Aeroporto do Galeão/TomJobim: Problemas no estacionamento

Troca de informações sobre os aeroportos ao redor do mundo.
Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Qui Jun 07, 2012 1:01 pm
Nunca passei pelo Galeão mas, só de olhar as fotos e falaram que hoje está igual, já me desanima. É o zelo da Infraero!

Nishan Mensagens: 1627
Qui Jun 07, 2012 1:24 pm
E as obras que eram para começar em Abril...

já estamos em Junho.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Jan 11, 2013 11:40 pm
Os colegas que me desculpem... mas vou falar um pouco do Galeão, que agora é chamado de Tom Jobim...
Eu conheço aquele aeroporto desde a época que ele quase foi construido em Santa Cruz/RJ... É.. em 1969/70, a CCPAI (Comissão Coordenadora do Projeto do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro), contratou uma empresa, chamada Hidroservice, para fazer o estudo de viabilidade para, em princípio, determinar o local...
Os locais poderiam ser: no Galeão, onde já tinha o antigo aeroporto e em Santa Cruz, prevendo-se o crescimento da Barra da Tijuca e avanço em direção à Zona Oeste....
Eh... naquela época, em que pese os problemas com a falta de democracia, se planejava as coisas antes delas serem feitas...
O estudo indicou o Galeão, atrelado à construção de duas linhas expressas. Uma delas é a atual Linha Vermelha e a outra, que não me lembro o nome dado no projeto, é a linha que ligava direto à Barra (mas não era a atual Linha Amarela)...
Pois bem... foi marcada uma reunião em Brasilia.. para se bater o martelo e começar os trabalhos preliminares...
Nesta reunião estavam presentes, o Ministro da Aeronáutica (acho que era o Brig. Araripe Macedo), um monte de estrelados (brigadeiros) e meu pai, que era major...
Foi decidida a construção no Galeão... uma vez decidido isto, o chefe (era brigadeiro tb) do meu pai, "comunicou" ao Ministro que o aeroporto ia custar US$ 500 milhões (valor daquela época) e que quem iria construir seria a Mendes Junior....
Quando todos já tinham se levantado e contentes (já desconfiaram porque, né ??) iam se dirigindo à porta, meu pai pediu a palavra e mandou na lata:
"Ministro, eu sou o responsável por todo o projeto econômico-financeiro da construção. A Mendes Junior foi escolhida sem ter sido feita uma concorrência (naquela época não se usava o termo licitação).... nós vamos captar recursos no exterior e se nós não fizermos uma Concorrência Pública Internacional, nós simplesmente não vamos conseguir recursos... Os governos estrangeiros não darão aval para que os bancos de seus paises façam os empréstimos se as empresas de engenharia estrangeiras, não possam, pelo menos, participar da concorrência..."
É... não sei se alguém aqui tem conhecimento, mas em meados de 1969/70 os caras queriam construir um aeroporto daquele porte, sem licitação.....
Hoje, o Galeão é um aeroporto de pouca dimensão frente aos aeroportos dos paises mais ricos... mas em 1970.. era uma obra tecnica e financeiramente de grandes dimensões...
Numa das vistorias durante as obras, o Pres. Geisel deu um tapinha nas costas do Ministro Mário Andreazza e falou "Este aeroporto colocou a tua ponte (Rio-Niteroi) no chinelo"....
Quando o ministro ouviu que os caras iam construir o aeroporto sem concorrência, ficou quase 1 minuto sem conseguir balbuciar uma palavra....
Ele só conseguiu falar depois de dar um murro na mesa e gritar:
"Vocês tem merda na cabeça ?????"
"Vocês acham que eu vou construir um aeroporto destes sem concorrência ???? Se isto estoura, vaz o presidente me demite (naquela época estas informações podiam ser "jogadas" debaixo do tapete, não existia liberdade de imprensa)...
Aí.. o chefe do meu pai, put.. da vida, ainda tentou justificar..
"Mas ministro, o projeto é prioritário e temos pressa em toca adiante"...
Mas não teve jeito.. o ministro falou: "vocês ficam quase 2 anos fazendo estudos pra saber onde construir, e agora, em 1 semana querem dar o negócio pra Mendes Junior, sem concorrência... quanto que vocês estão levando ????"
Uma vez meu pai me disse, que achava que o ministro ia mandar prender alguns brigadeiros dentro da sala...
Tinham uns 10 lá dentro, mas tinham 3 que estavam querendo muito a Mendes Junior....
O ministro perguntou a meu pai quanto tempo demorava para fazer uma concorrência, tudo dentro da lei e da normalidade...
Meu pai falou que, no máximo, em 3 meses a concorrência estava pronta e com uma empresa escolhida... e que o aviso da concorrência seria publicado no Diário Oficial da União, em todos os principais jornais das capitais dos estados brasileiros e também nos principais jornais dos paises onde ele imaginava que iria obter financiamento para a obra (NYT, Le Monde etc... )...
O ministro falou: "Major, tome as providências e me mantenha informado..o sr. será o responsável por toda a concorrência e qualquer interferência ou pressão o meu gabinete está aberto ao sr... antes do sr. declarar a empresa vencedora, quero que o sr. venho ao meu gabinete com o processo todo... "
E assim foi feito.... 70 dias depois, meu pai foi a Brasilia.. com o "processo" que tinha umas 20 caixas de papelão, mas ele fez um resumo para o ministro...
Bem... a empresa que apresentou a melhor proposta de preços, foi a Odebrecht...
O pequeno detalhe foi o preço... o mesmíssimo aeroporto, tudo igual ao que a Mendes Junior iria construir, teve uma pequena redução de preço..
Ao invés dos R$ 500 milhões que iam pagar à Mendes, a Odebrecht cobrou R$ 250 milhões...
É ... apenas a metade do preço pela mesma obra...
Bem.... eu acompanhei a obra... andei muito pelo tunel de serviço, que leva fiação, dutos de agua gelada, etc.. fica no sub-solo e tem a largura do tunel do metrô do Rio....
Meu pai sabia tudo, absolutamente tudo, que era comprado.. de um parafuso de luminária, que tinha que ser especial, ele sabia o nome da empresa que forneceu, até as capacidades do computador que controlava tudo no aeroporto.. até a voz da Iris Letieri.. o computador comandava um robo mecânico que buscava a fita com o voo e colocava no cassete para reproduzir....os vidros, que se não me engano, tinham acho que 9 camadas de laminados..(1 para é isolar calor, outro barulho, outro não sei o que.. enfim.. é um sanduiche de vidro)...
Depois foi constituida uma empresa para administrar os aeroportos do rio de Janeiro, a ARSA - Aeroportos do Rio de Janeiro SA...ela controlava o Galeão antigo, o novo que estava ficando pronto, o Santos Dumont, Macaé, Jacarepaguá e tinha mais um aeródromos...
Meu pai foi diretor econômico financeiro desta empresa por 17 anos.......
Em 1988 meu pai morreu de câncer no pulmão.. sofreu 1 ano e 6 meses...
Toda a vez que eu vou ao Galeão, eu sinto meu pai ali.. aquilo ali foi a vida dele...
Eu sei muitas outras coisas daquela construção.... eu e meu pai eramos muito amigos...várias vezes eu ajudei meu pai fazendo cálculos de formas de concreto, que tinham volumes irregulares e que eram adequações.. a Odebrecht mandava a planilha... constando x metros cubicos de concreto e meu pai não sabia como calcular, pois tinha que usar integral e diferencial... e ele confiava nos engenheiros, mas tinha sempre um pé atrás... o detalhe é que, toda vez o volume de concreto estava aumentado... uma vez aumentaram 300 % e na primeira vez, veio aumentado em 1000 %... um negócio absurdo...
Os caras tentatam.. tentaram.. e meu pai um dia, já put.. com isto, ligou para o Norberto Odebrecht e falou que se isto acontecesse de novo ele ia ter problemas para receber as faturas dele em dia.... e funcionou.. de uma hora para outra, os engenheiros aprenderam a fazer cálculos corretamente...
Bem... eu amo ir ao Galeão... quando minha esposa vai me buscar, peço sempre para levar meu filho de 7 anos... e ando com ele...
Mas... me tem coisa que me dá um nó no coração... é o descaso, o abandono, a falta de profissionalismo e diria mesmo o baixo nível que aquele aeroporto chegou... é fundo do poço mesmo...
Là no terceiro andar.. quando vamos ao Deptº de Policia Federal, tem um jardim suspenso que está cheio de mato.. é uma coisa pavorosa...
Outro dia, marquei com um colega de batermos um papo no restaurante Hellens... tomamos apenas 4 latinhas de refrigerante...
Pois bem.. eu pedi a conta a 5 garçons diferentes.. esperei 15 minutos.. até a hora que fiquei put... e fui no caixa e disse que se não me desse a conta em 2 minutos eu ia embora sem pagar...
Quando eu vou no terminal 2... é horrivel aquilo lá... primeiro que foi feito um terminal meia boca.. o projeto original os terminais eram para ser rigorosamente iguais.. e segundo, usaram material de quinta categoria e a porcaria do ar condicionado vive dando problemas e quando não dá também não fica uma temperatura agradável...
Muito pouca gente sabe disto... mas acreditem.. a ARSA, há muitos anos atrás, vendia serviços de administração portuária para nada mais, nada menos, que o Aeroporto JFK... é...
Agora.... a Infraero administra aquilo tudo "nas coxas"...
Tudo bem que os tempos são outros... aeroporto hoje não é pra ter o mesmo glamour que tinha nos anos 80/90... mas.. não precisava avacalhar tanto....
Putz... os caras não tem nem QI pra fazer um estacionamento anexo... é tudo largado...
Eca... a muitos anos que eu não vou na Rodoviária Novo Rio... mas capaz daquilo lá estar melhor que o Galeão...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Jan 12, 2013 12:55 am
Zardox, seu minucioso depoimento só confirma o que sempre afirmei : o T2 é um puxadinho de luxo
Uma vergonha quererem transferir os vôos internacionais para lá .
Aquilo deveria ser apenas para vôos regionais e táxi aéreo . Nem mesmo a finada Webjet merecia operar ali .

RABUGENTO Mensagens: 1902
Sáb Jan 12, 2013 10:08 am
zardox,

Descaso, displicência, má vontade, falta de responsabilidade...

Infelizmente hoje se vê isso em toda a parte.

Há algum tempo faltava emprego. Hoje sobra.

Quando começou a virar minha mulher me alertou: Os vagabundos vão aparecer mais.

Dito e feito!

Hoje está difícil encontrar alguém com boa vontade de trabalhar. Os vagais ficam dois dias num emprego e dizem que aquele "não era o perfil" de emprego desejado...

Não sei o que resolveria essa situação. Só queremos direitos. Esquecemos nossos deveres. :(

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sáb Jan 12, 2013 10:49 pm
Rabugento... infelizmente.... os problemas do Galeão são apenas o espelho do que rola atualmente em nosso país...
Com raras e honrosas exceções, o pessoal está mais é preocupado em se dar bem... usam os postos, as suas prerrogativas e os monopólios de parte dos serviços prestados à população e não estão nem aí para eficiência, zelo... caraca.. os caras são cruéis....
Quando você vê as máfias que dominam os taxis nos aeroportos..... a empresa que explora (literalmente falando) o estacionamento...
Tudo isto é com a cumplicidade dos administradores da Infraero que estão ali é para se darem bem......
Olha... eu fico com um sentimento que vai da tristeza a revolta... isto no aeroporto....
Mas.. o que ameniza um pouco estes sentimentos.. é quando eu vejo outras areas mais prioritárias, como a saúde ou a segurança pública e vejo a população (aí o universo é 100% das pessoas e não apenas os que utilizam aeroportos) sendo mal tratada e o descaso é maior ainda... seja na rede pública ou privada (aqui também literalmente falando), existe um "ferre-se".. o corporativismo é enorme...o unico médico que eu vi até hoje perder o registro, foi aquele cara de Sampa que cometia assédia sexual contra as clientes... e mesmo assim porque a mídia não descolou do pé dele...
Para quem já viu o nosso AIRJ ser um dos melhores aeroportos do mundo... é frustante ver a mediocridade com que administram aquilo lá....
Neguinho tá mais é preocupado em encher os bolsos...

RABUGENTO Mensagens: 1902
Dom Jan 13, 2013 8:59 am
zardox,

Aquele médico que você citou saiu do país com as facilidades dadas pelo STF....

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Dom Jan 13, 2013 10:25 am
É... o nosso ordenamento jurídico permite este tipo de situação... o cara sendo réu primário pode aguardar o "trânsito em julgado" em liberdade... Raramente se utiliza a prisão preventiva nestes casos... médico rico com banca de advocacia das boas...
Quando eu fiz direito na UFRJ uma das disciplinas que eu mais me dediquei foi direito penal e processual penal.. não porque eu goste, muito pelo contrário.. eu tenho nojo, asno de como nossa lei penal é frouxa, incentiva o crime, garante direitos extremos aos criminosos e o direito do cidadão de bem que se dane... e para que esta aversão à nossa legislação penal não me prejudicasse, com notas baixas, justamente eu me dediquei mais...
Isto foi uma coisa que aprendi com meu pai... que deveria estudar mais as disciplinas que eu não gostasse ou que tivesse dificuldade, pois as outras assimilaria fácil..

RABUGENTO Mensagens: 1902
Dom Jan 13, 2013 10:39 am
E viva nossos legisladores. A culpa também é nossa. Nós os colocamos no Congresso.

E o valor do estacionamento continua de R$ 50,00 por dia no Galeão... ;)

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Dom Jan 13, 2013 11:50 am
É... quando fui a Buernos agora com a família.. deixei o carro no dia 10/12 e voltei no dia 15/12... valor da "estadia" do possante = R$ 274,00.... baratinho, né ????
Tem um cidadizinha lá dos EUA, que vc já tenha ouvido falar, que também tem um parquinho um pouco famoso..
A diária no aeroporto, que tem um pouquinho de movimentaçao, custa US$ 10,00...
A cidade é Orlando e parquinho (quer dizer, são parquinhos), mais famoso é um tal de Walt Disney....rsrs...





Booking.com

Voltar para “Aeroportos pelo mundo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio