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 Mensagem não lidaPublicado: Dom Ago 30, 2015 4:55 pm 
Mensagens: 2619
Não é ofensa... é que vou entrar com denúncia no Ministério Público do Rio de Janeiro pelas irregularidades do Smiles, incluindo o gestor do programa como réu na ação... Além de representação individual, se achar conveniente.... E recomendo que façam o mesmo...

Um executivo que teve acesso à melhor educação não tinha necessidade de tomar medidas premeditadas, com má fé.



 Mensagem não lidaPublicado: Dom Ago 30, 2015 5:35 pm 
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Mensagens: 38231
Chamar de ladrão não é ofensa?

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Ago 30, 2015 6:05 pm 
Mensagens: 2381
Vcs fazendo essa situação toda pelo Smiles ? Não vale a pena o desgaste. O consumidor tem a opção de escolha. Não escolham o Smiles e, em breve, eles mudarão a política interna.


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Ago 30, 2015 6:55 pm 
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Mensagens: 10098
Em tese, é assim que funciona, capsj. Mas a maioria do público-alvo do Smiles é ignorante nesse assunto e deve achar o máximo poder comprar um combo de Big Mac, fritas e refri por 1.000 milhas.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Ago 30, 2015 6:59 pm 
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O feio da história é que provavelmente todas as promoções deste ano não deviam ser mais do que a preparação (fazendo caixa) desta mudança.

Com tantas milhas geradas os que entendem um pouquinho tentarão gastar e assim eles evitam uma crise ou recessão que viria desta parte dos clientes não fossem tantas milhas geradas e paradas lá.


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Ago 30, 2015 8:26 pm 
Mensagens: 2619
O problema é que antes de mudarem as regras, eles estimularam a transferência e compra de milhas com promoções mirabolantes, destacando que X milhas acumuladas, dariam direito a viagens para Y lugares (tudo documentado), mas já tinham a intenção de posteriormente fazer uma alteração radical nas regras, desvalorizando totalmente o ativo adquirido pelos clientes.

Desculpem-me, mas qual é a diferença entre fazer isso e um aquela espertalhão que você encontra no meio da rua querendo vendendo um Iphone pirata, jurando de por todos os santos que é original? Ou mesmo uma loja que repassa qualquer outro produto com defeito mesmo já tendo ciência do problema, omitindo a informação do consumidor. Em ambos, os casos houve a intenção de vender um produto com vício grave e, portanto, tenho o entendimento que houve sim clara má fé sobre o cliente, que é a parte mais fraca dessa relação de consumo. Sobre qual adjetivo esse sujeito merece, fica a cargo do juiz definir em seus despachos.


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Ago 30, 2015 10:01 pm 
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Mensagens: 11597
capsj...
Eu acho que só mudar de programa de fidelidade não vai reverter o dano causado às pessoas...
Como ação para evitar danos no futuro, vc está certo... mudamos de programa de fidelidade e não seremos mais enganados pelo Smiles...
Mas.. e o que eles fizeram às pessoas ??? Há mais de 2 anos, desde 2013, eu e os colegas aqui estamos falando que essa de dar bônus de 20% 30% e pouco tempo depois aumentar a tabela de resgate em 100% é uma atitude que, EM TESE, configura crime contra as relações de consumo... porque estão claramente enganando os consumidores..
Pessoas que enviaram milhas nestas situações, estão com suas milhas presas num programa...
O exemplo do cara que tinha o restaurante que dava 1 refeição grátis para cada 10 refeições feitas é perfeito.. quando as pessoas estavam quase atingindo as 10 refeições, ele aumentou para 20 refeições...depois 30...é uma analogia perfeita..
É isto que o Smiles está fazendo com as pessoas..
Se eles querem aumentar a tabela de resgate, tem obrigação de reajustar o saldo das milhas no mesmo percentual...mas. sem essa de que o programa tem outra opções de resgate..
Um programa honesto faria o reajuste... mesmo que de forma parcial...
Exemplo:
Eu enviei pontos para o programa.. neste dia, para um trecho para Europa na AF, precisava de 35k... aí aumentaram para 70k...
Já na Alitália, eram 35k e continuou...
Então.. eles usam a desculpa de que a Alitalia ainda tem a 35k..
Mas.. eu enviei os pontos para viajar na AF.. não na Alitália...
Então... era simples eles resolverem isso..
O Smiles é um baita sistema.. eles sabem perfeitamente a data em que TODAS as milhas foram enviadas.... até porque expiram estas milhas sem dó nem piedade..
Então.. se eu simulo uma viagem para voar pela Alitália.. ele vai pegar meus pontos e multiplicar por 1,0 (manter a mesma quantidade porque não houve reajuste)..
Mas.. se eu optar por voar pela AF.. eles têm que reajustar meus 35k por 100%.. e transformá-los em 70k.. isto porque eles reajustaram a tabela da AF em 100%...
E isso é muito fácil eles fazerem....assim não causam prejuízo nas pessoas..
Mas.. é balela a gente ficar aqui discutindo isso..
Porque o Smiles já deu mostra que é dirigido com atos de extrema má fé para com os consumidores...
São muito mentirosos.. o marketing é cheio de subterfúgios.. e não adianta só não enviar mais pontos..
Temos que fazer as representações / denúncia no Ministério Público...
Não é o caso de cada uma APENAS fazer uma ação judicial.. porque é com isso que o Smiles conta.... pois apenas um pequeno percentual das pessoas se dispõe a fazer isso...
Uma ação no Ministério Público, sendo julgada procedente, tem efeito erga omnes ( para todos )...
E pode sim obrigar o Smiles a reajustar o saldo de milhas no mesmo percentual do reajuste dos aumentos...
É uma questão de obrigar os caras a terem um mínimo de respeito com o consumidor.... o que eles já demonstraram que... bem.. nem adianta...quando se está falando de pessoas que têm este tipo de comportamento é perda de tempo... a falta de honestidade nos atos falam por si....
Veja o que fala o Art. 171 do CP:

Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:

Alguém aqui, em sã consciência pensa que os atos do Smiles são diferentes disso aí ???

Dar bônus de 20% 30% e dias depois aumentar a tabela de resgate em 100% é, na minha opinião, em tese, artifício ou ardil...

Claro que opinião é minha e não reflete em momento algum uma posição/opinião do FDV, que até imagino não endosse este pensamento...


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Ago 30, 2015 10:24 pm 
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Mensagens: 11132
Estou de acordo com o @Zardox e o @odl1899. Basta dizer que estes ex-banqueiros que hoje dirigem o Smiles sabem que toda essa prática em um banco implicaria no fechamento da instituição por crimes contra o sistema financeiro. E eles transformaram o Smiles em um banco paralelo, de moeda paralela e que não está sob fiscalização do BACEN.


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Ago 31, 2015 12:20 am 
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Mensagens: 985
Bem isso


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Ago 31, 2015 8:18 am 
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O maior problema será demonstrar para o Juiz o conteúdo patrimonial agregado pelas milhas e o desvirtuamento da liberdade do consumidor em empregá-las.

@Zardox e @baran já tem muito artigo e texto produzido neste sentido.

O que acho o máximo é que embora eles lucrem muito com todos os que acumulam e não usam, a ganância é tal grande que querem esmagar quem usa. Pensamento típico de banco!

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