Companhias aéreas que você nunca ouviu falar - Parte 1

Troca de informações sobre companhias aéreas nacionais.
jvinicius Mensagens: 507
Sáb Jul 31, 2010 4:32 pm
Companhias aéreas que você nunca ouviu falar - Parte 1

A aviação regional no Brasil não é algo tão grande como em outros países com dimensões continentais como os Estados Unidos ou China. Sempre deixado para segundo plano pelas grandes companhias que dominam o mercado (apesar de no caso da TAM ela ter nascido como uma regional) não só pela falta de passageiros, como do conhecimento dos mesmos sobre a existência das rotas e o preço que pode não ser muito convidativo, as companhias regionais acabam por ficar esquecidas em nosso país.

Pensando nessas empresas "esquecidas" resolvi escrever esse post que será divido em duas partes, onde vou falar sobre uma lista de empresas regionais que muitos não conhecem e que até realizam vôos internacionais.

Vamos conhecê-las:

Abaeté Linhas Aéreas: Companhia aérea baiana, fundada em Salvador em 1995 que opera uma frota de dois aviões bandeirantes (EMB-110). A empresa nasceu de um esquecimento de uma grande companhia da época, a VARIG, que comprou a Nordeste Linhas Aéreas e acabou com as rotas regionais da empresa. A Abaeté já existia nessa época como uma empresa de táxi aéreo, então viu a oportunidade de criar linhas regulares para diversas cidades baianas. A empresa já chegou a possuir quatro aeronaves, porém, o pouco investimento e fluxo de passageiros fizeram com a empresa fosse reduzida e atualmente ela opera nas cidades de Salvador, Bom Jesus da Lapa e Guanambí. A empresa de táxi aéreo ainda existe e dá suporte para as operações da empresa.

Air Minas: A empresa surge em 2002, iniciando suas operações no ano seguinte, pelas mãos do empresário Clesio Andrade. No final de 2005 a empresa é vendida para Urubatan Helou Teixeira, dono da Braspress. Desse momento a empresa começa a decolar. Seu hub fica no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (hoje limitado para aviões de pequeno porte). Além de BH, Montes Claros, Ipatinga, Uberaba e Uberlândia são atendidas pela empresa dentro de Minas. A empresa conta com uma ligação Uberaba - São Paulo (aeroporto de Guarulhos).

Cruisier: A empresa segue um caminho parecido com a Abaeté. Começou suas operações em 1996 como táxi aéreo no estado do Paraná através do comandante Vinícius de Lara Cichon. A empresa iniciou suas operações regulares no ano de 2001 e chegou a ser a principal empresa do Centro Oeste, em termos de cidades atendidas, porém, foi proibida de voar no estado do Mato Grosso após a ANAC descobrir que uma de suas aeronaves trafegava sem o certificado de manutenção obrigatória no estado. No site da empresa nenhuma rota está disponível para venda.

META: Com sede em Boa Vista, Roraima, a META nasceu na década de 80 pela necessidade do transporte de garimpeiros no estado de Roraima. Em 1991 a empresa se firmou como companhia aérea. O grande chamariz da empresa (do qual eu sou simpatizante, apesar de nunca ter voado), é a segurança. "Se houver qualquer pane na aeronave preferimos cancelar o vôo", diz o comandante Mesquita, presidente da empresa. Apesar de a empresa ficar em Roraima, onde atende Boa Vista, o forte da empresa é o estado do Pará, onde atende Altamira, Belém, Itaituba, Oriximiná, Monte Dourado e Santarém. Outro destaque dessa "pequena" empresa são seus vôos internacionais para Paramaribo (Suriname) e Georgetown (Guiana Inglesa). A empresa possui uma frota de EMB-110 (Bandeirantes) e EMB-120 (Brasília).

NHT: Essa gaúcha nascida em 2006 veio com o objetivo de ligar a região Sul do país. A empresa se tornou mais conhecida no último mês, quando levou para casa alguns slots (espaço para pousos e decolagens) no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Suas operações começaram no último dia 09 de abril, entre São Paulo e Curitiba. Além dessas duas cidades, a empresa opera em Florianópolis, Navegantes, Caçador, Joaçaba, Chapecó (em Santa Catarina) e Uruguaiana, Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Santo Ângelo, Santa Rosa e Passo Fundo (no Rio Grande do Sul). A empresa opera seis aeronaves do tipo Let L-410 que comporta até 19 passageiros e dois tripulantes. Em 2007 a empresa fez uma parceria com TAM, o que permitiu que seus vôos fossem vendidos no site da companhia, aumentando sua ocupação.

Creio que agora você conheça e tenha como opção, mais cinco companhias aéreas para seus destinos de norte à sul, literalmente.

Vocês já voaram em alguma dessas empresas? Como foi a experiência? Compartilhe suas experiências conosco.

Zahlouth Mensagens: 1667
Sáb Dez 27, 2014 10:01 am
Meta, já me ajudou bastante pelo interior do Pará.

Avatar do usuário
Blazak Mensagens: 790
Sáb Dez 27, 2014 10:37 am
A NHT agora se chama Brava Linhas Aéreas.

"Andar por terras distantes e conversar com diversas pessoas torna os homens ponderados."
Miguel de Cervantes




Booking.com

Voltar para “Companhias aéreas nacionais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio