Como funciona a conexão nacional depois de chegar em um voo internacional no Aeroporto de Guarulhos

Troca de informações sobre os aeroportos ao redor do mundo.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Jul 31, 2019 9:08 am
Imagem

O excelente Aeroporto de Guarulhos (GRU) tem três terminais, sendo que o Terminal 1 é exclusivo para voos domésticos (Azul e Passaredo), enquanto o Terminal 2 tem voos nacionais (GOL e LATAM) e voos internacionais, e o Terminal 3 é exclusivo para voos internacionais. A maioria das companhias aéreas opera no Terminal 3, mas ainda há empresas no Terminal 2. Quando você chega em um voo internacional, mas precisa depois seguir para um voo nacional, existe um procedimento mais prático se as malas já estiverem etiquetadas até o destino final.

Leia também: É possível ir internamente do Terminal 2 para o Terminal 3 no Aeroporto de Guarulhos?

Todos os voos internacionais que chegam ao Brasil precisam cumprir três etapas:
- Passar pela Polícia Federal, responsável pela verificação dos passaportes;
- Passar pela Receita Federal, responsável pela fiscalização das bagagens;
- Passar pelo Duty Free Dufry, onde você pode realizar compras se desejar sem pagamento de impostos.

Depois desses procedimentos, você estará na área pública, e poderá usar os balcões de check-in ali localizados para redespachar a sua bagagem e então seguir para a área de embarque, sem precisar fazer novo check-in. Isso somente é possível quando você compra as passagens aéreas juntas e no check-in do primeiro voo já recebe os cartões de embarque de todos os voos, além da sua mala já receber a etiqueta até o destino final.

É importante lembrar que todos os voos internacionais que chegam ao Brasil precisam ser inspecionados, então você é obrigado a recolher a sua bagagem no primeiro aeroporto para passagem pela alfândega. As malas não seguem direto e se você não a recolher terá problemas.

Ao sair para a área pública essa será a sua visão no Terminal 3:

Imagem

Para ir ao balcão da LATAM Airlines Brasil basta seguir reto. Vale destacar que você pode despachar a sua mala independentemente do tempo de conexão que tenha, mesmo que a funcionária diga que não pode. Os funcionários dos balcões despacham sem problema as malas. Para ir ao balcão da GOL e Azul você precisa virar à direita e depois à esquerda, andando até o final do corredor.

Imagem

Depois de entregue as malas, suba pela escada rolante e siga até o Terminal 1 ou 2, para continuar a viagem. Vale destacar que na área pública tem uma sala VIP, a Villa GRU, que é pequena e simples, sendo válida apenas para quem tem voo no Terminal 1, pois lá não há salas VIP. Para quem voa do Terminal 2, vale mais a pena entrar na área segura, para usar o GOL Premium Lounge ou Bradesco Cartões Lounge.

Leia também: Guia de salas VIP | Aeroportos do Brasil

Caso você tenha que ir para o Aeroporto de Congonhas (CGH), vale lembrar que as companhias aéreas LATAM e GOL oferecem ônibus gratuitos, então essa é a melhor opção. A Azul não oferece o traslado gratuito no aeroporto.

Leia também:
- Traslado gratuito da LATAM Airlines Brasil
- Traslado gratuito da GOL Linhas Aéreas

Boa viagem!

E você, costuma fazer conexão no Aeroporto de Guarulhos? Acha fácil o processo? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Ago 02, 2019 11:48 am
A LATAM é confusa, né? É impressionante como os funcionários batem cabeça. Recentemente, cheguei de LATAM em um voo internacional, e tinha uma conexão grande em GRU. Antes de entrar na fila, uma funcionária disse que não ia ser possível despachar a bagagem. Ignorei e segui. No balcão, não houve nenhuma objeção. Se a bagagem já está etiquetada até o destino final não tem motivo para ficar com ela. LATAM sendo LATAM.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Dom Ago 04, 2019 2:50 pm
Bem simples mesmo... mas quem compra separado tem que caminhar com as malas até o outro terminal... e é longe, viu?

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Abr 09, 2020 2:58 pm
Longa conexão no Aeroporto de Guarulhos (GRU): as malas vão para o destino final? https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=143&t=18749" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Aeroportos pelo mundo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio