Companhias aéreas que você nunca ouviu falar - Parte 2

Troca de informações sobre companhias aéreas nacionais.
jvinicius Mensagens: 507
Sáb Jul 31, 2010 4:38 pm
Companhias aéreas que você nunca ouviu falar - Parte 2

Continuando o post "Companhias aéreas que você nunca ouviu falar", vou fechar o post complementando com as demais empresas que poucos conhecem.

Flex Linhas Aéreas: Digamos que o nome "Flex" é totalmente desconhecido de muitos, porém, a Flex é nada mais nada menos que a verdadeira VARIG. No ano de 2006 quando a empresa entrava nos momentos finais de vida, ela foi dividida em duas partes: A primeira seria uma nova empresa chamada VRG Linhas Aéreas que atualmente é a razão social da GOL (a empresa GOL Linhas Aéreas Inteligentes não existe mais há mais de um ano, o que existe é uma marca fantasia GOL Linhas Aéreas). Essa nova empresa não teria dívidas e poderia operar normalmente, obtendo as licenças necessárias. A segunda empresa, chamada de "velha-VARIG", ficaria com todas as dívidas. A idéia inicial da Flex seria de operar uma rota regular entre São Paulo ou Rio de Janeiro (onde fica sua sede) para Porto Seguro. A ideia não avançou e a empresa hoje presta um serviço de fretamento com o seu único avião, um Boeing 737-300 ex-GOL, sendo a GOL sua principal cliente. É possível que um dia o avião da Flex apareça para fazer sua viagem, sob a numeração de um vôo GOL. Eu já fiz um vôo pela Flex e num momento mais oportuno irei fazer um post sobre ele.

Pantanal Linhas Aéreas: A Pantanal iniciou suas operações em Campo Grande, Mato Grosso do Sul em abril de 1993. Com o passar dos anos conquistou algo que muitas empresa viriam a cobiçar que eram diversos slots (espaços para poucos e decolagens) no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. No ano de 2009 a empresa entrou em recuperação judicial e deve que brigar na justiça para continuar voando e não deixar seus clientes no chão. Em dezembro daquele mesmo ano, a TAM anunciou o interesse pela compra da empresa (em especial pelos slots que a empresa possui) e fechou o negócio por R$ 13 milhões. A empresa tem como marco a introdução das aeronaves ATR-42 e por ter sido a primeira empresa brasileira a oferecer o web check-in. Atualmente a empresa voa para Juiz de Fora (Minas Gerais) e diversas cidades do interior paulista como Marília, Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente, além da capital (no aeroporto de Congonhas - seu Hub) e Maringá no Paraná.

Passaredo: Além da parte rodoviária, a Passaredo também opera uma companhia aérea com uma frota de 10 aeronaves (sendo todos da Embraer, como 6 EMB-120, o Brasília e 4 EMB-145 recebidos recentemente). A empresa iniciou suas operações em 1995 com alguns dos Brasílias que ainda voam na frota, além de alguns Airbus A310 que eram usados para fretamento. Em 1999, em plena crise cambial, a empresa devolveu os A310 e colocou alguns ATR-42 na frota. Os mesmos se foram e em 2002 a empresa parou suas operações. Porém, em 2004 a empresa retomou elas com o cenário melhor e com mais sustentabilidade e iniciou sua expansão abrindo rotas que foram fechadas. A empresa possui como hub e sede a cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Hoje a Passaredo opera em todas as regiões do Brasil, sendo que no estado de São Paulo, além de Ribeirão, a empresa voa para a capital (Guarulhos), Bauru, Marília, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, além do Rio de Janeiro (Santos Dumont), Belo Horizonte (Pampulha), Uberlândia, Brasília, Cuiabá, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Barreiras (na Bahia), Vitória da Conquista, Salvador, Ji-Paraná e Palmas (em implantação).

Puma Air: A paraense Puma Air foi fundada em 2002 e operou serviços de táxi aéreo e fretamento para servir o estado do Pará. Alguns anos depois a empresa iria abrir suas operações regulares que mantiveram-se com seus vôos para o estado do Pará. No ano de 2008, devido a problemas financeiros, a empresa paralisou suas operações e um ano mais tarde seria vendida para um grupo de empresários, entre eles Gleison Gamboni de Souza e a Angola Air Service. Os novos donos estão fazendo todas as mudanças necessárias para que a empresa volte a voar até o fim do primeiro semestre desse ano na rota Macapá-Belém-São Paulo (Guarulhos) utilizando um Boeing 737-300 (ex-GOL). Estão previstas as entregas de outros dois 737-300 que serão aposentados pela GOL e um ou dois 767 ex-VARIG que seriam utilizados para operar uma rota entre Recife-Luanda. Até o momento a empresa não está vendendo passagens para esses destinos, porém, no aeroporto de Guarulhos já é possível encontrar a posição de check-in da empresa e placas de sinalização.

Rico Linhas Aéreas: A Rico foi fundada entre as décadas de 50/60 pelo comandante turco Munur Yurtsever, chamado de comandante Mickey. Inicialmente a empresa auxiliou no transporte de trabalhadores e garimpeiros na região norte. Com o tempo a empresa passou a funcionar como uma empresa de Taxi Aéreo, sendo que 1996 a empresa abriu suas portas para o transporte regular. A partir de 2005 a Rico tomou fôlego e incorporando até mesmo três Boeings 737-200 e um 737-300 e operou vôos charters para algumas cidades no exterior. A empresa era a principal transportadora da região norte, cobrindo todos os estados, com exceção do Tocantins. Em 2008, devido a crise econômica e medidas internas, a empresa reduziu em 90% suas operações, devolvendo todos os Boeings e ficando com apenas alguns EMB-110 (Bandeirantes), que hoje voam apenas no estado do Amazonas, que incluem a capital, Maués, Coari, Borba e Manicoré.

TEAM: Fechamos falando da carioca TEAM, fundada em 2001, iniciou suas operações mais como uma empresa de fretamento do que uma aérea regular. Ainda em 2001 a empresa iniciou as operações entre Rio de Janeiro (Santos Dumont)-Macaé-Campos de Goytacazes. Com o passar dos anos a empresa incorporou três aeronaves do modelo LET410 (contando com apenas duas hoje, uma vez que em 2006 uma das aeronaves operando a rota Macaé-Rio de Janeiro se chocou com um morro na região de Saquarema, matando seus 19 tripulantes, sendo a possível causa do acidente o mau tempo na rota). A empresa possui planos de expansão, sendo que além do Rio, Macaé e Campos, a empresa opera vôos para Angra dos Reis, Paraty, Búzios, Cabo Frio e Vitória (no Espiríto Santo).

Com isso, fecho o artigo sobre as empresa regionais do Brasil e espero que vocês agora tenham mais opções para seus vôos entre as diversas cidades brasileiras.

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Fabio Mensagens: 8900
Sáb Dez 27, 2014 10:02 am
Pantanal e Passaredo são relativamente conhecidas. As outras eu não faço a menor ideia.

Zahlouth Mensagens: 1667
Sáb Dez 27, 2014 10:05 am
PUMA AIR, projeto Paraense que não vingou.

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baran Mensagens: 10215
Sáb Dez 27, 2014 10:16 am
A aviação regional no Brasil é bem pouco desenvolvida.

Viajei uma vez com a Total Linhas Aéreas. Vou procurar o recibo do cartão de embarque. Se encontrar, posto aqui para ver se alguém descobre para onde eu voei. :)

luciomarcon Mensagens: 913
Sáb Dez 27, 2014 1:50 pm
Tem 3 que voam em Altamira/PA. Eu uso regularmente a Sete Linhas Aéreas. A Piquiatuba é utilizada pelos funcionários das empreiteiras.

http://voesete.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://piquiatuba.ttinteractive.com/empresa/site/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.voemap.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Temos também Azul e Gol.

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Tigerlies Mensagens: 428
Sáb Dez 27, 2014 2:16 pm
Prefiro utilizar TAM ou Azul mesmo.

Zahlouth Mensagens: 1667
Sáb Dez 27, 2014 3:29 pm
Ocorre que no interior da Amazônia não tem para quem precisa.


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