Notebook não precisa ser retirado da capa protetora na fiscalização do raio-x

Troca de informações sobre os aeroportos ao redor do mundo.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Ago 29, 2016 11:28 am
Notebook não precisa ser retirado da capa protetora na fiscalização do raio-x

Sempre levo meu notebook em qualquer viagem. Para protegê-lo, ele vai em uma capa protetora, feita em neoprene, que é excelente. Tenho ela há uns 10 anos e já fiz centenas de passagens pelas fiscalizações do mundo todo sem problemas. No último dia 26 de agosto fiz meu primeiro voo depois dos novos procedimentos de inspeção de segurança nos aeroportos do Brasil, e uma agente de fiscalização mandou tirar da capa protetora, com aquele tom arrogante de quem sempre está certa. Na verdade, ela nem mandou, e sim foi retirando. Eu reclamei, dizendo que em nenhum lugar do mundo há essa exigência, nem mesmo nos Estados Unidos, onde a fiscalização é rigorosa. Como estava com meu filho, deixei passar.

A ida foi pelo Santos Dumont e a volta por Congonhas, onde o agente de fiscalização disse não haver necessidade da retirada. Procurei no site da ANAC e não encontrei nenhuma informação sobre a exigência da retirada da case. Fiz uma consulta diretamente à ANAC, que me respondeu:
Não é necessário que o equipamento seja retirado da capa protetora. Os novos procedimentos solicitam apenas que o equipamento seja inspecionado de forma separada. A melhor forma para realizar o procedimento é retirar o notebook da bagagem de mão e colocá-lo em uma bandeja a parte na hora da inspeção.
Pode parecer uma bobeira, mas essa falta de padrão irrita quem viaja sempre. Provavelmente um dos motivos das enormes filas é a falta de informação dos próprios funcionários, que não estudam os novos procedimentos e fazem procedimentos necessários.

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Seg Ago 29, 2016 11:31 am
Pois é é na prática se pedirem é melhor tirar pois está a se lidar com "autoridades". Vale a pena argumentar, mas não vale a pena a briga

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Ago 29, 2016 11:36 am
No caso de problemas os viajantes podem procurar os Núcleos Regionais de Aviação Civil (NURACs), instalados nos principais aeroportos do país.

alexandrerj Mensagens: 3658
Seg Ago 29, 2016 11:59 am
Tem note que vale mais que o salário do fiscal... Tem uns que arranhão fácil então deixar naquela bandeja plástica sem proteção eh meio tenso...

Frescura desse pessoal, já tá fora da mala e pronto...

Abraços.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Ago 29, 2016 12:23 pm
Exigência ridícula e ilegal, eis que não está prevista no regulamento/manual..

Imagino que o agente deve ter imaginado que o passageiro escondeu um "artefato gerador de grande quantidade de energia quando detonado" entre o note e a capa....

Não vou falar o nome do artefato para não causar pânico no salão...

Já chega o que o Zorro fez em LAX:

http://loyaltylobby.com/2016/08/29/los-angeles-lax-airport-mass-panic-evacuations-after-false-reports-of-a-shooter-inside-the-terminal/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Ago 29, 2016 12:32 pm
Difícil ficar à mercê da boa vontade de cada fiscal. No final das contas isso só causa mais atrasos e transtornos.

Avatar do usuário
JLito Mensagens: 790
Seg Ago 29, 2016 6:36 pm
Nos EUA sempre vi pedindo que se retirasse o laptop do case na hora de passar pelo raio-x do TSA.

Uma vez estava levando meu PS3 na caixa de Newark pra cá e a agente fez questão de abrir a caixa e retirar o console do plástico bolha.

JLito2015 Mensagens: 282
Seg Ago 29, 2016 9:36 pm
Já fui dezenas de vezes e sempre pediram. Muitas vezes com grosseria do tipo "Laptops OUT of the case".

Avatar do usuário
Falcone Mensagens: 1913
Qua Ago 31, 2016 1:12 am
Nunca tirei a capa do meu note... seja em voos domésticos ou internacionais. Mas sempre pedem pra tirar da mala.





Booking.com

Voltar para “Aeroportos pelo mundo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio