Uma deliciosa viagem por Bogotá e Lima, as duas capitais mais vibrantes da América do Sul

Troca de informações sobre destinos na América do Sul.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Ago 07, 2016 10:25 am
Imagem
Vista panorâmica de Bogotá.

Juntar duas cidades diferentes, localizadas em países distintos, em uma mesma viagem, pode parecer estranho à primeira vista. Mas quando percebemos que os destinos têm muito mais coisas em comum do que imaginamos, o estranhamento logo dá lugar à sensação de se fazer um dos roteiros de viagem mais originais e intensos na América do Sul atualmente, conhecendo a face mais moderna e cosmopolita do continente. Bogotá, na Colômbia, e Lima, no Peru, representam hoje o que Buenos Aires, Santiago e Montevidéu já representaram um dia: duas capitais vibrantes e em franco crescimento, em pleno processo de descobrimento pelo turismo internacional, que atraem cada vez mais viajantes e olhares curiosos, com uma mistura única de cultura, gastronomia e história.

Imagem
Centro histórico de Bogotá.

Ao escolhermos embarcar para esta viagem pelas duas capitais mais vibrantes da América do Sul atualmente, nosso objetivo era um só: mergulhar, com todos nossos sentidos, no lado mais contemporâneo e cultural de dois países marcados por uma história intensa e complicada, que apenas recentemente começaram a viver tempos de paz e de pleno crescimento econômico e social. Essa sensação de otimismo e esperança se reflete na calorosidade e receptividade dos colombianos e dos peruanos, sempre de braços abertos para receber pessoas do mundo todo em suas terras.

Imagem
Plaza Mayor, em Lima.

Uma viagem ligando os dois destinos é totalmente viável graças à ampla malha aérea da Avianca Internacional, que opera voos conectando Brasil, Colômbia e Peru, com uma frota moderna e serviço eficiente.

Imagem

Nossa viagem começou com o pé direito, ao embarcarmos no moderníssimo Boeing 787-8 Dreamliner da Avianca que opera a rota São Paulo - Bogotá. Ao desembarcarmos no ótimo Aeroporto El Dorado, na capital colombiana, já começamos a sentir que aquelas ideias de atraso e subdesenvolvimento que muitas vezes cercam a América do Sul estão ficando para trás na Colômbia.

Durante nossa passagem pela Colômbia, contamos com o excelente serviço da Bogota Pass, uma das principais agências de turismo da cidade, que oferece passeios privativos ou em grupo pelas principais atrações turísticas da capital colombiana e de seus arredores, além de transfer privativo entre aeroporto e hotel. Sempre com guias extremamente atenciosos, simpáticos e gentis, e com motoristas eficientes e que sabem driblar com perfeição o caótico trânsito de Bogotá. A agência ainda vende o City Pass, cartão que por um preço bastante vantajoso, permite a entrada em diversas atrações da cidade com o mesmo cartão.

Com uma rede hoteleira crescente, fica difícil escolher onde se hospedar em Bogotá. Diante de tanta indecisão, dividimos nossa estadia entre os dois recém-inaugurados hotéis da renomada rede Four Seasons na capital colombiana. O moderno Four Seasons Hotel Bogota fica na melhora localização da cidade: a Zona T, perfeita para caminhar, onde estão concentrados vários bares, restaurantes e lojas. Já o Four Seasons Hotel Casa Medina Bogota, de perfil mais clássico, construído em uma mansão histórica, fica na sofisticada Zona G, onde estão os melhores e mais aclamados restaurantes da capital.

Imagem

Imagem

Para explorar o destino, contamos mais uma vez com os excelentes serviços da Bogota Pass. Nosso tour privativo começou pelo Cerro Monserrate, ponto mais alto da cidade, a 3.152 metros de altitude. O imponente conjunto de montanhas é visto de vários pontos da capital. No seu topo, que pode ser acessado de funicular, teleférico ou a pé (após uma caminhada de mais de uma hora que só recomendamos aos esportistas e aventureiros natos), há uma capela dedicada à Virgem Morena de Montserrat (cujo santuário se encontra perto de Barcelona, na Espanha), um antigo monastério e uma ótima feirinha com produtos típicos à venda.

Imagem

Em seguida, continuamos com nosso guia rumo a La Candelaria, o charmosíssimo centro histórico de Bogotá. É aqui que se concentra boa parte das melhores atrações da cidade. O ideal é percorrer tudo a pé, admirando as construções em estilo colonial e respirando a história viva da Colômbia. Repleta de atrações importantes, com ruas de paralelepípedo e igrejas que parecem nos transportar para a Europa, a Candelária é um passeio obrigatório. Melhor ainda se pudermos contar com um guia que nos explique as curiosidades e histórias dos lugares visitados.

Imagem

Imagem

Imagem

A visita à Candelária termina na lindíssima Plaza de Bolívar, o marco zero de Bogotá, que não fica devendo em nada à beleza das praças europeias. Nela, além dos muitos pombos e pessoas circulando, estão alguns marcos institucionais da sociedade colombiana, como o Capitólio Nacional, o Palácio de Justiça, o Palácio Liévano, e a Primeira Catedral de Bogotá.

Imagem

Imagem

Da Plaza de Bolívar, em menos de 5 minutos de caminhada chegamos a outro ponto importante e imperdível da cidade: o Museu Botero, dedicado às obras do famoso artista plástico colombiano Fernando Botero. De lá, um tradicional almoço típico no La Puerta Falsa, restaurante minúsculo que em 2016 completou 200 anos de funcionamento, servindo sempre deliciosas receitas locais.

Imagem

Imagem

Já que estávamos hospedados em dois dos melhores hotéis da cidade, claro que não poderíamos deixar de aproveitar sua cena gastronômica. O Four Seasons Hotel Bogota conta com o Kuru, restaurante de culinária japonesa contemporânea, que serve deliciosos pratos em um ambiente moderno. Já o Four Seasons Hotel Casa Medina Bogota conta com o Castanyoles, restaurante espanhol especializado em tapas, que funciona em um salão amplo e arejado, ideal para passar horas e horas conversando enquanto degustamos delícias da culinária ibérica.

Imagem

Desta vez, ficamos apenas dois dias em Bogotá, mas foi o suficiente para matarmos a saudade, fazermos novas descobertas, e já começarmos a planejar nosso retorno.

Nossa próxima parada não fica devendo em nada no ranking das cidades em alta no turismo internacional: Lima, capital do Peru, é vibrante, cosmopolita e abre-se para um futuro de desenvolvimento social e econômico após um passado turbulento, assim como Bogotá. As duas cidades, separadas pela Cordilheira dos Andes, são interligadas por voos da Avianca Internacional, que nesta rota, também utiliza o moderno Boeing 787-8 Dreamliner.

Ao chegarmos ao Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, fomos recepcionados pela Viajes Pacifico, uma das melhores e mais conhecidas agências de turismo do Peru, que oferece tours completos, privativos ou em grupo, por todo o país, contando sempre com ótimos guias e competentes motoristas.

Foi com o excelente serviço de transfer da empresa que fomos para o hotel de nossa primeira etapa em Lima: o luxuosíssimo Belmond Miraflores Park. Na melhor localização possível, encravado no ponto mais nobre do elegante bairro de Miraflores, o hotel fica a alguns passos do badalado Shopping Larcomar, e oferece vistas para a cidade e para o mar do Oceano Pacífico.

Imagem

Mas além da excelente localização, o Belmond Miraflores Park é uma atração por si só, com seu lobby suntuoso, com direito a pianista tocando música ao vivo todas as noites, e também com seu serviço de primeiríssima qualidade. Nosso quarto dava acesso ao excelente lounge do hotel, com comidas e bebidas à disposição dos hóspedes em vários momentos durante o dia. E no térreo, há o ótimo restaurante Tragaluz, onde você pode comer um delicioso ceviche e outros pratos típicos da culinária local. Certamente, a melhor opção de hospedagem em Lima.

Imagem

Imagem

Já que a intenção era conhecer o lado mais moderno e vibrante de Lima, nada mais justo do que fazer um passeio por Miraflores, incluindo uma visita ao Shopping Larcomar, à beira do Oceano Pacífico, e também ao charmoso Parque del Amor.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

À noite, contamos mais uma vez com o ótimo serviço da Viajes Pacifico, que nos levou para um tour privativo pelo lindo Circuito Mágico del Agua. Trata-se de uma atração imperdível: um conjunto de fontes dentro do Parque da Reserva, que se iluminam e dançam à noite, em um maravilhoso espetáculo sincronizado. Um show de primeiro mundo, que é a síntese da vontade de Lima de se tornar cada vez mais um destino de renome internacional.

Imagem

Imagem

Continuando com o tour privativo da Viajes Pacifico no dia seguinte, fomos visitar o imponente centro histórico da cidade, onde se localizam, entre outros pontos de interesse, a Catedral de Lima, a Plaza Mayor, o Palácio do Governo e o belo Convento de Santo Domingo.

Imagem

Imagem

Terminando nosso tour, seguimos de carro rumo às ruínas pré-incas de Huaca Pucclana, e para finalizar, visitamos o surpreendente Museu Larco. Construído em cima de uma pirâmide pré-colombiana, ele fornece um excelente panorama da vida nos 4 mil anos de história do Peru pré-colombiano, através de relíquias, obras de arte e tesouros arqueológicos. Mais um passeio imperdível para a lista.

Imagem

Imagem

Voltando a explorar o lado contemporâneo de Lima, seguimos para a segunda etapa da viagem, que teve como base o bairro de Barranco, reduto boêmio e artístico da cidade. Em suas ruas charmosas e seguras, repletas de grafites, boutiques e pequenas galerias, encontram-se atrações como a Ponte dos Suspiros, que revela uma bonita e bucólica vista da área; e o MATE - Museo Mario Testino, dedicado à vida e à obra do renomado fotógrafo peruano de mesmo nome.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para vivenciarmos Barranco em toda sua plenitude, nos hospedamos no histórico e charmosíssimo Hotel B. Pertencente à renomada associação Relais & Châteaux, ele foi construído dentro de um casarão antigo, e abriga, em seus corredores e habitações, obras de arte da coleção privada dos proprietários. Uma hospedagem única em todo o mundo. Merece destaque também o elegante chá da tarde servido diariamente e incluído na diária.

Imagem

Imagem

Mas seria impossível mergulhar na face contemporânea de Lima sem contemplar a inigualável gastronomia peruana. Se nos últimos anos, a culinária nacional tem ganhado cada vez mais prestígio em todo o mundo, é na capital do país que ela se revela ainda mais forte. Aqui, comida é algo levado a sério. Preparar pratos típicos não é encarado apenas como um ofício, mas sim como uma verdadeira obra de arte, executada pelas mais talentosas mãos dos mais habilidosos chefs de cozinha. Não à toa, no ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo da revista Restaurant, três deles estão em Lima - e nós, é claro, provamos todos eles.

Nossa primeira refeição em Lima foi no contemporâneo Cosme, localizado no elegante bairro de San Isidro. Comandado pelo talentoso e criativo chef James Berckemeyer, serve pratos inventivos com toques da tradicional gastronomia peruana. A apresentação dos pratos, assim como o sabor, é impecável. Um excelente início para nossa jornada gastronômica!

Imagem

Imagem

Merece destaque também o trabalho do chef Rafael Piqueras à frente do Maras, restaurante localizado dentro do hotel Westin, também em San Isidro. Com um cardápio variado e uma pegada mais internacional, ele oferece pratos deliciosos em um ambiente acolhedor e refinado.

Imagem

E se estamos falando da culinária peruana, é impossível não falarmos sobre o tradicional ceviche. A receita que leva peixe cru marinado em sucos cítricos se faz presente em diversos restaurantes - mas é no La Mar, pertencente ao renomado grupo do chef Gastón Acurio, que ele encontra seu ápice. O restaurante, com um ambiente descontraído e praiano, nem parece estar no meio de uma cidade agitada como Lima. É aqui que você poderá provar os melhores ceviches de sua vida, em um festival de sabores e texturas que marcará para sempre o sabor peruano em seu paladar.

Imagem

Imagem

O que pouca gente sabe é que tem um tipo de culinária bem peculiar que se faz presente em Lima: a gastronomia chifa. Mas o que seria essa palavra estranha? É o nome que se dá à gastronomia chinesa com toques da culinária peruana. Isso mesmo. Com uma enorme colônia de chineses e seus respectivos descendentes, proliferaram pela cidade os restaurantes "chifa". A combinação de duas das melhores culinárias existentes só poderia produzir um resultado: uma explosão de sabores que traz o melhor de dois mundos. E o melhor local para prová-la é no renomado restaurante Chifa TITI, em San Isidro, de propriedade da simpática chinesa Patricia.

Imagem

Imagem

Como em toda boa refeição, deixamos o melhor para o final: os três restaurantes de Lima que figuram na lista dos 50 melhores do mundo da Restaurant.

O Central é considerado, atualmente, o quarto melhor restaurante do mundo no ranking (e o número 1 da América Latina). Localizado em uma casa em Miraflores, ele oferece um menu-degustação de 17 passos, que muda constantemente, mas sempre apresenta criações extremamente inventivas e originais baseadas nas origens da culinária peruana. Sua proposta é valorizar os ingredientes locais e transformá-los em pratos modernos e nunca antes vistos. É o típico restaurante no qual você provará pratos que só comerá uma vez na vida, de tão únicos que são. A pesquisa é levada tão a sério que o chef Virgilio Martínez criou um instituto de pesquisa culinária. O resultado de um trabalho tão primoroso reflete-se na alta popularidade do estabelecimento, onde conseguir uma reserva é tarefa árdua.

Imagem

Imagem

Para o nosso paladar, agradou ainda mais a experiência que tivemos com o menu-degustação de 15 passos do restaurante Maido, que atualmente ocupa a décima terceira colocação no ranking da Restaurant. Comandado pelo jovem e talentoso chef Mitsuharu Tsumura, ele propõe uma fusão entre as culinárias japonesa e peruana. O resultado são combinações incríveis, que acertam em cheio tanto na apresentação como no sabor. De sashimis a pratos de carne, uma refeição completa e memorável.

Imagem

Imagem

Imagem

O ápice de nossa jornada gastronômica, seja em termos de sabor, serviço ou ambiente, veio através do Astrid y Gastón, pertencente à renomada associação Relais & Châteaux. Localizado na Casa Moreyra, uma enorme e arborizada mansão em San Isidro, o restaurante, comandado pelo famoso e talentoso chef Gastón Acurio, ocupa atualmente a trigésima posição no ranking da Restaurant. Mas poderia ocupar tranquilamente a primeira. O que se vive ali é uma experiência completa, a começar pela ambientação, passando pelo serviço extremamente atencioso, e culminando no menu-degustação que apresenta uma combinação única de sabores peruanos e clássicos da gastronomia. Uma refeição inesquecível!

Imagem

Imagem

Imagem

A América do Sul é repleta de destinos cheios de história e paisagens bonitas. Mas ainda melhor do que viajar por seu passado e por seus cenários, é descobrir duas cidades onde a modernidade pulsa e brilha em direção a um futuro promissor. Bogotá e Lima são, definitivamente, as grandes vitrines contemporâneas da face mais produtiva e bem-sucedida do continente. Modernas, porém sem esquecer do passado e de suas origens. Com um povo acolhedor e orgulhoso de si mesmo. Seja através da gastronomia peruana, do charme e da sofisticação de Bogotá, ou das surpresas de Lima, esta é uma viagem e tanto, que nos faz ter orgulho de nossos próprios vizinhos. Que sirvam de exemplo para o Brasil explorar mais e melhor todo seu potencial turístico e gastronômico.

Planeje sua viagem pela América do Sul

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

Texto e fotos: Fabio Calderon

O Falando de Viagem viajou paraBogotá e Lima a convite da Avianca Internacional, com seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

E você, já foi para Bogotá ou para Lima? Gostou? Quais atrações visitou? Onde se hospedou? Onde comeu? Conte para nós a sua experiência.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Dom Ago 07, 2016 1:23 pm
Iniciar um roteiro destes voando Avianca é começar com o pé direito...
Acho uma cia. muito centrada na qualidade e sem devaneios de querer dominar os céus...
Serviço de bordo impecável..... e com a encomenda de 64 A-320 Neo, terá uma das frota mais nova da A.Sul...
Fotos excelentes... parabéns...
Com as tarifas escorchantes de EZE/AEP, Buenos Aires fica para segundo plano...
Lima é um destino fantástico...Bogotá, idem pelo ressurgimento... aliás, a Colômbia é um belo exemplo de renascimento...
Colaram com os EUA...e a coisa deu certo..

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Ago 07, 2016 4:38 pm
Obrigado pelo elogio às fotos, Zardox!

E perfeita definição sobre o renascimento da Colômbia. Escrevi sobre isso na semana passada: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=420&t=13722

Buenos Aires, embora seja um excelente destino e uma das cidades mais charmosas do mundo, está longe de ser um destino "novo" no mundo do turismo. Santiago era a bola da vez até algum tempo, mas tenho ouvido muitos relatos de que o destino não é mais tão em conta para os brasileiros. Montevidéu esteve em evidência nos últimos tempos, mas não acho que seja uma capital com tantos atrativos como as outras. Já Lima e Bogotá estão em pleno desenvolvimento, possuem uma história muito rica, e aliam tradição e modernidade. Peru e Colômbia são os dois destinos da vez na América Latina.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Ago 08, 2016 7:47 am
Fábio...
Eu nunca fui a Santiago do Chile.. e provavelmente nunca irei..
Apesar de minha esposa ter pedido mais de 5 vezes para irmos, eu resisto e não vou..
Por um simples motivo: sempre que eu "pensei" em ir à Santiago, rolou terremoto no Chile (o epicentro não foi em Santiago, mas deu pra sentir o tremor)...e isto foi umas 3 vezes...
Um amigo que foi a Santiago uma vez, passou por isso... e a sensação foi horrível...
Embora o gerente do hotel informasse que as instalações tinham sido feitas para resistir a abalos sísmicos, ele e a esposa dormiram dentro de uma van....
E, eu, particularmente, não vejo tanta graça em Santiago do Chile.. sei lá...é coisa pessoal...
Eu sou meio esquisito com certos destinos.....( e num tem nada a ver com futebol, porque há muitos anos eu não torço mais... nem para o Flamengo, menos ainda para a seleção brasileira... hora de jogo, vejo outra coisa...C&A para futebol...)
Já Lima é outra história...aliás, o Peru todo é uma História com "H" maiúsculo..... o país é um mosaico de tudo...
E Bogotá é um exemplo de reconstrução de uma sociedade...
Num micro cosmos, meio que parece um Rio de Janeiro que deu certo.... :lol:

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Ago 08, 2016 8:37 am
Se o Fabio, que já viajou o mundo todo, recomenda Bogotá e Lima, eu é que não vou discutir e sim comprar uma passagem para lá!

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Seg Ago 08, 2016 10:20 am
Acho muito legal que o Peru esteja entrando mais no gosto dos brasileiros, é um país fantástico e o povo também é bastante amistoso! Gostei bastante também. Agora, não vejo a hora de conhecer a Colômbia!

Adriana Mensagens: 2231
Seg Ago 08, 2016 12:01 pm
Nao conheço nenhum dos destinos, mas quero muito. Ainda mais depois das matérias do FDV.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Ago 08, 2016 1:31 pm
Lima eu conheço e me surpreendi muito positivamente! Colômbia eu não conheço mas o Fabio já tinha me convencido de ir! Parece mesmo fantástica!
Parabéns pela matéria!

Avatar do usuário
daniventura Mensagens: 47
Seg Ago 08, 2016 2:58 pm
Sou suspeita para falar sobre América do Sul pois é meu continente favorito. Mas Peru realmente está no meu top 3!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Ago 09, 2016 7:46 am
Se alguém está pensando em voar Latam para a Colômbia, tá rolando uma promoção deles que dá 20% de desconto na compra de passagens. O link é este:

https://www.latam.com/pt_br/institucional/sonhemaislonge/" onclick="window.open(this.href);return false;

É uma campanha promocional da Latam e, cada vez que um dos 13 paises da America Latina ganha uma medalha de ouro, eles lançam um código promocional para dar 20% de desconto..
A Argentina e o Brasil já tiveram seus códigos divulgados e para estes destinos a promoção acabou...
O código para a Colômbia também vai ter prazo para durar..
Mas.. se qq país destes conseguir uma medalha de ouro, a promoção volta..
Não esqueça de colocar o código promocional na hora de fazer a reserva para obter o desconto...

É... vai ter muito brasileiro, doido para ganhar 20% de desconto, torcendo pelo Peru, Chile, Argentina, numa eventual e totalmente improvável final com o Brasil... :lol: :lol:





Booking.com

Voltar para “Destinos - América do Sul”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio