Estacionamento nas ruas de Búzios: prepare-se para a parte mais chata da sua viagem

Troca de informações sobre Búzios.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Jan 12, 2015 3:06 pm
Imagem

Na capital do Rio de Janeiro, o estacionamento nas ruas é gerenciado pela Prefeitura. Cada fiscal é responsável por uma rua - ou parte dela, em grandes vias. Para estacionar legalmente de segunda-feira à sábado entre 7h e 19h, você deve comprar um ticket que custa R$ 2 por duas horas naquela vaga. Este deve ser colocado no painel do carro para assegurar que você não será multado.

Com o crescimento de Búzios, o principal destino da Região dos Lagos do estado do Rio, os estabelecimentos tornaram-se de nível internacional, e portanto, a Prefeitura da cidade há alguns anos decidiu passar as rédeas da administração dos estacionamentos de rua para uma empresa privada.

Leia também: 10 locais para você comer e beber bem em Búzios

Estacionamento com a Summer Parking: como funciona?

A empresa em questão é a Summer Parking. Você notará que há cobradores com um colete azul com a logomarca da empresa por toda a cidade. O estacionamento nas ruas do centro e de algumas das principais praias de Búzios, que já era escasso, agora também é - bem - pago. O preço? Absurdos R$ 3,50 a hora.

Ao estacionar o carro, o motorista é rapidamente abordado pelo cobrador, que pergunta quanto tempo o carro ficará na vaga, faz a cobrança e emite um recibo usando uma pequena impressora presa na cintura. As vagas são identificadas por números pintados no meio-fio. Se o motorista quiser estacionar em outra vaga, deverá pagar novamente.

Nossa experiência

Em nossa última ida à Búzios, tivemos duas experiências com esse sistema. Em uma delas, fomos ao Centro para sacar dinheiro. Tivemos que pagar pelo período de 1 hora, mesmo não tendo permanecido nem 10 minutos na vaga. Há a opção de pagar com dinheiro ou cartão. O cobrador nos deu duas opções: a de pagar os R$ 3,50 apenas para aquele estacionamento pontual, ou o de colocar créditos para o restante da viagem. Naturalmente, eles insistem na segunda opção por ser mais benéfica para eles. Afinal, se você não usar todos os créditos, não há reembolso e eles ficam com o valor inteiro mesmo sem você ter usado.

A outra experiência foi ao estacionar na Praia de Geribá. Deixamos o carro em uma vaga próxima à praia. Como não havia nenhum cobrador à vista, fomos aproveitar a praia. Ao retornarmos, havia uma notificação presa ao para-brisas do carro, a que está na foto que ilustra essa matéria.

Olhamos em volta, vimos nenhum cobrador, então fomos embora. Ao virar a esquina percebemos que havia dois cobradores, sentados à sombra.

A notificação informava o valor de R$ 18,00, o equivalente a 6 horas de estacionamento, sendo que ficamos na praia por cerca de 4 horas. No centro, perguntamos a um policial militar o que deveríamos fazer para quitar essa “multa”. Ele disse para deixar para lá, que não iria acontecer nada. Seguimos o conselho e de fato, nada aconteceu.

O conselho que o funcionário público nos deu já dá o parâmetro do quão mal aceita é a gerência do estacionamento público de Búzios pela empresa. Nem os locais, nem os turistas aprovam a Summer Parking.

A Summer Parking pode multar?

A Summer Parking foi escolhida diretamente pela Prefeitura para fazer este gerenciamento. Portanto, a empresa está a assegurada para usar a lei e pode multar aqueles que não pagam o estacionamento, apesar de particularmente não ter acontecido com a gente. Confira o posicionamento oficial:
''Os usuários que não efetuarem o pagamento do período de estacionamento estarão infringindo o disposto na Lei Municipal (n.o 121/1998, na Lei Municipal n.o 128/05 e pelos Decretos Municipais n.o 180/14 e 206/14, com suas alterações posteriores), bem como o Art. 181, Inciso 17 do CTB e sujeitos a receberem uma multa de trânsito no valor de R$ 127,69 , gerando ainda 5 pontos na carteira de habilitação, além de ter seu veículo recolhido.

A inspeção/monitoramento da utilização das vagas é realizada por monitores da Summer Parking, concessionária de estacionamento rotativo de Armação dos Búzios. A fiscalização e aplicação das penalidades previstas em lei é de responsabilidade dos agentes municipais de trânsito.''
Existem outras opções de estacionamento em Búzios sem ser a Summer Parking?

O alto preço do estacionamento "público" (que na verdade é um privado disfarçado de público) causa reflexos no preço do estacionamento em terrenos privados. No centro de Búzios, terrenos baldios sem estrutura alguma que são transformados em estacionamentos privados chegam a custar R$ 20,00 - R$ 30,00 por períodos de 3 a 4 horas, principalmente em períodos de alta temporada.

Portanto, garantir que a sua hospedagem em Búzios tem estacionamento incluso na diária tornou-se algo obrigatório para garantir uma viagem sem (ou com menos) estresse.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, teve que estacionar em Búzios com a Summer Parking? Como foi? Conte a sua experiência nos comentários!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
HENRISAN Mensagens: 135
Seg Jan 12, 2015 6:13 pm
Por essa e outras é que sou a favor dos parquímetros, algo extremamente comum nos verdadeiros países de primeiro mundo.
Nos Estados Unidos, estacionar o seu carro junto a áreas turísticas é muito caro. Vejam que os parques temáticos, em todo os Estados Unidos, cobram, e muito, para você estacionar o seu carro, e não há outra opção.
Por seu turno, com exceção de alguns Shoppings, localizados em áreas especiais, todo o estacionamento nos mesmos é gratuito, a não ser que você deseje utilizar os Valet Parkings.
Enquanto isso, aqui no Rio, até para você ir a um supermercado, é cobrado estacionamento (isso quando existe algum estacionamento). Na Barra da Tijuca não existe local onde não seja cobrado para você estacionar e eventualmente consumir, sendo que alguns locais como o Village Mall, é algo exorbitante.
Vá tentar estacionar seu carro em Sarasota, em Clearwater, em Tampa, em Daytona Beach, em Cocoa Beach.....sem pagar. Se conseguir me avise como.
Os hotéis e casas ocupam a área entre a praia e a rua, praticamente impedindo que "estrangeiros" estacionem e até frequentem a praia. Em alguns locais existem estacionamentos com enorme infra-estrutura, que cobram, mas oferecem escaninhos (armários), chuveiro com água doce, etc.... E aqui no Brasil, o que esses pseudos guardadores oferecem ? Nem segurança, pois eles mesmos são os bandidos.
Já fui a inúmeros eventos esportivos nos Estados Unidos, e em todos existe estacionamento organizado e logicamente pago. O que temos aqui no Brasil ? Apenas a bagunça.

Avatar do usuário
CodeRJ Mensagens: 2323
Seg Jan 12, 2015 7:34 pm
Búzios ficou um bom tempo sem cobrar estacionamento nos locais públicos, mas pelo visto, está querendo recuperar o dinheiro perdido.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Jan 13, 2015 9:17 am
Estacionamento em Búzios sempre foi uma "terra sem lei".
Sou 100% a favor dos parquímetros!

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Sáb Set 26, 2015 5:40 pm
No verão é tudo muito confuso, não gosto.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Set 26, 2015 5:42 pm
Nem eu, mas é quando consigo ir! Em janeiro devo voltar lá.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jan 27, 2016 2:12 pm
Continuam cobrando e novamente fui notificado. E novamente ignorei. Se eu estaciono em uma vaga pública e não tem nenhum fiscal na área para me cobrar, eu é que não vou perder meu tempo rodando a cidade atrás de um.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Fev 01, 2017 1:07 pm
Resumo de 2016 (fui no feriado de janeiro):
- Praticamente impossível parar em um lugar sem pagar;
- Na Vila da Santa, onde me hospedei, paguei R$35,00 a diária;
- Nas praias, se não pagar, recebe um bilhetinho e tem que pagar depois;
- Ir para o centro de carro é infernal, pois não encontra vagas públicas;
- Os estacionamentos do centro cobram caríssimo, entre R$20,00 e R$40,00 dependendo do horário.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Fev 01, 2017 2:07 pm
Eu preferia deixar o carro no hotel, ir caminhando pela orla Bardot e voltar de táxi.





Booking.com

Voltar para “Búzios”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio