Os inacreditáveis valores para comer e beber nos aeroportos brasileiros

Espaço destinado a reflexões sobre as companhias aéreas.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Ter Abr 16, 2013 12:30 am
Imagem

Fazer turismo interno é caro e você provavelmente sabe disso. Passagem aérea, hotéis, aluguel de carro e alimentação são caros na maioria dos destinos nacionais. Muitas vezes custa mais barato viajar ao exterior do que dentro do nosso próprio país. Uma realidade que nos deixa tristes, pois há destinos incríveis no Brasil.

Seja uma viagem doméstica ou internacional você invariavelmente passará por um problema: o valor altíssimo que é cobrado por qualquer alimento e bebida em nossos aeroportos.

Uma lata de refrigerante: R$6,50.
Uma garrafa de 300ml de água: R$5,00.
Um pão de queijo: R$5,00.
Um sanduíche simples: R$15,00.

Assustador, não? Esses são apenas alguns exemplos que já encontramos em nossos aeroportos.

Falta ainda lugares de qualidade para alimentação. Há muitos locais que vendem salgados, doces e bebidas, mas poucos restaurantes. E, quando há, normalmente são a quilo e de qualidade mediana, cobrando valores acima da média.

Você pode encontrar elevador quebrado, escada rolante que não funciona, goteiras, falta de espaço, mas nunca deixará de encontrar opções de alimentação cobrando valores altíssimos. Sempre haverá um quiosque lhe esperando!

Aí você pensa nas salas vips, que são um oásis de paz e tranquilidade nos aeroportos e ainda oferecem alimentos e bebidas gratuitamente aos seus associados. Ao longo dos últimos anos só vimos salas vips serem fechadas ao invés de abertas. Será um complô?

Tente encontrar uma sala VIP fora de São Paulo e Rio de Janeiro. Você conta nos dedos as que existem e ainda sobrarão dedos. Definitivamente não dá para contar com elas.

No exterior a realidade é diferente e as companhias aéreas investem em salas vips para oferecer mais conforto aos passageiros. E, quem não tem acesso, encontra diversas opções de alimentação a preços acessíveis.

No Aeroporto de Londres você consegue comprar uma água de uma das melhores marcas por mundo por uma libra. O que você consegue comprar com um real? Nada!

Nos Estados Unidos os aeroportos oferecem diversas opções de alimentação, seja fast-food ou restaurantes completos, com serviço de mesa. Com US$15 come-se muito bem em um restaurante em Miami.

Nunca encontramos um aeroporto com valores tão altos para alimentação quanto os brasileiros. E já passamos por muitos!

O que fazer? Levar comida na bolsa para comer no aeroporto? Como precisamos sempre sair com antecedência é normal gastarmos duas ou três horas esperando pelo voo. Se for voo doméstico você já sabe que se houver serviço de bordo, será fraco. Não dá para contar com ele.

Em voos internacionais normalmente o serviço de bordo também deixa a desejar, então gostamos de almoçar/jantar antes. E nos aeroportos brasileiros é difícil.

É dura a realidade dos viajantes no Brasil. Acabamos tendo que nos submeter ao preço elevado por total falta de opção. Não vemos justificativas para um produto custar 5, 6, ou até 7 vezes mais do que em um supermercado. Não vemos justificativas para o preço ao menos dobrar só porque pisamos no aeroporto.

Percebemos que dentro da área segura as bebidas são sempre caras, porque todos sabem que não é possível passar pela segurança com as bebidas.

Será que algo mudará em um futuro próximo? Imaginamos que não, infelizmente. Para viver no Brasil é preciso ganhar em euros!

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Naomikawa Mensagens: 33
Ter Abr 16, 2013 1:09 am
No terminal 2 do RJ os passageiros são reféns do Viena, que detem um quiosque e uma loja no andar da sala vip.

Além de ruim é caro... Paguei no mês passado 13 reais por um suco e pão de queijo. Se não me engano o suco era 9 reais por ser natural. É muito melhor lanchar na área pré- embarque, que tem mais variedade e preços um pouco melhores.

Mas sobre os preços em geral no Brasil, estão um absurdo mesmo. Acho que nem recebendo em euro!

Gr
Grove Mensagens:
Ter Abr 16, 2013 8:19 am
Vocês não mencionam os aluguéis abusivos cobrados pela Infraero por qual motivo ???

Antes de só criticarem procurem se informar. Aí vocês encontrarão um dos motivos destes preços abusivos.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Abr 16, 2013 8:28 am
Só de sacanagem eu levo um monte de sandubas feitos em casa, pão de queijo feito em casa... e refrigerentes...
Aí.. peço um cafezinho, que se não me engano custa R$ 3,50 no Palheta, e sentamos numa mesa com 5 pessoas....
Faço isto por questão de sacanear mesmo.. como eles nos sacaneiam, cobrando estes preços e ofertando comida de merd...
Quando eu voar pela Gol, vou fazer o mesmo.. vou vir com uma mochila com sandubas, refrigerantes, guardanados etc...
VOu fazer um pique nique só para sacanear....
Eu não tenho nada contra eles não servirem nada a bordo.. acho até que os preços deles não são tão elevados como no aeroporto, mas vc ter que pedir para beber agua ou um suco é o fim da picada....
Até inimigos comerciais te oferecem um cafezinho ou água depois de uma disputa, onde vc ganhou e ele perdeu uma licitaçao...
Isto chamasse educação básica....

Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Ter Abr 16, 2013 8:39 am
Bem vindo ao fórum, Grove.

Já citamos diversas vezes aqui este ponto ruim da Infraero, tanto é que sempre reclamamos do fechamento de salas vips, falta de internet descente, etc. Sabemos sim que ela cobra um absurdo pelo valor de aluguel, mas também sentimos de perto o valor do lanche ou refeição no aeroporto.

Inclusive uma vez, coloquei uma reportagem aqui no fórum sobre uma rede de fast food que fechou as portas no aeroporto de Porto Alegre, pelo fato do aumento absurdo do aluguel.

Aluguel caro é uma realidade dentro dos aeroportos sim, porém o impacto mais forte que temos é na questão de alimentação e taxas de embarque.

viniciusbb Mensagens: 915
Ter Abr 16, 2013 8:58 am
@Grove
Até concordo com você, o aluguel realmente é extorsivo. E isso faz os preços subirem.
Mas eu penso que os empreendimentos valorizam vender pouco e com muito lucro ao invés de vender muito com menos lucro.
Vejo que tem muita gente (eu inclusive) que não aceita pagar R$15 por um sanduiche simples, mas se fosse R$8 seria razoável e até pagariam (considerando o custo de insumos deste sanduiche em torno de R$1). Ou quem sabe se fosse os mesmos R$15, mas sendo um sanduiche de qualidade... Veja, por exemplo, quanto o Mc Donald's de GRU vende - não que seja um exemplo de qualidade :D :D -, mas o preço é tabelado (ou se for mais caro, é só um pouco mais) e fazem fila para comprar. Se isso fosse padrão, as pessoas comeriam mais e reclamariam menos. :D :D

Avatar do usuário
LuisMelo Mensagens: 323
Ter Abr 16, 2013 9:07 am
O que salva em Guarulhos é o McDonalds que pratica preços parecidos com os restaurantes da rede fora do aeroporto.

viniciusbb Mensagens: 915
Ter Abr 16, 2013 9:10 am
Hahaha, é, Mc Donald's! Sempre confundo com Bob's rs.

Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Ter Abr 16, 2013 9:24 am
Eu mesmo, na primeira viagem que fiz partindo de GRU, meninão e sem nem saber que existia sala VIP, fui direto no Mc Donald's. Com o preço de um combo nele, você compra um pão com miolo nos demais lugares. :lol:

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Abr 16, 2013 10:21 am
Tem mais é que levar frango com farofa e excrachar essa indecência que são os preços nos aeroportos...
E o que sobrar do frango com farofa, ajuda a fazer o despacho...
Das malas, é claro....rsrs..





Booking.com

Voltar para “Reflexões”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio