Quem realmente está em crise?

Espaço destinado a reflexões sobre as companhias aéreas.
bizRG Mensagens: 444
Ter Mai 01, 2012 10:55 am
Nesta manhã, de feriado, fui verificar se havia alguma correspondência para mim na caixa do prédio e que eu encontro é meu novo cartão de milhagem. Não estou falando de nenhum cartão local, como Smiles, Tudo Azul ou Fidelidade. Estou falando do meu Miles&Bonus.

Esse programa é mantido por uma empresa grega membro da Star Alliance, a Aegean Airlines. O grande benefício deste programa, apesar de pequeno, é uma quantidade menor de milhas para chegar ao status silver e gold, é dos fatores de multiplação das milhas para quem viaja em executiva e primeira. Apenas para termos uma idéia, uma primeira classe para os Estados Unidos rende fácil 12.000/13.000 milhas por perna.

Com isso em mente, fiz minha inscrição no programa no início do ano passado, em poucos meses virei silver e este ano gold. Como teria o benefício do fidelidade vermelho até março deste ano, fiquei tranquilo quanto ao status gold na Star Alliance. Pois bem, em exatos 27/03/2012 recebi meu upgrade para gold e ontem, pouco mais um mês um cartão que vem de Grécia chegou em minha casa. Vocês devem estar perguntando-se, por qual motivo estou falando isso?

Bueno, desde que o Smiles era da VARIG eu fui a escalada até ser ouro. Com o fim da VARIG, a quantidade de frequências foi reduzida e as rotas mais longas foram também. Com isso, voltei para o nível prata. Já sobre a administração da Autoviação GOL (oppps, Linhas Aéreas)... Os membros prata não recebem mais o cartão. OK! Em novembro do ano passado, voltei ao status ouro já que passei a utilizar a GOL com mais frequência. O tempo passou e chegamos em janeiro a notícia que os critérios mudaram no Smiles e que agora eu seria um Diamante. Voltando no tempo, estou falando de um upgrade no mês de janeiro.

Já em março, sem ter recebido meu cartão ouro, nem o diamante envio um e-mail questionando a GOL por qual motivo nenhum dos meus cartões foi enviado e para minha total decepção recebo a seguinte mensagem: O prazo para envio de seu cartão diamante é de 90 dias utéis... :shock:, isso mesmo que vocês acabaram de ler... 90 dias utéis, ou seja, 5 meses para receber um pedaço de plástico com seu nome, número de membro e status. Vale lembrar que o ouro já passou deste prazo, mas, o diamante ainda está dentro.

Daí faço a pergunta que está no título do tópico... Quem realmente está em crise? Nós com as marolas ou a Grécia com uma dívida enorme? A cada dia vejo que o consumidor brasileiro é desrespeitado e enganado. Sempre fica a impressão de que as empresas fazem um grande favor para nós, enquanto na verdade estamos pagando os preços mais caros do mundo por serviços de quarta/quinta categoria.

Poderia ficar aqui mais tempo dando outro n-exemplos, mas, prefiro deixar a reflexão e debate aberto, aonde estamos indo neste rumo? Alguém está de olho nossa constante reclamação e insatisfação dos consumidores em todas as escalas socioeconômicas?


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Wilianbc Mensagens: 2075
Ter Mai 01, 2012 11:11 am
Na aviação comercial e infra estrutura aeroportuária quem está em crise somos nós com certeza! Temos muito o que melhorar. Estive no Uruguai e fiquei muito impressionado com a qualidade do aeroporto de Carrasco isso sem falar dos outros aeroportos em que passei FLL, MIA e DFW. Me trataram muito melhor no exterior do que no Brasil.

E para emissões esse programa grego é interessante? Abraço!

bizRG Mensagens: 444
Ter Mai 01, 2012 11:22 am
Eu já tive que dormir na sala vip do Carrasco... A melhor que conheço no cone Sul!

Eu ainda não fiz nenhuma emissão com ele, mas, a tabela dele perdia feio para o Fidelidade em termos de América do Sul, agora está igual. A emissão na própria Aegean, em vôos domésticos fica na casa dos 6k por trecho na econômica. Tá certo que a Grécia não é enorme, mas, é abaixo das emissões locais fora de promoção.


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falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Mai 01, 2012 1:03 pm
Eu nunca recebi um cartão físico do Smiles. Vou esperar sentado.
Quando me inscrevi no programa da ANA, rapidamente veio o cartão, mesmo sem ter nível algum. E veio do outro lado do mundo.

bizRG Mensagens: 444
Ter Mai 01, 2012 1:14 pm
O Miles&Bonus só envia o cartão físico quando você chega ao status silver. Antes disso, você pode imprimir o cartão...

O meu terá que aparecer, nem que isso tenha que parar na justiça, afinal é um direito meu e eu "pago" de certa forma por este benefício. Se você olhar para a validade do plástico que é de mais de um ano, verá que o tempo que leva para o mesmo ser entregue, em tese, reduz seu tempo de benefício.

Lembro que na VARIG os cartões chegavam em poucos dias e na TAM dois meses. O da Azul, nem vou comentar.


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falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Mai 01, 2012 1:33 pm
Comigo o da Azul demorou, mas chegou.

Victor Mensagens: 178
Ter Mai 01, 2012 4:49 pm
O meu da ANA chegou rapidamente também, do SMILES meu pai E minha avó são DIAMANTE desde novembro, e nenhum dos dois receberam os cartões...

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rodrigocesar Mensagens: 884
Ter Mai 01, 2012 5:33 pm
Sobre a crise, infelizmente temos um povo que é um dos mais burros do planeta, isso faz com que seja muito fácil engana-lo com essa historia de sexta maior economia do mundo.

Sem estudo e cultura fica muito difícil uma mobilização para lutar pelos nossos direitos. O povo mal sabe seus direitos.

Nishan Mensagens: 1627
Ter Mai 01, 2012 6:51 pm
De qual crise você está falando ? Se for a financeira certamente a Europa e a Grécia em especial estão em uma situação catastrófica. Agora, se você fala da crise das instituições e dos valores da sociedade, estamos em uma crise eterna por aqui.

Por mais que se tragam coisas novas e se venda o tudo de bom e mais moderno no Brasil, o básico não é feito. Respeito e consideração é algo que inexiste nesta relação consumidor x empresas. Seja da parte das organizações em si como dos funcionários da linha de frente, a falta de cortesia e preparo é gritante para se lidar com o cliente. Este exemplo do cartão do Smiles só comprova isso. Algo que é comum e simples ao redor do mundo, aqui é complicado, demorado, sofrido...

Infelizmente o povo (nós) não temos a cultura de exigir e reinvidar os nossos direitos. Seja isso por um simples cartão de programa de milhagem, assim como para coisas mais complexas e importantes no nosso dia a dia. Como isso não é de hoje, continuamos a tomar pancadas e sermos tratados como palhaços.

bizRG Mensagens: 444
Qua Mai 02, 2012 7:42 am
Olá, Nishan. Falo em crise de instituição e valores mesmos. Assino embaixo o que você disse, com um complemento: Alguns brasileiros até correm atrás de seus direitos, só que temos um judiciário lento, arcaico e outros atributos nesta linha. Se você olhar a grande maioria das decisões que o cidadão comum consegue na justiça, quando consegue, são valores tão baixos que na filosofia das empresas é "melhor deixar ir pro pau que fazer as coisas certas".

Outro detalhe que eu não citei: Até hoje, todo e qualquer atendente do call center da Aegean fez o atendimento em inglês. Alguns começam falando em grego e basta falar que deseja o inglês e a tecla SAP liga na hora... Aqui... :oops:


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