Paraíba: Mar verde esmeralda e praias paradisíacas

Guias e troca de informações sobre destinos no estado da Paraíba.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Sáb Fev 27, 2016 9:21 am
Paraíba: Mar verde esmeralda e praias paradisíacas

Imagem

Um estado pequeno, com aproximadamente 56 mil quilômetros quadrados e 130 quilômetros de litoral, mas que abriga praias paradisíacas, sendo muitas delas desertas e perfeitas para você aproveitar com exclusividade. Pode ser que você ainda não tenha escutado muito sobre a Paraíba, mas ao ler as nossas matérias e ver as fotos temos certeza que desejará viajar para lá o quanto antes.

Tons de verde esmeralda, piscinas naturais com uma enorme biodiversidade, pôr do sol no rio de tirar o fôlego, clima aconchegante, hotéis confortáveis e preços justos são alguns dos motivos que tornam a Paraíba um sucesso para as férias, principalmente em época de real desvalorizado.

Começamos nossa viagem desembarcando no Aeroporto de Recife, que fica apenas 2 horas de João Pessoa. Parece estranho, mas os preços das passagens normalmente são mais baixos em relação aos valores das passagens para o Aeroporto de João Pessoa, além de haver mais voos diários e diretos de várias cidades do Brasil. Sugerimos que quando for reservar sua passagem verifique antes essa alternativa, já que em algumas conexões perde-se muito tempo, então mesmo desembarcando em Recife e tendo as duas horas de deslocamento, os fatores de tempo e custo-benefício podem ser bem atraentes e até mesmo em termos de evitar voos com conexões.

No próprio aeroporto, alugamos o carro com a Foco Aluguel de Carros, uma locadora que possui unidades em algumas capitais do Brasil, oferece preços competitivos e boa frota de carros. Com eles é possível até mesmo retirar o carro em um aeroporto e devolver em outro, o que é ideal para quem pretende fazer um road trip pelo Nordeste.

Imagem

Seguimos para João Pessoa pela BR-101, que está com pista dupla e boas condições (exceto em um pequeno trecho na saída de Recife), e logo chegamos ao nosso primeiro hotel, o Nord Luxxor Tambaú, que foi inaugurado há apenas 4 meses, fica bem em frente à praia de Tambaú, possui ótimo serviço e boa infraestrutura com piscina de borda infinita, academia e restaurante. Com certeza uma das melhores opções na cidade!

Imagem

Imagem

Imagem

A localização do hotel é mais do que privilegiada, no melhor bairro da cidade, onde é possível ir andando a diversos restaurantes pela orla e visitar feiras artesanais. Para ir à praia, basta atravessar a rua.

Entre as praias de Tambaú e Cabo Branco fica o letreiro Eu Amo JAMPA, que hoje é parada obrigatória dos turistas.

Imagem

O primeiro dia da viagem normalmente é para descansar, então aproveitamos para caminhar pela orla, curtir um final de dia na praia de Tambaú e ainda um pouquinho da piscina do hotel.

Nesse dia, nosso jantar foi no sofisticado restaurante NAU Frutos do Mar, que como o nome já diz é especializado em frutos do mar. Escolhemos o Camarão NAU e a sobremesa de mesmo nome. É bom fazer reserva, pois há sempre fila de espera, já que a comida é espetacular.

Imagem

Imagem

O dia no Nordeste começa bem cedo e sol aparece às 5:30, então se quiser ver esse espetáculo, terá que madrugar, mas valerá muito a pena! Vimos ele nascer da cobertura do nosso hotel, mas na própria praia se vê ele aparecendo lindamente.

Imagem

Começamos bem nosso dia com o café da manhã do Nord Luxxor Tambaú. E se pelas fotos já é de babar, pessoalmente é ainda melhor. Tapiocas, bolos, frutas, sucos, pães variados, iogurte e ovos são algumas das saborosas opções, para você começar o dia muito bem.

Imagem

Imagem

Terminando o café, pegamos o carro e reservamos o dia para explorar as praias do litoral Norte. Passamos pelas praias: Bessa, Intermares (onde há o Projeto Tartarugas Urbanas), Poço, Camboinha, Formosa, e fomos até o final de Cabedelo, onde há o Forte de Santa Catarina. De lá retornamos e fomos fazer o passeio à Ilha de Areia Vermelha, onde a embarcação saiu da praia do Poço (em Cabedelo). Fizemos o passeio com a Cibelly Bar.

O passeio leva até um banco de areia com a cor avermelhada e lá você pode tanto aproveitar a praia no meio do mar, como mergulhar com snorkel no banco de corais que há nas redondezas. A água no dia estava turva, mas conseguimos ver muitos peixes.

Imagem

Imagem

Após o retorno do passeio, fomos almoçar no Cibelly Bar, um bar/restaurante que também fica na praia do Poço. Lá apenas relaxamos, curtimos bastante aquela praia que parecia mais um Caribe e experimentamos saborosíssimos frutos do mar.

Imagem

Imagem

Se puder, reserve um dia inteirinho para essa praia, pois é maravilhosa, e com a estrutura de restaurante fica ainda mais perfeita!

Imagem

No final da tarde fomos para a praia do Jacaré, que fica às margens do Rio Paraíba (10 minutos de carro da praia do Poço), e em um passeio de catamarã apreciamos um belo pôr do sol junto com apresentações de danças típicas que alegram a todos. Para fechar o momento, todos ainda assistem ao Bolero de Ravel, onde um saxofonista, o famoso Jurandy do Sax, aparece em um barzinho e calmamente anda envolta dos barcos dando seu espetáculo junto com o sol saindo. Um momento muito bonito!

Imagem

Imagem

Na praia do Jacaré há uma pequena vila com restaurantes e feira de artesanato, então se quiser conhecer, se programe para chegar um pouco antes do passeio.

À noite fomos jantar no restaurante Canoa dos Camarões, que também é uma ótima pedida para o almoço. Como o próprio nome já diz, é especializado em camarão e além das opções à la carte, há rodízio com 13 tipos de pratos que levam camarão. Vá com fome, pois lá você comerá bastante e muito bem.

Imagem

Imagem

Nosso terceiro dia na cidade começou e fomos bem cedinho fazer o passeio de barco para conhecer as Piscinas Naturais do Seixas, pois esse passeio depende diretamente da tábua de maré, e por isso não ocorre todos os dias e seus horários também são de acordo com a altura da maré.

Para esse passeio, sugerimos que entre em contato também com o Cibelly Bar, que irá te auxiliar bem em relação aos dias e horários.

A embarcação sai da praia de Tambaú, bem pertinho do nosso hotel, e segue pela praia de Cabo Branco até chegar às piscinas do Seixas, que são verdadeiros bancos de corais bem preservados e com riquíssima biodiversidade. Você não vai querer ir embora!

Há também a opção de andar de caiaque, para quem não quer mergulhar.

Imagem

Imagem

Como o passeio começou cedo, também voltamos cedo e fomos almoçar bem pertinho da praia, no restaurante Marítimos. No horário de almoço o restaurante oferece um excelente buffet, como grande variedade e opções deliciosas. Se preferir ir no jantar, há opções à la carte.

Imagem

Imagem

Terminamos o almoço e seguimos para o litoral Sul da Paraíba. Na despedida de João Pessoa, fomos até ao farol de Cabo Branco para ver a vista.

Imagem

Seguimos até a praia de Tabatinga, para nos hospedarmos no Nord Luxxor Tabatinga, um hotel com vista panorâmica e espetacular para as falésias da praia. A proposta desse hotel é mais relaxante e embora pareça ser voltado para casais, ele é bem estruturado para receber famílias.

Imagem

Imagem

Imagem

A praia de Tabatinga é simplesmente paradisíaca e deserta. Não há estrutura de restaurantes, mas você pode utilizar os serviços do próprio hotel. Além disso, a praia seguinte, onde é possível chegar caminhando, é a praia de Coqueirinho, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Lá há barracas de praia para alugar, restaurantes e um mar que parece uma piscina de tranquilidade.

Imagem
Praia de Tabatinga.

Imagem
Praia de Coqueirinho.

Imagem
Praia de Coqueirinho.

Nessa tarde nos dividimos entre essas duas praias e ainda aproveitamos a piscina do hotel, onde fechamos a noite jantando no restaurante do próprio hotel.

Imagem

Nosso último dia na Paraíba chegou e aproveitamos para conhecer as outras praias da Costa do Conde, no litoral Sul. Fomos para Jacumã, que tem mais o estilo de praia de pescadores. Estrutura de bares mais rústica e com aquela cor de mar bem verde. É a de mais fácil acesso e a mais urbana da região também.

Imagem

Em seguida fomos conhecer a praia de Carapibus, que fica bem ao lado, mas é um pouco diferente, pois uma parte dela possui belas formações que parecem argilas que terminam no mar. Como a maré estava alta, não conseguimos explorar melhor essa praia, mas já nos deixou com vontade de voltarmos.

Imagem

Por último terminamos na praia de Tambaba, que, aliás, em nossa opinião foi a mais imperdível de todas, pois já ao chegar há um mirante onde todos se deparam com uma beleza estonteante das falésias. Ficamos até sem palavras para descrever o que vimos. É lindo, perfeito e só pela vista já compensa a visita.

Nessa praia há um espaço reservado para nudismo, pois ela foi a primeira praia oficial para naturalismo no Nordeste, mas há lugar também para os banhistas e os aventureiros que procuram por trilhas ou mesmo surf. Há uma pequena taxa cobrada para acesso de carro (R$5,00), mas que será só um pequeno detalhe diante da beleza que te espera.

Imagem

Imagem

Impossível não se apaixonar pelas praias da Paraíba, em especial pelas do litoral sul, que são belíssimas e fazem qualquer pessoa se encantar. O ideal é mesmo curtir uma praia por dia, durante pelo menos uma semana, pois você poderá relaxar, curtir a ótima gastronomia, realizar passeios interessantes e assistir diariamente ao nascer do sol no oceano.

Alugue um carro, acorde cedo, separe o protetor solar e conheça este incrível pedaço do Nordeste.

Boa viagem!

Texto e fotos: Patricia Lemos.

E você, conhece o litoral da Paraíba? Qual foi seu roteiro? Quanto praia mais gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sáb Fev 27, 2016 11:46 am
Matérias como essa despertam ainda mais meu interesse de desbravar nosso Brasil que tem uma costa maravilhosa!

Muito bom aprender mais sobre a Paraíba! Praias paradisíacas = destino perfeito para mim!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Fev 27, 2016 11:55 am
Impossível não ter vontade de ir vendo essas fotos!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Fev 27, 2016 1:12 pm
As praias sao lindas. Mas queria saber mais sobre infraestrutura turistica. Como eh e se ha seguranca.

AndBrag Mensagens: 281
Sáb Fev 27, 2016 8:19 pm
Na minha humilde opinião, as melhores praias do Brasil, junto com Jericoacoara e Fernando de Noronha. Sou bem suspeito, pois sou casado com uma paraibana. E o FDV mostra em matérias como essa porque é meu favorito. As dicas são o que minha esposa e qualquer outro paraibano dariam. Meus parabéns pela matéria e pelas fotos.

Fabio, não posso opinar muito sobre infraestrutura turística ou hoteleira, já que temos família lá. Mas sobre segurança, é meio hard. Arrastões, assaltos de dia, etc. são raros de acontecer, mas evitar ao máximo andar em regiões vazias, principalmente à noite, me parece bastante prudente, inclusive porque vários assaltos terminam em latrocínio. Mas acredito que para quem vai se hospedar na orla o risco é bastante reduzido se for comparar com a região onde minha sogra vive, por exemplo. Nas praias você pode se sentir seguro.

Patricia Mensagens: 2384
Dom Fev 28, 2016 9:42 am
Fábio, eu gostei demais da Paraíba e com certeza voltarei logo. Diversas vezes me viram com a câmera na mão e me avisaram para tomar cuidado... E também não andar a pé em algumas ruas na parte da noite.Mas em nenhum momento me senti insegura.
Quanto a estrutura - gostei da da cidade e dos restaurantes. Voltei de lá já indicando o destino ;-)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Fev 28, 2016 5:10 pm
AndBrag e Patricia, obrigado pelas respostas!

Avatar do usuário
Tigerlies Mensagens: 428
Dom Fev 28, 2016 8:21 pm
Quero visitar! Acompanhei a viagem do FDV pelo Instagram, fiquei com vontade, rsrs..

karllam2391914534 Mensagens: 1
Qua Mar 02, 2016 9:06 pm
Show a resportagem,materia!

As praias da Paraiba são referencia na cidade.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mai 21, 2016 6:06 pm
Em julho vale a pena ir também? Meus tios estão querendo saber.





Booking.com

Voltar para “Paraíba”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio