Ao comprar voos com conexão, cuidado com mudanças de aeroporto

Espaço destinado a reflexões sobre as companhias aéreas.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Ago 06, 2015 2:18 pm
Ao comprar voos com conexão, cuidado com mudanças de aeroporto

Ao comprar uma passagem aérea, prestamos atenção a diversos fatores: o preço, o tempo de voo, o tempo de conexão, a aeronave, os horários de partida e chegada, entre outros.

Especial cuidado deve-se ter quando o voo possui conexões. Algumas cidades possuem mais de um aeroporto e as companhias às vezes vendem passagens que incluem conexões com troca de aeroporto nessas cidades.

Recentemente estava simulando voos BSB-TLV com a TAM e me deparei com três exemplos:

1. Com mudança de aeroporto em São Paulo:
Imagem

2. Com mudança de aeroporto no Rio de Janeiro:
Imagem

3. Com mudança de aeroporto em São Paulo/Campinas:
Imagem

Vamos olhar com calma o primeiro exemplo. Eu pegaria um voo da TAM em Brasília que chega em Congonhas às 12:25. Lá, teria que tirar minha bagagem da esteira e pegar um transporte até Guarulhos. Poderia pegar o transporte oferecido gratuitamente pela TAM, que parte às 13:00, ou pegar um táxi ou o Uber, o que me faria esperar menos mas teria um custo.

O traslado entre Congonhas e Guarulhos normalmente leva cerca de 1 hora. Como o voo da Iberia parte de Guarulhos às 16:10, em condições normais daria tempo.

Mas e se o voo da TAM atrasar? E se o trânsito em São Paulo estiver travado? E se acontecerem ambas as situações? No caso, é um voo de ida, mas se fosse um voo retornando ao Brasil eu ainda teria que passar pela alfândega em Guarulhos, o que poderia me atrasar ainda mais.

Vale a pena correr esse risco?

Claro que a resposta para essa pergunta depende do tempo de conexão, do preço da passagem e da disponibilidade de tempo que a pessoa tem. Dependendo desses fatores, pode até ser um bom negócio. Mas é preciso ficar atento para não ter surpresas desagradáveis no dia da viagem.

Boa viagem!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Ago 06, 2015 2:24 pm
Tópico bem apropriado...
A TAM, quer dizer, LATAM, tem muito isso de vc chegar num aeroporto lá em Sampa e fazer a conexão noutro...
Dependendo destes fatores todos que o FDV citou pode ser uma baita dor de cabeça...
Viagem de férias/turismo é para a pessoa relaxar, se divertir, né ???

zotrix Mensagens: 448
Qui Ago 06, 2015 2:28 pm
Acontece muito quando faz-se a busca por esses consolidadores, independentemente da cia aérea. Eles colocam em ordem de preço e geralmente, quem não tem muita experiência, acaba comprando o mais barato sem perceber que há mudança de aeroporto.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Ago 06, 2015 2:40 pm
Quem não presta atenção nesse "detalhe" pode acabar tendo surpresas desagradáveis. Uma conexão inicialmente tranquila de 3 horas, pode ser impossível de realizar caso tenha que mudar de aeroporto.

Avatar do usuário
laricampsou Mensagens: 601
Qui Ago 06, 2015 4:14 pm
Como moro perto de Londrina, pra qualquer lugar do mundo, e muitos no Brasil, tenho que passar por SP.
Sempre presto atenção às trocas de aeroporto e duração dos tempos de espera.
Principalmente, porque o aeroporto de Londrina tem problemas com mau tempo e já tive que trocar voos pra Maringá ou ir de ônibus até SP pra pegar o trecho internacional.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Ago 06, 2015 4:18 pm
A única vez em que tive um vôo desviado por causa do mau tempo foi indo para Maringá. O avião acabou aterrissando em Londrina e a Varig me levou de táxi até Maringá.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Ago 06, 2015 4:25 pm
baran...
Se isto acontece hoje, a Varig Júnior, quer dizer, Gool ia te levar em lombo de burro até Maringá (sardine class).. ou te dar um vale transporte (executive class)... :lol: :lol:

Avatar do usuário
laricampsou Mensagens: 601
Qui Ago 06, 2015 4:29 pm
Sério Baran?
Maringá tem um aeroporto com bem menos voos, mas em Londrina, com poucas nuvens já não sobe ou desce nada... :cry:

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Ago 06, 2015 4:32 pm
O aeroporto de Maringá é minúsculo. Ou pelo menos era, 15 anos atrás.





Booking.com

Voltar para “Reflexões”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio