Escala da vez: Serra Gaúcha e seu charme europeu

Troca de informações sobre destinos no Rio Grande do Sul.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Jan 23, 2011 7:12 pm
Imagem

Existem lugares que encantam os turistas não apenas por suas belezas naturais e atrações singulares, mas também por ser uma mistura de culturas, um caldeirão de costumes e influências de diversos povos que transformam determinada cidade ou região em um pólo turístico dificilmente equiparável. É nesta categoria que podemos incluir as cidades que compõem a Serra Gaúcha: Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Farroupilha e Garibaldi.

Embora existam muitos outros municípios nesta área, são estes os responsáveis por atrair milhares de turistas durante todo o ano. Sim, apesar de ser mais conhecida pelo clima frio, a Serra Gaúcha apresenta uma infinidade de atrações durante todas as estações, sendo um ótimo destino em qualquer época. A combinação de um grande número de programas pra viajante nenhum botar defeito, aliada à influência européia misturada ao espírito gaúcho fazem desta região do Rio Grande do Sul um lugar único, destino de férias imperdível. A seguir, destrincharemos o que cada canto deste trecho meio europeu e meio gaúcho do Brasil oferece:

Cenários bucólicos na Serra Gaúcha:

Imagem

Imagem

Bento Gonçalves, a estrela da vez – Durante muito tempo, a Serra Gaúcha ficou reduzida, em termos turísticos, às cidades de Gramado e Canela. Embora sejam duas localidades belas e graciosas, seria injusto que apenas estes dois municípios brilhassem no palco. Mas, de alguns anos pra cá, a porção italiana desta região vem ganhando espaço. E com muita justiça, diga-se de passagem. Acompanhando a incrível melhora na qualidade e no comércio dos vinhos brasileiros, a região vinícola de Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas não só em melhorar seu repertório “enocultural”, mas também em vivenciar cada aspecto da cultura do vinho, e sentir-se, por alguns instantes, no meio de algum recanto vinícola europeu.

No início do ano, mesmo com o calor do verão, é época de festa em Bento Gonçalves. Tudo por causa da Vindima, período de colheita das uvas, quando é hora de aproveitar que os parreirais estão cheios para retirar as frutas e, futuramente, produzir os vinhos a partir delas. O leitor pode estar se perguntando, a esta altura, o que ele tem a ver com a colheita das uvas. Simples: a época de colhê-las representa também uma grande festa, aberta aos turistas. No novo e belíssimo Hotel & Spa do Vinho Caudalie, a celebração tem direito a uniforme de camponês, tour pelas parreiras, colheita das uvas, almoço especial com acompanhamento musical e, como ápice da programação, a famosa pisada nos tonéis com as uvas colhidas. Uma experiência única, que certamente ficará marcada em suas memórias de viagens!

Imagem

Aqui, cabe um parêntesis para falar do Hotel & Spa do Vinho Caudalie, uma excelente opção de hospedagem em Bento Gonçalves. Em frente à vinícola Miolo, em uma construção que imita uma vila européia, com serviço impecável e refeições dignas de um rei, o hotel acaba sendo uma atração à parte. Como ponto negativo, apenas os altos preços cobrados pelos tratamentos no tal Spa do Vinho.

A vista dos parreirais que se tem do hotel:

Imagem

Imagem

Imagem

A ótima Festa da Colheita no Hotel & Spa do Vinho Caudalie, no entanto, é aberta apenas para os hóspedes do local. Mas não desanime caso você não esteja hospedado lá: há outros locais que também celebram a colheita das uvas, como a Casa Valduga, a Miolo e a Vinícola Pizzato. Esmague as uvas com prazer e tenha uma excelente colheita!

E nem só de colheitas vive Bento Gonçalves. A cidade sedia, anualmente, a Fenavinho, uma grande feira com expositores e lojas das mais diversas vinícolas vendendo vinhos, espumantes e produtos ligados às bebidas. Neste ano, a feira ocorrerá entre 29 de abril e 08 de maio. Mais informações no site: http://www.fenavinhobrasil.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;.

Uma viagem à região mais italiana do Brasil não ficaria completa sem ao menos uma visita a uma das diversas vinícolas espalhadas pelas redondezas. A Salton (http://www.salton.com.br/novo/turismo.aspx?pg=institucional" onclick="window.open(this.href);return false;), localizada perto de Bento Gonçalves, oferece não só uma aula sobre a produção de vinhos e espumantes, mas também de arquitetura, já que a sede da empresa situa-se em um belo e imponente casarão, com um grande relógio solar na porta, além de um bonito e agradável jardim. Vale a pena a visita! As vinícolas Casa Valduga (http://www.casavalduga.com.br/Home.php" onclick="window.open(this.href);return false;) e Miolo (http://www.miolo.com.br/controller.php" onclick="window.open(this.href);return false;), esta última localizada em frente ao Hotel & Spa do Vinho Caudalie, assim como a Salton, também oferecem ótimas visitas, levando os turistas para os locais de produção dos vinhos, para os parreirais, e oferecendo uma degustação no final do passeio. Todas as vinícolas contam com lojas onde é possível comprar as bebidas vistas e degustadas durante o tour.

Conhecendo a produção de vinhos na Salton:

Imagem

Imagem

La Bella Polenta – E a visita à parte italiana da Serra Gaúcha não termina aí. Uma boa opção de passeio é a Maria-fumaça (mais informações e reservas no site: http://giordaniturismo.tempsite.ws/mfumaca/passeio.php" onclick="window.open(this.href);return false;), que faz o trajeto Bento Gonçalves – Garibaldi – Carlos Barbosa, recriando o caminho percorrido pelos imigrantes italianos. A viagem, bastante lúdica e animada, dura cerca de 2 horas e conta com apresentações de dança gaúcha e de cantores italianos. É a oportunidade de ouvir, pela enésima vez, a música entoada constantemente durante a Festa da Colheita: “Quando se manja la bella polenta, la bela polenta, se manja cosi...”

O trem faz uma parada estratégica em Garibaldi, a cidade dos espumantes brasileiros, e em Carlos Barbosa, a cidade dos queijos, onde está a fábrica da Tramontina, que conta com uma grande loja de ponta de estoque. Ali perto, está a ótima loja de laticínios Fetina de Formaio, que vende os deliciosos queijos Valbrenta (também disponíveis na loja da marca em Bento Gonçalves). Os simpáticos vendedores anunciam os queijos em alto e bom som, com o legítimo sotaque gaúcho, e os oferecem para os clientes degustarem. É quase uma refeição, tamanha a variedade de produtos disponíveis para degustação. E, em todo mês de julho, ocorre o Festiqueijo (http://www.festiqueijo.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;), uma grande festa no Centro de Carlos Barbosa, regada a muitos queijos e vinhos.

E, para dar um toque ainda mais europeu à viagem, a dica é percorrer a poética estrada conhecida como Caminhos de Pedra (mais detalhes no site: http://www.caminhosdepedra.org.br/" onclick="window.open(this.href);return false;). Trata-se de uma rota que passa por diversas casas feitas com pedra, tal e qual encontra-se no Velho Continente. Ótimas paradas podem ser feitas na Casa da Ovelha, que, além de exibir a criação destes simpáticos animais, tem uma loja que vende os deliciosos produtos derivados das...ovelhas. Tem desde queijo até doce de leite feito à base dos bovídeos. Uma delícia! A parada para encher o estômago pode ser feita no bom restaurante Casa Vanni.

Como já deu para perceber, gastronomia é um dos pontos fortes da Serra Gaúcha. E a visita aos recantos italianos deste autêntico destino turístico não será completa sem um maravilhoso almoço no excelente restaurante Casa di Paolo (antigamente conhecido como Giuseppe). O farto banquete servido na casa inclui a divina sopa de capeletti, galeto assado, maionese, queijo à dore, polenta e uma massa. Uma legítima refeição italiana, de comer rezando!

Charme serrano – Nem só de vinhos, parreiras e passeios de trem vive a Serra Gaúcha. A uma distância curta de Bento Gonçalves e adjacências, estão localizadas as principais cidades que fizeram a fama desta região do Rio Grande do Sul: Gramado e Canela. Distantes apenas alguns quilômetros um do outro, estes municípios são conhecidos pelos cenários tipicamente europeus, e por influências do Velho Continente, principalmente da Alemanha, como a profusão de restaurantes servindo fondue (muitos deles de qualidade duvidosa, diga-se de passagem), as famosas lojas de chocolates (caros e nem tão bons assim, mas que não deixam de ser produtos típicos) e o clima frio no inverno.

O Centro de Gramado parece saído de uma cidadezinha europeia:

Imagem

Apesar de serem destinos invernais, Gramado e Canela oferecem atrações durante todo o ano, em mais uma demonstração do belo esforço feito pelos órgãos e estabelecimentos de turismo da Serra Gaúcha para encher a região durante as quatro estações. Exemplo máximo, além do Festival de Cinema que ocorre em agosto, é o excelente Natal-luz, que, todos os anos, enche Gramado de espetáculos natalinos, belas decorações e um clima capaz de fazer os turistas se sentirem no Pólo Norte, mesmo durante o tórrido mês de dezembro. Parte desta atmosfera, no entanto, pode ser vivida durante o ano inteiro em dois locais: na Aldeia do Papai Noel, em Gramado, que conta com uma réplica de uma fábrica de brinquedos e até mesmo um monorail, e a Aldeia da Mamãe Noel, em Canela, com mini-zoológico e visita à casa da esposa do bom velhinho. Um excelente programa para se fazer, principalmente com crianças! A Aldeia do Papai Noel está localizada dentro do Parque Knorr, uma bonita área verde com um belo lago ao meio.

Ainda em Gramado, outra atração para família nenhuma botar defeito é o Mini Mundo, um lindo parque que conta com várias maquetes reproduzindo diversos lugares em miniaturas. Há a recriação de vários locais famosos, como o Castelo de Neuschwanstein e a prefeitura de Munique, na Alemanha, a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, a Cordilheira dos Andes, e ainda a prefeitura de Gramado, entre muitos outros. Andar pelo parque e, sentindo-se um gigante, reconhecer os lugares representados, dá uma sensação de imenso prazer e diversão. Um programaço imperdível, para ser feito com ou sem crianças!

Imagem

O Centrinho de Gramado, por sua vez, é para ser feito com calma, sem hora certa. Com diversas lojas vendendo de artigos de couro e lã a chocolates, suas encantadoras ruas reafirmam a ideia de que Gramado é um pedaço da Europa no Sul do Brasil.

Uma vizinha do barulho – Mas Gramado tem que dividir os louros com Canela, cidade localizada a uma curta distância, que tem como uma de suas principais atrações, além da Aldeia da Mamãe Noel, o encantador Mundo a Vapor. Espécie de Mini Mundo dos transportes e da indústria, o local apresenta maquetes de máquinas a vapor, miniaturas de ferrarias, olarias, entre outras obras. Na entrada, a imitação de uma locomotiva desgovernada, que parece ter partido o chão ao meio, chama a atenção.

Canela também merece destaque por suas atrações naturais. Neste quesito, desponta a Cascata do Caracol, localizada no parque de mesmo nome. Trata-se de uma bela queda d’água de 131 metros, que pode ser observada tanto a partir do mirante localizado no parque, como pelo teleférico, ou ainda mais de perto, pelas longas trilhas que levam até a base da cachoeira. Um passeio agradável em meio à natureza, de fácil acesso a qualquer um.

Imagem

Já o Parque da Ferradura é outra opção que agrada tanto às famílias como aos amantes da natureza, que podem praticar esportes como escalada. O local conta com trilhas, bosques e áreas para piquenique. O ponto alto da visita é a vista do Canyon da Ferradura, com 400 metros de profundidade. Uma paisagem belíssima e pouco comum no Brasil.

O imponente Canyon da Ferradura:

Imagem

Imagem

A gastronomia fica por conta de Nova Petrópolis, outro município da região de forte influência germânica. A cidade, que conta com um divertido labirinto de plantas em sua praça principal, é famosa pelos fartos e deliciosos cafés coloniais. Estes verdadeiros banquetes incluem delícias típicas de lugares frios, como bolos, laticínios, salgados, pães e geléias dos mais variados tipos, acompanhados por bebidas como chá e chocolate quente. Certamente, uma das refeições mais gostosas que alguém pode querer fazer!

Barbaridade, Tchê – Em uma visita à Serra Gaúcha, é possível provar de tudo: os vinhos de Bento Gonçalves, a sensação de pisar nas uvas durante a Vindima, a graciosidade de Gramado, a natureza de Canela, o café colonial de Nova Petrópolis, tudo isso embalado pela excelente hospitalidade dos gaúchos, um povo muito orgulhoso de suas tradições e que tão bem recebe os turistas. Nesta peculiar região do Sul do Brasil, é possível se sentir no meio da Europa a cada canto que se vai, sem que a simpatia e a cordialidade brasileiras sejam abandonadas. Deve ser por isso que as cidades que compõem a Serra Gaúcha encantam os turistas há tanto tempo. E certamente continuarão a maravilhar os olhos, ouvidos e paladares com seu povo gentil, seu toque europeu e a “bella polenta”!

Serra Gaúcha – Guia de Informações:

Vá – Se você gosta de ser bem recebido, de se sentir na Europa mesmo estando no Brasil, de comer e beber bem, ou se você simplesmente procura um bom destino familiar.

Não vá – Se para você, viajar pelo Brasil é sinônimo de praia, calor e coqueiros.

Quando ir – Apesar de serem conhecidas como destinos invernais, as cidades da Serra Gaúcha podem ser feitas durante todo o ano. Durante os meses de calor, há o Natal-luz de Gramado, a Vindima e a Fenavinho em Bento Gonçalves. Nos meses de frio, há a Festiqueijo em Carlos Barbosa, além do gostoso clima invernal.

Compras – Nada de achar que está indo para Buenos Aires ou Estados Unidos. Na Serra Gaúcha, o legal é comprar produtos típicos: queijos, vinhos, e até mesmo os chocolates de Gramado e Canela. Quiçá até malhas e artigos de couro, ou ainda produtos a preços de fábrica na loja da Tramontina em Carlos Barbosa.

Como se locomover – Carro é essencial para ir de uma cidade à outra, a não ser que você esteja em uma das diversas excursões que vão para a Serra Gaúcha.

Tempo necessário: Em uma viagem de até 4 dias, o ideal é se concentrar ou na porção italiana ou na porção germânica da Serra Gaúcha. Em uma semana, dá para conhecer bem o que cada cidade tem de bom a oferecer. 10 dias é o tempo ideal para quem quiser fazer um roteiro mais aprofundado.

Onde ficar:

Em Bento Gonçalves:

- Hotel & Spa do Vinho Caudalie (http://www.spadovinho.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;): Excelente opção de hospedagem na cidade mais vinícola do Brasil, este hotel já é uma atração turística por si só! Bonito, sofisticado e com excelente serviço! Entre fevereiro e março, promove a Festa da Colheita. Fica em frente à Vinícola Miolo.

- Hotel Villa Michelon (http://www.villamichelon.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;): Bonito e agradável, fica em meio às parreiras de Bento Gonçalves. Também promove a Festa da Colheita entre fevereiro e março.

Em Caxias do Sul:

- Intercity Premium(http://www.intercityhoteis.com.br/site/hoteis/caxias/caxias.asp" onclick="window.open(this.href);return false;) : Da rede Intercity, é uma opção mais econômica de hospedagem perto da região vinícola da Serra Gaúcha. Tem a desvantagem de ficar em uma cidade mais industrial, sem o charme das outras.

Em Gramado:

- Serrano Resort Convenções & Spa (http://www.gjphoteis.com.br/hoteis/serrano-resort-convencoes-spa" onclick="window.open(this.href);return false;): Hotel número 1 de Gramado segundo o Guia Quatro Rodas, com boa gastronomia e estrutura para eventos, perto do Centro da cidade.

- Casa da Montanha (http://www.casadamontanha.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;): Hotel romântico e bem localizado, perto do Centrinho.

- Villa Bella Gramado (http://www.hotelvillabella.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;): Hotel charmoso e romântico, na estrada para Canela.

Em Canela:

- Laje de Pedra Mountain Village Class (http://www.mountainvillage.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;): Hotel antigo e aconchegante, verdadeiro instituição de Canela.

Onde comer:

Em Bento Gonçalves, Garibaldi, Gramado e Caxias do Sul:

- Casa di Paolo:
O excelente restaurante que serve o inigualável galeto gaúcho, com muitos outros acompanhamentos. Tem unidades em todas estas cidades (http://www.casadipaolo.com.br/2009/main.php" onclick="window.open(this.href);return false;).

Em Bento Gonçalves:

- Canta Maria (http://www.casadipaolo.com.br/2009/main.php" onclick="window.open(this.href);return false;): Dos mesmos proprietários da Casa di Paolo, funciona em esquema um pouco diferente e mais caro, mas ainda assim é um bom restaurante.

- Leopoldina: O excelente e sofisticado restaurante de comida variada do Hotel & Spa do Vinho Caudalie.

- Casa Vanni: Bom restaurante italiano localizado no meio da rota Caminhos de Pedra.

Em Gramado:

- Gasthof Edelweiss (http://www.restauranteedelweiss.com.br/portal/" onclick="window.open(this.href);return false;): Excelente restaurante de comida alemã.

- Belle Du Valais (http://www.belleduvalais.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;): Restaurante suíço de clima intimista, serve ótimas fondues.

- Le Petit Clos (http://www.lepetitclos.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;): Mais um bom restaurante suíço.

Em Canela:

- Cantina 28: Bom restaurante italiano.

Em Nova Petrópolis:

Aqui, a especialidade é o bom e farto café colonial. Entre os restaurantes que servem esta verdadeira refeição, estão:

- Sabor do Campo (http://www.sabordocampo.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;).

- Colina Verde (http://www.restaurantecolinaverde.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;)

- Opa’s Kaffeehaus (http://www.cafecolonialopas.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;)

- Recanto dos Plátanos

Os sentidos da Serra Gaúcha:

Paladar – O galeto da Casa di Paollo, os vinhos de Bento Gonçalves, a fondue dos bons restaurantes de Gramado, o café colonial de Nova Petrópolis, a incansável “bella polenta”... já deu para perceber que a gastronomia é um dos pontos fortes desta região!

Olfato – O cheiro das uvas nas parreiras e nos tonéis dá uma sensação agradabilíssima!

Audição – Como não poderia deixar de ser, a trajetória da “Bella Polenta”:

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jan 23, 2011 7:39 pm
Meus tios já foram para Gramado e estão querendo voltar este ano. Dizem que é muito melhor do que Campos do Jordão.
Eu não conheço nada desta região, mas talvez possa ser um destino em algum dos muitos feriados que teremos em 2011.

Parabéns pelo texto, ficou ótimo!

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Jan 23, 2011 7:44 pm
Eu concordo com seus tios. Particularmente, acho a Serra Gaúcha melhor que Campos do Jordão, me parece mais original, mais europeia, embora também goste de Campos do Jordão. Serra Gaúcha é em dos meus destinos preferidos no Brasil. Tem meu apoio para visitar a região em um dos feriados desse ano ;)

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jan 23, 2011 7:50 pm
Campos do Jordão é mais fácil de ir. Serra Gaúcha é mais longe e só dá para ir de avião.
Mas eu acredito que seja um ótimo destino mesmo. Tenho muita vontade de conhecer as vinícolas.

Como chega-se lá? Pego o avião, chego em Porto Alegre e depois?

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Jan 23, 2011 8:05 pm
Para quem é de São Paulo, a Gol tem um vôo para Caxias do Sul, que já é na Serra Gaúcha.

Mas geralmente, tem que ir via Porto Alegre mesmo. Quando vou pra lá, alugo um carro e subo de Porto Alegre para o meu destino-base na Serra Gaúcha, que costuma ser Gramado ou Bento Gonçalves. Já fiquei em Caxias do Sul uma vez, mas não recomendo muito, por ser uma cidade pouco atraente para os turistas. As estradas no Rio Grande do Sul são boas, então a viagem de carro é bem tranquila. Lembrando que estar de carro é essencial para ir de uma cidade a outra.

A Serra Gaúcha tem uma estrutura e um preparo para receber os turistas invejáveis! Por isso estou sempre querendo voltar pra lá, e também porque o clima de serra é uma delícia. E o que não falta nessa região são boas atrações, desde o Mini Mundo até o passeio pelas vinícolas.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jan 23, 2011 10:09 pm
O carro parece mesmo ser o ideal para conhecer todas as cidades.
Quanto tempo leva-se de carro de Porto Alegre até Gramado?

FabioCalderon Mensagens: 3832
Seg Jan 24, 2011 11:28 pm
o Hotel Lage de Pedra já foi muito bom. Hoje, vive mais pelo fato de ser uma instiuição da cidade, como ocorre com tantos outros hotéis, como o Palace, em Poços de Caldas. Ainda assim, é uma das melhores (senão a melhor) opções de hospedagem na cidade. Neste quesito, Gramado está bem à frente de Canela, inclusive com hotéis novos e modernos.

A hotelaria na Serra Gaúcha melhorou bastante de uns tempos pra cá, vide o Intercity em Caxias do Sul e principalmente o Hotel & Spa do Vinho Caudalie, em Bento Gonçalves.

Já o churrasco, bem, eu prefiro ficar com o café colonial de Nova Petrópolis e com o galeto de Bento Gonçalves. Churrasco não é a especialidade dessa região do Rio Grande do Sul, conforme me contou um garçom do Casa di Paolo certa feita. Na Serra Gaúcha, é mais fondue, frango, massa e refeição colonial mesmo.

Pobreza tem em praticamente todos os destinos dentro do Brasil, infelizmente. Quem chega em Campos do Jordão, a primeira coisa que vê depois que passa do portão de entrada da cidade é uma big favela. Consequência de décadas de falta de planejamento urbano e investimento em turismo dos governos de nosso país.

Acho a Serra Gaúcha mais original e rica em termos culturais, lá tem muita influência de outros povos, então dá pra fazer uma bela imersão em outros costumes, enquanto em Campos do Jordão isso não ocorre. Mas entendo que muita gente goste mais de Campos, também é um lugar bem bonito e agradável.

Avatar do usuário
MICHALSKI Mensagens: 83
Sex Set 16, 2011 3:18 pm
Opa ... moro na serra gaúcha portanto tenho algumas dicas:
-O Aeroporto de Caxias costuma não dar teto seguidamente devido a neblina , portanto é melhor escolher o aeroporto de POA;
-Em Bento de preferência em se hospedar no vale dos vinhedos e não no centro da cidade.Reforço a recomendação do Spa do Vinho e indico tbém a pousada da vinicula Don Giovanni (http://www.dongiovanni.com.br/pousada.asp" onclick="window.open(this.href);return false;) ,Hotel Villa Michelon(http://www.villamichelon.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;) e pousada da vinicula Valduga
- Aos domingos o Spa do Vinho tem um brunch maravilhoso com espumante brut Miolo safra do ano liberada... aconselho não dirigir após hehehe
-O restaurante de Casa Valduga é show ... e a comida é colonial feita pela Nona. Até + ou - 5 anos atras o vinho era liberado na refeição , mas acho que andaram tomando prejuízo e mudaram hehehe agora paga-se por garrafa a preço de custo.
- A casa de Paolo ( ganha o premio 4 rodas de melhor galeto do Brasil anos a fio) é de uma rede de restaurantes chamada Geremia e tem outro restaurante em Bento que é excelente ... Restaurante Canta Maria a comida é italiana com grelhados .
- Sobre os vinhos, se quiserem posso indicar boas marcas ...mas devido nosso terroir deem preferência pelas uvas Merlot , vinhos brancos e espumantes. Aliás nossas espumantes estão entre as melhores do mundo .
- Entre Bento e Garibaldi tem o varejo da Moet chandon do Brasil com preços de espumantes bem em conta.
- No centro de Bento tem um supermercado no Shopping L'America que oferece uma grande gama dos vinhos da região com o mesmo preço das viniculas.

- Em Gramado recomendo tbém fortemente o hotel Ritta Hoppner.

era isto por enquanto...Flw

Arte suave... Ossssssss
FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Set 25, 2011 4:34 pm
Michalsky, muito obrigado pela participação! Nada como ter dicas de um morador da região para não cair em roubadas!

Já ouvi comentários muito bons a respeito do hotel Villa Michelon. O restaurante Canta Maria é muito bom mesmo, embora eu considere A Casa de Paolo um restaurante de melhor custo-benefício. São 2 excelentes opçõespara refeições na Serra Gaúcha.

Concordo com a indicação de ficar no Vale dos Vinhedos e não no Centro da cidade. O clima no Vale é outro, faz a gente se sentir no meio da Europa, com a hospitalidade gaúcha.

Se tiver mais dicas pra dar, serão muito bem-vindas.

Abraços!





Booking.com

Voltar para “Rio Grande do Sul”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio