Falando +D
Família

Todos os horários são GMT - 3 horas


Ir para página 1, 2  »

 Página 1 de 2 [ 14 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Ter Abr 07, 2020 9:48 am 
 Atualizado: Sex Abr 24, 2020 4:25 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 18654
Administrador
Imagem

Em março de 2020 aconteceu algo que ninguém poderia imaginar: as escolas e universidades suspenderam as aulas. O motivo: a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), que fez com que o mundo todo adotasse o isolamento social para conter o avanço do vírus. O que algumas escolas fizeram foi antecipar o recesso de julho, de mais ou menos 15 dias, ou seja, declararam férias de meados de março até o final do mês, retomando as aulas e/ou atividades, de forma on-line, em abril.

Leia também: Devo cancelar a minha viagem por causa do coronavírus?

Apesar de não haver uma previsão sobre quando será possível viajar novamente, tanto pelo Brasil quanto para o exterior, o mês de julho é sempre emblemático e muitos pais escolhem o mês para tirar férias, para viajar com os filhos. Julho, junto com janeiro, são dois meses importantes para as viagens em família - alta temporada.

Muitas empresas, que precisaram parar, também anteciparam as férias dos seus colaboradores. Muitas pessoas foram demitidas ou tiveram os rendimentos afetados. O cenário, infelizmente, não é animador.

200 dias de ano letivo

O presidente Jair Bolsonaro publicou uma medida provisória que suspende a obrigatoriedade do cumprimento de 200 dias letivos no ano em escolas e universidades, porém manteve a carga mínima de 800 horas para a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). A medida vale para instituições públicas e privadas. Ainda não está claro sobre como ocorrerá essa reposição de aulas.

Aulas on-line ou apenas atividades?

As escolas estão adotando estratégias diferentes. Algumas estão dando aulas on-line, no mesmo horário de funcionamento da escola, usando plataformas de vídeo. Apesar de não ser o ideal, é a única forma no momento. Outras escolas estão apenas passando atividades e os pais ficam responsáveis por ensinar os filhos - geralmente uma revisão do que já foi aprendido.

As escolas que estão com aulas on-line precisaram de pelo menos uma semana para se adaptar e começarem as aulas, então essa semana foi perdida, e precisará ser compensada.

O que acha o Sinpro Rio

Conversamos com Afonso Celso Teixeira, vice-presidente do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro).

Citação:
Consideramos que esse período de quarentena não pode ser considerado nem férias, nem recesso. Mesmo porque, professores estão trabalhando excessivamente neste período por conta das exigências de trabalho não presencial. Qualquer antecipação de férias ou recesso, praticada por alguma escola nesse período, tem nosso repúdio.

O que dizem as escolas

Conversamos com algumas escolas, como o CEL Intercultural School, que disse que as aulas estão acontecendo pela internet e, a princípio, confirmou que as férias do meio do ano serão mantidas para o Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. No entanto, creche e Educação Infantil, apesar de também ter acesso ao conteúdo on-line, deverão ter esses dias 'parados' compensados em outra ocasião, provavelmente nas férias.

A Educação Adventista no estado de SP antecipou as férias escolares para o período de 13/04 a 12/05, ou seja, não haverá férias no mês de julho, que será usado para compensar as aulas perdidas. Os professores terão o recesso no mesmo período, como seria em julho.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) informou que não fará alterações no calendário acadêmico nesse momento. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspendeu aulas por período indeterminado, o que provavelmente irá impactar no calendário anual e nas férias.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo antecipou as férias e recesso escolar de alunos e professores da rede estadual. As duas semanas de férias que estavam previstas para o mês de julho, assim como as duas semanas de recesso que aconteceriam em abril e outubro, foram antecipadas e começaram dia 23 de março.

Quando voltam as aulas presenciais?

Até o momento, não há previsão. Tudo dependerá do que acontecer durante o decorrer do mês de abril. Caso haja um progresso muito grande na contenção da pandemia, a chance de normalização é maior. Mesmo acompanhando cenários do comportamento da pandemia ao redor do mundo, ainda não se pode afirmar como será o quadro da doença em seu pico no Brasil. Isso acontece porque nos países que foram foco da doença, como a Itália e a China, havia um epicentro claro - Lombardia e Wuhan, respectivamente. Já no Brasil, o que se espera é que existam múltiplos epicentros - como em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras metrópoles. Por isso, é provável que a volta às aulas aconteça em diferentes datas pelo país.

Devo continuar pagando a mensalidade da escola?

Segundo a PROTESTE, associação de consumidores, você deve continuar pagando. De acordo com a Juliana Moya, relações institucionais da PROTESTE, é importante lembrar que a mensalidade de refere à anuidade que foi contratada no início do ano letivo. Ou seja, os pais não pagam a cada mês usufruído, mas sim 12 parcelas mensais de um serviço anual. "Por isso, havendo aulas ou não, o ideal é que os responsáveis continuem efetuando os pagamentos mensais e exijam que a escola informe de que maneira irá ministrar os conteúdos pedagógicos que ficaram prejudicados durante a suspensão de atividades - por exemplo, através de aulas extras até o fim do ano letivo", diz Moya.

Quanto às aulas extras e alimentação, uma vez que são contratados em separado e os consumidores não estão usufruindo, o seu valor deve sim ser abatido da mensalidade durante este período de suspensão.

É melhor adiar as férias em família?

Nesse momento, onde o cenário ainda está bastante obscuro, adiar as férias para janeiro de 2021 não é um exagero. Cada escola ou universidade está adotando uma estratégia diferente. No caso das instituições que estão adiantando o recesso, a chance de haver férias no mês de julho é remota. Há, inclusive, chance de compensarem aulas durante os feriados.

O que podemos lhe dizer nesse momento é: vai demorar para a sua vida voltar ao normal.

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias



 Mensagem não lidaPublicado: Ter Abr 07, 2020 10:17 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 10128
Meu filho está tendo aulas pela internet todos os dias de manhã.

Se as próximas férias dele começarem em dezembro eu ficarei muito feliz.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Abr 07, 2020 10:24 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 39262
Meu filho não está com aulas on-line. A escola dele optou por enviar atividades diárias, que devem ser realizadas com a ajuda dos pais. Outras turmas (mais velhos) estão com aulas on-line.

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Abr 08, 2020 3:06 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 1879
E pelo visto nem feriados teremos mais em 2020.

_________________
http://fdv.im/BeatrizSoares


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Abr 08, 2020 3:57 pm 
Mensagens: 260
idem aqui, meus filhos não tem aulas on-line. A escola manda atividades diárias, que devem ser realizadas com a ajuda dos pais.

Terrível...


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Abr 08, 2020 4:10 pm 
Mensagens: 16754
Atualização da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro:

Citação:
O recesso de julho foi antecipado, no mês de março, como medida de prevenção ao coronavírus.

Ou seja: nada de férias em julho nas escolas públicas.

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Abr 08, 2020 6:11 pm 
Mensagens: 16754
Voos internacionais da Delta Air Lines em abril de 2020 viewtopic.php?f=200&t=18776

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem


 Mensagem não lidaPublicado: Sáb Abr 11, 2020 4:37 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 39262
A escola do meu filho já está planejando o calendário começando em junho/julho. Disseram que até em janeiro poderá ter aulas.

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Abr 16, 2020 2:59 pm 
Mensagens: 16754
Medida Provisória Nº 948: tenho direto ao reembolso solicitado antes de 8 de abril de 2020? viewtopic.php?f=351&t=18810

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Abr 24, 2020 4:29 pm 
Mensagens: 16754
INÉDITO: pacote de viagem permite alterações de graça e até troca de nome do passageiro viewtopic.php?f=443&t=18856

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Mix de cartões para 2020

em Cartões de crédito e serviços financeiros

Última mensagem Sáb Abr 18, 2020 9:48 am Ajudante Ver última mensagem

 

7

Plataforma 'O Bom de Viajar' oferece descontos de até 30% nos hotéis durante julho

em Promoções

Última mensagem Dom Jul 21, 2019 9:16 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

3

Devo cancelar minha viagem de julho por causa do coronavírus?

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Falando +D

Última mensagem Qua Mai 20, 2020 11:35 am Ajudante Ver última mensagem

 

10

Viagem nas férias: levar dinheiro em espécie, cartão de crédito ou pré-pago?

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Dicas de viagem

Última mensagem Dom Mai 24, 2020 3:16 pm Ajudante Ver última mensagem

 

11

 


Booking.com


Falando +D
Família

Todos os horários são GMT - 3 horas



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante