Renovação do visto americano na reabertura do Consulado dos EUA (2021)

Informações sobre vistos.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Seg Nov 08, 2021 9:37 pm
Imagem

No dia 8 de novembro de 2021 caíram as restrições dos EUA para os brasileiros. Com isso, as viagens foram retomadas, assim como a remissão dos vistos de turistas (B1/B2), que estavam paralisados desde março de 2020.

A Fernanda foi renovar o visto e nos enviou um relato:
Relato sobre o primeiro dia de abertura do Centro de Solicitantes de Visto – CASV no Rio de Janeiro para renovação do visto americano de turista.

Após mais de um ano e meio de fechamento das fronteiras e da suspenção dos serviços consulares para vistos de visitantes, hoje, dia 8 de novembro de 2021, foi meu dia de comparecer ao CASV do RJ para a renovação do visto de turista. Inicialmente, meu agendamento estava para dezembro, mas após algumas tentativas de conseguir uma data mais para perto. O dia 8 de novembro apareceu como uma data disponível para antecipação, antes ainda dos EUA divulgarem que iriam abrir as fronteiras aos brasileiros, coincidentemente, nesse mesmo dia.

Sem ter a certeza se realmente o CASV já estaria aberto aos solicitantes de renovação de visto de turista, arrisquei a troca. Sendo assim, hoje fui renovar meu visto de turista e o procedimento foi o mais simples e rápido possível, já nas primeiras horas de funcionamento.

Ao chegar lá, já há um funcionário do CASV atendendo aos solicitantes daquela hora, logo na porta. A mim foi perguntado se era renovação, afirmei que sim, e fui solicitada a entregá-lo os passaportes (o antigo com o visto vencido e o passaporte válido), o DS-160 e nada mais. Levei impresso também a confirmação do agendamento, que me foi enviada por e-mail, mas isso não foi solicitado na primeira triagem.

Após essa checagem, ele pergunta que equipamentos eletrônicos estão comigo, tais como celular, relógio, fone bluetooth e etc e pede que tudo seja desligado, o que foi prontamente feito ali na frente dele, na calçada, na porta do CASV.

Após essa etapa ele me deixou passar para a etapa de check point, onde há um segurança, com equipamento de raio-x. Este pediu que eu colocasse a minha bolsa abaixada, segurando pelas mãos, longe do corpo, para que ele passasse o detector de metal em tudo. Após isso, ele pediu para que eu mostrasse a ele que o celular estava realmente desligado. Quando o mostrei, ele ainda pediu que eu tocasse na tela para que ele se certificasse.

Dessa etapa, ele me encaminhou para um caminho delimitado, onde haviam uns guichês, onde o atendimento era feito em pé mesmo. Logo fui atendida, não havia ninguém nos guichês ao lado. Nesse guichê o funcionário confirma que eu estou ali para renovação, e solicita apenas o DS-160 e os passaportes. A essa altura eu já havia guardado os outros impressos que havia levado, pois já havia percebido que nada mais seria solicitado. Ele inseriu alguns dados no computador, analisou os passaportes, o DS-160 e juntou tudo colocando uma plaquinha azul no meio dos documentos. Dali pediu que eu seguisse um outro caminho delimitado com setas verdes no chão, que levava a outros guichês ali do espaço.

Novamente fui prontamente atendida, pois só eu estava no processo naquele momento. Havia um senhor em outro guichê, mas este já estava lá, quando cheguei.

Neste guichê, já havia a cadeira com o fundo branco, e a câmera na frente do funcionário, atrás de um vidro. Ela pediu que eu entregasse os documentos com a plaquinha azul, sentasse reta na cadeira, e me posicionasse frente a câmera. Pediu que colocasse os cabelos para trás da orelha e tirasse os óculos, retirasse minha máscara e aguardasse. Enquanto ela analisava meus documentos novamente, ela ia olhando para mim. Após algum tempo ali, ela avisou que iria tirar a foto, conferiu após, dizendo que estava tudo ok e me pediu que imediatamente colocasse a máscara novamente.

Essa foi a última etapa do processo e terminou com ela me falando que de acordo com a minha escolha feita anteriormente no site do consulado, eu havia colocado para receber o passaporte de volta, no meu endereço. Confirmei e perguntei quando seria. Ela falou um prazo de 15 dias, a contar de hoje, e que eu receberei um código de rastreio dos correios (método de envio do passaporte) onde poderei acompanhar.

Quando perguntada por mim o que aconteceria se o passaporte extraviasse, ela apenas respondeu que essa questão era responsabilidade dos Correios. Minha última pergunta foi se estava tudo certo então e ela terminou nossa conversa falando que eu só saberei se tive o visto renovado ou não, quando o passaporte chegar em minha residência! Nos despedimos e saí, vendo que o movimento já estava bem maior dentro do CASV.

O processo todo foi questão de poucos minutos, realmente muito rápido. Todos os funcionários utilizando máscara e álcool gel à disposição no recinto.

Este foi o processo da minha renovação de visto de turista americano, no primeiro dia de fronteiras abertas e no primeiro dia da abertura do CASV aos solicitantes.
Grupo de WhatsApp sobre como tirar o visto americano

Você precisa tirar o visto americano? Ou vai renovar? Agora o Falando de Viagem tem um grupo pago exclusivo para lhe ajudar nessa etapa, que é muito importante e tem vários detalhes.

Não, o processo não é um bicho papão. É burocrático, mas se aprovado são 10 anos de viagens pela frente. Entendendo como fazer todo o processo a chance de aprovação é altíssima. Você sabia que muitas pessoas têm o visto negado por causa de informações erradas? Com a consultoria do Gabriel Dias você saberá tudo o que realmente precisa para conseguir o visto, com informações práticas e sem enrolação.

Para a elaboração dessa assessoria foram realizadas duas entrevistas com o cônsul do Consulado dos Estados Unidos da América. Além das informações sobre o visto americano, você terá informações sobre o processo de imigração e alfândega, que também gera muitas dúvidas. Faça a inscrição clicando aqui. Custa R$ 99,90 (pagamento único).

Atenção: esse grupo é focado apenas em visto de turista.

Boa sorte aos solicitantes!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Nov 08, 2021 9:41 pm
Renovação costuma ser simples. E isso é ótimo! Não precisa levar documentação nem nada.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Nov 11, 2021 10:45 am
Vale a pena fazer a renovação com antecedência. Fiz o pedido 1 semana atrás e marquei de levar os documento sem março do ano que vem. Já hoje, só tem vaga para final de maio.





Booking.com

Voltar para “Vistos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio