O rombo da Southwest e o furão da WebJet

Espaço destinado a reflexões sobre as companhias aéreas.
jvinicius Mensagens: 507
Seg Abr 04, 2011 11:35 pm
O rombo da Southwest e o furão da WebJet

Neste última final de semana, recebemos a notícia de um vôo da Southwest "perdeu" parte do teto durante o vôo e sofreu uma despressurização. Felizmente, nenhum dos passageiros tiverão problemas mais sérios além do susto que deve ter sido.

Particularmente essa notícia não é nova pra mim: Se você fizer uma pesquisa no Google por "Aloha Airlines 243" verá que o estrago do mesmo 737, porém, da série 200 foi bem maior. A FAA (espécie de ANAC americana) já tinha soltado no final do ano que iria aumentar a fiscalização sob aviões mais antigos, como os MD-83 da American Airlines e agora os 737s da Southwest.

Um avião pode voar durantes décadas sem problemas, desde que tenha os devidos cuidados e manutenção adequadas. Quando falamos de um "avião de linha", esse gosto é maior. Cada pouso, decolagem, pressurização, despressurização, etc gera fadiga na estrutura da aeronave. Isso ao longo dos anos pode causar problemas, se as devidas rotinas de manutenção não forem seguidas.

Passado essa parte técnica, estava lendo uma reportagem falando que a FAA irá realizar testes e verificações adicionais em modelos mais antigos dos Boeings 737s, séries 300/400 e 500. Até ia, nada de mais estava na reportagem, salvo pela declaração feita por alguém da WebJet, que possui três aeronaves que se encaixam num possível "recall", segundo a FAA e Boeing:

"nova inspeção será realizada imediatamente após a emissão das instruções pela Boeing"

:shock:, digo que beira o inacreditável... A Southwest suspendeu parte de suas operações por causa desse incidente e aqui do nosso lado o que ouvimos é "quando falarem algo, nós corremos", ou seja, o avião fica voando até alguém pedir pra baixar ele.

Isso me fez pensar um pouco: Até que ponto nossas empresas estão se preocupando com nossa segurança? Já existem empresas que não possuem boa fama e outras que com comentários desse podem ficar queimas... Vamos ter que ver mais aviões batendo em prédios, ou caindo sob casas para resolver isso de uma vez? Onde está a ANAC pra fiscalizar, pra mandar parar esses aviões de voarem?

Sinceramente, se Santos Dummont, matou-se por ter visto seus aviões sendo usados na guerra, se ele estivesse vivo até hoje, estaria passando vergonha em nossos céus.

¡hasta luego!


[html]
<!-- AddThis Button BEGIN -->
<div class="addthis_toolbox addthis_default_style">
<a href="http://www.addthis.com/bookmark.php?v=250&pub=gmdias" class="addthis_button_compact">Compartilhe</a>
</div>
<script type="text/javascript" src="http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#pub=gmdias"></script>
<!-- AddThis Button END -->
[/html]





Booking.com

Voltar para “Reflexões”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio