Passo a passo para tirar o visto americano

Informações sobre vistos.
jvinicius Mensagens: 507
Qua Jul 28, 2010 12:15 pm
Imagem

Creio que escolhi o principal tema entre Brasil e Estados Unidos nessa última semana: Visto. O nosso congresso, depois de meses, finalmente aprovou um acordo entre os dois países que aumenta a validade dos vistos emitidos entre os países de 5 para 10 anos. Os Estados Unidos já tinha aprovado esse projeto. Não sei quando irá começar a valer a nova data, pois, nosso presidente precisa sancionar ainda.

Eu acho que deveríamos promover um acordo igual existe com a União Européia, onde, você recebe o visto no momento da entrada, ao invés de passar pelo processo aqui no Brasil. Mas, hoje está assim e pelo visto não muda nos próximos anos.

Antes de tirar o visto, duas coisas você precisa ter em mente: Dizer a verdade, somente à verdade e NÃO comprar pacotes e passagens antes de ter seu visto aprovado (isso é recomendação dos próprios consulados e embaixadas) e não deixa de estar certo, pois, caso você não obtenha o visto, terá que pagar multas e taxas de cancelamento de sua passagem, pacote, hotel, etc.

Muitos monstros se criaram sobre o visto, onde, alguns se aproveitam para ganhar uns $$$ sobre isso. Essas pessoas, despachantes ou algumas empresas especializadas, criam uma série de listas e mais listas de coisas para que você pense que é complicado e acabar fazendo com eles. Como um dos objetivos do vacatip é evitar que você perca dinheiro por coisas desse tipo, resolvi falar do processo e como você pode gastar o mínimo para tirar seu visto.

As taxas não são as mais baratas de início. A média fica entre R$400,00/500,00 por pessoa para tirar o visto, o que deve ser levado em consideração quando for viajar para lá (alias, qualquer país em que haja a necessidade de pagar pelo visto, esse custo deve ser levado em consideração para a viagem). Bom, vamos ao trabalho, ou melhor, aos passos e dicas:

Antes de qualquer coisa, você deve agendar uma entrevista no consulado ou embaixada dos Estados Unidos mais próximo de sua casa. No Brasil eles ficam em Brasília, Recife, Rio e São Paulo. Para agendar a entrevista entre no site http://www.visto-eua.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;. Nesse site você irá ver quais são as próximas datas de entrevista em cada consulado e poderá pagar uma taxa de R$38,00 para o agendamento da sua entrevista. Essa taxa pode ser usada por até cinco pessoas da mesma família, ou seja, você não precisa ficar pagando a taxa individualmente, porém, elas devem ser da mesma família, nem amigo, namorada, etc. Para efetuar o pagamento você poderá utilizar um cartão de crédito ou débito em conta (que libera o acesso na hora), ou boleto bancário (onde será necessário aguardar a compensação). Com a taxa paga, você poderá ter acesso a informações sobre o visto e a uma central de atendimento para dúvidas.

No próprio site, você estará preenchendo um formulário chamado DS-160, que é necessário para qualquer tipo de visto (Turista, Negócios e Estudante). Preencha todo o formulário corretamente. Caso não tenha as informações em mãos, procure as mesmas e posteriormente complemente. Para acessar o site nas próximas vezes, você precisará do número do seu passaporte e data de nascimento.

Vá até uma agência do Citibank, com o passaporte de todos que estão requerendo o visto e pague uma taxa de US$140,00 (essa taxa deverá ser paga em reais, de acordo com um câmbio médio que o Citibank e o consulado possuem um acordo). A taxa deverá ser paga por pessoa, portanto, leve todos os passaportes e confira no verso, se o número dos mesmos está correta. Se houver erros, o consulado irá recusar o comprovante de pagamento. Recomendo guardar o comprovante junto com o passaporte. Pague a taxa antes da entrevista. Os consulados tinham agências do Citibank dentro deles, porém, essas agências estão sendo fechadas.

Não deixe para pagar no dia da entrevista!

Se você mora em uma cidade que não é atendida pelo consulado, prepare-se para viajar para onde será sua entrevista. Se não houver agência do Citibank, viaje num dia útil, para pagar a taxa no banco.

Antes da entrevista, revise toda a documentação que será apresentada. Essa é a grande questão sobre o que levar para a entrevista. Bom, você deve provar que têm vínculos com o Brasil, isto é, que irá lá e voltará. Caso não prove isso, a possibilidade de seu visto ser negado é grande. Lembre-se, o cônsul terá menos de três minutos para avaliar sua vida.

Você pode levar comprovantes de renda, como a declaração do seu último imposto de renda, extratos bancário (últimos 3-4 meses), cópias da escritura de sua casa, documento do carro ou outro que prove que você tem raiz aqui e pretende voltar. O formulário deve ser revisado também.

Faça a impressão do DS-160 numa boa impressora, caso contrário o código de barras ficará torto e será recusado também.

Antes que eu me esqueça, você precisará de uma foto 5x5 ou 5x7, com fundo branco, pegando todo o resto. Essa foto não é datada, porém, é necessário que a foto seja recente.

Depois de rever todos os documentos, formulários, pagas as taxas e se preparar para a entrevista, chegou o dia:
Vá para o consulado com o mínimo de coisas, isto é, sem bolsas, celulares, pagers, MP3, etc. Todos os equipamentos eletrônicos deverão ser deixados num guarda volumes dentro do consulado. Bolsas serão revistadas. Minha recomendação é ir com um envelope com toda a documentação e formulários.

No site você pode ter informado um horário para o agendamento, porém, não ligue para o horário e sim para o dia. Chegue bem cedo ao consulado. A ordem é por uma fila e não por horário.

A primeira fila será para entrar no consulado, onde você terá que apresentar o comprovante de pagamento da taxa de agendamento (os R$ 38,00 do primeiro passo, portanto, não se esqueça de imprimir esse comprovante). Nessa mesma fila, você irá apresentar o passaporte, o formulário DS-160, já preenchido e a foto 5x5. O funcionário irá verificar se está tudo OK. Feito isso, hora de passar pela guarda do consulado, onde os equipamentos eletrônicos deverão ser deixados, onde nesse caso, uma senha será fornecida para retirar ele na saída.

Vá para a segunda fila, onde um funcionário irá fornecer sua senha de atendimento e poderá perguntar "o que você vai fazer lá?".

Essa senha será usada no resto do seu atendimento. Seus formulários serão grampeados e a senha ficará junto com seu passaporte.

Na terceira fila, Pré-Entrevista, como o próprio nome já diz, um cônsul poderá solicitar alguns de seus documentos e ficará com seus formulários, documentos (solicitados) e passaporte. Nessa fila você já usará sua senha.

Agora na quarta fila (com a senha), você irá retirar suas impressões digitais. Mão esquerda, mão direita e dois polegares. Após terminar, você irá receber seu passaporte e formulários (o formulário virá com algum código que só eles entendem).
Hora da entrevista: Leve o passaporte, formulários e só apresente os demais documentos se for solicitado, nada de querer sair mostrando extrato da conta, etc. Se você for tirar visto de negócios ou estudante, prepare o inglês, pois, os cônsules são bilíngües, porém, ele poderá fazer a entrevista em inglês com você. Se você não souber falar inglês não quer dizer que seu visto será negado, porém, informe o cônsul. Cada entrevista é cada entrevista, porém, o cônsul irá perguntar o que irá fazer nos Estados Unidos, se for viajar a trabalho quem vai pagar a viagem e em alguns casos pegadinhas. Responda tudo com sinceridade. Mentir é feio e pode custar a recusa do seu visto. A entrevista não dura mais que uns 3 minutos. Se estiver viajando com a esposa, filhos, etc, façam a entrevista juntos.

Se o visto for aprovado, você poderá pagar algumas taxas adicionar, para os casos de Negócio e Estudante. Você receberá um papel do cônsul com o valor a ser pago (hoje, US$ 60,00 = Negócios (B2) e Estudante (F1/F2) = US$ 40,00). Se você solicitou o visto de Turista (B1), não será necessário pagar a taxa, chamada de "taxa de reciprocidade". O pagamento da taxa poderá ser feita em dólares, real ou cartão de crédito. Dirija-se ao caixa, faça o pagamento e retorne para a cabine do mesmo cônsul que fez sua entrevista e entregue o comprovante do pagamento.

Ele irá entregar sua senha, onde você deverá se encaminhar para a última fila: Sedex. Seu passaporte será enviado por Sedex para seu endereço. Junto com a senha, será entregue um envelope para que você preencha os dados de entrega. Essa fila é geralmente a menor de todas, portanto, você não irá gastar tanto tempo nela. Entregue a senha e pegue um formulário informando o prazo de entrega. Por fim, retire os equipamentos eletrônicos (em alguns consulados é antes da fila do Sedex) e aguarde, entre uma e duas semanas para que o visto chegue no endereço indicado.

Agora você pode se perguntar, "e caso meu visto seja recusado?". O motivo não será informado e você terá que fazer o processo todo, novamente. As taxas não são reembolsáveis, portanto, você não poderá aproveitar elas para tirar outro visto. Terá que fazer tudo novamente. O caso da recusa deve ser pensado, pois, alguma coisa estava errada em sua documentação ou você não mostrou vínculos. Sair mostrando todos os documentos também é um erro. Mostre apenas o que for solicitado.

Se você estiver viajando a turismo, tenha seu roteiro desenhado, com datas, se possível, porém, não compre passagens, nem pacote. No caso de negócios, leve uma declaração de sua empresa e avise a todos no dia da entrevista, que ficará incomunicável e que estará fazendo uma entrevista no consulado. Por fim, os estudantes devem pedir uma declaração da escola para o visto.

Espero ajudar os que não tenham visto para o Estados Unidos com essas dicas, a começar sua viagem economizando nesse quesito.

Grupo de WhatsApp sobre como tirar o visto americano

Você precisa tirar o visto americano? Ou vai renovar? Agora o Falando de Viagem tem um grupo pago exclusivo para lhe ajudar nessa etapa, que é muito importante e tem vários detalhes.

Não, o processo não é um bicho papão. É burocrático, mas se aprovado são 10 anos de viagens pela frente. Entendendo como fazer todo o processo a chance de aprovação é altíssima. Você sabia que muitas pessoas têm o visto negado por causa de informações erradas? Com a consultoria do Gabriel Dias você saberá tudo o que realmente precisa para conseguir o visto, com informações práticas e sem enrolação.

Para a elaboração dessa assessoria foram realizadas duas entrevistas com o cônsul do Consulado dos Estados Unidos da América. Além das informações sobre o visto americano, você terá informações sobre o processo de imigração e alfândega, que também gera muitas dúvidas. Faça a adesão clicando aqui.

Atenção: esse grupo é focado apenas em visto de turista.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jul 28, 2010 12:15 pm
Minha experiência: É muito mais fácil tirar o visto do que parece. Leve toda a documentação e fale somente o necessário. No meu caso ele só pediu um documento (eu levei vários) e a entrevista durou 1 minuto. Não pague despachante, pois eles não garantem NADA e é simples fazer tudo sozinho.

Moema Mensagens: 0
Seg Dez 27, 2010 4:48 pm
Boa tarde!
Minha maior dúvida é... como comprovar vínculos??
No meu caso, por ex, sou profissional Liberal (apesar de prestar serviços a uma empresa específica já há 3 anos, mas como disse, presto serviços, não tenho vínculo obrigatório).
Sou solteira, não tenho filhos. Tenho carro e apto, pago financiamento de ambos, mas isto é mesmo um vínculo? Rsrsrsrs.
Tenho muita vontade de ir a turismo ou até mesmo fazer algum curso rápido, como um intercâmbio de um mês, aproveitando para conhecer melhor o País. O que vcs aconselham? Obrigada!
Moema

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Dez 27, 2010 5:26 pm
Seja bem-vinda ao Falando de Viagem, Moema!

Você pode levar o contrato firmado entre você e esta empresa. Pode também levar uma carta da empresa dizendo que você irá se ausentar, em férias, e quando retornar continuará seu trabalho.
É bom levar também o comprovante do carro, do apartamento, além dos últimos extratos da conta corrente (e poupança se tiver) e cartões de crédito. Tudo isto é vínculo!
Você declara imposto de renda? Se declara, deverá levá-lo também. Caso queira poderá levar o dos seus pais e alegar que eles ajudarão a pagar a viagem.

Ou você aplica para o visto de turista/negócios ou para o de intercâmbio. Não poderá solicitar ambos ao mesmo tempo.

maithe Mensagens: 1
Seg Jan 31, 2011 10:48 pm
Boa tarde

Gostaria que me auxiliassem num problema

Ganhei uma viagem a Cancun e estou super feliz pq vamos em lua de mel, só que tenho que bancar as passagens e pensei em usar milhas da Tam ou Gol que sao as companhias que meu banco trasnfere pontos . Só que somente a Tam voa pra Cancun e passando pelos EUA. Fiquei triste pq sei a burocracia e talvez neguem meu visto. Voces acham que consigo o visto ou tento comprar mesmo a passagem direto pro Mexico? Já tentei ver milhagens nas companhias do mexico mas nao entendi muita coisa.

Agradeço a atenção
Maithê Pires

Celso Mensagens: 163
Seg Jan 31, 2011 11:08 pm
Bem, uma mulher que nos dias atuais encontra um Homem e ainda consegue casar, pode até comprar Marte que Deus avaliza...................rsrsrsrsrs
Quem te disse que somente a Tam voa pra Cancun tá meio TAMTAM. O Smiles através da American voa via MIA por exemplo.
Arrumou um marido e acha que o consulado vai negar seu visto? Voce está de brincadeira, vá na estrevista , SEJA OBJETIVA, FALE A VERDADE e volte aqui postando a data de embarque com seu visto já concedido.
Negativo tente o visto.
Agora, se voce nasceu em Governador Valadares, tem 24 anos, nunca trabalhou, é isenta no imposto de renda, filha única, pais falecidos, carta só tem de rompimento de namoro, não tem conta bancária, seu único imovel é a casinha do seu poodle, seu carro ainda está para ser fabricado é melhor pensar num direct flight to MEXICO!

Coragem, peça o visto!

sds

Celso Mensagens: 163
Seg Jan 31, 2011 11:18 pm
Moema,

Pera ai querida, presta serviço continuadamente tendo como comprovar assemelha-se a vinculo, tem imovel no seu nome? indica raízes, ter renda ? comprova com IRPF 2009? tem aplicação financeira, barras de ouro , titulos de prazo fixo, tesouro direto vencendo daqui 5 anos?
Se tem como comprovar o que afirmou a menos que seja cabelereira de Governador Valadares, teu visto até eu concedo,,,,,,,,,,,,,,,,,,rsrsrsrsrsrsrs tá na cara que voce não irá emigrar ilegalmente. Pode pedir o visto e será concedido. NA ENTREVISTA SEJA OBJETIVA, É , SIM, NÃO, E FALE A VERDADE, pronto, visto concedido.

sds

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jan 31, 2011 11:59 pm
Seja bem-vinda ao Falando de Viagem, Maithê!

Você pode chegar ao México, sem passar pelos Estados Unidos, voando AeroMexico, Copa ou TACA. Através destas empresas não é necessário ter o visto mexicano, pois existe o SAE. Leia mais sobre o SAE aqui: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=132&t=374" onclick="window.open(this.href);return false;

Qual é a data da viagem? Se você tiver tempo sobrando recomendo tirar o visto americano. Assim você poderá conhecer Miami e Cancún, na mesma viagem, sem pagar um centavo a mais pelo trecho Miami-Cancún.

Bebetoo10 Mensagens: 40
Dom Mar 06, 2011 6:30 pm
Boa noite, gostaria de saber se alguem viu a reportagem que o obama podera liberar o visto para braileiros, tenho que tirar o meu pra viajar em agosto, voce acha que eu espero ou que dou entrada no meu visto ?

EricArthurBlair Mensagens: 169
Dom Mar 06, 2011 6:33 pm
Ainda que isso entre realmente em pauta na visita do Obama ao Brasil, os trâmites burocráticos de direito internacional não fariam com que isso fosse tão automático quanto a imprensa faz parecer ser.

Por esse motivo, acho mais cauteloso ao menos já agendar sua visita para o visto e não contar unicamente com isso.





Booking.com

Voltar para “Vistos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio