1000 lugares para conhecer antes de morrer: Fernando de Noronha

Guias e troca de informações sobre os destinos da ilha Fernando de Noronha
Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Ter Mai 14, 2013 10:45 am
1000 lugares para conhecer antes de morrer: Fernando de Noronha

Imagem

Continuando nossa série sobre os destinos citados no livro "1000 lugares para conhecer antes de morrer", de Patrícia Schultz (o primeiro artigo foi sobre Santorini, na Grécia), vamos abordar esse que é um destino sonhado pela maioria (senão todos) os brasileiros. Quem não conhece, sonha ir. Quem já conhece, quer voltar.

O arquipélago de Fernando de Noronha fica no meio do Oceano Atlântico, distante cerca de 390 km de Natal. Apesar de ficar mais próximo do Rio Grande do Norte, Fernando de Noronha pertence ao estado de Pernambuco.

Como Chegar

Os voos para Fernando de Noronha partem de Natal ou Recife. As companhias áreas que atualmente operam com esse destino são a Trip e a Gol. Se você não irá partir de Natal ou Recife e tem milhas para trocar, aproveite para trocar para um voo para Fernando de Noronha. Apesar do voo possuir escalas, você irá trocar pela viagem completa, e provavelmente é uma das viagens mais caras pelo Brasil.

Tão cara, que muita gente (inclusive eu) sempre cogita fazer uma viagem internacional ao invés de ir para Fernando de Noronha, já que você pode gastar menos indo para exterior. Mas é uma viagem que, mais cedo ou mais tarde, todo turista brasileiro irá fazer, então esqueça um pouco o dinheiro que irá gastar, faça suas economias e embarque já.

Arquipélago de Fernando de Noronha
Imagem

Sem querer desanimar, mas logo que você chega na ilha também é preciso pagar uma taxa de preservação ambiental, para o governo estadual, que é diária. A taxa é de R$ 45,60 por dia e por visitante, portanto considere que quanto mais tempo você ficar por lá, maior será o montante gasto.

Baía do Sancho, praia agora faz parte do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha.
Imagem

Recentemente, algumas praias foram transformadas em parque nacional, administrado pela Econoronha (empresa que também administra o parque em Foz do Iguaçu), então suas despesas aumentaram mais um pouco. É preciso pagar uma taxa para o parque de R$ 65,00, que vale para 10 dias de visita. Em função da implementação desse parque, algumas praias agora contam com estrutura de guarda-volumes e aluguel de equipamentos de mergulho, além de melhor acesso às praias. Estive por lá antes da administração da Econoronha, então ainda não conheci as novidades.

[html]
<iframe width="640" height="427" frameborder="0" scrolling="no" marginheight="0" marginwidth="0" src="https://maps.google.com.br/maps/ms?msa=0&msid=218358792085324292015.0004dc9aaa3665f546953&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-5.988024,-33.830424&spn=4.279052,2.825375&t=m&iwloc=0004dc9aaed727c6c1dc2&output=embed"></iframe><br /><small>Visualizar <a href="https://maps.google.com.br/maps/ms?msa=0&msid=218358792085324292015.0004dc9aaa3665f546953&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-5.988024,-33.830424&spn=4.279052,2.825375&t=m&iwloc=0004dc9aaed727c6c1dc2&source=embed" style="color:#0000FF;text-align:left">Fernando de Noronha</a> em um mapa maior</small>
[/html]

Onde Ficar:

Fernando de Noronha possui diversas opções de hospedagens. O melhor é ficar próximo da Vila dos Remédios, que é o centrinho de lá. Não que haja muita badalação à noite, somente o Forró na Praia do Cachorro (que fica a curta caminhada de distância da Vila dos Remédios), mas é melhor para sair à noite a pé mesmo, para escolher seu restaurante ou mesmo para circular pela tranquilidade da ilha. Mesmo que você alugue um veículo, saiba que o combustível lá é caro, então sempre que possível é melhor deixar o bugue parado e por os pés para trabalhar.

Vila dos Remédios.
Imagem

Mas nada fica muito distante por lá, e os bairros da Floresta Nova e Vila do Trinta também possuem boas opções de hospedagem que não ficam distantes do centro.

Os preços são um pouco diferentes do resto do Brasil. O preço de uma hospedagem simples, muitas delas em pousadas domiciliares, pode não corresponder em qualidade.

Como Circular:

Além dos passeios que são contratados nas agências de turismo, você pode alugar um bugue (mas tenha ciência de que o combustível lá é mais caro do que normal) ou ir de táxi para os destinos. Outra opção ainda é uma linha de micro-ônibus, que circula pela ilha, mas somente de hora em hora, então você perde tempo e flexibilidade, além de que para alguns destinos seja preciso ainda caminhar uns bons trechos até chegar na praia.

Sancho, frequentemente considerada a praia mais bonita do Brasil.
Imagem

O que fazer:

Em geral, quem chega na ilha já aproveita para fazer o Ilhatur, uma boa maneira de ter uma visão geral de Noronha. O passeio visita as famosas Baía do Sancho e Baía dos Porcos (sempre consideradas as melhores praias do Brasil), a praia Cacimba do Padre (onde você fica bem pertinho do Morro Dois Irmãos, ou Fafá de Belém para os íntimos), a Baía do Sueste (onde é possível mergulhar para observar tartarugas) e a região do porto (visitando o Buraco da Raquel, por exemplo, onde se tem belas vistas do arquipélago) e finalmente o pôr do sol no Mirante do Boldró.

Praia Cacimba do Padre.
Imagem

Pôr do Sol em Fernando de Noronha.
Imagem

Tartarugas podem ser vistas na Baía do Sueste e na praia próxima ao Porto.
Imagem

Outras opções de passeio são o passeio de barco, a praia do Atalaia (uma praia com uma piscina natural incrível, repleta de vida marinha), a praia do Leão (também frequentemente nas listas das melhores praias do Brasil), o mergulho ou batismo e circular pelas praias da ilha.

Praia do Atalaia.
Imagem

Imagem

Praia do Leão.
Imagem

Mesmo que você já tenha conhecido algum destino através do Ilhatur, vale a pena voltar e ficar mais tempo em cada destino, já que esses passeios guiados em geral fazem visitas apressadas pelos lugares.

Já que você está em Fernando de Noronha, é melhor conhecer bem todos os destinos, não é?

Quando ir:

Assim como outros destinos do Nordeste, faz sol o ano inteiro, mas no inverno brasileiro não fica frio, mas espere alguns dias com chuva. Da última vez fomos em julho e pegamos um pouco de chuva, mas também ótimos dias de sol. Portanto, se você for no inverno, considere ficar alguns dias mais, assim se chover em alguns períodos, você tem mais tempo para conhecer os lugares com o clima apropriado. Visitar uma praia com tempo nublado e num dia ensolarado são experiências completamente diferentes.

Visitantes se preparam para snorkeling na Baía dos Porcos.
Imagem

Enfim, apesar de todos os pesares (taxas e custos elevados de hospedagem, passagem aérea, alimentação e passeios), Fernando de Noronha é um destino imperdível, que definitivamente você precisa conhecer o quanto antes.

E você, já conhece? Tem alguma dica? Como foi sua experiência? Não deixe de comentar e compartilhar suas experiências ou expectativas sobre esse destino maravilhoso no Brasil.

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Mai 14, 2013 11:06 am
Belas fotos. Aposto que você usou filtro polarizador. ;)

Só uma observação: o Parque Nacional foi criado em 1988, então as praias fazem parte do parque desde aquele ano. O que mudou recentemente foi a concessão do serviço de apoio à visitação e cobrança de ingresso, que é feito pela Econoronha.

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Ter Mai 14, 2013 11:30 am
O lugar é simplesmente fantástico, destaque para a praia do Sancho e do Leão. O mergulho tbm é muito bom, visibilidade incrível. Mas quando fui acho que passei tempo demais, o lugar é ideal para ficar 3 ou 4 dias no máximo, fiquei 1 semana e acabei me arrependendo, vc começa a ver os problemas da ilha.

A ilha não tem infra-estrutura nenhuma, restaurantes fracos e tudo lá é muito extorsivo para o que oferece. A vila dos moradores é praticamente uma favela, pois devido a taxação do cimento, as casas são praticamente sem reboco. É nítido que toda a arrecadação das taxas altíssimas da ilha não ficam nela.

Mas é só mais um exemplo mal explorado de turismo no Brasil.

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Ter Mai 14, 2013 12:06 pm
falandodeviagem escreveu:Vou ali comprar minha passagem aérea e já volto!
hehehe... Mas é lindo mesmo, toda vez que eu vejo as fotos me dá vontade de voltar.

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Ter Mai 14, 2013 12:11 pm
baran escreveu:Só uma observação: o Parque Nacional foi criado em 1988, então as praias fazem parte do parque desde aquele ano.
Opa, valeu pela correção, @baran. Realmente, me confundi, a administração do parque é que foi concedida para a Econoronha recentemente. Abs.

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Ter Mai 14, 2013 12:16 pm
rodrigocesar escreveu:A ilha não tem infra-estrutura nenhuma, restaurantes fracos e tudo lá é muito extorsivo para o que oferece. A vila dos moradores é praticamente uma favela, pois devido a taxação do cimento, as casas são praticamente sem reboco. É nítido que toda a arrecadação das taxas altíssimas da ilha não ficam nela.
Concordo, Rodrigo. Os restaurante são fracos e os preços são extorsivos. Eles justificam pelo fato de ser uma ilha distante do continente, mas realmente tenho dúvidas se isso é justificável. Num caminho que fizemos da praia Cacimba do Padre até o Sancho, passamos por um lixão enorme e com água contaminada escorrendo para fora do lixão, bem próximo de paraísos como o Sancho e a Baía dos Porcos. Sem perdão, um função de tudo o que eles devem arrecadar.

dronconi Mensagens: 1372
Ter Mai 14, 2013 8:04 pm
Fui em 2005 em Lua de Mel, pretendo voltar com 10 anos de casado !! Lugar fantástico vendo as fotos realmente fez me voltar toda lembrança de Noronha !

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Ter Mai 14, 2013 8:32 pm
dronconi escreveu:Lugar fantástico vendo as fotos realmente fez me voltar toda lembrança de Noronha !
Que legal, espero que vocês tenham uma segunda lua de mel maravilhosa. Em Fernando de Noronha, com certeza será! Abs.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Mai 15, 2013 3:53 pm
Nossa, fiquei com mais vontade ainda de conhecer!
Fabio,
Quanto tempo acha o ideal para ficar lá?
Conseguiria chutar uma média de gastos em 1 semana lá (sem contar passagem aérea)?
Obrigado! ;)





Booking.com

Voltar para “Fernando de Noronha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio