10 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre Alcatraz

Troca de informações sobre San Francisco.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Mar 06, 2018 8:32 am
Imagem

A antiga base militar e prisão de segurança máxima na Ilha de Alcatraz, localizada no meio da baía de San Francisco, é uma das atrações turísticas que você não pode deixar de ir! A ilha inicialmente era uma base militar e depois foi transformada em uma prisão federal por onde passaram alguns dos maiores criminosos dos Estados Unidos. O passeio a Alcatraz, além de uma verdadeira aula de história, ainda proporciona uma das vistas mais bonitas de São Francisco e, claro, da famosa ponte Golden Gate.

Leia também: Prisão de Alcatraz em San Francisco

Vamos comentar algumas curiosidades dessa ilha, que foi palco de tantas reviravoltas.

1- Primeiro farol da Costa Oeste dos EUA

Em meados do século XIX a ilha foi usada para fins militares e como um grande forte, com o objetivo de defender a Califórnia e a costa oeste americana. Então, além de ter abrigado um arsenal gigantesco e centenas de canhões, também usavam a ilha para guiar os navios que vinham do pacifico.

2- Alcatraz foi construída por presos militares

Em 1850, Alcatraz funcionava como uma fortaleza do exército. Em 1968, tornou-se uma prisão militar, e por volta de 1909 toda a área original do forte foi demolida, e os próprios presos militares construíram o presidio federal de segurança máxima mais temido dos Estados Unidos. Durante o passeio, você pode ver várias placas com algumas das regras de Alcatraz, e a número 21 diz “WORK: Your are required to work at whatever you are told to do”, o que em uma tradução livre significa: “TRABALHO: você é obrigado a trabalhar em qualquer coisa que te mandarem”. Essa construção do presidio foi apenas o "trabalho de boas-vindas". Mal sabiam os presos o que ainda estava por vir.

3- Índios nativos americanos ocuparam a ilha

Em 1969, alguns anos após a prisão ter encerrado suas atividades (1963), índios americanos ocuparam a ilha de Alcatraz. Eles se basearam no Tratado de Fort Laramie (1968), que dizia que toda terra federal abandonada e fora de uso seria retornada ao povo nativo que um dia já a ocupou. Eles conseguiram ficar na ilha por 19 meses, até o governo decidir não ceder as terras e forçadamente expulsá-los, em 1971. Os índios marcaram não só a história, como algumas partes da ilha com desenhos e frases como: “Paz e liberdade. Bem-vindos ao lar dos índios livres” na grande caixa d'água da ilha.

4- Muitas crianças foram nascidas e criadas em Alcatraz

Os funcionários, militares e suas famílias moraram por anos na ilha de Alcatraz, onde dezenas de crianças passaram as suas infâncias. Nos anos 50, aproximadamente 75 famílias viviam na ilha em pequenos chalés ou apartamentos modernos. Um dos vídeos exibidos na visita ao presídio, mostra o depoimento de uma senhora que cresceu na ilha. Ela diz que gostava, vivia perto dos amigos, pegava o ferryboat para ir e voltar da escola em San Francisco, e ainda tinha sempre uma vista espetacular da Golden Gate. Imagine brincar perto das celas onde estavam os maiores prisioneiros da história? Com certeza, uma infância nada convencional.

5- A prisão de Alcatraz era uma referência gastronômica

Brincadeira à parte, o refeitório de Alcatraz era mesmo enaltecido por ter a melhor comida do sistema penitenciário federal dos Estados Unidos. Para vocês verem, os guardas e os detentos compartilhavam o mesmo cardápio. As refeições diárias contavam com uma grande variedade de acompanhamentos, boas opções de sobremesa e ainda aquele cafezinho para fechar com chave de ouro.

6- O perigo estava onde menos se esperava

Por incrível que pareça, o lugar mais perigoso de toda a ilha era justamente o refeitório da prisão. O local era apelidado de "câmara de gás" tamanhas eram as confusões que rolavam por lá, isso porquê os talheres utilizados eram de aço, ou seja, uma arma em potencial. Segundo o áudio-guia do passeio, nos primeiros anos de Alcatraz como presídio, os detentos não podiam falar uns com os outros, exceto no tempo livre no pátio e no horário das refeições, o que com certeza contribuía para o caos se estabelecer. Os números não são assustadores, segundo registros, 8 pessoas foram assassinadas em Alcatraz, 5 cometeram suicídio e 15 morreram de causas naturais.

7- Presos usavam a leitura como escape

Já que ninguém conseguia escapar fisicamente, a única saída era se deslocar mentalmente para outras realidades. Os detentos tinham à sua disposição uma biblioteca com um acervo de mais de 15.000 títulos abordando temas filosóficos, ficcionais e educativos. Nenhum conteúdo violento ou sexual era permitido, mas isso não parecia ser um problema. Relatos mostram o quanto os presos se interessavam por literatura e filosofia, sendo Kant, Schopenhauer e Hegel especialmente mais populares.

8- Projeto Jardim Histórico de Alcatraz

Os jardins de Alcatraz e toda a fauna e flora da ilha não podem passar despercebidos! Cada planta e flor dos jardins constituem camadas históricas que marcaram a vida de quem já esteve lá. Por mais de um século as flores tinham um grande impacto na vida dos moradores da ilha, nem que fosse só para atribuir mais cor e vida para que o ambiente - já naturalmente pesado - ficasse mais leve e melhor. Quem visita Alcatraz hoje em dia vê diversas espécies de flores, algumas muito antigas, outras plantadas recentemente, mas todas ali pelo mesmo motivo: importância das cores para um ambiente agradável, sustentável e bonito.

9- Alcatraz é operado pelo National Park Service

Aproveitando o gancho da sustentabilidade, outra curiosidade legal é que os serviços da Alcatraz Cruises são administrados pela agencia do Governo Federal Americano National Park Service. Quem já viajou para qualquer parque nacional nos EUA já viu o símbolo deles e sabe o quanto eles trabalham para valorizar a preservação do patrimônio (seja histórico ou natural) e para uma melhor acessibilidade dos visitantes para que todos tenham a experiência mais agradável possível. Alcatraz Cruises foi o primeiro a introduzir os ferries híbridos nos Estados Unidos, a instituição recicla 70% do lixo solido da ilha, e vende frutas orgânicas compradas somente de vendedores e fazendas locais.

10- Era a prisão mais cara dos Estados Unidos

Manter Alcatraz em operação tornou-se economicamente inviável ao longo dos anos, pois era extremamente caro o transporte de água, combustível e comida. Todos os suprimentos tinham que ir de barco através de barris. Alcatraz, na realidade, era para ter encerrado suas operações desde quando era uma base militar, entretanto a Era Gangster fez com que a ilha continuasse em funcionamento e inclusive virasse a maior prisão de segurança máxima já feita. Foi assim que encarcerou grandes nomes no crime, como o mafioso Al Capone.

Bom passeio!

Texto e foto: Maria Simões.

E você, conhece Alcatraz? Tem mais alguma curiosidade legal para adicionar? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Mar 06, 2018 8:48 am
Com tanta mordomia não duvido muito de quererem revivê-la para receber um certo criminoso ilustre do Brasil...
O cara vai passar a condição de Cliente VIP Diamond da rede de hotéis "Resort Prisionais & Relais" nos próximos dias...
Certamente o cardápio necessitará de adaptações, saindo o tradicional licor, que cederá lugar para uma autêntica 51... :lol: :lol:

Já estivemos em Alcatraz... ir a San Francisco e não conhecer "a ilha" é meio que ir a Roma e não ver o Papa...
Até hoje meu filho lembra de lá.. ele tem uma daquelas garrafinhas de inox que vende por lá...

rcardial87 Mensagens: 281
Ter Mar 06, 2018 8:53 am
San Francisco é demais quando fui foi amor a primeira vista...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Mar 06, 2018 9:23 am
Sim...
Eu já era apaixonado por lá, mesmo antes de conhecer..quando conhecemos... todos aqui em casa se apaixonaram...foi o local que todos mais gostaram até hoje nos EUA..
Meu filho nunca se esquece da aventura de andar pendurado no Cable Car, na vertiginosa velocidade de 3,0 km/hora...ele sente muitas saudades de ter apostado (e perdido) corrida com uma minhoca que seguia na rua... :D

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Mar 06, 2018 2:05 pm
Nossa, quanta coisa que eu não sabia! hehehe
Louca para voltar em San Francisco... Certamente voltaria no Alcatraz pois faz mto tempo que fui!

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Qua Mar 07, 2018 11:09 am
" Os números não são assustadores, segundo registros, 8 pessoas foram assassinadas em Alcatraz..." Deve ser difícil viver em um país tão violento, hehehe

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Jun 01, 2020 1:45 am
Um dos passeios mais legais de SF





Booking.com

Voltar para “San Francisco”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio