1000 lugares para conhecer antes de morrer: Lençóis Maranhenses

Guias e troca de informações sobre o estado do Maranhão

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Dom Jun 02, 2013 11:44 am
Imagem

Vamos para outro destino daqueles que precisam ser conhecidos, de preferência o quanto antes: os Lençóis Maranhenses, como o próprio nome diz, no estado do Maranhão. Fui em 2011 e me perguntei porque eu nunca tinha ido antes. É desses lugares únicos, inesquecíveis e arrebatadores.

Assim como Fernando de Noronha, a região também faz parte de um Parque Nacional, formado por 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Apesar da região se parecer com um deserto, chove na região, e é justamente graças às chuvas que se formam as lagoas, uma das melhores coisas ao se visitar esse paraíso.

Como chegar

Para chegar aos Lençóis Maranhenses, é preciso pegar um voo para São Luís, capital do Estado do Maranhão. Você pode optar por incluir essa cidade em sua visita, ou ir direto para os Lençóis.

Se estiver sem carro, existem várias empresas que fazem o transfer de São Luís para os Lençóis Maranhenses, o seu hotel em São Luís terá uma série de opções de transfer para te oferecer e também fará o agendamento. O transfer pega você em seu hotel e deixa você em seu hotel ou pousada em Barreirinhas. Normalmente, eles procuram incluir um pacote com hospedagem, mas você não é obrigado a fechar com a hospedagem.

Se preferir ir de ônibus de linha, a empresa de ônibus Cisne Branco faz a linha São Luís x Barreirinhas. Barreirinhas é a cidade base para conhecer os Lençóis Maranhenses. A viagem dura cerca de 4 horas.

[html]
<iframe width="600" height="400" frameborder="0" scrolling="no" marginheight="0" marginwidth="0" src="https://maps.google.com.br/maps?f=d&source=s_d&saddr=S%C3%A3o+Lu%C3%ADs+-+Maranh%C3%A3o&daddr=barreirinhas&geocode=FVVi2f8ddu5b_Sl7uDp0jYP2BzH-EyJ4ZJQNRA%3BFVv31f8d15Fy_Sn_KeMjyh_yBzHOFa_UOYwVRg&aq=0&oq=sao+lu%C3%ADs&sll=-2.869506,-43.596058&sspn=1.023177,2.113495&hl=pt-BR&mra=ls&ie=UTF8&ll=-2.869506,-43.596058&spn=0.67769,1.545697&t=m&output=embed"></iframe><br /><small><a href="https://maps.google.com.br/maps?f=d&source=embed&saddr=S%C3%A3o+Lu%C3%ADs+-+Maranh%C3%A3o&daddr=barreirinhas&geocode=FVVi2f8ddu5b_Sl7uDp0jYP2BzH-EyJ4ZJQNRA%3BFVv31f8d15Fy_Sn_KeMjyh_yBzHOFa_UOYwVRg&aq=0&oq=sao+lu%C3%ADs&sll=-2.869506,-43.596058&sspn=1.023177,2.113495&hl=pt-BR&mra=ls&ie=UTF8&ll=-2.869506,-43.596058&spn=0.67769,1.545697&t=m" style="color:#0000FF;text-align:left"></a></small>
[/html]

Onde ficar

Barreirinhas, como dissemos, é a cidade base para conhecer a região. A cidade oferece bastante opções de hospedagens, algumas no próprio centro da cidade, outras às margens do rio Preguiças. Em geral são as pousadas e hotéis às margens do rio que possuem a melhor estrutura.

Barreirinhas e o rio Preguiças.
Imagem

Mas os Lençóis Maranhenses não se resumem à Barreirinhas. Destinos como Santo Amaro (onde foi gravado o filme nacional "Casa de Areia", com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres), Atins e Caburé também são boas opções para quem procura um pouco mais de sossego e isolamento. Nesses destinos, é possível realmente ter aquela experiência de descobrimento, de estar num lugar que parece que ninguém mais passou e que parece ser somente seu.

Como circular

Em Barreirinhas, existem diversas empresas que oferecem passeios pela região. Os passeios são feitos em carros de tração 4x4, já que para chegar nas lagoas os caminhos não são muito acessíveis. Dunas, buracos, lama e atolamentos são comuns na região.

Exemplo de um dos caminhos de acesso aos Grandes Lençóis, no pôr do sol.
Imagem

O que fazer

Os passeios duram, na maior parte, apenas meio período, como os passeios até a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita. No caso da Lagoa Azul, depois de 1 hora de estrada (estrada na verdade é uma força de expressão), chegamos nos Grandes Lençóis, região em que as dunas estão sempre em movimento. A partir daí, descemos do carro e fazemos um circuito a pé, de cerca de 1 hora.

Imagem

As lagoas não são permanentes, somente na época após as chuvas é que é possível encontrá-las. Caso você não vá nessa época, somente irá encontrar as dunas e os leitos vazios desses paraísos.

Nesse passeio, a única lagoa permanente é a Lagoa dos Peixes. As demais, porém, Lagoa Azul, Lagoa Esmeralda e Lagoa da Preguiça (é a primeira do percurso, e a melhor opção para os preguiçosos que não querem fazer o resto do percurso de 1 hora pelas outras lagoas) são mais bonitas e encantadoras. A cor e a transparência das águas impressionam, bem como o cenário emoldurado pelas dunas.

Lagoa Esmeralda:
Imagem

Mas é possível andar um pouco pelas redondezas e encontrar diversas outras lagoas de diversos tamanhos, e muitas delas desertas. Mas procure não se afastar muito do caminho seguido dos guias, para não se perder pelas dunas.

Outro passeio visita a Lagoa Bonita e é famoso pela opção de ver o pôr do sol.

Imagem

Para variar um pouco, um passeio pelo rio Preguiças, que dura o dia inteiro, percorre esse rio, passando por estreitos canais, por entre a vegetação típica do local, como os buritis, e fazendo três paradas. Os passeios são realizados em barcos chamados voadeiras, cuja maior característica são a alta velocidade.

Rio Preguiças, um gostoso passeio de voadeira:
Imagem

Nos Pequenos Lençóis, mais um pouco de dunas e lagoas, mas aqui elas são fixas. A parada é no povoado de Vassouras, onde há um ponto de apoio em que a interação com animais é a maior atração.

Na próxima parada, em Mandacaru, o imperdível é subir o farol e ter uma visão incrível da foz do rio e de toda a região. É preciso um pouco de fôlego para subir os degraus em espiral, mas vale a pena.

Farol Preguiças:
Imagem

Na última parada, em Caburé, o passeio encontra o mar e o visitante pode curtir uma praia extensa, ou simplesmente almoçar e relaxar à beira do rio. Praia ou rio, fica a sua escolha.

Logo em frente a Caburé, do outro lado do rio, está Atins, um lugar imperdível que vale um ou dois dias de hospedagem.

No canto do Atins, por exemplo, você tem o contato com diversas dunas e lagoas, mas também com o camarão da Luzia, famoso e prestigiado na região e por todos que já provaram. E em Atins também está a Lagoa Verde, também uma das poucas permanentes nos Lençóis.

Lagoa Verde, em Atins, uma das poucas permanentes dos Lençóis.
Imagem

Quando ir

A melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses é após o período de chuvas, que vai até junho. A partir dessa época, e até setembro, você irá encontrar as lagoas cheias e esse paraíso na sua melhor forma. Mas nada é infalível. Infelizmente no ano passado, não choveu o suficiente e os visitantes encontraram, mesmo nessa época após as chuvas, as lagoas vazias.

Portanto, para quem for e encontrar essas lagoas cheias e irresistíveis, terá a certeza de estar num lugar único, num momento único e privilegiado. Aproveite.

Imagem

Planeje sua viagem pelo Brasil

Selecionamos empresas com os melhores preços e totalmente confiáveis para te ajudar em todas as etapas.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.

Boa viagem!

E você, já conhece? Tem alguma dica? Como foi sua experiência? Não deixe de comentar e compartilhar suas experiências ou expectativas sobre esse mais esse dos 1000 lugares para conhecer antes de morrer. Que bom que muitos deles estão no Brasil, não é?
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41506
Dom Jun 02, 2013 11:46 am
O visual é realmente incrível, lindo.
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
leocabral Mensagens: 423
Dom Jun 02, 2013 11:53 am
Fui a cerca de 5 anos atras, realmente o visual muito bonito, porem e um passeio cansativo hehe... bem para os adeptos do eco turismo.

E Sao Luis tem um centro historico bonito de se ver.
dpalma Mensagens: 1891
Dom Jun 02, 2013 12:32 pm
Fora a passagem Rio - São Luiz- Rio, quais são os gastos médios com estadia e transfer?
http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
EuSimplyMaria Mensagens: 78
Dom Jun 02, 2013 11:57 pm
Depois de fazer algumas viagens e conhecer alguns países e culturas, de uns quatro anos para cá venho acalentando o desejo e a vontade de conhecer o Brasil...
Os Lençóis Maranhenses acabaram de entrar para essa lista de viagens. Obrigada Fábio Pastorello por nos brindar com fotos tão bacanas e inspiradoras.
Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Seg Jun 03, 2013 9:58 pm
fabiopastorello escreveu:O visual é realmente incrível, lindo.
Com certeza.
leocabral escreveu:Fui a cerca de 5 anos atras, realmente o visual muito bonito, porem e um passeio cansativo hehe...
Que isso, subir e descer as dunas é moleza... rs. Realmente, é um pouco cansativo. Mas nada como uma paisagem linda pra servir de motivação.
Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Seg Jun 03, 2013 10:09 pm
dpalma escreveu:quais são os gastos médios com estadia e transfer?
Olá, @dpalma. Os passeios saem por volta de R$ 50,00 cada, bem como o transfer de São Luís para Barreirinhas. O passeio do rio Preguiças sai um pouco mais caro, pois é de dia inteiro, na época que fomos saía por R$ 60,00. A hospedagem lá não é cara, os preços são os mesmos operados no resto do país. Outros gastos como alimentação também não fogem do padrão, há opções de restaurantes para todos os bolsos. Abs.
Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Seg Jun 03, 2013 10:12 pm
EuSimplyMaria escreveu:Depois de fazer algumas viagens e conhecer alguns países e culturas, de uns quatro anos para cá venho acalentando o desejo e a vontade de conhecer o Brasil...
Os Lençóis Maranhenses acabaram de entrar para essa lista de viagens.
Que máximo. Fico feliz de ter motivado a sua viagem. Eu procuro sempre alternar destinos internacionais com nacionais, assim satisfaço esse desejo de conhecer outras culturas mas também conhecer melhor o meu Brasil. E com certeza os Lençóis Maranhenses está entre uma das melhores viagens que eu já fiz por aqui. Abs.
dpalma Mensagens: 1891
Ter Jun 04, 2013 1:44 am
Fáctivel. Porém quem é professor não se dá muito bem nessa.
http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;



Booking.com

Voltar para “Maranhão”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio