Vale a pena mergulhar em Fernando de Noronha?

Guias e troca de informações sobre os destinos da ilha Fernando de Noronha
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Mar 06, 2019 9:15 am
Imagem

Fernando de Noronha é mundialmente conhecido por sua vida marinha, sendo considerado o principal ponto de mergulho do Brasil e um dos melhores do mundo. É quase que uma obrigação para quem vai desfrutar desse paraíso. Vale ressaltar que não é necessária experiência e até quem não sabe nadar pode mergulhar pela primeira vez em Noronha. O chamado "batismo" é especialmente programado para quem nunca mergulhou, quando um instrutor realiza um briefing com todas as instruções e te acompanha durante todo o mergulho.

Leia também: Fernando de Noronha | O destino mais cobiçado para uma lua de mel no Brasil

Normalmente, as embarcações saem do porto e o local do mergulho vai depender das condições ambientais. Se Noronha é lindo acima do mar, embaixo da água é de tirar o fôlego. Cardumes imensos, tubarões, arraias e tartarugas vão garantir que a sua viagem seja inesquecível. Para os praticantes de mergulho credenciados, há diversas opções e níveis técnicos diferentes. Os mergulhos na ilha vão de 5 metros de profundidade no porto, até os 60 metros no naufrágio da Corveta, como explicamos adiante.

Qual é a melhor época para mergulhar em Fernando de Noronha?

A melhor época para o mergulho é em meados de agosto, quando o mar se acalma e a água fica mais clara, contudo durante o ano inteiro a prática é possível. Nós mergulhamos em fevereiro e tivemos visibilidade superior a 50 metros.

Leia também: 6 passeios imperdíveis para você curtir em Fernando de Noronha

Intervalo entre o último mergulho e o voo

É importante frisar que é proibido mergulhar nas 24 horas que antecedem o voo de volta. O motivo para isso é porque a pressão dentro do avião normalmente é um pouco abaixo da pressão que estamos acostumados, e a pressão embaixo d’água é muito maior. Para evitar uma doença descompressiva essa regra básica tem que ser respeitada. Se programe para mergulhar nos primeiros dias de viagem e curtir as praias nos últimos dias.

Posso fazer um mergulho noturno?

Algumas operadoras também realizam mergulho noturno. À noite a cara do mar é outra, e é a hora que os peixes coloridos vão dormir e os predadores saem para a caça. Os mergulhos noturnos são sempre uma surpresa, onde podemos apreciar moreias à espreita de pequenos peixes, tartarugas dormindo e tubarões rondando as rochas.

Imagem

Entramos no mar ainda com alguma luz do dia, fizemos uma pequena penetração em uma caverna, e quando saímos já estava completamente escuro. Apenas sob as luzes das nossas lanternas o guia nos conduziu ao longo de um canal com muita vida marinha. Vale muito a pena!

Como é o mergulho no naufrágio da Corveta?

Desde o nosso curso de mergulho, ouvimos falar do naufrágio da Corveta em Fernando de Noronha. Esse mergulho sempre foi muito desejado e é tido como um desafio para os mergulhadores que vão para a ilha. Para isso, é necessário bastante experiência e autoconfiança. A maioria das operadoras pede um mínimo de 50 mergulhos logados, curso de especialização em mergulho profundo e em NITROX. Isso é necessário porque a corveta está a 60 metros de profundidade e para que o mergulho seja realizado com segurança é necessário fazer uma descompressão de cerca de uma hora.

Leia também: 10 dicas que você precisa ler antes de viajar para Fernando de Noronha

Esse é um mergulho técnico, onde é realizado uma espécie de "batismo" para mergulhadores que não tem o curso técnico para mergulhos superiores a 40 metros. O investimento também não é pequeno e o preço para esse mergulho gira em torno de R$ 1.900,00. São utilizadas 3 misturas de gases diferentes, Trimix (20% oxigênio; 20% hélio; 60% nitrogênio) para utilizar durante o mergulho, para a descompressão utilizamos NITROX 50% e depois um tempo de oxigênio 100%.

Também é importante ressaltar que Fernando de Noronha não conta com uma câmara hiperbárica funcionando, sendo assim no caso de uma doença descompressiva o atendimento será bastante difícil. Apesar dos riscos e dificuldades, nós seguimos adiante e foi uma verdadeira conquista em nossa carreira como mergulhadores. No momento em que avistamos a Corveta, rodeada de milhares de peixes, imensos cardumes de xaréu, barracudas, badejos enormes e arraias, todas as dificuldades foram esquecidas e o mergulho foi indescritível. Se você tem vontade de conhecer a Corveta e têm a experiência necessária, consulte as operadoras sobre disponibilidade, o quanto antes melhor. Como a logística para esse mergulho não é tão simples, as operadoras precisam de algum tempo de antecedência para programar tudo.

Pulseira NADA: meio de pagamento em Fernando de Noronha

Noronha tem um grande problema: realizar pagamentos com cartão de débito ou crédito. O sinal na ilha pode ser muito instável, então a comunicação pode falhar, e se isso acontece é impossível usar os cartões. Felizmente, foi criada a Pulseira NADA, que você carrega com dinheiro, via cartão, e pode usar em vários locais da ilha sem se preocupar com a falta de sinal. O novo método de pagamentos é uma excelente opção para você não precisar se preocupar com nada.

Leia também: Noronha sem dinheiro | Experimentamos a pulseira pré-paga NADA

Planeje sua viagem pelo Brasil

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Vale a pena mergulhar em Fernando de Noronha?

Sim, vale muito a pena! São mais de 20 pontos de mergulho que vão de naufrágios até paredões de corais, repletos de vida marinha, protegida pelo santuário do Parque Nacional. Se você tem interesse pelo fundo do mar, pode realizar o batismo, e certamente irá desejar mergulhar mais vezes. Para os experientes, é totalmente imperdível, e a ilha oferece várias opções de mergulho, sendo possível fazer uma viagem apenas focada em mergulho.

Boa viagem!

Texto e fotos: Daniel Gjorup.

O Falando de Viagem viajou para Fernando de Noronha a convite da Visa.

E você, conhece Fernando de Noronha? Fez mergulho? Com qual empresa? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Qui Mar 07, 2019 11:02 am
COM TODA CERTEZA DO MUNDO VALE A PENA MERGULHAR EM NORONHA.
Já mergulhei em alguns lugares pelo mundo e Noronha é um dos mais lindos.
Não mergulhei na Corveta, somente o meu marido.
Noturno se não me engano fizemos na região do porto.

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Mar 08, 2019 11:50 am
Que sonho essa foto do encontro com o tubarão! Meu sonhoooo! Quando fui para Noronha, mergulhei tentando encontrar um e não tive essa sorte!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Mar 13, 2019 2:47 pm
Já mergulhei em vários lugares do mundo mas confesso que Noronha tem meu coração. Que fundo do mar fascinante. Fiz meu batismo lá e depois voltei para fazer o curso completo com a Atlantis. Vale muito!

imovitz Mensagens: 358
Dom Mar 17, 2019 9:11 am
Estou indo pra lá agora em maio...
Já estou com 4 mergulhos agendados e 1 noturno.
Penso em fazer a Corveta tb...

Ayos0 Mensagens: 121
Dom Mar 17, 2019 10:34 pm
Na época que eu fui (já deve ter mais de 10 anos), eu só tinha o curso básico. Acabei fazendo o curso avançado com a Atlantis, pois fazendo o comparativo da quantidade de mergulhos do curso, saía bem mais barato que os mergulhos avulsos. Além de ter o certificado de avançado.

imovitz Mensagens: 358
Ter Mar 19, 2019 6:22 am
Sem dúvidas acaba valendo a pena, ainda mais pelo preço do mergulho....rs
Sem contar que, pra quem quer continuar mergulhando continuamente, o Avançado abre altos caminhos.





Booking.com

Voltar para “Fernando de Noronha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio