Novos procedimentos de inspeção de segurança nos aeroportos do Brasil

Troca de informações sobre os aeroportos ao redor do mundo.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Dom Jul 17, 2016 10:42 am
Novos procedimentos de inspeção de segurança nos aeroportos do Brasil

No Brasil, os procedimentos de segurança sempre foram diferentes para viagens nacionais e internacionais, mas agora os procedimentos se tornarão mais rigorosos, visando a segurança de todos.

Veja abaixo as perguntas e respostas sobre os novos procedimentos de inspeção:

1. Onde será realizada a revista física nos passageiros?

Em local público, no momento da inspeção. Caso o passageiro solicite, poderá ser realizada em local reservado, com o acompanhamento de uma testemunha.

2. Crianças também serão submetidas à revista física?

Sim. Entretanto, a idade mínima é uma informação reservada por questões de segurança.

3. Posso me negar a ser submetido à revista física?

A recusa do passageiro ensejará na proibição de acesso à área de embarque.

4. Qualquer pessoa pode ser submetida à revista física, incluindo autoridades?

Sim. A revista física é uma medida de segurança e não há distinção entre passageiros.

5. Qual será o procedimento caso seja localizado objeto suspeito?

O Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC - funcionário do canal de inspeção) irá solicitar a verificação detalhada do objeto suspeito. Caso necessário, o passageiro será encaminhado a prestar esclarecimentos junto à Policia Federal.

6. Esses procedimentos de segurança valerão para todos os aeroportos brasileiros?

Sim, os procedimentos de segurança valerão para todos os aeroportos brasileiros.

7. Os passageiros de voos nacionais e internacionais serão submetidos aos procedimentos de inspeção?

Sim, todos os passageiros.

8. Serão realizadas revistas íntimas?

Não, em nenhum momento serão realizadas revistas íntimas.

9. Quando as regras entram em vigor?

A partir do dia 18 de julho de 2016.

10. As revistas físicas serão feitas por agente de proteção do mesmo sexo do passageiro?

Sim, todas as revistas físicas serão feitas por agentes do mesmo sexo do passageiro.

11. Como os agentes de proteção foram preparados para realizar os procedimentos de segurança?

Os Agentes de Proteção são capacitados e certificados para realizar os procedimentos de segurança conforme a regulamentação vigente.

12. Como será feita a seleção das pessoas que serão submetidas à revista física?

Todos os passageiros estão sujeitos à revista física. O método para seleção é definido em normativo de cunho sigiloso.

13. Os Passageiros com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) também serãoinspecionados?

Sim, todos os passageiros estão sujeitos à revista física.

14. Serão tomadas medidas para mitigar possíveis filas?

Sim. Os operadores aeroportuários estão cientes dos novos procedimentos de segurança e adotarão as medidas necessárias para agilizar o processamento dos passageiros.

15. No exterior são adotadas medidas similares de segurança para os passageiros?

Sim. Essas medidas são adotadas e padronizadas internacionalmente. No Brasil, estão determinadas no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº107.

16. O procedimento de revista física será similar ao da Polícia Federal?

Sim. O procedimento de revista física será realizado de modo a garantir que os passageiros não portem itens proibidos.

17. No momento da retirada do notebook também será solicitada a retirada de outros equipamentos eletrônicos?

Não. A princípio, será exigida somente a retirada de notebooks (computadores portáteis). No entanto, caso o agente de proteção tenha dúvida quanto ao conteúdo da bagagem, poderá solicitar a retirada de qualquer outro item transportado para inspeção.

18. Houve alguma mudança nos itens permitidos ou proibidos na bagagem de mão?

Não.

19. Existe alguma alternativa além da revista física?

O equipamento do tipo escâner corporal (body scanner) poderá ser utilizado em substituição à revista física. Nessa situação, caso persista a dúvida do agente de proteção quanto ao porte de itens proibidos pelo passageiro, poderá ser solicitada a realização de revista física.

20. Por que terei que retirar meu notebook (computador portátil) da bagagem de mão para a inspeção?

Porque a presença do notebook dificulta a visualização dos demais itens no interior da bagagem durante a inspeção pelo equipamento de raio-x.

21. Posso recusar a abertura da minha bagagem de mão para a inspeção manual?

A recusa do passageiro quanto à abertura da bagagem de mão ensejará na proibição de acesso à área de embarque.

22. Por que essas medidas de segurança estão sendo implementadas agora?

As medidas estão sendo adotadas em função da atualização normativa sobre a segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, necessária para a melhoria contínua da segurança do transporte aéreo a todos os passageiros.

23. A implementação da norma está ligada aos Jogos Olímpicos ou a outros fatores externos?

Não há ligação com os Jogos Olímpicos ou com qualquer outro fator externo.

Conclusão

O aumento da segurança é benéfico para todos os passageiros, principalmente nesta época em que estão acontecendo vários atos de terrorismo. Apesar do procedimento ser mais burocrático, e demorado, todos os viajantes são beneficiados com as medidas de segurança.

Boa viagem!

E você, já viajou depois da adoção dos novos procedimentos de segurança? O que achou? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jul 17, 2016 10:43 am
O que me irrita no Brasil é a falta de padrão. Em um aeroporto eu não tiro o cinto e passo normalmente. No outro não tiro e dá problema. Acho que tudo precisa ser padronizado.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Jul 17, 2016 11:08 am
Não costumam me pedir para tirar o cinto. E eu nem pergunto se preciso tirar, pois se perguntar vão dizer que sim.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Jul 17, 2016 12:25 pm
Os liquidos continuam permitidos em voos domesticos, pelo que entendi.

Agora dizer que nao ha relacao com os Jogos Olimpicos eh uma baita mentira.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Jul 17, 2016 2:24 pm
É aquilo: todo mundo sabe que é mentira e eles sabem que todo mundo sabe que é mentira.

Avatar do usuário
JLito Mensagens: 790
Dom Jul 17, 2016 3:42 pm
Revista aleatória então ??

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Dom Jul 17, 2016 5:44 pm
Comigo são os sapatos, nunca sei quando devo tirar. Muitas vezes no mesmo aeroporto tenho de tirar o mesmo sapato em certos horários e em outros não

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Jul 17, 2016 5:49 pm
No Brasil poucas vezes me pediram para tirar os sapatos.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Dom Jul 17, 2016 5:57 pm
A cada quatro embarques retiro os meus uma vez ao menos @baran. Cinto nunca me pediram para tirar.

Notebook nunca tirei... Vá entender.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jul 17, 2016 6:00 pm
O que irrita o viajante é a falta de padrão. Os aeroportos brasileiros precisam definir as regras e adotar os mesmos procedimentos.





Booking.com

Voltar para “Aeroportos pelo mundo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio