Aracaju: a bela e hospitaleira capital sergipana

Guias e troca de informações sobre o estado de Sergipe.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Dom Mar 15, 2015 9:35 am
Imagem

Aracaju é a bela capital do estado de Sergipe. Fundada em 1855, a cidade foi a segunda capital brasileira projetada. Suas ruas foram construídas de modo a desembocarem no Rio Sergipe. Seu nome é a conjunção das palavras "arara" e "caju" ou "cajueiro das araras".

Dona de um extenso e lindo litoral, sempre aquecida e iluminada pelo sol nordestino e refrescada por uma constante e agradável brisa que sopra do mar, Aracaju é habitada por um povo simpático e muito hospitaleiro, sempre disposto a ajudar o turista.

A cidade não é grande, possuindo apenas 630 mil habitantes, e por isso mesmo é uma das mais aconchegantes e tranquilas capitais nordestinas. Um lugar ideal para quem busca relaxamento e diversão em família, pois a cidade é também considerada a capital mais segura do Nordeste.

Não é difícil se encantar com seu povo, sua cultura e sua culinária. Isso para não falar das belíssimas praias. Em nossa viagem ao destino quatro dias tivemos a oportunidade de experimentar um pouco de cada uma dessas coisas.

Ficamos hospedados na Orla de Atalaia, no novíssimo ibis budget Aracaju. O hotel recém inaugurado oferece, além da excelente localização, uma ótima relação custo-benefício. É perfeito para famílias que buscam curtir as praias sergipanas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nosso quarto, assim como muitos outros, tinha vista para o mar. Imagine acordar e dar de cara com essa vista!

Imagem

Atalaia, com sua enorme praia, suas áreas de lazer, seu oceanário e seus inúmeros bares e restaurante nos encantou como lugar bonito e tranquilo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O destaque fica por conta da famosa Passarela do Caranguejo, que ferve, principalmente nas noites dos finais de semana.

Imagem

Seus bares dos mais diversos estilos ficam lotados por um público eclético, de todas as idades, que procura se divertir e degustar os mais diversos pratos à base de frutos do mar, especialmente o mais emblemático da cidade: o caranguejo.

Aracaju também oferece opções para o público que busca uma gastronomia mais elaborada e requintada. Bem ali, na Praia de Aruanã, o restaurante Sollo, comandado pelo chef Marcelo Brito, que trabalhou no Gero de São Paulo, oferece um delicioso menu fusion mediterrâneo-sergipano.

Imagem

Imagem

O centro da cidade também tem muito a oferecer. Vale uma visita à igreja de Santo Antônio, na colina de Santo Antônio, o ponto mais elevado da cidade.

Imagem

Depois disso é recomendado um roteiro a pé pelo centro histórico. Primeiro uma visita ao tradicional Mercado Municipal. Ele é dividido em duas áreas, uma de produtos típicos utilizados na alimentação local e outra com produtos de artesanato voltados para os turistas. O ideal é conhecer ambos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Caminhamos mais um pouco pela margem do Rio Sergipe e chegamos à chamada Ponte do Imperador, que possui esse nome pois foi onde D. Pedro II desembarcou quando visitou a cidade.

Imagem

Na praça em frente encontra-se o Palácio do Governo, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e Palácio da Justiça.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Atrás do Palácio do Governo está a praça onde fica localizada a catedral da cidade.

Imagem

Descendo mais um pouco e aproveitando o sol que faz brilhar as águas do Rio Sergipe, chega-se ao Museu da Gente Sergipana, com sua proposta interativa bem diferente do que estamos acostumados. As visitas são guiadas e inteiramente grátis. Uma excelente oportunidade de se aprender mais sobre Sergipe e seu povo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Muitos passeios podem ser feitos a partir da cidade. Desde a visita ao Canyon do Xingó até se conhecer a foz do Rio São Francisco.

Um dos mais interessantes e não muito distante é o passeio de catamarã pela Croa do Goré e Ilha dos Namorados. O barco parte pela manhã da Orla do Pôr do Sol e navega por algumas horas pelo Rio Vaza Barris, fazendo paradas em ambos os lugares.

Imagem

Imagem

A croa é um banco de areia no meio do rio que só aparece por algumas horas por dia, quando a maré está baixa. São colocadas mesas e cadeiras e um barco-restaurante atende os visitantes.

Quando a maré sobe a ilha desaparece e você pode continuar sentado tomando seu drink com água na altura da cintura.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já a Ilha dos Namorados está localizada próxima a foz do Rio Vaza Barris, bem próximo ao encontro com o mar. Suas praias de águas calmas e límpidas são um convite às famílias que desejam tranquilidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Apesar do passeio ser um pouco longe da zona hoteleira, empresas fazem o translado do seu hotel até o local, se encarregando de tudo, inclusive do ingresso no catamarã e o retorno ao hotel. Nós usamos e recomendamos a TopTur.

Imagem

Aracaju é um lugar perfeito para aqueles que procuram descanso ou buscam um destino tranquilo para curtir em família. Para quem tem esse perfil, achamos que a região da Orla do Atalaia é o melhor lugar para se hospedar. Além da praia e das áreas de lazer, a região possui muitas opções de alimentação. Nos hospedamos e recomendamos o ibis budget Aracaju, da Accor, que fica praticamente de frente para a praia e oferece conforto a preço justo.

Aracaju certamente é um daqueles lugares que você irá visitar e ficar com gostinho de quero mais na hora de ir embora. O lugar nos surpreendeu positivamente.

Boa viagem!

Texto e fotos: Fabio Macedo.

O Falando de Viagem visitou Aracaju a convite do ibis budget Aracaju.

E você, conhece Aracaju? Gostou de suas praias? E sua culinária? Conte para nós sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Mar 15, 2015 9:38 am
Excelente matéria, Fabio! Tinha outra visão de Aracaju, mas pela matéria percebi que é um destino bem interessante.

O ibis budget Aracaju parece mesmo um excelente custo-benefício.

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Dom Mar 15, 2015 12:57 pm
Passei o final de ano com a família em Aracaju. Posso afirmar com toda certeza que foi o mais tranquilo que já passei! A cidade recebe muitos turistas, mas não é aquela loucura. O trânsito flui, as coisas funcionam normalmente.

Fabio, também gostei da cidade!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Mar 16, 2015 9:44 am
Que linda a cidade e cheia de atrativos! Não conheço mas tenho a impressão que exploram pouco o turismo na região. Ou estou errada?

Fabio, eles são mesmo preparados para receber turistas?

Patricia Mensagens: 2384
Seg Mar 16, 2015 10:56 am
Ainda não conheço Aracaju e também adorei a matéria Fabio!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Mar 16, 2015 12:36 pm
Obrigado, gente.

Eu realmente tenho algums retricoes ao turismo interno, isso nao eh segredo. Mas Aracaju me surpreendeu.

Durante todo o tempo que estive por la, me senti seguro. Andei com minha camera pendurada no pescoco pela orla e pelo centro. Algo que jamais faria em cidades como Rio, Sao Paulo ou Salvador.

O custo para o turista eh bastante atrativo, seja para hospedagem, deslocamento ou alimentacao.

A cidade eh incrivelmente calma e tranquila, para uma capital.

A hospitalidade do povo dispensa comentarios. Eles se desdobram para agradar o turista.

Juliana, respondendo sua pergunta: Nao. Como em quase todo o Brasil, sobra simpatia e falta treinamento. Por isso vale a pena se hospedar em um hotel de rede como foi o caso do ibis budget.

O treinamento dado aos funcionarios por redes, principalmente as internacionais, faz a diferenca.

Mas certamente aprovei a cidade e acho um destino otimo para familias ou para quem realmente quer descansar, sem muito agito.

Certamente voltaria lah com minha familia.

MarceloOPS Mensagens: 233
Seg Mar 16, 2015 1:02 pm
Excelente matéria, parabéns.

Uma pena que grandes cartões postais, principalmente os do centro, como a ponte do imperador estejão mal cuidados.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Mar 16, 2015 2:57 pm
Marcelo, infelizmente ateh o arcos de Atalaia tinham pichacoes. Mas essa falta de cuidado nao eh exclusividade de AJU.

MarceloOPS Mensagens: 233
Seg Mar 16, 2015 5:30 pm
Verdade Fabio, mas a ponte do imperador ainda acho ser o mais mal cuidado, simplesmente vergonhoso.
Amanhã é aniversário de Aracaju.





Booking.com

Voltar para “Sergipe”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio