10 museus incríveis na América do Sul que todo viajante precisa visitar

Troca de informações sobre destinos na América do Sul.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Seg Ago 17, 2020 7:50 am
Imagem

Não é novidade que a arte europeia é hipervalorizada, enquanto as produções latino-americanas, africanas e asiáticas são deixadas de lado. A verdade é que alguns dos principais museus da Europa têm como acervo obras de arte destes continentes periféricos. Observe a enorme coleção sobre o Egito disposta no Louvre, por exemplo. Como povos destas periferias globais, nosso dever é valorizar o que é nosso. E uma ótima forma de fazer isso é viajando pela incrível América do Sul, entrando em contato com nossas ricas belezas e culturas.

1) Museo Larco - Peru

O principal museu do Peru é um clássico. O Museo Larco foi fundado em 1926 e ostenta um incrível acervo com mais 45 mil obras de arte que contam mais de cinco mil anos da história do Peru. É uma herdeira verdadeira histórica através de objetos arqueológicos que representaram os povos ancestrais que construíram a cultura do país. Além da incrível exposição, o local também faz do passeio muito agradável.

Leia também: 10 atrações que você precisa conhecer em Lima, no Peru

2) Museo del Oro - Colômbia

O museu do ouro mais importante do mundo é colombiano. O acervo, como é de se imaginar, é composto por mais de 54 mil objetos, todos de ouro. O museu explora desde as técnicas de mineração e manufatura das peças até o xamanismo e a simbologia por trás do metal. Essa é a parte mais legal: além de se impressionar com os objetos belos e brilhantes, você aprende mais sobre.

Leia também: 5 motivos para você conhecer Bogotá

3) Instituto Inhotim - Brasil

Inhotim é muito mais do que um museu. Em uma área de 140 hectares, formada por belíssimos jardins e lagos e paisagismo exuberante, estão dispostas 22 galerias, 3 restaurantes, diversas lanchonetes, além de inúmeras esculturas e obras. Inaugurado em 2006, Inhotim já nasceu em perfeita sinergia com a cidade de Brumadinho, que repentinamente deixou de ser apenas mais um município mineiro e passou a ser reconhecida mundialmente.

Leia também:
- 10 dicas para você aproveitar mais sua visita a Inhotim
- Inhotim: atração turística de excelência do Brasil para o mundo

4) Museo Botero - Colômbia

Como o nome sugere, o museu localizado em Bogotá é dedicado ao artista colombiano Fernando Botero. O acervo é dedicado às obras com ângulos arredondados inconfundíveis do pintor e escultor. A visita por si só já é imperdível, mas o passeio torna-se ainda mais conveniente pela localização. Ele fica em um complexo com outros três museus e todos são grátis - o Museu de Arte Miguel Urrutia, a Casa de La Moneda e o Museo de Arte del Banco de la Republica.

5) Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires - Argentina

Pode-se afirmar que o Malba é o principal museu exclusivo de arte latina. O acervo comporta desde clássicos até a contemporaneidade. É lá que você encontra o icônico Abaporu, da brasileira Tarsila do Amaral. Além de obras de Fernando Botero, Candido Portinari, Antonio Berni, Frida Kahlo, Diego Rivera, Hélio Oiticica e muito mais. O edifício em si já é uma atração. A construção moderna é bonita, conta com um agradável pátio com um café e uma lojinha enlouquecedora.

Leia também: O que fazer em Buenos Aires | Visitar o Museu de Arte Latino-Americano, o Malba

6) Museo Chileno de Arte Precolombino - Chile

O Museo Larco está para o Peru assim como o Museo Chileno de Arte Precolombino está para o Chile. Este museu em Santiago também tem a tão incrível e necessária proposta de contar a riquíssima história dos povos ancestrais do país através de objetos arqueológicos. Apesar do acervo ser composto pelo passado, é interessante ver como o prédio e a estrutura do museu é moderna, tornando a experiência mais interessante.

7) Pinacoteca de São Paulo - Brasil

Diferente dos outros museus paulistanos que se tornam mais atrativos por causa das exposições temporárias, o grande destaque da Pinacoteca é o acervo fixo. O museu ocupa um edifício enorme e conta com aproximadamente 100 mil obras de artistas enormes, como Tarsila do Amaral, Auguste Rodin e as gigantescas esculturas do artista Ron Mueck.

Leia também: 10 museus imperdíveis em São Paulo

8) Museo Casapueblo - Uruguai

A Casapueblo é uma famosa atração turística localizada em Punta Ballena, bem próxima à Punta del Este. Ela foi originalmente projetada pelo artista e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró como sua casa de veraneio, mas posteriormente foi ampliada e transformada em museu, galeria de arte, restaurante e hotel. A visita - ou hospedagem - é um passeio completo. A Casapueblo também é conhecida por ter o pôr do sol mais bonito de todo o Uruguai.

Leia também: 11 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez em Punta del Este

9) Centro Cultural Kirchner - Argentina

A mais recente adição da lista à cena cultural portenha. O Centro Cultural Kirchner foi inaugurado em 2015 como o maior centro cultural da América Latina e o terceiro maior do mundo. O espaço é realmente gigantesco, impossível conhecer tudo em um dia só. Além de diversas exposições de arte, lá também há aulas, concertos musicais e outras atividades temporárias. Vale a pena consultar a programação no site antes de embarcar e se programar para aproveitar. Principalmente os concertos, que acontecem na incrível cúpula de vidro.

Leia também: 5 museus que você precisa visitar em Buenos Aires

10) Casas de Pablo Neruda - Chile

O poeta chileno Pablo Neruda teve três casas no país que hoje estão abertas para visitação. São elas: La Chascona, em Santiago; La Sebastiana, em Valparaíso e Isla Negra, em Isla Negra. Conhecer mais sobre a interessantíssima história de Neruda é entender sobre a história do Chile. Em grande parte de sua vida, o poeta foi ativo politicamente no país - motivo pelo qual, inclusive, Neruda foi morto pela ditadura militar. As três casas são completamente diferentes e a visita se complementa, mas a grande maioria dos turistas conhece apenas a da capital, que por si só também já é bem impactante.

Leia também: 10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez em Santiago do Chile

Planeje sua viagem pela América do Sul

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já viajou pela América do Sul? Visitou quais museus? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Ago 17, 2020 5:27 pm
5/10, tô bem na lista, oba! Nossa América Latina é incrível.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Ago 18, 2020 6:01 am
Só conheço a Pinacoteca. Tenho muito ainda que conhecer.





Booking.com

Voltar para “Destinos - América do Sul”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio