Conexão de 1 hora e 15 minutos no Aeroporto de Guarulhos indo para os EUA com a LATAM Airlines

Troca de informações sobre os aeroportos ao redor do mundo.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jun 23, 2019 4:59 pm
Imagem

A LATAM Airlines Brasil opera voos do Aeroporto de Guarulhos (GRU) até o Aeroporto de Orlando (MCO). Para quem mora em São Paulo, e quer viajar para a cidade mais divertida do mundo, não há opção melhor do que esse voo direto. Para quem mora em outras cidades, o voo também pode ser uma boa opção, mas como é um voo diurno é preciso tomar muito cuidado com a conexão apertada.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

A conexão curta sempre dá certo receio, né? No meu caso, a minha conexão em GRU era de apenas 1 hora e 15 minutos, para seguir então para MCO. O grande problema é que na saída do Brasil existem alguns procedimentos burocráticos e não sabemos quanto tempo eles vão demorar. Pode ser suficiente, assim como pode não ser. Além disto, sempre há o risco de atrasos.

Meus voos eram assim:
- LA 3501: 7:00 - 8:15;
- JJ 8186: 9:30 - 17:55.

Quais os procedimentos na saída?

No meu caso, fiz o check-in no GIG e as malas já foram etiquetadas até o destino final. Eu já recebi o cartão de embarque dos dois voos. Neste caso, se você comprou as passagens separadas, não dá tempo de fazer a conexão, pois precisaria fazer o check-in em GRU. Segundo os funcionários, ainda no primeiro aeroporto eles conseguem ver se dará tempo de fazer a conexão e já avisam no caso de qualquer imprevisto. Comigo não falaram nada.

Chegando ao Aeroporto de Guarulhos, ainda na área interna, tem o procedimento para pegar uma espécie de atalho para ir até a área internacional do Terminal 2 - e de lá caminhar até o Terminal 3 se for o caso. Do portão de desembarque até essa entrada você não caminha mais do que 10 minutos.

Leia também: Como funciona a conexão internacional da LATAM Airlines Brasil (TAM) no Aeroporto de Guarulhos

Depois, você vai passar pela segurança, passando tudo pelo raio-x novamente, para então seguir até a Polícia Federal, para fazer o controle de passaporte. Para adultos é mais rápido, pois tem os totens automáticos. Como eu estava com meu filho, precisei ir ao guichê, e como ele tem 5 anos todas as vezes que viajo internacionalmente o funcionário da PF precisa sair do guichê e fazer uma checagem interna para saber se não há nenhum problema. Com isso, a passagens que geralmente leva um minuto, pode demorar até uns dez minutos. Quando você for emitir o passaporte do seu filho, o ideal é já colocar a autorização para poder viajar com apenas um dos pais, pois isso agiliza bastante.

Da PF até os portões de embarque do T2 são uns 10 minutos no máximo, se for o mais longe. Da PF até os portões do T3 são uns 20/25 minutos no máximo, também considerando os mais longes. Então, acaba que o tempo é sim suficiente, se tudo der certo. Se o voo atrasar, vai ficar complicado.

Leia também: É possível ir internamente do Terminal 2 para o Terminal 3 no Aeroporto de Guarulhos?

Neste cenário, não dá tempo para usar as salas VIP. Em compensação, conexões rápidas fazem o tempo total da viagem ser menor, o que causa menos cansaço. As salas VIP internacionais são:
- GOL Premium Lounge
- American Express Lounge
- Star Alliance Lounge
- LATAM VIP Lounge
- MasterCard Black Lounge
- Admirals Club

E se eu perder o voo?

Não há nenhum problema se você perder o voo no caso de ter comprado o trecho internacional junto com o trecho doméstico. Neste caso, a culpa é da companhia aérea, que irá te realocar gratuitamente no próximo voo disponível. Entretanto, se você comprou os trechos separadamente, a companhia aérea não terá nenhuma culpa, e poderá te cobrar uma multa pela remarcação do voo. No caso de compras separadas, não aconselho a conexão de uma hora, pois acho menos arriscado esperar no aeroporto do que ter prejuízo financeiro.

Boa viagem!

E você, já passou por uma conexão apertada no Aeroporto de Guarulhos? Deu tudo certo? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jun 25, 2019 9:18 am
Meu problema é a tensão de surgir algum imprevisto. Sendo possível, prefiro pegar conexões em torno de 3/4 horas, que permitem fazer tudo tranquilo e ainda curtir a sala Vip.

Mas se não tiver jeito, a melhor estratégia é fazer tudo rápido e contar com a sorte de não ter atrasos.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jun 25, 2019 9:47 am
Hugo, eu concordo totalmente com você e sou igual. Entretanto, neste caso, chegar antes significava não dormir, pois o voo mais cedo era de madrugada.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jun 25, 2019 10:11 am
Verdade Gabriel. Tem vez que fica complicado mesmo. No caso de quem mora em BH, é sempre difícil fazer conexão no GIG, porque são poucos voos tanto na ida como na volta.

Então você às vezes precisa escolher entre fazer uma conexão curta ou ficar horas esperando.

chriscatarina Mensagens: 2
Seg Set 02, 2019 6:32 am
Olá Gabriel,

Também estou numa situação com conexão curta. Não é uma conexão "oficial" pois comprei os trechos nacionais e internacionais separados.

Techo 1: NVT>GRU (LATAM) - 21/09/2019 - 21:55 > 23:10
Trecho 2 GRU>PTY (Copa Airlines) - 22/09/2019 - 01:30 > 06:24
Trecho 3 PTY>MIA

Ou seja, 02:20 horas para desembarcar em GRU (T2), pegar a mala (despachada) na esteira e seguir para o check-in do próximo voo, despachar a mala novamente, raio-x, etc.

Tenho receio de levar muito tempo para fazer o check-in e despachar mala na Copa em GRU.
Ano passado quando fiz check-in no balcão da Copa em Las Vegas, demorou bastante, só não sei se isso é regra pra todos os aeroportos.

E aí, será que dá tempo de chegar no portão de embarque da Copa (T2) para embarcar para PTY?
O voo sai as 01:30 de GRU, mas com quanto tempo de antecedência eles encerram o embarque?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Set 02, 2019 9:20 am
Acho que dá tempo sim, mas é corrido. Não é uma conexão que eu compraria, por causa do estresse que gera. Se nada atrasar, você vai conseguir. Eles fecham o check-in 1 hora antes do horário de decolagem do voo.

rogeriocardoso Mensagens: 455
Seg Set 02, 2019 9:59 am
Quando eu compro trechos nacionais e internacionais separados eu tento chegar com a maior antecedência possível no aeroporto da conexão para o exterior. Evito sempre comprar o último voo pois dai se cancelar não tem nem como contornar a situação.

Melhor mofar no aeroporto do que acontecer um atraso ou cancelamento do primeiro voo e perder o voo internacional.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Set 02, 2019 10:21 am
Concordo. Eu faço o mesmo. Por mais cansativo que seja, perder o voo vai gerar tanta dor de cabeça que eu preciso mofar no aeroporto.

chriscatarina Mensagens: 2
Seg Set 02, 2019 12:46 pm
Obrigado pela resposta.
Até lá decido se irei somente com mala de bordo pra economizar tempo (20-30 min), ou não. Mas acredito que se não atrasar dará tempo, segundo a ANAC a taxa de atrasos e cancelamento pra esse voo é de 0%, porém tem primeira vez pra tudo rsrsrs.

Também será a primeira e última vez que compro passagem avulsa com tempo de conexão tão curto.

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Abr 09, 2020 2:58 pm
Longa conexão no Aeroporto de Guarulhos (GRU): as malas vão para o destino final? https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=143&t=18749" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Aeroportos pelo mundo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Anúncio