Conexão de 1 hora no Aeroporto de Brasília voltando dos EUA com a GOL

Troca de informações sobre os aeroportos ao redor do mundo.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jan 03, 2019 8:03 am
Imagem

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes opera voos para Miami e Orlando, saindo do Aeroporto de Brasília. Para quem mora em Brasília e arredores, é muito boa essa opção de voo direto, sem depender de ter que voar para o Rio de Janeiro (GIG) ou São Paulo (GRU). Entretanto, quem voa de outras cidades também pode aproveitar os voos, pois as conexões são rápidas, e a maioria dos brasileiros prefere fazer uma conexão doméstica do que uma conexão internacional.

Leia também:
- Como é o voo direto da GOL Linhas Aéreas de Fortaleza para Orlando
- Como é voar na Premium Economy da GOL Linhas Aéreas para os EUA

A conexão curta sempre dá certo receio, né? No meu caso, a minha conexão em BSB era de apenas 1 hora, para seguir então para o GIG. O grande problema é que na chegada ao Brasil existem alguns procedimentos burocráticos e não sabemos quanto tempo eles vão demorar. Pode ser suficiente, assim como pode não ser.

Quais os procedimentos na chegada?

Primeiro, você tem que desembarcar do avião. No meu caso, como sentei na fileira 2, fui um dos primeiros a desembarcar. Então, se você tem conexão curta, faça questão de sentar na frente, pois a diferença entre quem desembarca primeiro e quem desembarca por último pode ser de até uns 20 minutos.

Depois, passei pela Polícia Federal, que faz o controle de passaporte. O processo é automatizado, por isso geralmente não demora. Sem fila, você consegue passar em mais ou menos 30 segundos pela máquina. A próxima etapa burocrática é esperar as malas na esteira, o que sempre é impossível de prever o tempo, mesmo com a tag de prioridade.

Depois de colocar as malas no carrinho, tem que passar pela Receita Federal, e aí é questão de sorte. Eu fui parado na fiscalização e precisei passar minhas duas malas, mochila e sacola no raio-x. A fiscal pediu a nota fiscal do notebook e eu apresente o DARF (documento que comprova o pagamento do imposto), sendo imediatamente liberado. Se a fiscal quisesse checar o conteúdo das minhas malas, abrindo elas, eu certamente perderia o voo, mas não foi o caso.

Leia também: Minha experiência passando na alfândega do Aeroporto de Brasília (BSB)

Segui então para o balcão da GOL para redespachar as malas, que fica exatamente ao lado da saída, e você não tem como não vê-lo. Subi as escadas rolantes, passei pela segurança, e andei até o portão de embarque. Já havia fila para embarcar, apesar do embarque não ter começado. Não deu tempo de usar a ótima sala VIP.

Leia também:
- Aeroportos VIP Club (doméstico) (doméstico)
- Aeroportos VIP Club (internacional)
- VIP Express Club Píer Norte (doméstico)
- VIP Express Club Píer Sul (doméstico)

Anotei o tempo de cada etapa:
- Pouso: 8:20;
- Parada da aeronave: 8:25;
- Abertura da porta: 8:30;
- Esteira: 8:35;
- Passagem pela alfândega: 8:45;
- Portão de embarque: 9:00.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

A sorte é que o Aeroporto de Brasília é compacto, então não se anda tanto como em outros aeroportos brasileiros, sendo mais fácil de realizar todo o processo. Por causa da curta duração da conexão, eu não tive tempo de passar no Duty Free Dufry, o que para mim não é um problema, pois acho tudo lá muito caro. Se você quer passar, talvez não dê tempo, sendo melhor garantir os produtos no Duty Free Americas.

E se eu perder o voo?

Não há nenhum problema se você perder o voo no caso de ter comprado o trecho internacional junto com o trecho doméstico. Neste caso, a culpa é da companhia aérea, que irá te realocar gratuitamente no próximo voo disponível. Entretanto, se você comprou os trechos separadamente, a companhia aérea não terá nenhuma culpa, e poderá te cobrar uma multa pela remarcação do voo. No caso de compras separadas, não aconselho a conexão de uma hora, pois acho menos arriscado esperar no aeroporto do que ter prejuízo financeiro.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para o Orlando a convite da GOL Linhas Aéreas Inteligentes e Walt Disney World Resort.

E você, já passou por uma conexão de apenas uma hora no Aeroporto de Brasília? Deu tudo certo? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Mustang Mensagens: 141
Seg Jan 07, 2019 6:11 pm
Legal a experiência! Se eu comprar um vôo com troca de aeroporto e não der tempo de chegar, eles tem que me realocar ou eu pago a troca do vôo? Ex: descer em CGH e pegar conexão internacional em GRU.

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Jan 07, 2019 6:59 pm
Olá tbolzani,

A companhia aérea terá que lhe realocar sempre, independentemente de troca de aeroporto, se foi comprado junto com o trecho internacional.

Mustang Mensagens: 141
Ter Jan 08, 2019 8:29 am
Obrigado, @Ajudante !

JPSAL Mensagens: 778
Ter Jan 08, 2019 12:13 pm
Tenho a impressão de que se tiver muita gente para a mesma conexão e por algum motivo o desembarque internacional atrasar, eles vão dar uma segurada na conexão nacional. Melhor do que ter 30 pessoas pra alocar num voo de Brasília pra Congonhas.

O problema é que você perde o free shop na volta...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 08, 2019 12:25 pm
Sim, eles seguram mesmo. Não há informação oficial de que isso acontece, mas todas as companhias aéreas fazem isso, pois elas sabem exatamente o número de passageiros que estão faltando e de onde estão chegando.





Booking.com

Voltar para “Aeroportos pelo mundo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio