GOL - 10 anos

Espaço destinado a reflexões sobre as companhias aéreas.
jvinicius Mensagens: 507
Qui Fev 03, 2011 9:22 pm
GOL - 10 anos

Voltamos ao dia 15 de janeiro de 2001, às 06:56h da manhã... Um avião, Boeing 737-700 de cor laranja e branco decola rumando a São Paulo... Era o primeiro vôo da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, a primeira companhia brasileira com o conceito low fare, low cost, algo que vinha se tornando moda na época.

Esse ano, exatamente no mês passado, a GOL completou uma década de serviços prestados no Brasil... De uma frota de 3/4 aviões a empresa, servindo barras de cereal, chegou aos cento e poucos aviões, foi a empresa que mais cresceu no mundo durante alguns anos, permitiu que muitas pessoas voassem pela primeira vez, fez a famosas promoções de R$ 1,00 o trecho e muitas outras coisas entre alegrias e tristezas.

A GOL nasceu para ser grande e conseguiu isso... Hoje é a segunda maior transportadora do Brasil, muito colado com a TAM, a líder... A subida foi rápida... Começou tirando a TransBrasil que faliu no mesmo ano, depois foi a vez da VASP que não aguentou e por fim a VARIG, que depois veio a absorver. Esse crescimento foi uma mistura de vários fatores e não apenas o fator "boa administração" como muitos falam... De fato a empresa tem uma administração boa, mas, como sempre digo, qualquer diretor de uma cia. americana aqui feria miséria com nossas empresas.

Os principais fatores que fizeram com a empresa crescesse tão rápido foram dois: Momento e Sorte... Quando falo de Momento falo da situação que o mercado de aviação virou no próprio ano de 2001, quando a GOL começou a voar... O mercado virou completamente quando aqueles quatro aviões foram sequestrados, blah, blah... Essa história todas já sabem... Muitas empresas sumiram do mapa, em especial as companhias mais tradicionais... No Brasil, tinhamos uma TransBrasil caindo pelas beiradas, sem seu líder, em mãos erradas e que ficou no chão... Logo, alguém precisava assumir clientes fiéis que ficaram no chão.

Depois, veio a VASP... A GOL já tinha um mercado maior e havia "batido" a companhia do Sr. Canhedo na época... As políticas de preço da GOL no começo eram para muitos absurdas e geraram até reclamações no DAC (a ANAC da época) que começou a investigar a empresa, mas, em nosso país, a coisa acabou numa bela redonda no Bixiga. A VASP ficou no chão e mais uma vez alguém precisava assumir os passageiros... A GOL cresce mais.

Por fim, foi a vez da VARIG... A pioneira, a estrela brasileira, a verdadeira flag carrier de nosso país. O último reduto dos passageiro clássicos (anos 90 para trás, do qual me incluo) acabou... As opções não eram as melhores... Tinhamos a nova líder, TAM, com seus fokkers despencando pelos céus do país, porém com rotas que poderiam atender muitos passageiros "clássicos" (TransBrasil, VASP, VARIG) e a GOL, com seus novos aviações, malha um pouco menor, sem programa de milhagem e para os mais "chatos", servindo barra de cereal, ao invés das porcelanas chinesas que a VARIG usava (no fim não usava mais).

Claro que a GOL não foi a única beneficiada por essas quebras em sequência, algo de difícil explicação para mim até hoje... Olhar para os céus brasileiro em 1º de janeiro de 2001 era totalmente diferente de olhar para ele hoje... Ainda acho muitos gringos se perguntando onde está a TransBrasil... A empresa vermelha também cresceu e deixou de ser aquela empresa pequena, do interior, que voava regional e se arriscava a brigar com os grandes da época.

A aviação também mudou, o que ajudou no quesito Momento... A renda da população melhorou, os preços caíram, pois, se as concorrentes não tomassem uma postura contra os baixos preços da GOL iriam para o chão (algumas foram, como a BRA) e isso tornou o mercado de avião brasileira maior (e caótico)... Cerca de 16 milhões de pessoas viajaram pela primeira vez de avião nas asas da GOL.

Com o tempo e o fim da concorrente, ou seja, o duopólio TAM e GOL, a GOL perdeu sua característica de low fare... Entre 2007/2008 incorporou a VARIG, o que mudou um pouco sua cultura... O maior benefício que eu vejo é que o atendimento ao cliente mudou para melhor, não que seja como na VARIG, mas, melhorou muito, porém, a empresa hoje não tem um identidade... Durante muitos anos a empresa vendeu (e ainda vende) a imagem de que todos podem voar, que é mais barata que a concorrência, porém, Azul e Webjet (principalmente) já tem melhores condições de preço e financiamento (já que aqui o crédito está rolando solto) e a TAM tenta algumas coisas como "Você vai e vai de TAM" (frase um pouco estranha essa).

A marca VARIG parece que foi um marco para a GOL... Até então ela era um símbolo de eficiência, de boa administração, etc... Porém, ao pegar rotas internacionais e uma marca de peso, somada a uma crise mundial, ela sentiu o peso de um balanço negativo... A partir da aí a empresa ficou nessa identidade X que vem até hoje... A empresa mantém o nome VARIG, mas será para sempre? Qual será o destino das duas marcas.

Quero lembrar que a GOL em si não completou dez anos não... Hoje a GOL é a VRG Linhas Aéreas S/A, que é dona das marcas GOL e VARIG... Essa empresa VRG é a famosa "nova VARIG", que por razões de benefícios de impostos do governo "comprou" a GOL e hoje é "dona" dela. Ou seja, aquela GOL lá de 2001 foi fechada.

A empresa hoje, tem um programa de milhagens, uma malha boa, aviões novos (até alguns anos era a "frota mais moderno do país"), criou vôos internacionais, porém muita coisa precisa ser feita.

A primeira coisa é estabelecer uma padrão, uma nova imagem... A empresa não quer mais ser uma low cost, tudo bem... Use o nome VARIG, que não é ligado a esse conceito, ou então, use a VARIG para um serviço completo e a GOL para um mais simples. Criar novos produtos, como uma classe Comfort para todas (espécie de econômica premium) também seria bem vindo ao mercado e as pernas de alguns passageiros.

Em termos de rota, a GOL cria alguns trechos interessantes... Os acordos também estão ficando interessantes, como AA, Delta, Air France, KLM, Qatar, NOAR, AeroMexico, Passaredo e outras que tenho esquecido. Porém, esses acordos deveriam ser mais padronizados, isto é, em um você ganha pontos, outro não, em um você compra de um jeito, no outro de outro, etc.

Entrar numa aliança, depois que a LATAM definir seu futuro, também é valioso para a empresa... Um pequeno reforço na malha internacional pra América do Sul e Caribe vai conquistar a atenção de quem ficar de fora, mais a SkyTeam, no qual a empresa tem acordo com três empresas dessa aliança.

Manter o bom atendimento ao cliente e o nível de segurança também são interessantes e importantes para que a empresa continue a ter uma marca mais valorizada e respeitada...

Vai comprar alguma empresa? É complicado prever o mercado, pois, uma crise financeira pode estourar aqui e as empresas fecharem suas portas, ficarem sem capital, etc.

Investir na marca VARIG, como disse antes, seria muito bom para a GOL e daria uma maior facilidade ao mercado do Norte.

Esses são os desafios dos próximos dez anos da GOL... A empresa não pode ficar estacionada... Ainda existe muita coisa para se fazer. Claro que em nosso país esbarramos em coisas simples, como infra-estrutura, leis trabalhistas, etc que podem enrolar os muitos planos feitos pelas empresas, porém, a empresa pode ganhar mais mercado, mais clientes e quem sabe teremos boa parte da população podendo voar em empresas descentes e aeroportos idem.

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GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Fev 04, 2011 12:30 am
Aprendi com seu texto. E até lembrei de coisas que já nem lembrava mais, como a BRA.

Concordo quando você diz que a GOL precisa se definir. Entrar em uma aliança também é fundamental. Se todas procuram uma aliança por que a GOL não irá procurar? É a tendência e a deixará mais forte.





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