Como comprovar vínculos com o Brasil ao solicitar o visto para os EUA

Informações sobre vistos.
Avatar do usuário
cleffs Mensagens: 283
Qua Jan 16, 2019 3:14 am
@naulmencionas,

No seu caso Eu tentaria... Você já têm mestrado. Acho que não gastaria esse tempo todo estudando para depois ficar ilegal em um País... Além disso têm emprego público federal..
Você vai para os EUA fazer o que? Turismo? Disney? Se perguntarem diga que agora que acabou o mestrado é que está com tempo para viajar... :-)

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Jan 16, 2019 8:08 am
@naulmencionas você é concursado, e isso já conta muito. Leve o contracheque e comprovação de sua função.

Tem carro próprio? Se tiver é bom levar o documento.

Tem reserva financeira? Leve também demonstrando que tem como pagar pela viagem.

Tem outros vínculos com o país? Imóvel em seu nome, financiamento/empréstimo bancário, cursos, etc. Tudo demonstra que você iria voltar para o Brasil.

Além de tudo, dependendo do analista, pode ser que nem peça nada ao ver que você é concursado.

RafaMel Mensagens: 551
Qua Jan 16, 2019 8:16 am
No meu caso, quando eu disse que era concursado, ele só me perguntou qual era o concurso (qual setor eu trabalhava) e pronto: VISTO APROVADO!

Sergi0 Mensagens: 1005
Qua Jan 16, 2019 9:07 am
Minha solicitação de visto foi bem doida. Tinha uns 27 anos, totalmente inexperiente, nunca dei bola pra visto. Todo mundo que eu conheço tinha visto e nunca falou nada de ter tido alguma dificuldade, então eu achava que era mera formalidade, nem me dei ao trabalho de pesquisar sobre. Programei e comprei a viagem toda, marquei o visto e fui lá pra entrevista. Eu, meu passaporte e a folha impressa com o código de barras do DS-160. Quando cheguei na fila, todo mundo com pastas cheias de tudo quanto era documento. Não entendi nada na hora. Aí fiquei ouvindo as conversas, histórias de visto negado e só pensava comigo: se me pedirem alguma coisa, fu***. Fui entrando e, já na cabine, me colocaram atrás de um casal idosos. Fiquei ouvindo a entrevista deles: ambos aposentados, sem nenhuma propriedade e um único parente: um filho que já morava nos EUA. Aí não teve jeito, a moça do consulado tentou de todas as formas achar algum vínculo deles com o Brasil (era nítida a boa vontade dela), mas não teve como. Visto negado. Choro, insistência, mais de 10min e eu ali esperando até que desistiram e foi minha vez. Devo ter ficado uns 10s na frente da mulher, foram 3 perguntas: "Tudo bem?", "Vai pra onde?" e "Faz o que no Brasil?". A quarta frase que ela falou foi "Seu visto foi aprovado. Boa viagem.", eu não esperava algo tão rápido e mandei um "ãn?", ela riu e repetiu.
Pelo que conheço dos americanos hoje, tenho certeza que a aprovação ou não do visto vem do sistema e 99% das vezes está definida antes da pessoa chegar pra entrevista. O cônsul vai apenas confirmar as informações do sistema e só raramente mudar algo de fato.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jan 16, 2019 9:46 am
Pelo fato de você ter emprego estável no Brasil e tb por ter mestrado, penso que isso será um ponto positivo pra você...
Além disso, faça como os colegas disseram: anexe comprovante de rendimentos (o maior número de contra cheques possível, retroagindo até quando vc tomou posse no seu cargo de servidor público federal), anexe contas correntes, investimentos, cartões de crédito (leve a movimentação dos últimos 12 meses), CRLV do seu carro, se tiver comprando imóvel leve a comprovação... enfim.. leve o máximo possível para mostrar que vc só pensa nos EUA como turismo...
Vai ajudar muito se vc levar a reserva do hotel (faça a do tipo cancelável)... se tiver passagem tb, principalmente a de volta, isso tb ajuda...
E o mais importante: use de toda sinceridade com o agente do consulado.... esteja tranquilo, porque vc tem uma chance enorme de obter o visto...
Se sua renda bruta é 6k líquido, deve ter renda bruta de uns 9k.. e isso não é pouco no contexto Brasil.... com estabilidade então, pesa muito a seu favor...
Ser solteiro com 27 anos e morar com os pais é tranquilo... os americanos sabem que, culturalmente, os brasileiros, em sua maioria, moram com seus pais até casarem.....

naulmencionas Mensagens: 9
Qua Jan 16, 2019 2:57 pm
Pessoal, agradeço imensamente pelas respostas. Serão muito úteis na construção do DS-160 e na entrevista. Os relatos e as dicas me deixaram mais seguro.

@cleffs, pretendo ir para Atlanta ou Orlando. E é só para "turistar" mesmo, rsrs. No caso de Orlando, Disney. A melhor dica que vi sobre a entrevista é: "meu sonho é conhecer a Disney". Gostei da sua dica, e de fato, é verdade, esperei acabar meus estudos (ao menos, o mestrado) para começar a conhecer outros países.

@hugomarcio, cara, o único bem que eu tenho são as minhas aplicações em renda variável e fixa, que é até um valor razoavelmente considerável. Estou em processo de construção do patrimônio e posterguei a compra de carro e apartamento em detrimento de outros planos. Levarei o IR do ano passado e extrato atual das aplicações para comprovar.

@rafamel, amigo, nos últimos 30 dias eu vi muitos vídeos, textos e blogs a respeito do processo de entrevista e os relatos das pessoas. Percebo que além do perfil da pessoa/vínculos (que, pela minha percepção, é responsável por mais de 90% do processo de decisão), há também outros dois fatores: "nervosismo/contradições na entrevista" e "sorte", ou seja, se o agente consular literalmente vai com tua cara. Com relação a servidores públicos, não vi relatos de vistos negados, exceto aquelas pessoas com renda mais baixa (por exemplo, servidor municipal com renda de 1.5k/2k).

@Sergi0, bacana seu relato. Como já estou estudando há um tempo, creio ir mais preparado para a entrevista, mas tenho medo de travar na hora, especialmente quando ouvir as entrevistas dos outros (o local parece ser uma espécie de guichês, onde as pessoas da fila ouvem as entrevistas dos outros).

@zardox, minha renda bruta é 7.8k, acabei de me tornar estável (03 anos e 06 meses no serviço público). Levarei extrato de IR, extrato atual de aplicações/investimentos, últimas faturas de cartões de crédito e contracheques, além da declaração e carteira funcional de servidor. É a documentação que tenho. Encontrei opiniões divididas a respeito se deveria fazer reserva de hotel ou não. O que compreendi é que o Consulado recomenda que não se compre passagens pois não há garantia na concessão do visto, mas no DS-160 você precisa, ao menos, colocar alguns locais onde você pretende ir, se hospedar, data provável de viagem, etc, etc. Procurei rapidamente sobre "reservas canceláveis", mas só achei o Decolar.com. Você tem algum site que recomenda?

Mais uma vez, muito obrigado pelas orientações!
Quando passar pelo processo de entrevista, pretendo dar um feedback aqui no fórum.

Abraços.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jan 16, 2019 4:12 pm
O Booking é bem explícito ao se fazer as reservas para hotel: tem reserva não cancelável e cancelável...
Quando é cancelável, ele diz isso, informa até quando pode cancelar e ainda a informação que vc só paga no hotel ....nclusive, vc pode pagar no check-in utilizando dólar cash, que é mais barato que pagar com cartão de crédito que tem o IOF de 6,38% ( o dólar turismo é de 1,1%)... e o dólar do cartão geralmente é de 5 a 10% mais caro que o dólar turismo... sua economia será de uns 10% a 15% pagando no hotel...
Outra opção, que eu nunca recomendo, é depois que vc tiver o visto, a passagem e a certeza que vai mesmo na data certa, vc cancelar a reserva cancelável e fazer uma reserva não cancelável...
Mas.. o ruim é que, por não ser cancelável, vc perde o valor pago... que será por cartão de crédito.. então, o fato da reserva não cancelável, às vezes, ter uma diferença de 15-30% a menos, se perde se vc levar em consideração que pagando no cartão de crédito vc já perde uns 10/15%... além do fato de que, se não puder viajar, vai perder a grana toda...
Eu faria a reserva cancelável... e na entrevista informaria que não comprou a passagem ainda porque precisa do visto antes.. mas que já viu boa disponibilidade de passagens na data da reserva do hotel.... e falaria que a reserva é do tipo cancelável.. tudo isso com naturalidade...

naulmencionas Mensagens: 9
Qua Jan 16, 2019 7:14 pm
@zardox, eu sei que é pedir muito (e já pedindo), mas já percebeu que sou completamente leigo em viagens (viagens, só no Nordeste, no máximo). Há algum tipo de guia (ou melhor dizendo, caminho das pedras) disponível aqui no Falando de Viagem, algo do tipo "planejando sua viagem"? Pesquisei em vários sites, mas não achei nada completo.

Sei que só se aprende viajando. Mas cara, se alguém compilou essas dicas em algum lugar (e você souber), por gentileza, me passe.

Acho que estrou infringindo os termos de uso, já que isso é off topic. Me avisem.

Obrigado!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jan 17, 2019 7:39 am
naul...
Para quais destinos vc irá nessa primeira viagem ?? quanto tempo pretende ficar ??
Hotel bom para você é hotel limpo, seguro, com café da manhã (padrão americano), com cofre no quarto e preço bom ??
Se vc for pra Miam e/ou Orlando, não tem jeito: tem que alugar carro, como vc tem 27 anos.. isso é tranquilo...
Já se for para NYC, dependendo do que vc deseja fazer, carro não é necessário....
Enfim.. dá uma ideia de destinos nos EUA, o que pretende fazer lá e o prazo que pretende ficar...

naulmencionas Mensagens: 9
Ter Jan 22, 2019 8:18 pm
@zardox,

Atlanta e Orlando. 10 dias.
Hotel duas ou três estrelas. De preferência, preço bom (mas se for consideravelmente ruim, please, me alerte!)
CNH estou tirando agora. Como funciona a direção em terras estrangeiras?

Apesar de ter colegas que moram nos EUA, queria chegar "mais seguro", ou seja, não depender tanto dos outros.

Roteiro:

Atlanta.
1º dia
Chegada
Museu da Coca-Cola ou Georgia Aquarium (sonho!)
Encontro com colegas (provável hospedagem na casa de um desses colegas). Não há confirmação se irei acompanhado de todos por Orlando.

2º dia
Translado para Orlando (carro ou avião?) (438 milhas)
Os meus colegas possuem carro (e permissão para dirigir), mas não sei se essa é a melhor opção (diga-se, a mais barata).
Hospedagem em hotel.

3º dia
Walt Disney World (só um dia, isso é realista?)

4º dia
Busch Gardens Tampa (sonho!) (só um dia, isso é realista?)

5º dia
Kennedy Space Center
The Wizarding World of Harry Potter

6º dia
SeaWorld Orlando

7º dia
Universal's Islands of Adventure

8º dia
Epcot

9º dia
Compras. Aceito sugestões!
Museus, cidades e vida noturna. Aceito sugestões!

10º dia
Compras. Aceito sugestões!
Retorno de Orlando ao Brasil.

Não sei se isso é exequível (ou realista).





Booking.com

Voltar para “Vistos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio