Destinos - Europa
Turquia

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 4 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Sex Jun 14, 2019 9:31 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18549
Administrador
Imagem

Uma das maiores dúvidas de quem está com uma viagem programada à Turquia é saber qual moeda levar. A moeda oficial da Turquia é a lira turca e não o euro, como muitos podem pensar, já que grande parte dos países da Europa adotam o euro como moeda. O destino está entre os continentes asiático e o europeu, mas a sua maior parte fica na Ásia.

Leia também: É caro ou barato viajar para a Turquia?

Qual moeda levar para a Turquia?

Os meios de pagamento aceitos na Turquia são os seguintes:
- Liras turcas;
- Dólares americanos;
- Euros;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito.

Nunca é aconselhável viajar sem dinheiro nenhum, pois na imigração eles podem lhe perguntar quanto você está levando e pedir para você comprovar, então é sempre bom ter uma quantidade razoável, além dos cartões de crédito. Recomendamos sempre que leve pelo menos 500 dólares ou euros em papel moeda.

Leia também: Quantos euros devo levar na minha viagem?

Chegando a Turquia: como conseguir liras turcas?

Não leve reais. Nunca. Até pode ser possível o câmbio em alguns locais, mas não valerá a pena. Como você terá dólares e/ou euros em mãos, deverá procurar uma casa de câmbio para realizar a troca. As casas de câmbio do Aeroporto de Istambul são lindas e chamam a atenção, mas a cotação delas é ruim, por isso não recomendamos fazer a troca assim que chegar. Para ir até o seu hotel você pode contratar um traslado e assim não precisará de dinheiro logo ao chegar, podendo fazer o câmbio posteriormente, sem pressa, em busca do melhor negócio.

Leia também: 10 atrações imperdíveis na Capadócia

Outra opção é realizar um saque em um caixa eletrônico, mas vale mais em casos de emergência. Ao realizar qualquer saque você pagará IOF de 6,38%, além de taxa de saque do seu banco e do caixa eletrônico, por isso essa opção deve ser usada apenas em casos realmente necessários. Ao escolher o cartão de crédito você só pagará o saque quando receber sua fatura. Você paga a taxa de saque e o IOF é de 6,38%. A cotação será do dia de fechamento da fatura. Ao escolher o cartão de débito você pagará na hora, pois o dinheiro sairá imediatamente da sua conta. Você paga a taxa de saque e IOF de 6,38%.

Preciso do passaporte para fazer câmbio?

Não precisa. Usamos algumas casas de câmbio durante a nossa viagem e o passaporte não foi solicitado para realizar a troca de dólares e euros para lira turca.

Vale a pena usar cartão de crédito?

Sim, vale a pena, mas o cartão não tem ampla aceitação. Apesar do IOF de 6,38%, consideramos ainda válida a utilização, principalmente por quatro motivos:
- Segurança: andar com muito dinheiro é sempre arriscado;
- Praticidade: processo rápido e sem preocupações;
- Cotação: normalmente a cotação do cartão de crédito é melhor do que das casas de câmbio;
- Milhas: não há maneira mais rápida de ganhar milhas do que usando seu cartão de crédito.

O cartão de crédito é bem aceito na Turquia?

Depende do local. Quanto mais simples, menor a chance de aceitação. Para pequenos gastos e atrações o ideal é ter dinheiro vivo, pois não aceitarão os pagamentos com cartões. Já em grandes lojas, hotéis e restaurantes a aceitação é melhor. Em Istambul, é mais fácil usar um cartão de crédito, mas em outras cidades a aceitação é menor. Por isso, a dica é nunca contar com a sorte e ter sempre dinheiro em mãos.

Qual é a melhor fórmula?

Nós aconselhamos que você leve dólares ou euros, que são totalmente aceitos nas casas de câmbio e até no comércio, pois muitos locais colocam os preços em liras turcas e também em euros. Em hotéis de luxo, por exemplo, é normal que todos os valores sejam cobrados em euros e você não precisa fazer câmbio para realizar o pagamento. Para economizar, o ideal é ir comprando um pouco de mês em mês, para garantir uma boa cotação na média. Se você sabe que vai viajar, faça um planejamento para comprar a moeda aos poucos, ao invés de comprar tudo na véspera da viagem, quando não poderá esperar e terá que comprar a qualquer preço.

O cartão de crédito continua válido, principalmente se o seu banco não cobra spread ou cobra um valor baixo. Os melhores cartões também são aqueles que usam a cotação do dia da compra ao invés do dia do fechamento da fatura, pois assim você não corre o risco de aumento grande da cotação, que pode atrapalhar seu planejamento. Clique aqui para ver quais são os melhores cartões de crédito para usar no exterior.

Faça câmbio aos poucos e evite sempre trocar moeda no aeroporto. Como você não sabe quanto vai gastar, não troque tudo de uma vez, pois se você precisar vender as liras turcas vai perder dinheiro. É muito fácil encontrar casas de câmbio nas cidades e o seu hotel provavelmente também poderá realizar o câmbio (cuidado apenas com a cotação).

Leia também: Preciso de visto para viajar para a Turquia?

Qualquer que seja sua escolha, tenha sempre um cartão de crédito, que será exigido como garantia no hotel e no aluguel do carro. Antes de viajar, lembre-se de avisar ao seu banco sobre a viagem, para que não haja um bloqueio indevido por suspeita de fraude. Também vale checar se há possibilidade de aumentar o seu limite de crédito.

Como ir para a Turquia?

Saindo do Brasil, a melhor rota para chegar à Turquia é com a Turkish Airlines, que oferece voos diários saindo do Aeroporto de Guarulhos (GRU), em São Paulo. O voo tem duração média de 12 horas e são operados no Boeing 777-300ER. Você tem duas classes de serviço à disposição: Classe Executiva (Business Class) e Classe Econômica (Economy Class).

Fundada em 1933 com uma frota de cinco aeronaves, e membro da Star Alliance, a Turkish Airlines possui hoje 332 aeronaves (passageiros e carga), que voam para mais de 307 destinos no mundo, sendo 258 internacionais e 49 nacionais, em 124 países.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para a Turquia a convite da Turkish Airlines.

E você, conhece a Turquia? Qual moeda levou? Usou também o cartão de crédito? Qual foi a sua fórmula escolhida? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Seg Jun 17, 2019 12:15 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37099
Levei dólares e euros. Sem problemas para trocar. Agora uma curiosidade: eu tinha umas notas de libras e levei também. Uma delas nenhuma casa de câmbio queria trocar, dizendo que era muito antiga. Uma casa de câmbio topou trocar, mas colocou a cotação dessa nota BEM desvalorizada, e por isso eu não troquei.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Jun 24, 2019 3:38 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 5381
Pra Europa sempre levo Euros, independente do país!

Bem curioso isso da libra @gabriel. Será que terá dificuldades em trocá-la ou usá-la?

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Jun 24, 2019 3:49 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37099
Vou para o Reino Unido descobrir :D

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Qual moeda levar para Israel?

em Israel

Última mensagem Seg Abr 22, 2019 9:34 am Ajudante Ver última mensagem

 

6

Qual moeda levar para Quito?

em Equador

Última mensagem Dom Fev 24, 2019 6:43 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

2

Qual moeda levar para o Peru?

em Peru

Última mensagem Qua Jul 17, 2019 6:16 pm Beatriz Ver última mensagem

 

4

Qual moeda levar para o México?

em México

Última mensagem Qua Ago 21, 2019 1:57 pm JohnBH Ver última mensagem

 

8

Qual moeda levar para os Emirados Árabes Unidos?

em Destinos - Oriente Médio

Última mensagem Qua Jul 10, 2019 2:23 pm Beatriz Ver última mensagem

 

2

 


Booking.com


Destinos - Europa
Turquia

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante