Vale a pena viajar na Classe Executiva?

Espaço destinado a reflexões sobre as companhias aéreas.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Out 11, 2011 6:21 pm
Imagem

10 em cada 10 viajantes sonham em viajar na classe executiva. Também não é para menos, pois um voo de avião em classe econômica é muito cansativo. Quem não quer ter um assento que reclina e vira cama? Quem não quer ter uma refeição que nada deve aos bons restaurantes? Quem não quer chegar ao destino descansado? Quem não ter acesso as salas vips, com bebidas, comidas, banheiros completos e muito conforto?

As vantagens de viajar na classe executiva são inúmeras, mas e as desvantagens? A nosso ver só há uma: O preço.

A passagem em classe executiva custa, em média, 3 vezes o valor da mesma passagem em econômica. Espere encontrar valores a partir de R$6.000,00. E quanto mais longe for o destino, maior será o preço.

Vale a pena pagar tão caro por apenas algumas horas? Essa é a grande dúvida de muitos e a grande questão. 3 passagens em executiva custam o preço de um carro zero quilômetro popular. Se o preço está dentro do orçamento e não fará falta não há o que pensar. Se não estiver é melhor repensar.

Conhecemos pessoas que mesmo com ganhos de 6 dígitos só viajam em econômica. Motivo? Acham um desperdício de dinheiro pagar tão caro por 8, 10 horas apenas de voo. A economia fica só na passagem, pois a hospedagem sempre é em hotéis 5 estrelas, como Mandarin Oriental, Ritz-Carlton e Four Seasons.

Pensando nisso chegamos em outro ponto interessante: Vale mais a pena investir no passagem aérea ou no hotel? Se você tiver que escolher entre as opções abaixo, qual seria sua escolha?

- Viajar de executiva e ficar hospedado em um hotel 3 estrelas.
- Viajar de econômica e ficar hospedado em um hotel 5 estrelas.

Se você perguntar para nós certamente escolhemos a segunda opção. É melhor ter conforto por uma semana do que por apenas algumas horas. Esse é um critério que usamos muito em nossas viagens.

A passagem aérea e o hotel são os dois maiores gastos fixos de uma viagem. E por mais que seja desconfortável e cansativo viajar de econômica, nada será pior do que passar uma semana em um hotel ruim, sem muito conforto e feio. O hotel faz parte da experiência da viagem. Por pior que tenha sido a viagem, ao entrar em um bom hotel tudo fica para trás. E nada que algumas horas de sono não resolvam o problema do cansaço.

E quem viaja de executiva? Normalmente o maior público é de executivos, com passagens pagas pelas empresas. Mas há um grande público na executiva, no qual nós nos encaixados, que não os viajantes com milhas. Não há custo/benefício melhor para suas milhas do que a emissão de uma passagem na executiva.

Atualmente com 75 mil milhas você emite ida e volta do Brasil aos Estados Unidos, pelo Smiles.

Para quem acumula ponto nos cartões de crédito não é difícil chegar nesse valor. Sempre há promoções nos programas de milhagem, onde é possível conseguir voar com menos pontos.

Nós nunca pagamos uma passagem de executiva ou primeira classe. Sempre viajamos usando milhas ou com upgrades gratuitos. E pretendemos continuar assim, principalmente em voos curtos, de 8 horas.

Se você decidir comprar uma passagem em executiva pesquise antes sobre o avião. Em aeronaves antigas o conforto é limitado, pois o assento reclina pouco, apesar de ser bem maior.

Que o conforto e qualidade é MUITO superior não temos dúvidas, mas damos preferência a outros investimentos, como: Hotel 5 estrelas, jantares românticos, atividades ou mais tempo no destino.

Nada como viajar de executiva ou primeira classe, mas dependendo do orçamento é necessário realizar escolhas!

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já viajou de executiva? Foi pagando ou com milhas? Daria preferência a executiva ou ao hotel? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Ter Out 11, 2011 6:46 pm
Ótimo post.

Ontem eu a noite eu quase tive o gostinho de emitir duas passagens (first GRU-MIA em 777) que me custariam R$ 12.000,00 por apenas R$ 400,00 (contando taxas, juros de pague contas e anuidades). Hoje o programa Smiles com sua parceria com a AA nos permite isso. Mês que vem eu consigo!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Out 11, 2011 6:56 pm
Excelente custo/benefício. Eu também vou emitir esse mesmo voo. Nunca voei na first da AA.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Out 11, 2011 8:17 pm
Eu sempre viajo na executiva da Copa ou da Continental , mas porque ganho upgrades gratis . Sou muito pao duro com minhas milhas e quando as uso , emito em economica mesmo . A filosofia eh a depoder viajar mais com o mesmo custo.
Mas confesso que se viajasse com pouca frequencia , nao pensaria duas vezes em emitir na executiva ou mesmo na primeira . A diferenca de conforto e tratamento eh absurda .
Quanto a hotel , tambem nao ligo muito . Quando viajo sozinho , escolho mais pelo quesito localizacao que pelo conforto . Afinal sou daqueles que so usa hotel para tomar banho e dormir. Mas quando viajo com minha familia , procuro dar a ela mais conforto. Entao entre investir em hotel ou passagem, saindo do meu bolso , fico com a segunda opcao.
Mas o que eu realmente curto investir mesmo em viagens eh na boa experiencia gastronomica , nas compras e nos passeios.

Nishan Mensagens: 1627
Qua Out 12, 2011 4:53 pm
Valer a pena ? Claro que vale. A única desvantagem, como você disse, é o preço. Aí, cabe a quem viaja, procurar ver se o valor cobrado está dentro do orçamento e se realmente é necessário ir de executiva ao destino final da viagem.

É óbvio que viajar de executiva é melhor do que de econômica. O assento é infinitamente superior, as opções de entretenimento melhores, as refeições a bordo nem se comparam e o atendimento é personalizado dentro do avião. Além do mais, você conta com acesso a sala vip e franquia extra de bagagem, se for o caso.

Eu viajei de executiva e de econômica para os EUA nesses 3 últimos anos e concluí que apesar do serviço da executiva ser melhor nos aspectos já citados, nada supera o preço baixo da classe econômica (quando for o caso). Além do que, eu pego por base o seguinte: 1 viagem de executiva para os EUA sai por volta de R$6200 ( podendo chegar até a R$12000) e de econômica vimos preços entre R$1500 a R$2200 neste ano. Fazendo uma conta simples, o preço pago por uma passagem na executiva equivale a 3 passagens de classe econômica. Diante disso, prefiro viajar mais (ainda que seja na econômica) do que ir apenas 1 vez de executiva. É claro que isso vale a pena para quem tem tempo disponível para viajar por diversas vezes durante o ano e também dinheiro suficiente para gastar nas viagens, já que você multiplica pro 3 os gastos com hotel, alimentação, transporte, etc.

Eu considero o vôo como parte da viagem e não apenas como um simples deslocamento do ponto A até o ponto B. É legal você viajar em uma cia. aérea com aviões bons, sistema de entretenimento moderno, refeições razoáveis e bons atendentes em terra e no ar. No entanto, 8 ou 10 horas dentro de um avião passam. Se for um vôo noturno e você conseguir dormir nele, passam mais rápido ainda. Agora, se você for daqui para a Asia enfrentando quase 25 horas de vôo, mas tiver condições de bancar uma passagem de executiva, não seria mal pedida gastar mais e ir com conforto.

Nas férias eu tive a opção de gastar as milhas para emitir 1 trecho da viagem na executiva. Como não achei que valia a pena, declinei a oferta. Por outro lado, passei pela experiência de ter que escolher entre gastar mais no vôo e ir e voltar com quem já conhecia ou pagar menos e voar no que nunca havia tido experiência e voltar em um horário não tão bom assim. Viajei para os EUA de Continental e voltei com a Copa. Isso me fez economizar quase 600 reais na passagem aérea, já que a ida e volta com a CO era mais cara. Esse dinheiro que "economizei" eu gastei nos passeios e nas compras. Creio que questão executiva X econômica o pensamento deva ser o mesmo, com o diferencial que o valor economizado será muito maior.

Hoje em dia as cias. aéreas estão lançando as "classes econômicas superiores". Elas ficam entre a executiva e a econômica normal e oferecem um pouco mais de conforto do que a econômica. Em relação as refeições, o serviço é o mesmo, mas quanto ao preço, o valor é o dobro de uma passagem de classe econômica. Vendo e lendo relatos de quem já viajou nela, eu não me arriscaria a pagar mais pelo pouco de conforto que ela oferece não. Ainda acho mais válido gastar na viagem a maior parte do dinheiro.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Out 12, 2011 6:38 pm
Nishan,

Esse ano fiz GIG-MIA pela AA pagando R$1.350,00. Depois fiz GIG-PHL também pela AA pagando R$750,00. Mas na média uma passagem em voo direto para os Estados Unidos fica na média de R$2.000,00.

Quanto menor for o valor da econômica, maior será a diferença, pois são raras as promoções na executiva.

Eu também acho que não vale a pena essas classes Premium. Você tem um pouco mais de conforto e uma comida melhor, mas fica nisso. Se a diferença fosse de uns 20% ou 30% acharia até válido, mas custa o dobro ou mais. Inviável.

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Qua Out 12, 2011 9:53 pm
Eu penso que viajar na executiva ou first é uma EXPERIÊNCIA, e deve ser tratado como tal. Faça pelo menos uma vez na vida isso! Iria muito além, faça a volta ao mundo, que sairá muito mais em conta, me lembro que fiz uma simulação com o Gabriel aqui do fórum, e passando por uns 10 lugares, na exec ficava por R$ 25.000 (acho que era por aí), enquanto na TAM para NY saia por R$ 12.000!!!! Caracas!!!Pensem nisso!!!

Nishan Mensagens: 1627
Qui Out 13, 2011 12:39 am
Eu me recordo dessas promoções. Um conhecido meu também comprou uma ida e volta a PHL (saindo de GRU) por 750 reais. Não sei que doideira ou bug foi esse no site da AA para venderem passagens a esses preços. Enfim, sorte de quem conseguiu e podia viajar nas datas disponíveis. Essa outra que você pagou 1350 reais foi aquela de Fevereiro que as cias. aéreas americanas abaixaram os preços todas juntas ? Se eu não me engano, até a TAM entrou nessa. Lembro-me que por causa do Carnaval em Março, a ocupação dos vôos em Fevereiro estava baixa. Aí, foi possível encontrar passagens para Miami e NY por R$ 1104 (incluído taxas) ! Eu lembro muito bem de ter simulado no site da AA e da Continental e ter visto esses preços. A mão coçou aqui para comprar as passagens, mas tive que me segurar já que em Julho iria viajar e não podia comprometer o orçamento.

Infelizmente a média de passagens para os EUA a R$2000 parece ter chegado ao fim. Para 2012 os preços subiram violentamente. E isso não é nem por causa da desvalorização do Real e do aumento da cotação do Dolar. O problema é que os preços em Dolar subiram. Até o final deste ano é possível encontrar passagens a USD1000-1400, mas a partir de Janeiro/2012 os preços estão no patamar de USD1800-USD2200 ! No mês de Fevereiro e de Julho do ano que vem uma ida e volta aos EUA está saindo por R$3200-3500 !

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Out 13, 2011 1:48 am
Sim. Fui para Miami em fevereiro com essa promoção de R$1.350,00 pela AA. Aproveitei para passar meu aniversário lá.

Estou vendo passagem para Miami em março de 2012 e estou conseguindo na média de R$2.300,00 pela AA. Para o Carnaval também estou conseguindo bons preços, juntando Estados Unidos e Europa, mas no geral as passagens estão caras.

O pior disso é que certas empresas não investem na Internet, mas somente em agências. Pelo site dessas empresas os valores são sempre ruins, mas quando simulado pelas agências fica bem menor.

Skywalker Mensagens: 1
Qui Nov 24, 2011 9:10 pm
Eu tenho pontos para viajar de GIG(Galeão) a EZE(Buenos Aires), com classe executiva, nos estamos passando o aniversario da minha tia em Bariloche.
Ontem eu perguntei para ela:Vamos viajar de classe executiva?
E ela disse:O que temos na classe executiva teremos na classe econômica.Mas eu penso que não pois tem muitas coisas na classe executiva do que na econômica.
Se alguem me poder explicar como faço, poste aqui no questiónario. OBS:O VÔO SERÁ DE 3:38 VOANDO PELA TAM, EM UM A330.





Booking.com

Voltar para “Reflexões”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio