O Aeroporto de Guarulhos (GRU) é o principal aeroporto para voos internacionais no Brasil. Por isso, se você não mora em São Paulo, inevitavelmente precisará fazer uma conexão no aeroporto dependendo da companhia aérea que está voando. Às vezes até é possível evitar o GRU Airport, principalmente para quem mora no Rio de Janeiro, onde há muitas opções de voos internacionais no GIG.
Às vezes, a necessidade de uma longa conexão é ruim, mas inevitável. Isso acontece, principalmente, quando o voo internacional decola pela manhã, sendo você obrigado a viajar na noite anterior, para dar tempo. Além de precisar dormir no aeroporto - o que gera um custo extra - você talvez não consiga despachar as malas.
As malas vão para o destino final?
Depende. Basicamente, depende de dois aspectos: - O tempo de conexão que você terá no GRU; - Se você usará a mesma empresa aérea ou se serão diferentes.
Em conexão muito grandes, de 8 ou 10 horas, algumas empresas não permitem que você despache direto do primeiro aeroporto, obrigando você a retirar a mala no aeroporto, para depois despachá-la novamente. Isso pode acontecer voando GOL, LATAM ou Azul.
Você pode perguntar antes da viagem, na central de atendimento, assim como no check-in, quando estiver despachando a bagagem (informação mais segura). Esse assunto tem várias variáveis, por isso sempre recomendamos perguntar para a sua companhia aérea.
É seguro deixar a bagagem com a companhia aérea por muito tempo?
Não é. Nunca recomendamos, em nenhum aeroporto do mundo, deixar a mala por muito tempo com a empresa aérea durante uma conexão. Quanto mais tempo ela fica esperando o próximo voo, maiores as chances de alguém com más intenções tentar furtar algum objeto.
O que fazer durante uma longa conexão no aeroporto?
Esse é um problema, afinal, não há muito o que fazer. Se for à noite, a melhor opção é ir dormir em um hotel, para não ficar tão cansado, visto que o aeroporto não tem nenhum lugar confortável para esperar. Durante o dia, também não há muito o que fazer, infelizmente.
Na área externa tem uma sala VIP, que pode ser usada por qualquer passageiro. A Villa GRU é a mais simples do aeroporto, tanto em tamanho, quanto em conforto, alimentos e bebidas. Esse lounge, por estar na área pública, pode ser usado até mesmo por quem não irá viajar e é a única opção para longas conexões.
Para voos domésticos, 2 horas são suficientes. Já para voos internacionais, recomendamos pelo menos 3 ou 4 horas de folga, para o caso de um atraso. Em conexões curtas, a sua mala vai direto para o destino final caso você tenha comprado as passagens juntas. Vale lembrar que na volta de qualquer voo internacional todos precisam pegar as malas para passar na alfândega e nenhuma mala vai direto para o destino final.
Boa viagem!
E você, já passou por uma longa conexão no Aeroporto de Guarulhos? As malas foram para o destino final ou você precisou pegá-las para despachar novamente? Conte para nós a sua experiência!
A pior situação é voltar de uma internacional e ficar mofando no aeroporto até ter um próximo voo para o GIG - são poucos por dia. É extremamente cansativo.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Qui Abr 30, 2020 3:32 pm
BeatrizMensagens: 2025
Sempre tento planejar viagens com conexões não mto longas...