Vale a pena viajar com milhas para Europa?

Espaço destinado a reflexões sobre as companhias aéreas.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Sáb Nov 19, 2011 1:02 pm
Todo mundo gosta de viajar com milhas. Nada melhor do que usar suas milhas e viajar de graça, certo? O pensamento está certo, mas viajar com milhas nem sempre é a melhor opção.

Acumular milhas, mesmo com a ajuda dos cartões de crédito, não é uma tarefa fácil. Muitos associados levam meses e até anos para chegar ao número mínimo para emissão. E, nessa hora, é necessário analisar todas as opções disponíveis para que você maximize o valor das tão suadas milhas.

Nos últimos anos as passagens rumo à Europa abaixaram muito de preço. Além disto, cada vez mais são as opções de companhias aéreas partindo do Brasil. E, quanto maior a concorrência, melhores são os preços. Atualmente não é difícil encontrar passagens aéreas em torno dos R$1.500,00. E, em promoções, o valor ainda fica mais convidativo.

E com milhas, quanto custa? Vamos ver os valores dos dois principais programas de fidelidade nacionais.

No Smiles, para emitir com a Air France / KLM, são necessárias 70 mil milhas para viajar de econômica.
No TAM Fidelidade, para emitir na própria TAM ou em companhias aéreas da Star Alliance, são 60 mil milhas na baixa temporada e 80 mil milhas na alta temporada.

Sugerimos a leitura:
- Tabela TAM Fidelidade
- Tabela Smiles

São muitas milhas? Sim, são. Se compararmos com os Estados Unidos a evidência fica ainda maior.

No Smiles, para emitir na American Airlines ou Delta Airlines, são necessárias 50 mil milhas.
No TAM Fidelidade, para emitir na própria TAM ou em companhias aéreas da Star Alliance, são 40 mil milhas na baixa temporada e 60 mil milhas na alta temporada.

É contraditório, pois os voos para os Estados Unidos custam, em média, R$2.500,00. Na alta temporada esses valores chegam facilmente aos R$3.500,00. E nessas rotas as promoções são raras, mesmo com a concorrência. Os voos estão sempre cheios e apenas a American Airlines faz boas promoções.

Será que não é mais válido comprar uma passagem à Europa e deixar as milhas para uma passagem rumo aos Estados Unidos? Definitivamente nós achamos que sim. Quanto mais cara for a passagem, mais bem empregada serão suas milhas.

É claro que nem sempre as passagens rumo à Europa estarão baratas, mas sempre que estiverem vale mais a pena comprá-la. Lembre-se que todas as companhias aéreas parcelam os bilhetes em 5 vezes sem juros em todos os cartões de crédito.

No Smiles você emite com 70 mil milhas uma passagem de ida e volta à Europa na classe econômica. Com APENAS mais 5 mil milhas você emite uma passagem de ida e volta aos Estados Unidos na classe executiva. Que diferença, não?

Mas, se o seu orçamento estiver apertado, valerá a pena. Em outros casos é mais vantagem emitir para os Estados Unidos, Ásia, Oceania ou em outras rotas de valor elevado.

Lembre-se que você pode viajar para os Estados Unidos e Europa na mesma viagem, pagando apenas o preço de uma viagem. Essa passagem custa em média R$2.500,00. Os trechos ficam assim: Brasil - Estados Unidos (stopover) - Europa (stopover) - Estados Unidos (stopover) - Brasil.

Sugerimos a leitura: Estados Unidos e Europa na mesma viagem - Pague apenas um!

Pense, pesquise, pergunte e decida!

E você, já emitiu uma passagem com milhas para a Europa? Achou válido? Quantas milhas gastou? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Sáb Nov 19, 2011 1:24 pm
Excelente post. Estava pensando nisso ontem. Nos dias de hoje minha opinião é que não vale a pena emitir com milhas para a Europa voando em classe econômica. Por quê? Porque está muito em conta as passagens compradas, as opções de cias. aéreas são vastas e a cada dia uma lança um preço promocional convidativo.

Agora para os EUA a conversa é outra. As promoções para a terra do Tio Sam tem diminuido e os preços aumentado. Por isso é fundamental escolher um bom programa de fidelidade e juntamente com os cartões de crédito maximizar os ganhos.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Nov 19, 2011 1:34 pm
A única companhia aérea que faz promoções para os Estados Unidos parece ser a American Airlines. Você não encontra nada na concorrência.
As outras fazem promoções e são mais baratas, pois fazem conexão antes de chegar lá. Mas das americanas só a AA pratica.
Atualmente dá para encontrar passagens a partir de R$1.650,00, dependendo do destino.

Já para Europa foi um ótimo ano de 2011. Porém, cuidado com o euro. O dólar está em torno de R$1,75 e o euro em torno de R$2,40. São 65 centavos de diferença. E você irá sentir isso muito durante a viagem.

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Sáb Nov 19, 2011 1:39 pm
Exato. Não só na diferença da cotação, mas no poder de compra também. Apesar da Europa estar em crise, quem consome os produtos e serviços está encontrando preços salgados.

Ex: Prato de Macarrão ao Sugo em um restaurante de Roma 12 Euros! Quem consome? Os turistas!

1 pacote de macarrão + 1 vidro de Molho de Tomate no supermercado = 3 Euros! Quem consome? As famílias italianas.

Lata de Refrigerante na Rua = 2 Euros
Lata de Refrigerante no mercado = 0,67 Euros

E assim vai....

Já nos EUA tudo é mais convidativo, não é a toa o alto consumo dos brasileiros por lá.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Nov 19, 2011 1:43 pm
Exatamente. Para nós, com moeda desvalorizada, fica tudo muito caro. Os preços, em geral, são iguais aos americanos. Mas como nós ganhamos em reais ficamos prejudicados.
É uma pena, pois para passear a Europa é fantástica!

Nishan Mensagens: 1627
Sáb Nov 19, 2011 2:02 pm
Eu também tenho muita vontade de aproveitar essas promoções para a Europa, mas o que atrapalha são as datas disponíveis (DEZ,JAN, FEV) que são durante o inver(F)no europeu, exigência de estadia mínima de 7 dias no destino (para os EUA são 3 dias ou a noite de sábado) e principalmente os preços das coisas no dia a dia. Nas minhas próximas férias quero voltar à Europa e visitar as cidades com calma. Para isso, uns 10-12 são necessários. A questão é que uma coisa é você ficar (e gastar) 10 dias nos EUA e outra é fazer isso gastando em Euro. Não sei se fico 5 dias por lá e incluo mais 5 dias nos EUA nas férias.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Nov 19, 2011 2:14 pm
Eu faria Estados Unidos com Europa, na mesma viagem. O Fabio fará isso agora em novembro. Ida via Estados Unidos e volta via Europa. Pagou em torno de R$2.000,00.

Nishan Mensagens: 1627
Sáb Nov 19, 2011 2:19 pm
Para Julho o valor mínimo é R$3200. Mas eu entendo que é alta temporada o preço que pagarei será por volta disso mesmo ou até mais. Infelizmente algumas boas tarifas já se acabaram e eu não pretendo comprar a passagem ainda em 2011.

O menor valor é pela AA. No entanto, eu queria fazer o mínimo de trechos com a AA. Haviam ótimos preços no site deles voando pela BA e só a última perna da viagem com a American. Infelizmente está esgotado.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Nov 19, 2011 2:48 pm
Essa da passagem barata para a Europa e cara para os Estados Unidos é coisa de poucos meses para cá . Ano passado fui aos USA 6X e nunca paguei mais de R$1.600 pela Copa (LAX).
Enquanto nunca encontrava CDG por menos de R$2.100.
Esse ano houve um aumento de ofertas e , consequentemente , de concorrência para a Europa .
Minhas conclusões pessoais a pergunta são :
- Sim , vale a pena , caso seu orçamento esteja apertado.
-Sim , vale a pena se seu destino destino turístico for a Europa e você não ligue para os USA ( conheço muita gente que pensa assim)
-Sim , vale a pena caso você tenha uma taxa de acúmulo de milhas elevada e elas não vão te fazer falta.
-Sim , vale a pena se você só tem disponibilidade de realizar uma viagem de férias ao ano e se encaixa na segunda categoria.
- Não , não vale a pena se você não se enquadra nas categorias anteriores.
-Não , não vale a pena se você tem como realizar uma viagem de 3 pernas . Como eu sempre digo , passeie na Europa e faça compras nos USA. O preço está convidativo o suficiente para você economizar suas milhas.

Acabei de chegar esse mês de uma viagem onde emiti por 120.000 pontos TAM duas passagens GIG-CDG-FRA-GIG e não me arrependo . Tinhas milhas que estavam próximas ao vencimento e os R$3.200,00 economizados foram muito bem empregados em ótimos jantares.

William , é isso mesmo . Passear na Europa sem gastar muito requer alguns truques.
Gabriel , não é uma questão do real estar desvalorizado , pelo contrário. É mesmo uma questão de renda. Simplesmente a nossa é menor.
Nishan , aprendi ao longo desse ano que não está valendo comprar passagens com muita antecedência. Espere as promoções e deixe para comprar mais em cima da hora. Todas as vezes que blefei e paguei para ver , me dei bem.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Nov 19, 2011 3:00 pm
Em termos, Fabio. A renda média da classe média é alta, mas tudo é caro.
Com R$5.000,00 você não vive folgado no Brasil. Com 5 mil dólares ou euros você vive muito melhor nos Estados Unidos e Europa.
Na Europa os preços não são caros, o real que é desvalorizado.





Booking.com

Voltar para “Reflexões”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio