Vale a pena voar pela Iberia?
- falandodeviagem Mensagens: 19845 Administrador
A Iberia é uma grande companhia aérea, com diversos voos saindo do Brasil rumo à Europa. Recentemente se uniu com a British Airways para reforçar sua presença global. A companhia aérea oferece ótimos valores, sendo em alguns casos a mais barata na rota. Mas será que vale a pena voar pela Iberia?
Seus voos estão sempre lotados. A fila de check-in no Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro é sempre imensa. Nós sempre passamos por lá, pois é caminho para o Centurion Club, e sempre há MUITA fila. Mas apesar disto sua fama não é nada boa.
São constantes as reclamações antes, durante e depois do voo. Vamos citar alguns exemplos:
Antes do voo: Mudanças grandes de horários, troca do dia do voo e overbooking.
Durante o voo: Aviões antigos, falta de entretenimento individual e serviço deficiente das comissárias.
Após o voo: Problemas com malas extraviadas e dificuldade para reembolso.
Nós só voamos uma fez na Iberia, em um voo de Lisboa para Madrid. Foi um voo curto, mas sequer ofereceram água aos passageiros. O embarque foi tumultuado e confuso. Clique aqui para ler nossa avaliação.
Saindo do Brasil o único atrativo da Iberia é apenas um: Preço!
Vale a pena pagar menos e dar oportunidade a chance de ter problemas? Achamos que não vale. Muitas vezes planejamos uma viagem com meses ou até anos de antecedência. Se algo der errado a frustração será grande. Nenhuma economia vale o tempo perdido. E, se você já tiver pago pelo hotel, provavelmente perderá a diária não usada.
E, no quesito preço, há companhias aéreas que tem preços semelhantes, mas com serviços muito superiores. Se os preços são melhores ou parecidos, por que não voar em uma companhia aérea 4 ou 5 estrelas?
Saindo de São Paulo você tem: Singapore Airlines, KLM, Air France, Turkish Airlines, Lufthansa, TAM Airlines, British Airways e TAP. Todas são superiores!
Saindo do Rio de Janeiro você tem: Air France, KLM, British Airways, TAM Airlines, Lufthansa e TAP.
Fizemos duas simulações, uma de cada cidade, onde fica claro que a Iberia não tem o menor preço. Ambas com destino a Madrid, HUB da Iberia. Veja:
Ou seja, além de não oferecer o menor preço ainda oferece um serviço que deixa muito a desejar. E esse serviço não irá mudar ou melhorar, pois os voos estão sempre cheios. Que empresa mudará algo que está dando certo? Enquanto os voos permanecerem cheios não há reclamações que façam mudá-la.
Ao voar Iberia ainda há outro problema: A temida imigração de Madrid. Ultimamente não tem havido muitos problemas, mas sempre há esse medo e insegurança, que é justificado. Definitivamente não é a imigração mais amigável da Europa.
Você acha que vale a pena voar Iberia e economizar R$200,00? Muitos acham que vale, mas isso antes do voo. Depois a opinião já muda radicalmente. Procurar sempre o menor preço é o erro mais comum de um viajante. O ideal é sempre pesquisar o melhor custo/benefício.
Pesquise MUITO antes de decidir. É provável que você encontre bons valores em outras companhias aéreas. E, mesmo pagando mais, vale a pena pelo conforto e pela experiência.
Na classe executiva o serviço é superior. O Vinícius viajou nela e escreveu aqui sua avaliação. Sugerimos a leitura!
Planeje a sua próxima viagem
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.
Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram
Boa viagem!
E você, já voou pela Iberia? Gostou do seu voo? Ou teve problemas? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
- AndreT Mensagens: 28
Eu vooei de ibéria em abril deste ano, na rota REC-MAD e MAD-GIG.
Comprei a passagem pela internet, e realmente, o processo de compra é muito burocrático.
Lembro que tive que ligar pra SP (moro em Porto Alegre), para confirmar o pagamento da passagem, porque, apesar de a adm do cartão ter confirmado a compra, eu não havia recebido nenhum email da cia aérea (e a Iberia não tem 0800...)
Para reservar o assento, foi literalmente um parto. Não consegui de jeito nenhum pela internet, nem durante a compra, nem depois, sendo que eu me associei ao programa de fidelidade deles, que, teoricamente, dá direito à reserva de assento ainda que na tarifa mais econômica (meu caso).
No check in em Recife, só conseguiram marcar o assento do voo de ida. Na Espanha, não conseguiam fazer a marcação porque, aparentemente, eles não tinham acesso ao sistema por ser passagem emitida no Brasil. Vai saber....
Em Barajas, fui fazer o check in beeem cedo, e apesar de ter sido informado pelo atendente no balcão que meu assento seria corredor, como eu havia pedido, fui colocado na fileira "sanduíche".
A única vantagem disso tudo é que, na ida, ganhei upgrade para a Executiva (era meu 1º voo Iberia) que, aliás, achei muito boa, inclinação da poltrona, entretenimento, menu, atendimento dos comissários etc, tudo nota dez. Mas essa boa impressão foi totalmente desfeita na volta com tanta dificuldade para reservar o assento e pela "gentileza" dos comissários na econômica, além, é claro, da comida ruim e da ausência total de entretenimento (leve seu Ipad, Iphone, note, sudoku, livro etc.).
IMPORTANTE: na hora do check in você TEM que apresentar o cartão de crédito utilizado na compra pela internet (não me perguntem porquê).
E antes de comprar, preste muita atenção nas regras da tarifa. A minha não dava direito a reembolso e a taxa de remarcação era USD 200,00.
Provavelmente, se eu voltar à Espanha algum dia, não pretendo usar esta cia. área. Acho que, pela qualidade do serviço prestado, não vale a economia.
Comprei a passagem pela internet, e realmente, o processo de compra é muito burocrático.
Lembro que tive que ligar pra SP (moro em Porto Alegre), para confirmar o pagamento da passagem, porque, apesar de a adm do cartão ter confirmado a compra, eu não havia recebido nenhum email da cia aérea (e a Iberia não tem 0800...)
Para reservar o assento, foi literalmente um parto. Não consegui de jeito nenhum pela internet, nem durante a compra, nem depois, sendo que eu me associei ao programa de fidelidade deles, que, teoricamente, dá direito à reserva de assento ainda que na tarifa mais econômica (meu caso).
No check in em Recife, só conseguiram marcar o assento do voo de ida. Na Espanha, não conseguiam fazer a marcação porque, aparentemente, eles não tinham acesso ao sistema por ser passagem emitida no Brasil. Vai saber....
Em Barajas, fui fazer o check in beeem cedo, e apesar de ter sido informado pelo atendente no balcão que meu assento seria corredor, como eu havia pedido, fui colocado na fileira "sanduíche".
A única vantagem disso tudo é que, na ida, ganhei upgrade para a Executiva (era meu 1º voo Iberia) que, aliás, achei muito boa, inclinação da poltrona, entretenimento, menu, atendimento dos comissários etc, tudo nota dez. Mas essa boa impressão foi totalmente desfeita na volta com tanta dificuldade para reservar o assento e pela "gentileza" dos comissários na econômica, além, é claro, da comida ruim e da ausência total de entretenimento (leve seu Ipad, Iphone, note, sudoku, livro etc.).
IMPORTANTE: na hora do check in você TEM que apresentar o cartão de crédito utilizado na compra pela internet (não me perguntem porquê).
E antes de comprar, preste muita atenção nas regras da tarifa. A minha não dava direito a reembolso e a taxa de remarcação era USD 200,00.
Provavelmente, se eu voltar à Espanha algum dia, não pretendo usar esta cia. área. Acho que, pela qualidade do serviço prestado, não vale a economia.
- GabrielDias Mensagens: 41746
Obrigado pelo ótimo relato, Andre!
Na verdade a grande maioria das companhias aéreas exigem que você apresente o cartão de crédito usado na compra. Isso deve-se ao fator de haver muitas fraudes. Entretanto muitas, apesar do aviso, não exigem a apresentação no check-in. Mas é sempre bom estar com ele para evitar problemas.
Na verdade a grande maioria das companhias aéreas exigem que você apresente o cartão de crédito usado na compra. Isso deve-se ao fator de haver muitas fraudes. Entretanto muitas, apesar do aviso, não exigem a apresentação no check-in. Mas é sempre bom estar com ele para evitar problemas.
- Fabio Mensagens: 8900
Se exigem ou pedem de fato a apresentcao , eu nao sei . Nunca me pediram e nunca apresentei. E se um dia exigirem sera meu ultimo voo com a cia
- GabrielDias Mensagens: 41746
Sim, os números são suficientes. Quando voei este ano pela Qatar Airways eu perguntei isso no check-in e a funcionária explicou que ao digitar os números o sistema libera todos os voos, mesmo que você não apresente o cartão fisicamente.
- Nishan Mensagens: 1627
Menos mal que seja assim. No entanto, seria no mínimo "recomendável" que eles incluíssem esta informação no site deles. Do jeito que está escrito, a única opção é apresentar o plástico na hora do embarque.
- GabrielDias Mensagens: 41746
É que assim é o correto. Isso foi na Qatar, mas cada companhia aérea tem sua política. Na American Airlines também consta a informação no site que é exigido, mas viajo nela há anos e nunca me pediram. Mas é sempre bom não arriscar e sempre comprar a passagem com cartão próprio.
- BrunoHNM Mensagens: 81
Sem querer comparar com Singapore e outras 5 estrelas, mas tenho boas referencias da Air Europa, em vôos para Madri.
Segundo um conhecido que já usou o serviço desta empresa, em comparação com a Ibéria, o serviço (econômica) é bem mais descontraído e simpático.
Ele vai frequentemente a Pontevedra (Galícia), e já usou os serviços de ambas (além da Tap). Não que qualquer das três seja algo maravilhoso (afinal, de econômica quem o é?), mas de todas a mais simpática foi a Air Europa.
Segundo um conhecido que já usou o serviço desta empresa, em comparação com a Ibéria, o serviço (econômica) é bem mais descontraído e simpático.
Ele vai frequentemente a Pontevedra (Galícia), e já usou os serviços de ambas (além da Tap). Não que qualquer das três seja algo maravilhoso (afinal, de econômica quem o é?), mas de todas a mais simpática foi a Air Europa.
Booking.com
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante