Página 1 de 1 [ 4 mensagens ] 
 
 Título: Roteiro de final de semana em Campos do Jordão
Mensagem não lidaEnviado: Sex Ago 28, 2015 2:46 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 17750
Administrador
Roteiro de final de semana em Campos do Jordão

Imagem

Conhecer uma cidade totalmente é praticamente impossível, mesmo que você seja um morador. Quando viajamos a um novo destino sempre queremos conhecer tudo, mas no fundo sabemos que é impossível, por isso é preciso montar um roteiro de viagem.

Ao montá-lo, é preciso definir prioridades, afinal, você vai desejar ver os locais de maior interesse primeiro e, se sobrar tempo, fazer os passeios que não considera tão fundamentais.

Nesta matéria vamos listar sugestões do que fazer em um final de semana em Campos do Jordão. A cidade oferece atrações para muito mais tempo, mas muitos viajantes, especialmente aqueles que vêm de São Paulo - capital, optam por chegar lá na sexta e ir embora no domingo.

Dia 1 (sexta-feira): o ideal é pegar a estrada logo cedo, para fazer o dia render ao máximo. As vias de acesso a Campos do Jordão são excelentes, sem qualquer buraco na pista, mas é preciso redobrar o cuidado nas curvas da serra e prestar atenção aos inúmeros radares.

Chegando a Campos do Jordão, após tirar foto no portal de boas-vindas, nada melhor do que fazer um reconhecimento de área. O melhor lugar para isso é a Vila Capivari, o bairro mais tradicional e famoso da cidade, repleto de ruas charmosas, construções em estilo alpino, lojas de malhas e doces, além de bares e restaurantes.

Para o almoço, a sugestão é o restaurante Libertango. Em seguida, você pode continuar o passeio por Capivari. Caso esteja viajando com crianças, uma boa pedida é pegar o teleférico ou fazer um passeio de trenzinho pelas ruas do bairro.

No final da tarde, dirija-se ao hotel. Boa parte dos hotéis de Campos do Jordão oferece ótimas opções de lazer. É bem provável que o local onde você se hospedará ofereça ao menos meia pensão. Com isso, o jantar possivelmente será no próprio hotel. Caso precise de uma recomendação, dirija-se ao Grande Hotel Senac de Campos do Jordão. A bela construção conta com 2 ótimos restaurantes: o sofisticado Araucária e a gostosa pizzaria Arte da Pizza. Outra opção é comer no farto buffet do restaurante do hotel.

Dia 2 (sábado): Você sabia que Campos do Jordão é um dos melhores destinos do Brasil para quem curte natureza? São inúmeros os passeios do tipo na cidade.

Pela manhã, você pode ir ao Amantikir Garden. Localizado em uma área de 35 mil metros quadrados, o parque, encravado no meio da Serra da Mantiqueira, possui 22 jardins, que somam mais de 800 espécies de plantas de várias partes do mundo. Ou, se você faz o estilo radical, pode ir ao Espaço Tarundú, dedicado à prática de esportes como tirolesa, patinação e arvorismo.

Em seguida, pegue estrada rumo ao Horto Florestal, outra atração imperdível. Antes pare para almoçar no excelente restaurante Harry Pisek, uma verdadeira instituição da cidade, que serve deliciosas salsichas artesanais e outros pratos típicos da culinária germânica. Irresistível!

Passe a tarde no Horto Florestal, imensa área de preservação que compreende 30% do território do município e conta com trilhas, esportes radicais e bosques. Um passeio romântico e agradável, ideal tanto para casais como para famílias com crianças.

À noite, a sugestão é curtir o agito do Capivari. O bairro ganha ainda mais vida conforme as horas avançam. Você pode jantar fondue em um dos vários restaurantes que servem esta especialidade, ou ainda pode caçar uma mesa na disputadíssima cervejaria Baden Baden.

Dia 3 (domingo): Depois de curtir a natureza e a badalação de Campos do Jordão, é hora de conhecer o lado cultural da cidade, que também é efervescente.

Dedique a manhã a dois ótimos passeios culturais: a Casa da Xilogravura, um interessante museu dedicado à técnica de produzir gravuras feitas por meio da impressão sobre o papel (ou outro suporte) de uma matriz entalhada em madeira; e o belíssimo Palácio da Boa Vista, residência de inverno do governador de São Paulo. O local está aberto à visitação desde 1970 e seus cômodos reúnem obras de grandes nomes das artes como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Candido Portinari, além de uma coleção de artes sacras, pratarias, louçarias, tapeçarias e mobiliário dos séculos XVII, XVIII e XIX. Ao lado da residência, muitos jardins bem cuidados tornam o passeio ainda mais bonito. A visita ao local e os tours por dentro do palácio são gratuitos. Outra opção é visitar uma fábrica de chocolates da região (a mais famosa é a Araucária).

O almoço de domingo pode ser no sofisticado e moderno Mina, o restaurante do exclusivíssimo Botanique Hotel & Spa. Seus pratos inventivos e saborosos valem a viagem. E ainda é uma excelente oportunidade para conhecer um dos melhores hotéis do Brasil, que parece pertencer a um universo paralelo de paz e beleza. Se ainda tiver pique, dê um pulo na bela Cachoeira do Lageado, ao lado do Botanique.

Já na volta para casa, pare no meio da descida da serra, na agradável cidade de Santo Antônio do Pinhal. Seu estilo mais rústico, com pousadas charmosas, contrasta com a sofisticação europeia da sua vizinha chique. O município conta com excelentes atrações, como a bucólica Estação Eugênio Lefévrè, onde é possível chegar de carro ou então pegando o trem que sai de Campos do Jordão e parte rumo ao local. Uma vez na estação, não deixe de provar o delicioso bolinho de bacalhau vendido na lanchonete. O quitute é bem famoso - e seu sabor faz valer sua fama. Aproveite para caminhar até o Mirante de Nossa Senhora Auxiliadora, de onde é possível ter uma bela vista da Serra da Mantiqueira.

Conclusão

Em um final de semana, dá para aproveitar bem Campos do Jordão, mas não dá para conhecer tudo. A cidade está repleta de atrações, mas como muitos hotéis oferecem refeições e lazer aos hóspedes, o tempo acaba sendo bem apertado. O bom é que sempre dá para voltar, principalmente se você mora em São Paulo ou até mesmo no Rio de Janeiro.

Boa viagem!

Texto e foto: Fabio Calderon.

E você, conhece Campos do Jordão? Quantos dias ficou? Tem dicas de roteiro? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

_________________
Confira também as matérias do FDV no Portal R7: https://fdv.im/FDVPortalR7



 Título: Re: Roteiro de final de semana em Campos do Jordão
Mensagem não lidaEnviado: Sex Ago 28, 2015 2:48 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 34550
Ótimas dicas! Para os cariocas o melhor é ir na quinta-feira pela manhã, para aproveitar melhor a viagem, já que não é tão perto. Nas vezes que fui viajei na quinta ou quarta-feira e foi muito bom.

_________________
http://fdv.im/GabrielDias


 Título: Re: Roteiro de final de semana em Campos do Jordão
Mensagem não lidaEnviado: Ter Set 01, 2015 1:14 am 
Mensagens: 3968
Viajar na quarta ou na quinta é melhor ainda, pois aí dá pra aproveitar a cidade e também o hotel com calma.


 Título: Re: Roteiro de final de semana em Campos do Jordão
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Dez 19, 2015 12:04 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 2342
Está nos planos de 2016 uma viagem em família para lá.


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Como ir de São Paulo até Campos do Jordão

em Campos do Jordão

Última mensagem Ter Jul 31, 2018 1:59 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

2

7 hotéis para curtir nas férias, feriados ou finais de semana com crianças no RJ

em Rio de Janeiro

Última mensagem Seg Jul 16, 2018 10:37 am manucaldas Ver última mensagem

 

2

Semana Criativa de Tiradentes | Arquitetura, arte e artesanato no mesmo lugar

em Tiradentes

Última mensagem Ter Jan 02, 2018 4:42 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

Final de 2017 em Orlando: alta gastronomia e muitas opções de entretenimento

em Notícias

Última mensagem Dom Set 24, 2017 7:51 pm brunorodrigues Ver última mensagem

 

6

Roteiro de 1 dia em Joanesburgo

em Johannesburg

Última mensagem Sex Set 29, 2017 5:28 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

4

 



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes