Jangadeiros de Porto de Galinhas são guardiões do bioma de Maracaípe

Troca de informações sobre Porto de Galinhas.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Jul 20, 2018 8:10 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/JangadeirosPG.jpg]O passeio de jangada é bonito e interessante

Quem viaja à Porto de Galinhas busca férias perfeitas em um pequeno paraíso e não se decepciona, pelo contrário, se encanta. O sol brilha o ano inteiro, então todas as épocas são boas, mas o verão é o auge. Você pode viajar para curtir um simples final de semana, um feriado prolongado ou as merecidas férias. Depois de ir pela primeira vez, você sempre inventará uma desculpa para voltar, pois é impossível não se apaixonar.

Leia também: Porto de Galinhas | Sol, praia, calor, frutos do mar e diversão o ano inteiro

É preciso sempre preservar o paraíso. Do amanhecer ao pôr do sol, dezenas de jangadas deslizam no rio Maracaípe, em Porto de Galinhas, conduzindo turistas até o ponto de encontro entre a água doce e o mar do litoral sul pernambucano. Verdadeiro berçário de cavalos-marinhos, a região ocupa uma área de pouco mais de 15 hectares de manguezal e, desde 2017, transformou-se em um Parque Natural Municipal, por decreto da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano de Ipojuca.

O trabalho de conservação e preservação local tem uma forte atuação da Associação dos Jangadeiros do Pontal de Maracaípe (AJPM), que ordena os passeios pelo ecossistema local. Eles promovem, diariamente, a limpeza nas margens e no rio. Em determinados dias, chegam a retirar mais de 3,5 quilos de plásticos e latinhas.

Leia também: Passeio de Jangada no Pontal de Maracaípe

Outro desafio da AJPM é conter a devastação da cobertura vegetal, formada por raízes externas de plantas e árvores como coqueiros, cajueiros, mangabeiras e pitangueiras. Nos últimos oito anos, eles conseguiram reflorestar o equivalente a 1,5 milhão de metros quadrados. No dia a dia, os jangadeiros também se empenham em conscientizar os mais de 300 visitantes diários da região. O passeio de jangada dura em média 40 minutos. O roteiro permite identificar ainda crustáceos que habitam o manguezal, como ostras, caranguejos, siris, guaiamuns e aratus, e que servem de alimento para a comunidade local.

Tão importante quando viajar, é respeitar a natureza, e cuidar para que os destinos continuem sempre belos para receber as novas gerações.

Boa viagem!

E você, conhece Porto de Galinhas? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jul 23, 2018 11:29 am
É muito importante essa preservação. Que bom que os jangadeiros têm essa preocupação, pois se não cuidarmos perderemos algo valioso.





Booking.com

Voltar para “Porto de Galinhas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio