Como é o Aeroporto El Palomar (EPA) em Buenos Aires

Troca de informações sobre os aeroportos ao redor do mundo.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Out 15, 2019 9:15 am
Imagem

Em Buenos Aires, você provavelmente conhece os seus dois principais aeroportos, que são o Aeroporto de Ezeiza (EZE) e Aeroparque Regional Jorge Newbery (AEP). Outro aeroporto pouco conhecido, mas que agora recebe voos do Brasil, é o Aeroporto El Palomar (EPA). Ele é o primeiro aeroporto de baixo custo do país e da América Latina, e está localizado a 18 quilômetros da capital federal e é o terceiro aeroporto na área metropolitana de Buenos Aires - depois de Ezeiza e Aeroparque, ocupando o sétimo lugar a nível nacional em fluxo de passageiros. Além disso, é o primeiro a possuir conexão com uma linha férrea tendo uma estação a 300 metros, na linha San Martín, unindo assim aeroporto com zonas como Palermo e estação Retiro.

Leia também: 10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez em Buenos Aires

Atualmente, o aeroporto recebe voos das seguintes companhias aéreas:
- Flybondi;
- JetSMART.

Leia também: Como é voar com a Flybondi no Boeing 737-800 Next Generation

A Flybondi é uma companhia aérea com sede na Argentina considerada ultrabaixo custo. Ela iniciou suas operações em 26 de janeiro de 2018 e sua oferta é composta de 28 rotas pelas quais conecta 18 destinos no país e na região. Com uma visão de conectar os argentinos em diferentes lugares, 11 de seus voos são em rotas que não passam por Buenos Aires. Seu código IATA é: FO.

Leia também: Companhia aérea Flybondi | Informações gerais

O aeroporto recebe voos diretos dos seguintes aeroportos brasileiros:
- Aeroporto do Galeão (GIG), no Rio de Janeiro;
- Aeroporto de Florianópolis (FLN), em Santa Catarina (operação começa dia 20 de dezembro).

Como é a chegada (desembarque) no aeroporto?

O aeroporto é pequeno e não há fingers, o que torna menos confortável o desembarque, principalmente para quem está com crianças ou tem dificuldade de locomoção. Da aeronave até o edifício é um caminho curto, que geralmente leva uns 2 minutos, e não tem como errar.

Veja algumas fotos da chegada:

Imagem
737-800 NG da Flybondi.

Imagem
O edifício do aeroporto.

Imagem
Uma porta para voos nacionais e outra para voos internacionais.

Imagem
A pequena esteira de bagagem.

Imagem
Alguns poucos carrinhos gratuitos à disposição.

Leia também: Qual moeda levar para Buenos Aires?

Como é a saída (embarque) no aeroporto?

Para voos internacionais, o ideal é chegar 3 horas antes ao aeroporto, mas se você chegar 2 horas antes dá tempo de realizar os procedimentos, pois o aeroporto é pequeno. Encontramos muitas filas na saída, tanto no check-in, quanto na entrada para os portões de embarque - os voos nacionais e internacionais usam a mesma entrada. Por causa do fluxo grande, os seguranças interrompem a fila por vários momentos, então entrar na área segura, que geralmente é um procedimento rápido, pode demorar facilmente uns 30 minutos.

Imagem
Balcões de check-in da Flybondi.

Imagem
Voos internacionais.

Imagem
Voos nacionais.

Imagem
O apertado espaço para os viajantes dos voos internacionais.

Imagem
O único local que vende alimentos e bebidas.

Imagem
Os produtos vendidos.

Imagem
Painel com os voos.

Quando o voo foi anunciado, o ônibus chegou para pegar os passageiros, e tivemos uma surpresa: ao invés de irmos até a aeronave, como é convencional, fomos levados para um segundo saguão de espera, bem maior e mais perto da aeronave.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tem ar condicionado no aeroporto?

Sim, em todas as áreas. Em nenhum momento sentimos calor lá dentro, tanto na chegada, quanto na saída.

Leia também: É mais barato voar do Rio de Janeiro até Buenos Aires com a Flybondi?

Tem Wi-Fi no aeroporto?

Sim, tem. É totalmente gratuito, mas a velocidade não é muito boa. Basta se conectar à rede, sem necessidade de preencher aqueles chatos formulários para ficar on-line.

Tem casa de câmbio no aeroporto?

Não tem, mas você nem vai precisar. Para usar a Cabify ou Uber, você paga no cartão de crédito, então é desnecessário ter pesos argentinos. A empresa de ônibus também aceita cartões como forma de pagamento. Em geral, fazer câmbio em aeroporto nunca é bom, então você pode viajar com reais, pagar o transporte no cartão de crédito, e depois faz câmbio com calma. Em outubro de 2019, a melhor cotação que encontramos na cidade foi de 14 pesos argentinos para 1 real.

Tem lojas no aeroporto?

Não. Nesse aeroporto, você não vai conseguir comprar literalmente nenhum produto, pois não há nenhuma loja. Para alimentação, o aeroporto tem apenas uma lanchonete, além de várias máquinas automáticas de alimentos e bebidas. Na área externa, tem um food truck, que é a melhor opção em termos de alimentação do aeroporto.

Imagem
O food truck na área externa.

Imagem
Máquinas que vendem alimentos e bebidas, com pagamento apenas em pesos argentinos.

Tem sala VIP no aeroporto?

Infelizmente, não tem. Pela proposta do aeroporto, e das companhias aéreas que operam nele, não se justifica uma sala VIP. No Aeroparque Regional Jorge Newbery, recentemente foi aberta uma sala VIP, o Aeropuertos VipClub. Já no Aeroporto de Ezeiza, o maior e mais importante da Argentina, há várias salas VIP.

Leia também: Cartões de crédito e Salas VIP

Como sair do aeroporto?

Como não vale a pena alugar um carro para ficar em Buenos Aires (e não tem locadoras no aeroporto), você pode usar os táxis, a Cabify ou a Uber. Vale ressaltar que a Cabify opera legalmente na cidade, enquanto a Uber ainda não, por isso vale dar preferência para a empresa, evitando qualquer problema. Os táxis são mais caros e é sempre preciso tomar cuidado para o motorista não realizar trajetos maiores do que o necessário e com as notas falsas. Você precisa sair do aeroporto para pegar o transporte, pois eles ficam em uma área externa.

Leia também: Uber e Cabify em Buenos Aires

Se você não está com mala, e quer economizar o máximo possível, pode usar o transporte da linha férrea, que tem uma estação a 300 metros, na linha San Martín, unindo o aeroporto com zonas como Palermo e estação Retiro. O trajeto custa R$ 2,00, demora em torno de 30 minutos e não podemos dizer que é exatamente seguro, portanto é preciso atenção redobrada.

Leia também: Empresas de brasileiros que oferecem transporte em português em Buenos Aires

Você também pode pegar um ônibus e na área externa tem o local da venda do bilhete. O custo é de 250 pesos argentinos por trajeto, que dá em torno de R$ 18,00. Ele faz parada em alguns locais, então talvez não lhe atenda. Para duas pessoas, o valor do ônibus é o mesmo da Cabify, então não compensa usá-lo de maneira alguma.

Vale a pena viajar pelo Aeroporto El Palomar?

Se você quer viajar com a Flybondi, não tem escolha, pois ela opera apenas nesse aeroporto de Buenos Aires. Apesar de ser simples, ele está localizado a 35 minutos do centro da cidade, e você perde menos tempo em deslocamento em relação a Ezeiza, além de pagar mais barato. Aliás, vale ressaltar que você paga mais barato também nas taxas de embarque do aeroporto. Em compensação, não tem salas VIP e nem um Duty Free, que os brasileiros tanto adoram para fazer compras.

Na chegada, apesar de simples, deu conta do recado. Na saída, o desconforto foi sentido em vários momentos, como nas demoradas filas e a falta de locais para compras e alimentação. A falta de assentos para todos os passageiros no saguão de embarque é um problema grave, que precisa ser resolvido, afinal, mesmo viajando em low cost o que se espera é o mínimo de conforto, tanto em solo, quanto no ar.

Boa viagem!

Texto e fotos: Gabriel Dias.

O Falando de Viagem viajou a convite da Flybondi.

E você, já usou o Aeroporto El Palomar? Achou ele prático e confortável? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Out 15, 2019 5:19 pm
Aeroporto simples. Na chegada, sem grandes problemas. Na saída, não gostei pelo excesso de filas, falta de lojas e restaurantes, além de falta de lugares para sentar. O Wi-Fi é gratuito, mas não muito rápido.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jan 03, 2020 11:37 am
Uma vantagem em relação à Ezeiza: lá está demorando 1 hora a fila da imigração - muito ruim o serviço deles!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Fev 06, 2020 11:39 am
Perguntei para a Class Receptivo se eles ofereciam o traslado também do El Palomar, mas eles falaram que não oferecem por questões de segurança - acham a área perigosa.





Booking.com

Voltar para “Aeroportos pelo mundo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio