10 passeios que você precisa fazer em Istambul

Troca de informações sobre destinos na Turquia.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Mai 20, 2019 11:07 am
Imagem

Istambul é a maior cidade da Turquia e a quarta maior do mundo. O destino mescla influências europeias com asiáticas e o resultado é fascinante. Esta é uma viagem que oferece muita história, gastronomia incrível e visuais arquitetônicos impressionantes. Istambul é um prato cheio para viajantes fascinados em explorar aspectos culturais de uma realidade totalmente diferente da brasileira. Para te ajudar a montar o seu roteiro na cidade, selecionamos 10 passeios imperdíveis.

Leia também: Preciso de visto para viajar para a Turquia?

Confira:

1) Mesquita Azul

A mesquita mais importante de toda a Turquia. Construída pelo Sultão Ahmet I no início do século XVII e projetada por um aluno de Sinan, o maior dos arquitetos otomanos, esta é a única mesquita imperial com seis minaretes. A mesquita leva este nome por causa dos 20 mil azulejos azuis que adornam seu interior. A arquitetura é realmente impressionante; além dos azulejos, pode-se observar os mais de 200 vitrais e lustres pendurados no teto. O pátio também é especialmente grandioso e conta com um belo jardim. Vale lembrar que para visitar qualquer mesquita, é preciso estar com roupas consideradas apropriadas. A Mesquita Azul fica fechada para visitantes durante as horas de reza.

2) Palácio Topkapi

O museu mais importante da Turquia e da Península Balcânica. É um tesouro incomparavelmente rico, com um acervo repleto de itens como tapetes, cerâmicas, pratarias e etc, que contam mais de 500 anos de história. Além das obras expostas, o próprio edifício já é uma atração. O palácio é dividido em vários pavilhões, como a Biblioteca de Ahmet III, o Pavilhão Iftariye e o Pavilhão Bagdáonde, onde pode-se observar os cômodos em que viveram os sultões otomanos durante quatro séculos.

3) Grand Bazaar

É claro que uma parada obrigatória na cidade é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. São mais de quatro mil lojas que vendem tapetes, artesanato, joias, objetos de decoração, pashminas, especiarias e muito mais. Sugerimos que você foque mais na experiência do local do que em visitar todas as lojas - até porque muitas delas vendem os mesmos itens. Vale lembrar que, na Turquia, fazer compras nestes grandes mercados é sinônimo de barganhar. No final do dia, antes das lojas fecharem, as chances de descontos são maiores, podendo chegar aos 25%.

4) Basílica de Santa Sofia

Construída pelo imperador Justiniano no início do século VI dC e projetada por Antêmio de Tralles e Isodoro de Mileto, a igreja é uma das maravilhas da arquitetura mundial. Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, a Basílica de Santa Sofia, ou Hagia Sofia, foi convertida em uma mesquita em 1453 e é agora um museu cuja obra de arte é a própria arquitetura. Sua enorme e belíssima cúpula de 30 metros de diâmetro domina o horizonte da velha Istambul. A Basílica também é famosa por seus mosaicos, incluindo retratos brilhantes de imperadores e imperatrizes e uma virgem e infantil pungente.

5) Cisterna de Basílica

Há várias cidades subterrâneas espalhadas por toda a Turquia. Estes locais tinham a função de armazenar água, comida e também servir como esconderijo no período do Império Bizantino. A Cisterna de Basílica é a maior de todas antigas cisternas que se encontram sob Istambul. Localizada a apenas 150 metros da Santa Sofia, foi construída no século VI durante o reinado do imperador bizantino Justiniano I. A cidade subterrânea é totalmente escura e úmida, mas o lado positivo de conhecer a maior cisterna de Istambul é que ela é muito mais espaçosa e estruturada com deques e corrimões do que outras menos turísticas, possibilitando que pessoas que tenham problemas com espaços apertados a conheçam sem sofrimento. É um passeio histórico, muito interessante e imperdível.

6) Palácio Dolmabahçe

O Palácio Dolmabahçe fica no lado europeu da cidade e, por isso, tem uma arquitetura com grandes influências ocidentais. Grandioso e imponente, foi o centro administrativo do Império Otomano e tem mais de 285 quartos e 43 salas suntuosamente decorados. Esta visita exige programação, porque o palácio só recebe três mil visitantes por dia e a procura é grande. Outra restrição é que não é possível filmar ou fotografar no interior do palácio, então aproveite a bela área externa para posar.

7) Bater perna pelo bairro Karaköy

O bairro ideal para bater perna. Lá, é possível encontrar a melhor vista da península histórica do outro lado do Golden Horn. Em Karaköy. Também há o museu de arte SALT Galata e o bairro argelino, que era uma rua local e regular, e depois foi renovado e reaberto como um distrito de arte, música, muitas cafeterias e restaurantes. Na área de Galatasaray da rua Istiklal, é possível encontrar a igreja St. Antuan, o mercado de peixe e Cita de Pera, que foi usado como um teatro por muitos anos e continua funcionando como um complexo de restaurantes.

8) Bazar das Especiarias

Assim como o Grand Bazaar, este é um grande mercado coberto, mas ao invés de abrigar lojas diversas, tem o foco apenas nas especiarias famosas turcas. A variedade de produtos é enorme e enlouquece qualquer apaixonado por gastronomia. O Bazar das Especiarias é um passeio cheio de aromas, cores e sabores e convida o viajante a conhecer de perto o produto que valia mais que ouro na época das colonizações.

9) Compras na Nişantaşı Street

Se você não abre mão de fazer compras em qualquer lugar do mundo, a Nişantaşı Street é o seu lugar. É claro que a Turquia não é o melhor destino para esta atividade, mas esta rua é o máximo de lojas de grife que você encontrará em Istambul. Há as famosas lojas de designers internacionais, mas você também encontra marcas locais, que dão um toque autêntico a este passeio. Além das compras, a rua também oferece boas opções de restaurantes sofisticados.

10) Passeio de barco na fronteira entre Europa e Ásia

Um dos passeios mais divertidos de Istambul é passear de barco pelo Bósforo, estreito que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu. Ao chegar no terminal de balsas da cidade, o viajante se depara com diversas ofertas, com preços a meios de transporte diferentes. A forma mais clássica de fazer o passeio é embarcando em uma balsa cujo ticket custa apenas aproximadamente 16 reais, ou seja, é um meio bastante popular. Se você deseja mais privacidade, pode pagar caro em uma lancha privativa, mas tenha em mente que todos os barcos percorrem o mesmo caminho e passam pelos mesmos pontos turísticos, então achamos dispensável gastar muito com esse passeio tão democrático.

Leia também: Documentos exigidos para entrar na Europa

Como realizar os passeios e deslocamentos em Istambul?

A imensa maioria das pessoas não aluga um carro em Istambul. Se locomover de táxi ou metrô acaba sendo mais rápido e barato, fora a questão do estacionamento, que nem sempre é fácil. Além disto, na maioria dos locais não há explicações, então você chega ao ponto turístico e não entende nada sobre o local. Por isso, ter um guia faz total diferença, enriquecendo a viagem. Você também pode ter um carro com motorista à disposição, planejando o seu roteiro de viagem da maneira que achar melhor. Nós recomendamos os serviços da Moris Tourism, fundada em 1952, sendo uma das empresas de turismo mais antigas da Turquia dedicada ao fornecimento de serviços de alta qualidade. Um guia em português, assim como um carro à disposição, fará total diferença na sua viagem, e você aprenderá muito mais sobre o destino.

Para usar os serviços da Moris, solicite a reserva junto ao seu agente de viagens. Caso você não tenha um agente de viagem, envie um e-mail para [email protected] que iremos lhe recomendar um. A empresa oferece serviços não apenas em Istambul, mas em todas as cidades da Turquia.

Como ir para a Turquia?

Saindo do Brasil, a melhor rota para chegar à Turquia é com a Turkish Airlines, que oferece voos diários saindo do Aeroporto de Guarulhos (GRU), em São Paulo. O voo tem duração média de 12 horas e são operados no Boeing 777-300ER. Você tem duas classes de serviço à disposição: Classe Executiva (Business Class) e Classe Econômica (Economy Class).

Fundada em 1933 com uma frota de cinco aeronaves, e membro da Star Alliance, a Turkish Airlines possui hoje 332 aeronaves (passageiros e carga), que voam para mais de 307 destinos no mundo, sendo 258 internacionais e 49 nacionais, em 124 países.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Conclusão

Impossível não ficar com vontade de pegar o próximo voo em direção à Istambul após ler sobre tantos passeios incríveis. A cidade oferece muitas opções do que fazer e garante a certeza de que o viajante voltará para casa com uma bagagem cultural muito mais rica. A maior metrópole turca é uma verdadeira aula de história e arquitetura vivas, e ao conhecer mesquitas, igrejas e cidades subterrâneas, você entra em contato com realidades que antes só se conhecia por livros.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para a Turquia a convite da Turkish Airlines.

E você, conhece Istambul? O que fez na cidade? Faltou algo em nosso roteiro? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Mai 21, 2019 1:02 pm
Que vontade de conhecer Istambul! Depois dessa viagem do FDV, entrou pro topo da minha lista!

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Sex Mai 24, 2019 8:47 am
Um sonho meu!

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Ajudante Mensagens: 18088
Qui Mai 30, 2019 12:50 pm
10 atrações imperdíveis na Capadócia https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=115&t=17427" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Ago 19, 2019 12:03 pm
Istambul terá outono artístico

Istambul se renova a cada dia, e neste outono a cidade ganha programação diferenciada para quem quer experimentar uma cidade mais artística. A partir de setembro, festivais e eventos culturais que mesclam entretenimento e arte, como exposições, shows, exibições cinematográficas, desfiles de moda e mostras gastronômicas entram no calendário de quem explora as opções da região.

Na intercessão da Ásia com a Europa, Istambul oferece um calendário para os amantes dos mais diferentes tipos de artes. Quem visita a região durante essa época do ano encontra uma cidade completamente diferente, que se prepara para o frio com atividades culturais variadas para receber melhor seus moradores e turistas. A seguir, a programação com os principais eventos que trazem entretenimento e artes, apresentando novidades e nomes renomados.

16ª Bienal de Istambul traz como tema “O Sétimo Continente”
Entre 14 de setembro e 10 de novembro será realizada a 16ª edição da Bienal de Istambul. Neste ano, o evento voltado às artes explora o Sétimo Continente, a enorme massa de resíduos plásticos que se acumula no fundo do Oceano Pacífico, um dos resultados mais visíveis do Antropoceno. Um dos maiores problemas do mundo moderno, o lixo encontrado nesta região do mar ocupa uma área de cerca de 3,5 milhões de quilômetros quadrados e pesa 7 milhões de toneladas. Este novo continente que a humanidade criou será o ponto de partida para muitos artistas, estudiosos, antropólogos e ecologistas refletirem sobre o estado atual das artes em um mundo que sofre com desafios ecológicos.

14ª Contemporary Istanbul
A Contemporary Istanbul chega a qsua 14ª edição em 2019. Entre os dias 12 e 15 de setembro, a cidade abrirá suas portas para galeristas de arte moderna, artistas, colecionadores e entusiastas de arte do mundo inteiro. Pelas mãos do curador Hasan Bülent Kahraman, a exposição intitulada “Recentes Aquisições / Collectors' Stories” recebe obras de arte recentemente adquiridas por colecionadores turcos.

Arter em Dolapdere
Outro ponto popular em Istambul é o Arter, um centro que recebe obras de arte, agora em sua nova sede. Propriedade da Fundação Vehbi Koç, o espaço está localizado no centro da cidade, na Avenida Istiklal, e já realizou 35 exposições. Este novo local possui 18 mil metros quadrados e foi projetado pela Grimshaw Architects para receber um calendário anual com eventos e atividades regulares, além de exposições e coleções de diferentes tipos de arte. Em 2019, a fundação celebra seu 50º aniversário.

Istanbul Coffee Festival
O evento é realizado todo outono em Istambul para agradar os amantes do café. Além do famoso café turco, Istambul oferece diferentes sabores nos cafés da nova geração durante o Istanbul Coffee Festival, que acontece de 19 a 22 de setembro. De debates e workshops, a seminários e concertos, a programação do festival oferece experiências variadas no coração da cidade, o Küçük Çiftlik Park.

Filmekimi
Os fãs de cinema podem aproveitar o Filmekimi, festival de cinema que ocorre entre os dias 4 e 13 de outubro. Organizado desde 2002, o evento deste ano traz obras como “Retrato de Uma Jovem em Chamas”, da cineasta francesa Céline Sciamma, “The Wild Goose Lake”, de Diao Yinan, “Little Joe”, de Jessica Hasuner, (ambos sem tradução para o português), “Matthias & Maxime”, de Xavier Dolan, e “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar.

Istanbul Fashion Week
Entre os dias 8 e 11 de outubro, a cidade recebe a Mercedes-Benz Fashion Week Istanbul (MBFWI) trazendo as tendências de moda e estilo para a próxima estação. Estilistas profissionais, formadores de opinião e representantes de marcas nacionais e internacionais encontrarão jovens talentos durante o evento.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Ter Dez 10, 2019 10:06 am
Iniciando os planejamentos e monitoramento de passagens para o segundo semestre. Qual mês seria o mais recomendado?

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Dez 10, 2019 10:09 am
O ideal é fugir do verão, quanto tudo fica mais cheio e mais caro.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Ter Dez 10, 2019 5:03 pm
Beleza

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Sáb Set 19, 2020 8:00 pm
Uma cidade, dois continentes: Istambul é a única cidade do mundo que está localizado em dois continentes, Europa e Ásia. Para conhecer os dois lados simultaneamente, é possível realizar passeios de barco pelo estreito de Bósforo, que a noite se torna ainda mais especial.

Capital dos Impérios: A cidade já foi a capital do Império Romano, Bizantino e Otomano. Por mais de 1500 anos, Istambul viu a história do mundo ocidental passar por suas ruas. Todo esse passado enriquece ainda mais a cidade, que possui ruínas, monumentos, igrejas e mesquitas que sobreviveram ao tempo às mudanças.

Grand Bazaar: Maior centro comercial do mundo, o Grand Bazaar possui mais de 3 mil lojas e é ideal para conhecer mais sobre a rica cultura turca. De temperos e doces até roupas e joias, é possível encontrar de tudo pelas ruas do Bazaar.

Comida de rua: A comida de rua de Istambul é reconhecida internacionalmente. Do Kebab ao chá, são diversas opções para os mais exigentes paladares. Os campeões de popularidade são o Simit, pão em formato de rosca que pode ser consumido puro, ou acompanhando diversas refeições e o Börek, uma massa fina recheada com queijo, carne ou legumes.





Booking.com

Voltar para “Turquia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio