Ter experiências locais em viagens é essencial para verdadeiramente entrar em contato com a cultura do destino visitado. Uma das formas mais legais e gostosas de ter este contato é a partir da gastronomia. A culinária é um fenômeno cultural que conta a história e hereditariedade daquele local a partir das receitas. A comidas e bebidas da Turquia são sempre deliciosas e ricas em sabores. São muitos pratos típicos para você experimentar, mas selecionamos os cinco mais tradicionais e fáceis de se encontrar para você experimentar na sua viagem.
O lokum, ou turkish delight ou ainda manjar turco é o doce mais popular do país, e até apareceu em As Crônicas de Nárnia! A base é amido de milho, podendo adicionar sabores diferentes, desde morango, até chocolate ou água de rosas. É tipo a nossa jujuba: impossível comer uma só!
2) Çayi
Esse nome complicado é nada mais nada menos que o chá preto turco. É um item da lista que não é tão distante da nossa cultura, mas é tão tradicional na Turquia que não poderia ficar de fora. O chá é a bebida mais consumida do país. Cada turco é acostumado de beber em média 10 xícaras por dia! E não importa se e verão, ele é sempre servido quente.
3) Simit
Em qualquer esquina da Turquia você encontrará uma padaria ou uma vendinha com simits. Eles lembram bagels norte-americanos, são bem macios e populares. Eles podem ser servidos puros ou recheados, e são comidos pelos locais como um lanche ou até como um pequeno almoço. Na verdade, os locais o comem puro e os recheios doces são uma adaptação turística.
Se você frequenta os restaurantes árabes do Brasil, provavelmente já experimentou esse doce delicioso. Ele intercala uma fina massa folheada com o recheio de amêndoas ou pistache e calda açúcar ou mel. A estrutura é a mesma de um mil folhas francês, mas o sabor e textura são totalmente diferentes. É o melhor jeito de terminar uma refeição na Turquia!
5) Raki
Além dos chás, a bebida alcoólica mais popular da Tuquia é o raki, também conhecido como “Leite de Leão” por causa da cor esbranquiçada. Trata-se de um licor derivado da uva e com sabor de anis. A bebida é comumente servida em formato de shot. Cheers!
Saindo do Brasil, a melhor rota para chegar à Turquia é com a Turkish Airlines, que oferece voos diários saindo do Aeroporto de Guarulhos (GRU), em São Paulo. O voo tem duração média de 12 horas e são operados no Boeing 777-300ER. Você tem duas classes de serviço à disposição: Classe Executiva (Business Class) e Classe Econômica (Economy Class).
Fundada em 1933 com uma frota de cinco aeronaves, e membro da Star Alliance, a Turkish Airlines possui hoje 332 aeronaves (passageiros e carga), que voam para mais de 307 destinos no mundo, sendo 258 internacionais e 49 nacionais, em 124 países.
Vale a pena viajar para a Turquia?
Definitivamente, vale muito a pena! É uma mistura de culturas e de belezas, que impressiona e encanta. Suas cidades são lindas e bem diferentes entre si, o que consideramos positivo. Viajando para Istambul, Capadócia e Bodrum, por exemplo, você terá cenários e atrações totalmente diferentes, então cada cidade se completa, enriquecendo o roteiro. Em Istambul, tem muita cultura e museus. Na Capadócia, os cenários parecem de outro mundo e tem o voo de balão. Já em Bodrum, as praias são lindas, e a arquitetura lembra muito a Grécia - e até é possível fazer bate e volta até as ilhas gregas. Além disto, em todos os locais, você poderá provar os pratos e bebidas típicas, por preços que consideramos baratos.
Amo experimentar a culinária local, é uma forma maravilhosa de conhecer a cultura do país. Muitas vezes as pessoas deixam de experimentar por não saberem. Excelentes dicas.
Comi muito bem na Turquia. Muito bem mesmo. Procurei provar algumas coisas locais, pois gosto de novas experiências, mas quem é mais fresco encontra culinária internacional facilmente. Amei a Capadócia e Bodrum - voltaria fácil!
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Sáb Mai 02, 2020 2:22 pm
baranMensagens: 10186
Tem um restaurante turco perto do meu trabalho, o chef é turco. Come-se muito bem lá!