

Eu não faria Lisboa-Viena de trem... é muito chão... mas distâncias como Genebra-Paris são totalmente factíveis. De avião leva-se 1h10min entre essas duas cidades, mas se somarmos a isso o tempo que gastamos chegando mais cedo no aeroporto para fazer check-in, despachar bagagem, taxiar no pátio, ir do CDG ao centro de Paris e possíveis atrasos do vôo, mais do que compensa gastar 3 horas em um trem.

Tópicos Relacionados      Respostas 
Viagem de trem pela Europa usando o Eurail Pass

em Destinos - Europa

Última mensagem Sex Jun 16, 2017 3:46 pm GabrielDias Ver última mensagem

6

Uber x Cabify x Táxi: como se locomover mais barato em Santiago do Chile?

em Como se locomover em Santiago do Chile

Última mensagem Seg Out 16, 2017 4:44 pm GabrielDias Ver última mensagem

6

MasterCard Black não oferecerá mais o Priority Pass?

[ Ir para página: 1, 2 ]

em MasterCard

Última mensagem Qui Jul 20, 2017 7:55 pm Ajudante Ver última mensagem

14

Onde se hospedar em um mochilão pela Europa

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Destinos - Europa

Última mensagem Seg Mar 20, 2017 10:15 am AdrianoV Ver última mensagem

13

Vídeo: Mochilão pela Europa 2017

em Destinos - Europa

Última mensagem Seg Mar 20, 2017 10:09 am AdrianoV Ver última mensagem