10 coisas que você precisa saber sobre a Turquia

Troca de informações sobre destinos na Turquia.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Ago 29, 2019 11:17 am
Imagem

A Turquia está localizada no mediterrâneo e está dividida entre os continentes asiático e o europeu, separada pelo famoso Estreito da Turquia. Sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi e Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.

Leia também: Roteiro de viagem pela Turquia | Istambul, Capadócia e Bodrum

Resumo do texto:
- [html]Motivo 1: localização[/html]
- [html]Motivo 2: capital[/html]
- [html]Motivo 3: moeda[/html]
- [html]Motivo 4: inglês[/html]
- [html]Motivo 5: Islamismo[/html]
- [html]Motivo 6: segurança[/html]
- [html]Motivo 7: voo de balão[/html]
- [html]Motivo 8: banho turco[/html]
- [html]Motivo 9: chá[/html]
- [html]Motivo 10: tulipas[/html]
- [html]Como ir para a Turquia?[/html]
- [html]Vale a pena viajar para a Turquia?[/html]

[html][/html]1) Parte na Europa e parte na Ásia

Apesar deles gostarem de dizer que estão na Europa, a maior parte do país está na Ásia. No dia a dia, fica mais claro essa divisão, que não gera nenhum problema. As cidades turcas são muito diferentes entre si, mas igualmente interessantes. É uma mistura que deu certo!

[html][/html]2) Istambul não é a capital da Turquia

O destino faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. Sua capital não tem grande apelo turístico e, se você tiver pouco tempo, não vale a pena colocar no roteiro.

[html][/html]3) O euro não é a moeda turca (ufa!)

O real está desvalorizado frente ao euro, então qualquer viagem para a Europa se torna cara. Felizmente, a Turquia tem moeda própria, a lira turca, que não é muito valorizada, fazendo com que seja mais acessível aos brasileiros. Entretanto, muitos locais colocam os preços em euros, principalmente hotéis de luxo. De uma maneira geral, é barato viajar pelo país.

Leia também:
- É caro ou barato viajar para a Turquia?
- Qual moeda levar para a Turquia?

[html][/html]4) Eles não falam inglês

O inglês não é bem falado pela maioria da população turca. Mesmo perguntas simples não são entendidas pelos turcos, o que pode gerar dificuldades em muitas situações. Em hotéis, o inglês é obrigatório, então a comunicação é fácil. Já no dia a dia, em restaurantes locais ou pedindo informações nas ruas, a chance de você não ser compreendido é grande. Você pode fazer mímica, por exemplo, ou entrar em um hotel para pedir informações na recepção. Também vale ter um tradutor nas mãos para ajudar na comunicação.

[html][/html]5) A religião predominante é o Islamismo

Apesar dessa mistura de culturas, a população da Turquia, em sua maioria, segue os princípios do Islamismo, sendo essa a principal religião. O Islamismo é extremamente forte e é possível perceber a influência de seus preceitos na forma como as pessoas se vestem, se comportam, e mesmo na forma como se relacionam socialmente. Você vai notar muitas semelhanças, por exemplo, com os Emirados Árabes Unidos, onde os muçulmanos também são maioria. Eles têm restrições com bebidas alcoólicas e rezam várias vezes ao dia. As mesquitas, que são impressionantes, podem ser visitadas por turistas fora do horário de reza.

[html][/html]6) As cidades são seguras

No passado, o país passou por algumas crises, o que gerou insegurança nos viajantes internacionais. Entretanto, atualmente, não há motivos para preocupações. As cidades turcas são seguras e há muito policiamento, mas você sempre deve ter cuidados, assim como em qualquer lugar do mundo.

[html][/html]7) Não é fácil realizar o passeio de balão

O cenário da Capadócia, com os balões voando, é realmente lindo. Entretanto, fazer o voo de balão é muito mais difícil do que parece. São poucas empresas, que não dão conta da demanda, e dependendo do vento os voos são cancelados. Há longas filas de espera e se você deixar para reservar em cima da hora não irá conseguir. Então, a chance principal é a antecedência, e depois a sorte em relação ao vento.

Leia também: 10 atrações imperdíveis na Capadócia

[html][/html]8) O banho turco é uma tradição milenar

O tratamento é enraizado na cultura turca há séculos e é muito respeitado e levado a sério. O banho turco é um processo composto por esfoliação, espuma e o banho propriamente dito. Nos melhores locais, a experiência é ainda mais completa e também inclui uma massagem e secagem. Uma funcionária é responsável por todas estas etapas e você não precisa fazer esforço nenhum (como se fosse um bebê tomando banho).

Leia também: Como REALMENTE é tomar um banho turco? | Nudez, erotização e concepções erradas

[html][/html]9) O chá deles é como o nosso café

Você, provavelmente, bebe café várias vezes ao dia, né? Os turcos, bebem chá o dia inteiro, sendo uma verdadeira tradição, tanto que em muitos locais o chá é oferecido de forma gratuita. Em média, uma pessoa toma 12 xícaras de chá por dia. O costume do chá na Turquia atravessa muitas décadas e começou por volta de 1920, quando a produção da bebida teve início nos primeiros anos da república, ao leste da região do Mar Negro. Em 1947 a primeira fábrica de chá entrou em operação em Rize e em 1965 o consumo doméstico passou a ser mais popular entre os turcos. Atualmente, o país é um dos maiores produtores de chá do mundo.

[html][/html]10) Tulipas: da Holanda ou da Turquia?

Ao contrário do que todos imaginam, as tulipas são originárias da Turquia e não da Holanda. O nome da flor foi inspirado na sua forma invertida que lembra um turbante, em turco-otomano, tülbend, que mais tarde foi “afrancesado” e mudou para tulipe. Então, para não deixar um turco irritado, nunca cometa esse erro.

[html][/html]Como ir para a Turquia?

Saindo do Brasil, a melhor rota para chegar à Turquia é com a Turkish Airlines, que oferece voos diários saindo do Aeroporto de Guarulhos (GRU), em São Paulo. O voo tem duração média de 12 horas e são operados no Boeing 777-300ER. Você tem duas classes de serviço à disposição: Classe Executiva (Business Class) e Classe Econômica (Economy Class).

Fundada em 1933 com uma frota de cinco aeronaves, e membro da Star Alliance, a Turkish Airlines possui hoje 332 aeronaves (passageiros e carga), que voam para mais de 307 destinos no mundo, sendo 258 internacionais e 49 nacionais, em 124 países.

[html][/html]Vale a pena viajar para a Turquia?

Definitivamente, vale muito a pena! É uma mistura de culturas e de belezas, que impressiona e encanta. Suas cidades são lindas e bem diferentes entre si, o que consideramos positivo. Viajando para Istambul, Capadócia e Bodrum, por exemplo, você terá cenários e atrações totalmente diferentes, então cada cidade se completa, enriquecendo o roteiro. Em Istambul, tem muita cultura e museus. Na Capadócia, os cenários parecem de outro mundo e tem o voo de balão. Já em Bodrum, as praias são lindas, e a arquitetura lembra muito a Grécia - e até é possível fazer bate e volta até as ilhas gregas.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para a Turquia a convite da Turkish Airlines.

E você, conhece a Turquia? Qual foi o seu roteiro de viagem? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Ago 29, 2019 12:02 pm
Eu acrescentaria:

11) Os turcos não são árabes

Apesar de serem em sua maioria muçulmanos, etnicamente os turcos não são árabes. Além disso, a língua turca não tem nada a ver com a língua árabe.

manucaldas Mensagens: 1403
Qui Ago 29, 2019 12:13 pm
Turquia parece ser um país muito maravilhoso. Quero conhecer!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Set 02, 2019 2:32 pm
hehhehe várias coisas que não sabia! Podia jurar que Istambul era a capital. rs
Aliás Depois dessa viagem do FDV me apaixonei pela Turquia!

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Nov 25, 2019 7:57 pm
Café turco para todos os gostos

Em 2013, a cultura e a tradição do café turco foram incluídas na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO. A bebida é parte fundamental da cultura nacional, e a palavra turca “kahvaltı” se traduz literalmente como “a refeição antes do café”. Ao visitar casas de qualquer nativo, o café sempre faz parte de todas as ocasiões e é oferecido ao se entrar na cozinha. Como parte da tradição local, ela é servida nas celebrações, noivados, nascimentos e todo tipo de ocasião.
Ler o futuro nas borras de café é outra tradição e a popularidade da bebida levou à abertura dos primeiros cafés em Istambul e, a partir daí, se espalhou para o resto da Europa. “Cada xícara de café carrega 40 anos de lembranças”, diz um provérbio tradicional turco, para se ter uma ideia do quão importante ele é para a cultura.

Mas o que é café turco e o que o diferencia de outros tipos de café? Não é simplesmente o grão, como muitos acreditam. Na verdade, qualquer tipo de grão de café pode ser usado para café turco - embora alguns funcionem melhor que outros, é claro. O café turco nada mais é do que grãos moídos muito finamente e que são deixados na bebida quando servida. O café é fervido várias vezes com açúcar dentro até espumar em uma panela especial chamada Cezve. Então, quais são esses vários tipos de café turco?

Menengiç
O café turco Menengiç é feito com grãos da árvore Pistacia terebinthus, nativa do sudeste do país. O café não apresenta cafeína e possui um sabor mais frutado que o normal, embora ainda seco e, como é feito da mesma maneira que a versão comum, apresenta mais ou menos a mesma consistência. É uma iguaria local e difícil de encontrar em qualquer lugar fora da Turquia. Assim como outros cafés, ele traz vários benefícios à saúde.

Dibek
O café turco Dibek é um café turco moído com um pilão e almofariz de pedra. A forma como ele é triturado muda o sabor, deixando um pouco mais leve, tanto na cor quanto no sabor. O pó fica um pouco mais grosso e a preparação é levemente diferente. O café recebe água quente, em vez de ser aquecido durante o preparo. Muitos estabelecimentos têm diferentes tipos da bebida no cardápio e quem prefere algo mais leve pode optar por essa opção.

Mırra
O café Mirra é mais forte e levemente amargo (a palavra mirra é derivada da palavra árabe para amargo). O sabor vem dos grãos torrados duas vezes e não moídos tão finamente quanto o café turco tradicional. Frequentemente, cardamomo ou outros sabores são adicionados e é possivelmente a forma mais comum de café no sudeste da Turquia, principalmente em Urfa.

On Sand/Coals/Ashes
Essas são as maneiras diferentes pelas quais o café turco pode ser cozido: na areia, no carvão ou nas cinzas. Este processo afeta o gosto, sendo o cozimento na areia a forma mais tradicional. Nas casas, é normal que eles sejam cozidos em um fogão aberto, mas acabam perdendo um pouco do sabor.

Damla Sakızlı (com goma mástique) e outros cafés turcos aromáticos
Chocolate, cardamomo, baunilha, avelã e caramelo podem ser adicionados ao café turco, embora o aditivo mais comum seja o mástique. Ele confere um sabor único que complementa sutilmente o café.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Dez 04, 2019 8:38 pm
Eu amei a Turquia. Me surpreendeu em todos os sentidos. Recomendo MUITO!





Booking.com

Voltar para “Turquia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio