Uma análise dos números do Programa Smiles

Troca de informações sobre o Programa de Fidelidade Smiles, da GOL.
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baran Mensagens: 10215
Ter Ago 04, 2015 10:34 am
Uma análise dos números do Programa Smiles

I. Considerações Iniciais

O Programa Smiles foi criado em 1º de janeiro de 1994 como programa de fidelidade da antiga Varig. Com a mudança no controle acionário da Varig, em 2007, o Smiles passou a ser o programa de fidelidade da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, tendo sido reformulado no ano seguinte. Em 1º de janeiro de 2013, ao completar 19 anos, o programa passou a ser gerido, administrado e operado pela empresa Smiles S.A., criada exclusivamente para isso.

Em 25 de abril de 2013, a Smiles S.A. abre seu capital na BM&FBovespa, vendendo 52,173 milhões de ações ordinárias no mercado e captando com isso R$ 1,132 bilhão. Seu acionista controlador é a empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A., dona de 54,09% das ações. Os outros 45,91% estão distribuídas entre acionistas minoritários ou em circulação na bolsa (dados de julho de 2015).

A gestão do Programa Smiles por uma empresa à parte, criada para esse propósito e que precisa criar valor para o acionista, levou a várias mudanças importantes no programa, nem todas benéficas aos viajantes. O objetivo desta matéria é tentar analisar objetivamente os dados trimestrais informados pela empresa Smiles S.A., sob o ponto de vista dos viajantes/milheiros, tentando entender como essas mudanças recentes afetaram o Programa.

Por uma questão de transparência deixo claro que não possuo ações das empresas Smiles S.A. tampouco da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. e que a análise a seguir não é uma recomendação de compra de ações dessas empresas. Por outro lado, informo que possuo 180 mil milhas e categoria Diamante no Programa Smiles.

II. Glossário

Alguns dos termos utilizados nessa matéria:

Breakage - taxa que corresponde às milhas vencidas e não resgatadas como percentual das milhas emitidas para determinado período.

Burn/earn - relação percentual entre a quantidade de milhas resgatadas e a quantidade de milhas acumuladas para determinado período.

Spin-off - jargão de mercado usado para a situação em que determinada unidade de negócios de uma empresa se torna uma empresa à parte.

Milhas do legado - milhas acumuladas no Programa Smiles até 31/12/2012, administradas pela VRG Linhas Aéreas S.A.

Milhas novas - milhas acumuladas no Programa Smiles após 01/01/2013, administradas pela Smiles S.A.


III. Milhas do Legado x Milhas Novas

Com a criação da empresa Smiles S.A. para gerir, administrar e operacionalizar o Programa Smiles, o estoque de milhas do Programa ficou dividido entre duas empresas. As milhas creditadas até 31/12/2012 (“milhas do legado”) ficaram sob a administração da VRG Linhas Aéreas S.A., ao passo que as milhas creditadas a partir de 01/01/2013 (“milhas novas”) ficaram com a Smiles S.A., que iniciou sua operação nessa data com estoque de milhas igual a zero.

Com o passar do tempo, as milhas do legado serão resgatadas ou expirarão, até o estoque ser zerado, o que ocorrerá até 31/12/2016. A partir desse momento, o estoque de milhas do Programa Smiles ficará inteiramente sob a administração da Smile S.A. No 1º trimestre de 2015, 12,5% das milhas resgatadas ainda eram milhas do legado.

IV. Número de Participantes

O Programa Smiles tem crescido em número de participantes a uma taxa praticamente constante de 175 mil novos inscritos por trimestre desde 2011. Isso corresponde, em média, a 1,9 mil novos associados por dia.

Gráfico 1 - Evolução do número de participantes do Programa
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V. Estoque de milhas

O estoque de milhas do Programa Smiles é composto de milhas do legado e milhas novas. O gráfico abaixo mostra a evolução do estoque total de milhas do Programa, do estoque de milhas novas e da diferença entre eles, que corresponde ao estoque de milhas do legado.


Gráfico 2 - Estoque de milhas do Programa Smiles
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Analisando o gráfico nota-se uma tendência de crescimento do estoque total durante todo o período analisado. O estoque de milhas do legado começou a decrescer após o spin-off, como era esperado, sendo o crescimento, a partir daí, puxado pelas milhas novas.

As milhas novas tem crescido, em média, a uma taxa de cerca de 5 bilhões de milhas por trimestre.

Levando-se em conta o crescimento do número de participantes do Programa e o crescimento do estoque de milhas, pode-se representar graficamente a evolução da quantidade média de milhas em estoque por participante.

Gráfico 3 - Estoque médio de milhas por participante
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O gráfico tem o mesmo formato do gráfico que mostra o estoque de milhas totais, descontado o crescimento no número de inscritos no Programa, haja vista que o crescimento desta variável foi praticamente linear no período. A partir do spin-off, o crescimento tem ficado em torno de 27 milhas por participante por trimestre.

O crescimento líquido do estoque a cada trimestre (isto é, as milhas acumuladas menos as resgatadas e vencidas em cada trimestre) é mostrado no gráfico abaixo. O acúmulo se dá somente no estoque de milhas novas, ao passo que o resgate e o vencimento se referem às milhas do estoque total (milhas novas + milhas do legado).

Gráfico 4 - Crescimento líquido do estoque de milhas
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VI. Acúmulo de milhas

As milhas do Programa Smiles são acumuladas de 4 formas:

1. Em voos da Gol
2. Em voos das companhias parceiras
3. Por meio da transferência de pontos de programas de recompensas de cartões de crédito
4. Por meio de compras em estabelecimentos parceiros

O gráfico a seguir mostra a evolução das milhas acumuladas desde 2011, classificadas por origem.

Gráfico 5 - Milhas acumuladas
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Observa-se que a maior parte das milhas acumuladas no Programa têm origem em transferências de bancos, varejo, indústria, serviços e companhias aéreas parceiras (chamadas de ex-Gol, no gráfico).

As linhas pontilhadas no gráfico mostram as tendências de crescimento das milhas acumuladas obtidas por regressão linear. Observa-se que a quantidade de milhas acumuladas em vôos da Gol mostram tendência de queda, ao passo que as milhas acumuladas em parceiras aéreas, bancos, varejo e outros parceiros crescem a uma taxa de cerca de 100 milhões de milhas a mais por mês.

Em suma, uma pequena fração das milhas acumuladas no Programa Smiles são oriundas de vôos da Gol e essa fração vem diminuído com o passar do tempo.

No 3º trimestre de 2013 foi lançado o Clube Smiles, programa que concede bonificação em milhas ao usuário contratante mediante pagamento de mensalidade. Analisando o gráfico não é possível afirmar que as milhas vendidas por meio desse programa tenham contribuíram de maneira significativa para o aumento da quantidade de milhas cumuladas no Programa ou na taxa de crescimento desse acúmulo.

O Programa Smiles tem parceria com algumas administradoras de cartões de crédito, sendo os maiores parceiros o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa, HSBC, American Express, Credicard e Diners. Com o Banco do Brasil e o Bradesco o Programa possui cartões de crédito co-branded, que enviam seus pontos automaticamente para a conta Smiles do titular após a compensação do pagamento da fatura.

Haja vista que a quantidade de participantes do Programa vem crescendo continuamente, faz-se necessário analisar o acúmulo de milhas levando-se em consideração o aumento concomitante no número de participantes. O gráfico abaixo mostra a quantidade média de milhas acumuladas por participante por trimestre, discriminada pela fonte das milhas, isto é, em voos da Gol e em outra fontes (vôos de aéreas parceiras, transferências de cartões de crédito, parceiros no varejo etc). As linhas pontilhadas mostram a tendência, obtida por regressão linear.

Gráfico 6 - Milhas acumuladas (média por participante)
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Pode-se perceber a tendência de queda na média de milhas acumuladas por participante originadas de voos da Gol. Entre o 4º trimestre de 2013 e o 1º trimestre de 2014 ocorreu uma queda acentuada, talvez devido à mudança nas regras de acúmulo de milhas em vôos da Gol ocorrida em outubro de 2013, quando a pontuação acumulada passou a ser função do valor pago pelo bilhete aéreo, excluindo do acúmulo bilhetes adquiridos em tarifas promocionais. De uma forma geral, a quantidade média de milhas acumulada por participantes em vôos da Gol vem decrescendo, ao passo que a média de milhas acumulada por participante em bancos, no varejo, em companhias aéreas parceiras e demais parceiros mostra tendência de crescimento.

Interessante mencionar o baixíssimo valor médio acumulado por cada participante do Programa Smiles, cujo maior valor na série histórica foi de 1.185 milhas por trimestre (395 milhas por mês). Isso mostra que a enorme maioria dos participantes do programa não acumula muitas milhas, talvez nem acumule o suficiente para o resgate de prêmios.

Em teleconferência realizada por ocasião do GOL Day 2012, em 6 de dezembro daquele ano, o então Diretor do Programa Smiles Flavio Vargas afirmou que apenas 25% dos passageiros quando voam apresentam seu número Smiles no check-in.

VII. Resgate de milhas

No período em análise, as milhas Smiles podiam ser resgatadas de 3 formas:

1. Emissão de passagens aéreas na Gol (milhas puras ou Smiles & Money)
2. Emissão de passagens aéreas nas companhias aéreas parceiras (somente milhas)
3. Compra de produtos diversos (Shopping Smiles)

O gráfico a seguir mostra a quantidade de milhas resgatadas para cada forma de resgate.

Gráfico 7 - Milhas resgatadas
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O gráfico mostra que a grande maioria das milhas do Programa são resgatadas em passagens aéreas da própria Gol. No 1º trimestre de 2015 apenas 30% das milhas foram resgatadas em passagens aéreas de companhias aéreas parceiras.

O resgate de milhas em produtos ainda ocupa posição marginal no uso das milhas do Programa, mas vem crescendo desde sua implantação, ocorrida no 4º trimestre de 2012.

Nota-se também o aumento na quantidade total de milhas resgatadas em passagens aéreas da Gol desde 2011. Já a quantidade de milhas utilizadas em resgates de bilhetes em companhias aéreas parceiras teve pouca variação até o 2º trimestre de 2012, quando quase dobrou de valor. Manteve-se assim no trimestre seguinte e no 4º trimestre daquele ano voltou ao patamar anterior. Do 2º trimestre de 2013 em diante a quantidade de milhas resgatadas em companhias aéreas parceiras passou a acompanhar a tendência de alta. Duas prováveis causas para esse crescimento são o aumento na tabela de resgate em companhias aéreas parceiras e a ampliação de parceiros aéreos, principalmente a partir do 2º trimestre de 2014.

Embora uma pequena parte das milhas acumuladas sejam oriundas de vôos da Gol, estes são o destino da grande maioria das milhas resgatadas no Programa. No 1º trimestre de 2015 apenas 15,5% das milhas acumuladas foram originadas em vôos da Gol, ao passo que 72% das milhas resgatadas foram usadas na emissão de passagens prêmio da Gol.

Quando se examina a quantidade de prêmios resgatados, a quantidade de passagens em vôos da Gol também supera a quantidade de passagens emitidas em vôos das companhias aéreas parceiras, como mostra o gráfico abaixo.

Gráfico 8 - Quantidade de prêmios resgatados
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As diferenças mostradas Gráficos 7 e 8 possivelmente são função da quantidade de milhas necessárias para emitir uma passagem em uma das parceiras aéreas do Programa, geralmente muito maior do que a quantidade necessária para emitir trechos com a Gol.

Além de maior em termos absolutos, o crescimento na quantidade de passagens prêmio em vôos da Gol também foi maior, tendo aumentado 105% no período, ao passo que nos vôos das aéreas parceiras o aumento foi de 54%.

O gráfico abaixo mostra a quantidade de prêmios resgatados com parceiros aéreos e com outros parceiros.

Gráfico 9 - Quantidade de prêmios resgatados com parceiros aéreos e com demais parceiros
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Com relação à quantidade de prêmio resgatados em parceiros aéreos, o gráfico mostra estabilidade durante o ano de 2011, seguido de grande oscilação em 2012 e 2013 e, a partir de 2014 uma aparente tendência de alta, ainda que com bastante oscilação. Já a quantidade de prêmio emitidos com outros parceiros não aéreos, modalidade iniciada em 2012, mostra forte tendência de alta tendo ultrapassado a quantidade de prêmios resgatados com parceiros aéreos em meados de 2014.

Recentemente o Programa Smiles aumentou a quantidade de milhas necessárias para a emissão de passagens aéreas. O gráfico a seguir ilustra a quantidade média de milhas resgatadas na emissão de passagens prêmio, excluindo emissões Smiles & Money.

Gráfico 10 - Quantidade média de milhas por passagem prêmio emitida
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No 2º trimestre de 2013 (maio) o Programa alterou sua tabela de resgate sem prévio aviso aos usuários, aumentando a quantidade de milhas necessárias para resgatar passagens com seus parceiros aéreos. Pouco tempo depois o Programa retornou à tabela anterior. No ano seguinte alterou novamente a tabela, dessa vez comunicando o fato com antecedência de 3 meses. A nova tabela, com valores majorados, entrou em vigor no 3º trimestre de 2014 (julho).

O gráfico mostra que ao longo de 2011 e 2012 o valor médio por resgate em companhias aéreas parceiras se manteve estável e em torno de 30.000 milhas por resgate. No 1º trimestre de 2013 houve uma pequena queda. Do 2º trimestre de 2013 em diante a quantidade média de milhas por resgate nos parceiros aéreos adotou uma trajetória de alta contínua. No 1º trimestre de 2015 o valor médio foi de 47.250 milhas por resgate em companhias aéreas parceiras, um valor 57,5% maior do que a média observada entre 2011 e 2012.

Para resgates de passagens Gol, o aumento na quantidade média de milhas por resgate foi de 21,4%.

O gráfico a seguir mostra o valor médio resgatada como passagens aéreas por participante do Programa.

Gráfico 11 - Quantidade média de milhas resgatadas por participante
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Novamente percebe-se o baixíssimo valor médio por participante, nunca acima de 828 milhas por trimestre (276 milhas por mês). Isso sugere que a imensa maioria dos usuários do Programa não consegue acumular milhas suficientes emitir uma passagem aérea doméstica, ou consegue acumular mas não emite, seja por desconhecimento ou desinteresse.

O valor médio resgatado em companhias aéreas parceiras é ainda mais baixo, a despeito de a quantidade média por resgate desse tipo de passagem ser mais de 3 vezes maior que a quantidade média por resgate de passagem da Gol, como mostra o Gráfico 9. Decresceu até o 2º trimestre de 2013, porém segue trajetória de alta desde então.

O gráfico a seguir mostra as milhas resgatadas como percentual das milhas acumuladas (burn/earn) para as milhas do Programa Smiles (milhas do legado mais milhas novas) a partir de 2011 e, somente para as milhas novas, a partir de 2013. A tendência é que, conforme as milhas do legado sejam substituídas pelas milhas novas, o burn/earn do Programa Smiles se iguale ao burn/earn das milhas novas, como já se percebe no gráfico.

Gráfico 12 - Burn/earn do Programa Smiles e das milhas novas
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As passagens prêmio emitidas com as milhas resgatadas pelos participantes são compradas pela empresa e ensejam um custo para ela. O gráfico abaixo mostra os gastos com emissão de passagens prêmio em Reais, trazidos a valores de março de 2015 pelo IGP-M.

Gráfico 13 - Custo com emissão de passagens prêmio
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O gráfico mostra um aumento no custo para a empresa de todas as formas de emissão de passagens prêmio, porém o custo de emissão de passagens prêmio em companhias aéreas parceiras foi o que mais aumentou, fechando o 1º trimestre de 2015 16 vezes maior que no 1º trimestre de 2013.

Vejamos como foi o aumento desse custo frente ao aumento na quantidade de milhas novas exigidas para emissões de passagens nas companhias aéreas parceiras. O gráfico abaixo mostra o valor médio por 10.000 milhas nova utilizadas no resgate de passagens nas parceiras aéreas, medido pelo eixo vertical da esquerda, e a cotação do Dólar comercial, medido pelo eixo da direita. Valores atualizados pelo IGP-M para valores de março de 2015.

Gráfico 14 - Custo por milha nova na emissão de passagens prêmio em parceiras aéreas
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Esse gráfico mostra que o custo por milha resgatada para emissão de passagens em parceiras aéreas tem acompanhado a alta do Dólar, o que era de se esperar tendo em vista que passagens aéreas internacionais têm seus preços cotados em Dólares.

A título de comparação, o preço das milhas vendidas no planos Clube Smiles fica entre R$ 277 e R$ 305 para cada 10.000 milhas no primeiro ano de associação.

É tentador querer analisar esse gráfico em conjunto com o Gráfico 10, que mostra a quantidade média de milhas por resgate de passagem aérea, porém há que se ter em mente que o custo por milha aqui ilustrado foi calculado com base nas milhas novas, ao passo que o outro gráfico mostra a quantidade média de milhas por resgate do Programa como um todo (milhas novas + milhas do legado). Isso porque que o custo das emissões com milhas do legado não entra na contabilidade da empresa Smiles S.A. e, portanto, não é informado pela empresa. Ainda que, para efeitos de quantidade de milhas necessárias para emitir passagens prêmio, não haja diferença se a milha é do legado ou nova, os custos das milhas podem ser diferentes. Quando o estoque de milhas do legado chegar ao fim essa comparação poderá ser feita adequadamente.

VIII. Milhas expiradas

As milhas adquiridas antes de 01/01/2013 têm validade entre 36 e 47 meses. As milhas adquiridas a partir dessa data têm validade de 3 anos para as categorias Smiles e Prata, 4 anos para a categoria Ouro e 5 anos para a categoria Diamante. A validade das milhas bônus varia conforma a campanha promocional, sendo a mais usual de 6 meses. Já houve, no entanto, campanhas promocionais que ofereceram milhas bônus com validade de 30 dias bem como de 2 anos.

Pelo regulamento do Programa, os resgates das milhas são realizados das milhas com datas de vencimento mais próximas para as milhas com vencimentos mais distantes.

O gráfico abaixo mostra a quantidade de milhas vencidas e não resgatadas e a taxa de breakage do Programa, isto é, essa quantidade como percentual das milhas acumuladas no período. Percebe-se que até o 4º trimestre de 2012 a tendência era de diminuição na quantidade de milhas vencidas. O breakage decresceu até o 3º trimestre de 2013. Do 1º trimestre de 2013 em diante as milhas vencidas passaram a mostrar tendência de crescimento, ao passo que o breakage se estabilizou em valores em torno de 16,7% a partir do 4º trimestre de 2013. Esse crescimento das milhas vencidas com a taxa de breakage estável pode ser explicado pelo aumento pari passu da quantidade de milhas acumuladas.

Gráfico 15 - Milhas vencidas e breakage
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O gráfico abaixo mostra o valor das milhas (novas e do legado) adquiridas, resgatadas e vencidas no período. As linhas pontilhadas representam as tendências obtidas por regressão linear.

Gráfico 16 - Milhas acumuladas, resgatadas e vencidas
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Percebe-se no gráfico a tendência de crescimento das milhas acumuladas e resgatadas a taxas semelhantes. As milhas vencidas apresentaram pequeno crescimento a partir de 2013.

O gráfico abaixo mostra o valor médio, por participante, das milhas (novas e do legado) adquiridas, resgatadas e vencidas no período. O cálculo do valor médio por participante desconta o efeito do crescimento no número de participantes do Programa no aumento da quantidade de milhas acumuladas, resgatadas e vencidas. As linhas pontilhadas representam as tendências. Percebe-se o crescimento também das milhas acumuladas, resgatadas e vencidas por participante, ainda que as milhas vencidas cresçam a uma taxa menor e somente de 2013 em diante.

Gráfico 17 - Milhas acumuladas, resgatadas e vencidas por participante
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VIII. Linha do tempo Smiles

Histórico de alguns eventos relevantes ocorridos no Programa Smiles.

Janeiro de 1994 - Criação do Programa Smiles, na Varig.
Janeiro de 2007 - Varig deixa Star Alliance.
Março de 2007 - Aquisição da Varig pela Gol.
Abril de 2007 - Pluna deixa Programa Smiles. Fim da parceria com Air Canada.
Outubro de 2008 - Smiles passa a ser o programa de fidelidade da Gol.
Junho de 2009 - Parceria com BB e Bradesco para emissão de cartão de crédito co-branded.
Julho de 2009 - Início de emissões pela Air France/KLM.
Novembro de 2009 - Início de emissões pela American Airlines.
Dezembro de 2009 - Início da parceria com Unidas.
Maio de 2010 - Início da emissão dos cartões BB e Bradesco Smiles.
Dezembro 2010 - Início de emissões pela Delta Airlines.
Janeiro de 2012 - Diminuição de quantidade de milhas para upgrade de categoria, retroativo a milhas acumuladas desde janeiro de 2011.
Fevereiro de 2012 - Fim da parceria com American Airlines.
Maio de 2012 - No-show passa a acarretar perda das milhas usadas para emitir bilhete.
Junho de 2012 - Smiles passa a vender milhas. Lançamento da promoção Rota Preferida Smiles.
Setembro de 2012 - Início de emissões pela Qatar Airways. Oferecimento de vôos exclusivos para Miami e Orlando, entre outubro e dezembro, para participantes do Programa Smiles.
Outubro de 2012 - Lançamento do Smiles Shopping.
Janeiro de 2013 - Programa Smiles passa a ser gerido por Smiles S.A. Início de emissões pela Iberia. Novo regulamento. Fim da parceria com Unidas. Validade das milhas nas categoria Ouro e Diamante passa a ser de 4 e 5 anos, respectivamente.
Fevereiro de 2013 - Início da parceria com o Programa Premmia dos Postos Petrobras.
Março de 2013 - Reativação de milhas vencidas passa a ser oferecida.
Abril de 2013 - Smiles S.A. abre capital na BMF&Bovespa.
Maio de 2013 - Smiles aumenta tabela de resgate em companhias parceiras sem aviso prévio.
Julho de 2013 - Smiles volta atrás e retorna à tabela anterior de resgate em companhias aéreas parceiras. Fim da promoção Rota Preferida Smiles.
Setembro 2013 - Lançamento do Clube Smiles.
Outubro de 2013 - Milhas acumuladas em voos nacionais passam a ser em função do preço pago pela passagem.
Março de 2014 - Lançamento da reserva online de bilhetes Gol por até 3 dias.
Abril de 2014 - Smiles anuncia aumento na tabela de resgate em aéreas parceiras a partir de julho.
Maio de 2014 - Início de emissões pela Aerolíneas Argentinas.
Julho de 2014 - Smiles aumenta tabela de resgate em aéreas parceiras, como anunciado em abril. Anunciada parceria com Cielo (ainda não implementada).
Agosto de 2014 - Início de emissões pela Aeromexico.
Novembro de 2014 - Início de emissões pela Etihad Airways. Fim da parceria com Iberia.
Dezembro de 2014 - Início de emissões pela TAP.
Janeiro de 2015 - Início de emissões pela Korean Air. Início da parceria com Localiza.
Março de 2015 - Início de parceria com Air Canada.
Abril de 2015 - Início de emissões pela Copa Airlines. Início da parceria com Le Club Accor Hotels.
Maio de 2015 - Início de emissões pela Alitalia.
Junho de 2015 - Possibilidade de pagamento de taxa de embarque com milhas Smiles.


IX. Fontes dos dados

Os dados apresentados nesta matéria são públicos e foram obtidos nas seguintes fontes:

Sítio de relações com investidores da Smiles S.A.

Sítio de relações com investidores da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

Sítio da BM&FBovespa

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zardox Mensagens: 11619
Ter Ago 04, 2015 10:59 am
Trabalho técnico da melhor qualidade...
Parabéns..
Agora, vou precisar de uns 10 dias para digerir esta massa de dados...para chegar a algumas conclusões...
Embora eu procure ser o mais pragmático possível, confesso que tenho um imenso, enorme preconceito em relação à tudo que o Smiles faz, porque não sinto a menor confiança no marketing/ações deles, embora reconheço muitos méritos do programa, que, PARA MIM, são ofuscados por certas atitudes bem questionáveis...
Mas... fatos são fatos... e a realidade sempre se impõe frente às nossas opiniões (muitas das vezes, já carregadas de pré-conceitos)..

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laricampsou Mensagens: 601
Ter Ago 04, 2015 11:32 am
Muito bom, Baran!
Eu sou uma negação sobre qualquer assunto de milhas, e fiquei encantada com sua explanação!
Também tenho preconceito com o Smiles, mas tem horas que ele serve! :lol:

Zahlouth Mensagens: 1667
Ter Ago 04, 2015 12:02 pm
Guardar para ler e analisar com calma.

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zebinsk Mensagens: 1282
Ter Ago 04, 2015 12:46 pm
Excelente Baran. Parabéns.
Eu não tenho preconceito contra o Smiles já que vi muita gente feliz emitindo trechos caríssimos com poucas milhas.
Atualmente, pechincha no Smiles no nacional são os trechos a 6 mil em voos diretos e diurnos.
Emiti BSB-Sao Luis nos melhores voos.
E no internacional são os trechos do Oriente Médio para Ásia por 12500 na Qatar. Já vi Doha-Tokio por 12500. O problema é chegar em Doha.

Mas eles abusam bastante também.

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baran Mensagens: 10215
Ter Ago 04, 2015 2:31 pm
Colegas,

De fato, o marketing do Smiles é bastante agressivo e pouco confiável muitas vezes. Já vi até reclamações das ações de marketing do Smiles em um blog de viagens argentino!

Analisar os dados trimestrais da empresa me fez rever alguns conceitos. Continuo crítico do programa, mas reconheço que ele ainda tem algumas qualidades. Pena que previsibilidade não seja uma delas.

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zardox Mensagens: 11619
Ter Ago 04, 2015 2:38 pm
baran...
A crítica ao Smiles foi um pouco mais longe do que a Argentina:
http://loyaltylobby.com/2015/08/03/gol-smiles-accounts-under-review-for-miles-purchases-terms-conditions-not-met/" onclick="window.open(this.href);return false;

Acho que eles são adeptos e seguidores do filósofo brasileiro Salim Maluf:
"...falem mal, mas falem de mim..."
Tipo o que as marias chuteiras, que costumam "causar".... :lol:

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baran Mensagens: 10215
Ter Ago 04, 2015 2:42 pm
zardox,

Eu me referia exatamente a esse caso.

O Smiles é perito nisso: faz o troço errado, só percebe depois e corrige, às vezes porcamente (para nós, usuários).

Fica a impressão de que eles não revisam as ações de marketing e promoções antes de lançá-las. Está na hora de trocar o estagiário.

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zardox Mensagens: 11619
Ter Ago 04, 2015 2:57 pm
baran..
Eu sou um pouco mais descrente em relação à isso....
Para mim existe algo de deliberado nas ações...
Mas.. preceito constitucional de inocência nos obriga a dar o direto da dúvida...(muito embora eu não tenha dúvida nenhuma....)

odl1899 Mensagens: 2619
Ter Ago 04, 2015 5:45 pm
Boa análise Baran. São muitos números e gráficos, mas com paciência dá para destrinchar informações importantes.





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